ESPAÇO-TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIMENSÃO SUBJETIVA
Educação Infantil. Espaço-tempo. Dimensão subjetiva
Este trabalho tem como finalidade investigar a dimensão subjetiva do espaço-tempo na educação infantil, especialmente em um município com influências culturais e sociais especificas. Com base na Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural histórica de González Rey e nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa, temos a intenção de refletir sobre os processos que ocorrem no contexto da educação infantil envolvendo o espaço e o tempo vivenciados na rotina diária, bem como as relações que se estabelecem ao longo desse processo e as dimensões subjetivas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. A pesquisa será realizada com crianças na faixa etária de 04 a 5anos e 11 meses. A pesquisa será desenvolvida a partir de instrumentos metodológicos dialógicos que favoreçam a expressão das crianças pequenas. Nesse trabalho a revisão de literatura aborda concepções fragmentadas de espaço, tempo e reflete sobre a importância de considerar a interconexão desses elementos para uma abordagem mais holística e enriquecedora na escola das infâncias. A relevância do estudo sobre espaço-tempo na educação infantil e desdobramentos da dimensão subjetiva e processos subjetivos se baseia na compreensão de que as vivências das crianças nesse ambiente são influenciadas por sua historicidade, percepções, emoções, pensamentos, interações e relações sociais