Banca de DEFESA: Jose Vicente Rodrigues da Silva

DISCENTE : Jose Vicente Rodrigues da Silva
DATA : 15/02/2024
LOCAL: REMOTO

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO LEITOR SURDO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE LITERATURA AOS ESTUDANTES SURDOS NO DISTRITO FEDERAL

Importância da Literatura. Literatura em Libras. Formação do Leitor. Leitor Surdo. Cidadania da Pessoa Surda.

A Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, é um marco positivo na luta pelos direitos de cidadania dos surdos brasileiros. Nessa perspectiva, o Brasil possui um espaço favorável para o ensino e a aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira Libras (Libras) como primeira Língua, e da Língua Portuguesa Escrita como Segunda Língua, especialmente em contextos escolares e do desenvolvimento da Literatura Surda. Entre os preceitos apresentados, a referida Lei reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, com todas as recursividades linguísticas que as Línguas proporcionam. Isto posto, o objetivo do presente estudo é verificar como a Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga (EBT), localizada no Distrito Federal, aborda os conteúdos de Literatura Surda, a literatura oralizada e outras artes, com a finalidade de demonstrar a relevância deste componente literário para o aprendizado dos estudantes Surdos e Não-Surdos. Como objetivos específicos, buscamos: i) analisar e registrar como os Surdos e Não-Surdos percebem a importância da literatura e outras artes, no ambiente escolar e fora dele; ii) verificar como os professores trabalham os textos literários no ensino de Língua Portuguesa e Libras aos estudantes Surdos e Não-Surdos; e iii) analisar os aspectos positivos e negativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere à literatura, tendo em vista sua integração à política de inclusão na educação de Surdos. A fim de desenvolver os objetivos apresentados, foram mapeados e analisados normativos e documentos educacionais, como o Projeto PolíticoPedagógico, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo em Movimento do Distrito Federal, dentre outros. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, e a observação participante. Para a obtenção das informações, utilizaram-se investigações em campo, num primeiro momento, conversas com a diretora e a vice-diretora, com as coordenadoras pedagógicas, além de entrevistas informais com pais de estudantes, corpo discente e docente, durante as apresentações de atividades culturais e pedagógicas da escola. Os resultados encontrados impõem uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações de esclarecimento prático acerca da literatura e das outras artes, bem como do que se compreende por Literatura Surda. Tal conclusão é, também, reforçada pelo depoimento informal de alguns pais e professores, ao apontarem que não há ensino de literatura nos componentes curriculares dessa escola. Assim sendo, presume-se que consideram como literatura apenas a “literatura canônica”, sem compreenderem que o que estão fazendo é literatura e, igualmente, Literatura Surda, por meio de uma arte que revela o cotidiano da Comunidade Surda, seja em ambiente escolar, ou em outros contextos. O conjunto dessas falas aponta para a existência de uma relação que precisa ser melhor desenvolvida entre o que se considera literatura e como ela reflete no desempenho escolar dos estudantes surdos e na construção da sua efetiva cidadania.

Interno - 1295798 - ANDRE LUIS GOMES
Externa à Instituição - ELIANA CRISTINA BÄR - IFSC
Interna - 1728853 - MARIA DA GLORIA MAGALHAES DOS REIS
Presidente - 1053124 - ROBERTA CANTARELA