Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE NUNES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE NUNES DOS SANTOS
DATA : 19/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: https://us04web.zoom.us/j/74907515353?pwd=XcapDcsYFBI9dz5ngwzoeEypyOgtkA.1
TÍTULO:

“Avaliação da plataforma Epidemic Intelligence From Open Sources na Vigilância Baseada em Eventos no Brasil, 2022 e 2023”


PALAVRAS-CHAVES:

“Palavras chave: Vigilância em Saúde Pública; Monitoramento Epidemiológico; Avaliação em Saúde; Regulamento Sanitário Internacional.”


PÁGINAS: 100
RESUMO:

“Introdução: O aumento significativo das manifestações de doenças infecciosas em todo o mundo tornou-se mais evidente desde o último quarto do século XX, coincidindo com o crescente fluxo de pessoas. Na década de 70, diante do cenário de crescente incidência de doenças, houve uma transição das responsabilidades de vigilância para cada país, impulsionando o desenvolvimento de estratégias para tornar esse processo mais ágil e sensível às necessidades emergentes de saúde. No Brasil, a vigilância em saúde evoluiu, consolidou-se e opera em conformidade com táticas que buscam otimizar o processo, tornando-o mais sensível e oportuno. A abordagem desenvolvida, estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), bem como por sua rede de 190 unidades, é a plataforma Epidemic Intelligence from Open Source (EIOS) aplicada à rotina diária da vigilância em saúde. Objetivo: Avaliar a plataforma EIOS nas atividades de Vigilância Baseada em Eventos no Brasil, detalhar seu perfil de uso e desafios identificados durante o manejo da plataforma. Metodologia: Para subsídio do estudo de avalição será desenvolvido um estudo de revisão de escopo voltado para mapear o estado da arte sobre as ferramentas de detecção de sinais e eventos em saúde, que são utilizadas em nível global. Para o estudo de avaliação, a metodologia utilizada é de pesquisa descritiva avaliativa, com natureza quantitativa e qualitativa que utilizará de dados secundários, oriundos das respostas do questionário de experiência do usuário, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), aplicado aos profissionais de vigilância em saúde que desenvolvem suas atividades através das unidades CIEVS alocadas em território nacional e a avaliação se baseará nos critérios estipulados pelo Center for Disease Control. Resultados esperados: Descrever o uso da plataforma EIOS; mapear o estado da arte sobre as ferramentas de detecção de sinais e eventos em saúde; e avaliar a plataforma segundo simplicidade, flexibilidade, aceitabilidade da plataforma, sensibilidade, representatividade, oportunidade e estabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - OTTO HENRIQUE NIENOV - MS
Externa à Instituição - TAYNNÁ VERNALHA ROCHA ALMEIDA - MS
Presidente - 1682856 - JONAS LOTUFO BRANT DE CARVALHO
Interno - 1961891 - WILDO NAVEGANTES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 09:46
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app39_Prod.sigaa33