Banca de QUALIFICAÇÃO: Ênio Nascimento de Carvalho

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ênio Nascimento de Carvalho
DATA : 06/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

Avaliação dos impactos energéticos e emissões dos veículos elétricos no cenário brasileiro de transição energética e de uso do bioetanol


PALAVRAS-CHAVES:

veículos elétricos, avaliação do ciclo de vida, gases de efeito estufa, transição
energética, bioetanol.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

O setor de transportes se destaca no cenário mundial com parcela significativa das emissões de gases de efeito estufa, atualmente cerca de 25% das emissões mundiais. Na conjuntura mundial de transição energética associada às mudanças da matriz para fontes renováveis, a eletrificação da mobilidade se mostra como uma das alternativas no sentido da mitigação dos impactos do aquecimento global. No cenário brasileiro, o bioetanol é amplamente utilizado em veículos flex-fuel e corresponde a cerca de 35% do total da energia primária dos veículos leves. Além disso, o mix de geração de eletricidade do país compreende cerca de 83% de fontes renováveis, compostas basicamente por fontes hidráulicas, eólicas e biomassa, sendo razoável considerar a eletrificação do setor de transportes como uma das alternativas no sentido da sustentabilidade. O presente estudo pretende contribuir para o planejamento de políticas públicas no sentido da redução das emissões de gases de efeito estufa, ao analisar o potencial de aquecimento global relacionado ao ciclo de vida dos veículos leves de passageiros no cenário da matriz elétrica brasileira e uso de biocombustíveis, bem como, por meio da projeção de cenários da frota brasileira e inclusão de veículos elétricos e híbridos no longo prazo. Nesse sentido, foram utilizadas metodologias estatísticas aplicadas a séries históricas de dados e algoritmos de regressão para estimar a frota, além da abordagem de avaliação do ciclo de vida aplicada à fabricação e uso dos veículos e produção dos combustíveis visando estimar o potencial de aquecimento global. Os resultados da análise comparativa mostraram que os veículos com motores à combustão interna e híbridos abastecidos a bioetanol apresentaram as menores emissões por quilômetro rodado, em comparação aos veículos elétricos a bateria. A longo prazo, o cenário com maior participação do bioetanol se mostrou mais favorável à redução das emissões ao apresentar emissões anuais de 37 MtCO2eq em 2050 em comparação a 74 MtCO2eq no ano de 2020, o que significaria uma redução anual das emissões em cerca de 50%. De uma forma geral, os resultados indicam que investimentos voltados à ampliação do uso do bioetanol em veículos híbridos com tecnologias flex-fuel se mostram como um caminho promissor no sentido da transição energética para fontes renováveis, não descartadas medidas de incentivo à participação dos veículos elétricos, tendo em vista a característica da matriz de geração elétrica renovável no cenário brasileiro de longo prazo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 404142 - ANTONIO CESAR PINHO BRASIL JUNIOR
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 07:38
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