Banca de DEFESA: Saulo Marques da Cunha

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Saulo Marques da Cunha
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química

Síntese e avaliação da atividade biológica de adultos de Morita-Baylis-Hillman e hexahidrocromenonas frente a de cepa CV026

quorum sensing, Chromobacterium violaceum, ancoragem molecular.

A busca por novas moléculas com atividade antibiótica é de fundamental importância dado o surgimento de novas cepas multirresistentes. Entretanto, novas estratégias, que envolvem a redução da patogenicidade numa infecção bacteriana vem se mostrando como ferramentas poderosas no tratamento de pessoas afligidas por tais enfermidades. Quorum sensing (QS) é um mecanismo de persepção da densidade populacional que regula, dentre outros fatores, a expressão de genes de virulência em bactérias. Tal estratégia, permite que a bactéria se comporte como um organismo multicelular e só expresse os fatores de virulência, quando a população alcance determinado limiar, facilitando o ataque ao sistema imunológico do hospedeiro. O QS é baseado na produção de sinais químicos, denominados autoindutores. Em bactérias Gram-negativas, os autoindutores responsáveis pela verificação da densidade populacional são as N-acil homosserina lactonas. Uma cepa sensor bastante utilizada em ensaios de QS é a Chromobacterium subtsugate CV026 ATCC 31532 que é deletada para dois genes: 1 – o gene cviI, responsável pela síntese do autoindutor; e 2 – o gene vioS, repressor do sistema CviI/R. Essa cepa sensor, na presença de autoindutor fornecido por uma fonte externa, forma um pigmento roxo, conhecido como violaceína, sendo um indicador da ocorrência do mecanismo de QS. Dessa forma, a busca de compostos que sejam capazes de reduzir a produção de violaceína, representa o primeiro passo na busca de moléculas que promovam a interferência no processo de patogenicidade bacteriano, sem comprometer o crescimento da cepa e diminuindo as chances de mutação para um tipo mais resistente. Diferentes classes de compostos são capazes de interferir no QS de CV026. Neste trabalho, foram avaliados diferentes sub-acervos de adutos de Morita-Baylis-Hillman (AMBH) e sua capacidade em interferir na biossíntese da violaceína. A escolha desses compostos é baseada em semelhanças estruturais com a do autoindutor N-acil homosserina lactona cognato. Os dados de ancoragem molecular, competição e RT-qPCR, sugerem que a interfeferência ocorre em nível transcricional. O trabalho também aborda a síntese de uma classe de compostos que foram previamente avaliados quanto a sua capacidade inibitória de QS em CV026, as hidrocromenonas. A tentativa de promover a separação dos isômeros R e S de uma hidrocromenona conduziu a formação do núcleo hidrocromenimina. Diferentes e inéditos análogos destes, foram obtidos empregando hidrazonas e oximas.

Presidente - 2766726 - ANGELO HENRIQUE DE LIRA MACHADO
Interno - 1228600 - CARLOS KLEBER ZAGO DE ANDRADE
Externo ao Programa - 2243078 - LUIZ ANTONIO SOARES ROMEIRO - UnBExterno à Instituição - ALBERTO DE ANDRADE REIS MOTA - UNICEPLAC
Externo à Instituição - THIAGO VIANA DE FREITAS - IFB