Banca de QUALIFICAÇÃO: Ismael Oliveira de Araújo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ismael Oliveira de Araújo
DATA : 19/02/2024
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetupjoin/19%3ameeting_YTkwOWJjZjUtYTIyMS00YWRiLTg0NzMtYjg0N2UyN WUz

Efeito da Aquaponia nos Atributos Sensoriais e Nutricionais de Plantas Alimentícias Não Convencionais

Atividade antioxidante. Compostos fenólicos. Educação Ambiental. Educação Alimentar e Nutricional. Hortaliças.

A aquaponia é uma tecnologia sustentável de produção alimentar que íntegra aquicultura de recirculação e hidroponia. Três organismos vivos integram esse sistema em sinergia: peixes, plantas e bactérias nitrificantes. Este modelo possibilita produção integrada, descarga baixa de efluentes, não utilização de agrotóxicos, mitigação dos danos socioambientais oriundos da agricultura e aquicultura convencionais, eficiência no uso da água e promove Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Esta pesquisa pretende inserir PANC em um sistema aquapônico. As PANC são vegetais comumente espontâneos ou silvestres com partes comestíveis que são subutilizados e pouco consumidos no cotidiano, muito embora tenham um potencial econômico, alimentar e nutracêutico. Seu desuso decorre da globalização e elementos socioculturais e econômicos que perpassam sobre os hábitos alimentares da população, tal como a padronização alimentar gerada pela agricultura hegemônica que traz sérios riscos a biodiversidade. As PANC estão intricadas a agroecologia, agricultura de baixa escala, comunidades tradicionais e rurais, cultura alimentar local, agricultura sustentável e SAN. A integração com a aquaponia pode promover a popularização e difusão destes campos de conhecimento e tecnologia, porém os dados sobre os efeitos desta inserção são escassos na literatura. Esta pesquisa buscou responder a seguinte indagação: em comparação com o cultivo convencional de PANC, o sistema aquapônico promove resultados superiores no crescimento vegetal e nos atributos nutricionais, sensoriais e de atividade antioxidante? Nesta pesquisa serão utilizadas as seguintes PANC: Portulaca oleracea (Beldroega), Pereskia aculeata (Ora-pro-nóbis), Xanthosoma sagittifolium (Taioba), Amaranthus deflexus (Caruru) e Colossoma macropomum (Tambaqui) que serão cultivadas em um sistema de aquaponia ou em solo. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar o efeito do cultivo convencional ou em sistema de aquaponia no crescimento vegetal, atividade antioxidante e atributos nutricionais e sensoriais de Plantas Alimentícias não Convencionas. Possui ainda como objetivos específicos: comparar índices de aceitabilidade de alimentos aquapônicos e convencionais em escolares, submetidos ou não a ações de Educação Alimentar e Nutricional com recorte em Educação Ambiental; avaliar o crescimento do Colossoma macropomum no sistema aquapônico e avaliar parâmetros de qualidade da água (amônia, nitrito, nitrato, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre, pH e temperatura). Para tal serão realizadas três etapas: I - cultivo de PANC, II - análise do crescimento vegetal, da composição nutricional e de fitoquímicos e III – análise dos atributos sensoriais. Os locais da pesquisa serão o laboratório de aquicultura sustentável da Universidade de Brasília, o laboratório de bromatologia da Universidade Federal do Oeste da Bahia e colégios estaduais situados em dois municípios do Oeste da Bahia, tendo como participantes da pesquisa, estudantes do Ensino Médio. Serão realizadas ações de Educação Alimentar e Nutricional com recorte em Educação Ambiental, testes de análise sensorial, triagem filogenética e de mensuração do crescimento vegetal, macronutrientes, micronutrientes, compostos fenólicos e atividade antioxidante. No final da pesquisa, os resultados serão apresentados ao setor de Nutrição da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para sugerir inserção de Plantas Alimentícias no cardápio da Alimentação Escolar com fins ao fortalecimento dos agricultores locais, difusão e popularização da aquaponia como modelo de agricultura sustentável e garantia da Soberania Alimentar e SAN.

Externo à Instituição - JOSÉ GERALDO DE AQUINO ASSIS - UFBA
Presidente - 1816858 - RODRIGO DIANA NAVARRO
Interno - ***.695.851-** - RODRIGO STUDART CORREA - UnB
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 13:03