Banca de QUALIFICAÇÃO: André Mateus Valentim Alvim

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : André Mateus Valentim Alvim
DATA : 24/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Videoconferência do IGD
TÍTULO:

Caracterização de incursões marinhas (e paleocondições químicas da água) utilizando traçadores geoquímicos isotópicos: estudos nas bacias do Acre e do Araripe.


PALAVRAS-CHAVES:

isótopos estáveis, isótopos radiogênicos, implicações paleoambientais, geocronologia U-Pb, proveniência sedimentar


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As bacias intracontinentais brasileiras tendem a apresentar intervalos estratigráficos de deposição sedimentar transicional e marinha, demonstrando momentos de incursões da água do mar para dentro do continente, além de intervalos de eventuais condições paleoambientais anóxicas (esse último mais comum nas bacias marginais). Os métodos mais utilizados na investigação desses fenômenos, além da análise sedimentológica e fossilífera, são as análises isotópicas multi-elementares, uma vez que elas são úteis para a identificação de possíveis intervalos de influência marinha e parâmetros físico-químicos paleoambientais durante o ciclo de vida dos seres vivos e a deposição sedimentar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é demonstrar como parâmetros geoquímicos (Hg, TOC, elementos maiores e traços) e isotópicos (δ13Corg, δ13Ccarb, δ18Ocarb e 87Sr/ 86Sr e εNd) em rochas e fósseis da Formação Romualdo na Bacia do Araripe e da Formação Solimões na Bacia do Acre se comportam em sedimentos provindos intervalos onde prováveis incursões marinhas e eventos anóxicos foram apontados em trabalhos prévios. Além disso, espera-se a usar esses proxies e datações de U-Pb em zircão no estudo da proveniência sedimentar dessas unidades geológicas. Os resultados parciais a serem apresentados na qualificação mostram dados de elementos maiores e traços, TOC, Hg total, δ13Corg, δ13Ccarb e δ18Ocarb em três afloramentos da Formação Romualdo (Bacia do Araripe), além de dados de δ13Ccarb e δ18Ocarb, 87Sr/86Sr e εNd em cinco afloramentos da Formação Solimões (Bacia do Acre). A partir dos dados obtidos, os dados isotópicos da Formação Romualdo indicam que a parte mais basal da sequência de folhelhos negros foi depositada em um ambiente anóxico com certa influência de sedimentos vulcânicos associados, provavelmente correspondentes a paleoambientes do evento anóxico OEA-1b (Aptiano-Albiano). Ao longo da seção geológica da unidade, o caráter redox subóxico torna-se predominante. Já na Bacia do Acre, os dados de isótopos estáveis da Formação Solimões apontam para uma sedimentação continental fluviolacustre, assim como trabalhos mais clássicos da região. Além disso, os dados de 87Sr/86Sr e εNd em carbonatos e fósseis carbonáticos e datações absolutas pelo método U-Pb em zircões de arenitos da Formação Solimões indicam uma maior contribuição sedimentar de rochas-fonte andinas (Altiplano e da depressão central) do que de rochas-fonte cratônicas durante a deposição dessa unidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1297259 - CARLOS JORGE DE ABREU - nullInterno - 1178074 - GUILHERME DE OLIVEIRA GONCALVES
Interna - 1658822 - LUCIETH CRUZ VIEIRA
Interno - 2339865 - MARTINO GIORGIONI
Presidente - 418662 - ROBERTO VENTURA SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 14:32
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35