Banca de DEFESA: Gustavo Lopes Costa

DISCENTE : Gustavo Lopes Costa
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Instituto de Geociências - IG e "On Line"

Caracterização Geofísica Aerotransportada do Sistema de Aquíferos Cristalinos Fraturados no Semiárido Nordestino Brasileiro: Uma Contribuição ao Conhecimento Hidrogeofísico em Região de Seca

modelagem 3D; Inversão; Levantamentos Eletromagnéticos Aerotransportados; métodos FDEM; Semiárido Nordestino Brasileiro; ÁguaSubterrânea; Hidrogeologia, Hidrogeofísica.

A intensa seca que ocorre no Nordeste do Brasil, agrava diversos problemas existentes na região. Nesse cenário a escassez de água afeta desde a subsistência da população até o desenvolvimento socioeconômico com o plantio realizado em larga escala. As dificuldades na exploração de recursos hídricos, trouxe a necessidade da busca Página | x por uma forma de captação de água, através de poços d’água subterrâneos, sendo uma das formas mais utilizadas na região do semiárido brasileiro. O presente trabalho visa observar a relação e a eficácia da aplicabilidade de dados geofísicos aerotransportados na identificação de estruturas e delimitação de regiões com alta favorabilidade à retenção de água subterrânea. Assim, serão utilizados os dados do Projeto PROASNE-Brasil, liberado pelo Serviço Geológico Brasileiro (SGB-CPRM), tendo como objetivo melhorar as condições de vida na região nordeste do Brasil, provendo-a de soluções sustentáveis para os problemas causados pela seca sazonal. O PROASNE consistiu na aquisição de dados geofísicos aerotransportados obtidos por helicóptero (HEM) na região de Serrinha-RN. A magnetometria foi sensível ao delimitar contatos magnéticos e detectar estruturas de alto ângulo por meio da solução de Euler e Amplitude do Sinal Analítico. O levantamento utilizou a tecnologia de métodos eletromagnéticos, especificamente no domínio da frequência (FDEM), que se constitui em uma ferramenta potencial no mapeamento e distribuição dos recursos hídricos subterrâneos nos ambientes de embasamento cristalino. Foram obtidas imagens da condutividade aparente para três faixas de frequência nominal e discriminados os condutores rasos a profundos, além da elaboração das seções de condutividade pela profundidade (CDI) para as linhas de voo, para enfim gerar uma malha 3D Voxel da condutividade aparente de toda a área da pesquisa na região de Serrinha e posteriormente a inversão Voxi 3D dos dados de eletromagnetometria. As CDI’s mostraram valores condutivos elevados próximos a poços tubulares perfurados e cadastrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) e estruturas geológicas mapeadas pelo SGB; foram detectadas zonas condutivas nos terrenos cristalinos mostrando relação direta da condutividade com a presença de água salinizada. Esta pesquisa mostra dois fatores primordiais: Os resultados obtidos tiveram êxito na identificação de estruturas e regiões em subsuperfície com alto potencial ao fluxo e armazenamento de água; a empregabilidade de técnicas de processamento aos dados eletromagnéticos aerotransportados mostrou um potencial na contribuição ao avanço da pesquisa hidrogeológica e hidrogeofísica da região semiárida brasileira, podendo se estender a outras áreas.

Interno - 2156153 - ELDER YOKOYAMA
Presidente - 1823156 - GIULIANO SANT ANNA MAROTTA
Interno - 1734151 - LUCIANO SOARES DA CUNHA
Externo à Instituição - VAGNER ROBERTO ELIS - USP