Banca de DEFESA: Edwin Francisco Ferreira Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edwin Francisco Ferreira Silva
DATA : 21/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Apresentação remota (Microsoft Teams)
TÍTULO:

MODELO NUMÉRICO DOS CONSUMOS ENERGÉTICOS E EMISSÕES DE CO2 COMO APOIO AOS PLANO DE MOBILIDADE


PALAVRAS-CHAVES:
Consumos energéticos e emissões de CO2, Planos de Mobilidade, Modelo de simulação

PÁGINAS: 128
RESUMO:
A tese propõe um modelo numérico dos consumo de energia e das emissões de CO2 para diferentes tecnologias veiculares em ciclos de condução reais comparados ao ciclo FTP-75. Tal modelo foi desenvolvido para ser uma ferramenta adicional aos métodos aplicados em Planos de Mobilidade. Foram propostas funções de correlação universais para diferentes tecnologias veiculares, associando o consumo de combustível e a velocidade instantânea nas vias. Essas funções mostraram-se bastante representativas e foram comparadas com trabalhos similares. O modelo foi calibrado para a cidade de Brasília e utilizado para simular cenários futuros com um aumento na presença de tecnologias de veículos mais limpas, como carros movidos a etanol, híbridos e elétricos.

Os resultados obtidos demonstram que, ao aumentar a participação de veículos mais eficientes e menos poluentes na frota, há uma redução significativa nas emissões de CO2. Veículos elétricos se destacam por suas baixas emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida, mas comparativamente na mesma ordem de grandeza das emissões dos híbridos a etanol. Além disso, o submodelo desenvolvido neste estudo é extremamente relevante, pois pode servir como uma ferramenta de apoio valiosa para determinar o consumo de energia e as emissões de CO2 em cenários dos Planos de Mobilidade, considerando diferentes situações de fluidez de trânsito, e de forma mais realista.

Além disso, um entendimento aprofundado do perfil de emissões de CO2 e do consumo de combustível da frota de veículos permite que gestores e especialistas em planejamento de transporte proponham e implementem políticas mais eficazes para reduzir as emissões de CO2, contribuindo, assim, para uma mobilidade mais sustentável.

Por fim, este estudo fornece informações valiosas que podem orientar políticas e decisões em direção a uma frota de veículos mais sustentável e menos poluente. No entanto, é importante ressaltar que cada contexto exige uma análise detalhada das condições locais, incluindo a disponibilidade de recursos, infraestrutura existente e políticas governamentais específicas. Esses fatores devem ser considerados ao determinar a melhor estratégia para reduzir as emissões de CO2 no setor de transporte.

Este estudo abre uma série de possibilidades para trabalhos futuros em mobilidade sustentável e planejamento urbano. Um caminho promissor para pesquisas futuras reside na evolução constante da tecnologia veicular. Uma análise dos impactos dessas inovações na eficiência energética e nas emissões de CO2 seria um avanço valioso para a literatura. Assim, é importante acompanhar de perto os avanços tecnológicos no campo dos veículos motorizados, pois o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e eficientes é um dos principais mecanismos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LUIZA CARLA GIRARD MENDES TEIXEIRA - UFPA
Presidente - 1337656 - AUGUSTO CESAR DE MENDONCA BRASIL
Interna - 1963483 - FABIANA SERRA DE ARRUDA
Interna - 2493326 - RITA DE CASSIA SILVA
Externo à Instituição - TIAGO ALEXANDRE ABRANCHES TEIXEIRA LOPES FARIAS - ULisboa
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 15:24
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