Banca de DEFESA: Eliane Cunha Marques

DISCENTE : Eliane Cunha Marques
DATA : 24/04/2024
LOCAL: on-line teams

SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA ANÁLISE CRÍTICA E MONITORAMENTO DE RISCOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA REDE EBSERH

gestão de riscos de TI; Business Intelligence; tomada de decisão; análise crítica e monitoramento de riscos de TI.

Este estudo aborda a temática de gestão de riscos de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é uma Rede constituída pela Administração Central e suas filiais, compostas por 41 hospitais universitários federais (HUF) distribuídos pelo Brasil.

A crescente importância da TI para os processos de negócio da Ebserh trouxe a necessidade de proteger os seus ativos de informação dos riscos relacionados à Tecnologia da Informação (TI), e para ter conhecimento dos riscos e saber como tratá-los foi desenvolvido e implantado o Processo de Gestão de Riscos de TI da Rede Ebserh.

Contudo, a dificuldade para a consolidação, armazenamento e organização das informações devido a grande quantidade de dados, tornou-se um desafio para análise crítica e monitoramento dos riscos para tomada de decisão, tendo em vista, que não havia uma solução automatizada para auxiliar a DTI e nem os HUFs nas atividades de consolidação, análise crítica dos dados e monitoramento dos riscos de TI. Neste sentido, qual solução de Business Intelligence desenvolver para sumarizar os dados e apresentar informações relevantes para análise crítica e monitoramento dos riscos de TI, permitindo tomada de decisão com melhor chance de acerto?

De acordo com a literatura, o Business Intelligence desempenha um papel essencial na geração de informações que apoiam as decisões operacionais e estratégicas do negócio, englobando um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para transformar dados brutos em informações relevantes e úteis, permitindo a análise do negócio.

Sendo assim, o presente estudo aborda um tema relevante para a Ebserh, uma vez que agregará valor ao processo de gestão de riscos dos ativos de TI, por tratar do desenvolvimento de uma solução de Business Intelligence para auxiliar na consolidação, consulta, análise dos dados e monitoramento dos riscos dos ativos de TI da Rede Ebserh, gerando conhecimento para tomada de decisão.

Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, classificada como descritiva, com procedimentos metodológicos de estudo de caso e classificada como pesquisa aplicada com intuito de obter o embasamento teórico necessário para desenvolvimento da solução de Business Intelligence e desta forma, obteve-se como solução de Business Intelligence, representadas por Dashboards, que são painéis de controle interativos que incluem gráficos, métricas-chave e widgets permitindo explorar e analisar dados de forma dinâmica.  O painel construído é um software web acessível a partir de um browser.

Os resultados decorrentes mostraram que a Solução de Business Intelligence apresentada, por meio de dashboards, foi satisfatória, pois permitiu a consolidação, consulta e análise crítica dos dados e monitoramento das incertezas que cercam a realização das estratégias organizacionais de TI da Ebserh, além de, a partir da aplicação do Business Intelligence alinhada a outras ferramentas internas, proporcionar o conhecimento, permitindo à Ebserh obter uma maior acurácia na visualização das informações de seus riscos de TI, o monitoramento em tempo real dos riscos de TI permitindo rápida resposta a eventos críticos; a análise crítica dos riscos de TI permitindo a identificação de padrões e tendências que indicam problemas subjacentes; uma visibilidade integrada dos riscos de TI da Rede, permitindo tomada de decisão, para tratativas em ampla escala; notificação automática de eventos críticos permitindo uma resposta rápida e eficaz a incidentes de TI, no âmbito da Rede, pela DTI e por cada HUF. A pesquisa ainda, contribui significativamente para a compreensão e aplicação de técnicas de design gráfico na visualização de dashboards. Ao destacar a importância da visualização na tomada de decisão e apresentar diversas técnicas de design gráfico para a criação de dashboards, a pesquisa oferece insights valiosos sobre como tornar as informações mais compreensíveis e acessíveis aos gestores. Isso potencialmente contribui para uma tomada de decisão mais eficaz e informada, ao mesmo tempo em que promove a aplicação prática de conceitos de design gráfico em ambientes de Business Intelligence. Assim, esta pesquisa não só oferece uma solução automatizada para a gestão de riscos de TI, mas também amplia o conhecimento sobre o papel da visualização de dados na tomada de decisão na criação de dashboards em geral.

Presidente - 1334353 - RICARDO MATOS CHAIM
Interno - 2866456 - GLADSTON LUIZ DA SILVA
Interno - 402520 - MARCELO LADEIRA
Externo à Instituição - ROSALVO ERMES STREIT - UCB