Banca de DEFESA: Nayara dos Santos Oliveira

DISCENTE : Nayara dos Santos Oliveira
DATA : 03/05/2024
LOCAL: Sala de Informática do PTARH com Transmissão pela Plataforma MS Teams

RESUMO REMOÇÃO DE BISFENOL S (BPS) POR ADSORÇÃO EM CARVÕES ATIVADOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL

adsorção, carvão ativado, bisfenol S, bisfenol A.

Os bisfenóis são compostos orgânicos fenólicos sintéticos muito utilizados como monômeros ou aditivos na produção de resinas epóxi e plásticos policarbonatos. O Bisfenol S (BPS) surgiu como um substituto ao Bisfenol A (BPA), no entanto, apresenta características disruptivas endócrinas assim como o BPA. A presença desses compostos em mananciais utilizados para abastecimento público de água no Brasil apresenta um desafio imposto às estações de tratamento de água. Desta forma, é necessário o emprego de tecnologias viáveis que possibilitem a complementação dos sistemas convencionais de tratamento de água visando à remoção desses contaminantes. A adsorção por carvão ativado pode ser uma opção tecnológica efetiva para a remoção de BPS e BPA. Esse trabalho avaliou três carvões ativados (BETM, COCO e SIAL) de origem vegetal e mineral comercializados no Brasil, com o objetivo de analisar a capacidade adsortiva e o desempenho de cada carvão na remoção de BPS e BPA em matriz de água ultrapura. Os ajustes aos modelos cinéticos indicam que os dados experimentais foram melhor representados pelo modelo de pseudossegunda ordem. O ajuste dos dados experimentais ao modelo cinético de difusão intrapartícula de Weber e Morris indica que a difusão intrapartícula é o principal mecanismo do processo de adsorção de BPS e BPA e é considerado a etapa limitante do processo, influenciando a cinética global da adsorção dos bisfenóis nos carvões ativados avaliados. Para os três materiais adsorventes, o equilíbrio de adsorção de BPS e BPA foi atingido após 2 horas de tempo de contato, os dados experimentais de capacidade de adsorção no equilíbrio se ajustaram adequadamente à isoterma de Langmuir. De acordo com a isoterma, os carvões analisados foram efetivos na remoção de Bisfenol S e Bisfenol A. O carvão BETM apresentou maiores capacidades de adsorção (Q0 max) de BPS e BPA, 260,62 e 264,64 mg/g, respectivamente, seguido pelo carvão SIAL que apresentou Q0 max de 248,25 mg/g de BPS e 231,20 mg/g de BPA. Por fim, o carvão COCO foi o adsorvente que apresentou a menor capacidade de adsorção entre os carvões avaliados como Q0 max de 136,51 mg/g de BPS e 150,03 mg/g de BPA, que representam 52% e 56% das capacidades máximas de adsorção de BPS e BPA, respectivamente, no carvão ativado BETM. Os resultados do estudo indicam que, em geral, o uso de carvões ativados com características superficiais básicas, elevada área superficial específica e elevado volume de mesoporos favorece a adsorção de bisfenóis em meio aquoso.

Externa à Instituição - EMÍLIA KIYOMI KURODA - UEL
Interna - 1512988 - ARIUSKA KARLA BARBOSA AMORIM
Interna - 1122604 - CRISTINA CELIA SILVEIRA BRANDAO
Presidente - 1646057 - YOVANKA PEREZ GINORIS