Apresentação


Breve histórico da Faculdade de Medicina


A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília iniciou as suas atividades em 08 de agosto de 1966. O projeto de implantação foi pioneiro e contemplava como objetivo principal “formar um profissional indiferenciado (generalista), capaz de prestar amplos serviços em prol da saúde de uma comunidade e tendo, pois uma compreensão global do setor saúde”.


Os professores Barrozo do Amaral, José Roberto Ferreira e Luiz Carlos Galvão Lobo, sob a coordenação do último, foram responsáveis pela definição da filosofia educacional que seria implantada e que se caracterizou por um currículo integrado por sistemas orgânicos e uma prática inserida plenamente no território. A proposta contemplou comissões de integração horizontal e “comissões de assunto” que tratavam da integração curricular vertical. 

 

Em 1969, a Faculdade de Ciências Médicas se transformou em Faculdade de Ciências da Saúde e incorporou os cursos de odontologia, enfermagem e ciências biomédicas. Os documentos da época registraram que o curso de medicina, nesse momento, integrado a outros cursos do campo da saúde teria por objetivo “formar médicos aptos a compreender os múltiplos fatores que alteram o equilíbrio indivíduo-meio ambiente, produzindo os processos mórbidos, que encarem a saúde no seu sentido mais amplo de estado de bem-estar físico, mental e social, e que estejam, assim, capacitados a promover, manter e restaurar a saúde não só do indivíduo, mas também da família e da própria comunidade”.


As atividades de formação inicialmente foram realizadas no Instituto Central de Ciências e na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho que envolvia todo o território incluindo o hospital e a rede de unidades de saúde com forte interação com a comunidade.

 

Em 1987, as atividades de formação em ambiente hospitalar foram transferidas para o atual Hospital Universitário de Brasília, à época denominado Hospital Docente Assistencial que passou a ser administrado formalmente pela Universidade de Brasília em 1990.

 

O curso acompanhou o desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde até o ano de 1999, quando o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação da Faculdade de Medicina como uma nova unidade acadêmica, sendo a sua primeira diretora eleita a professora Tânia Torres Rosa.

 

A Faculdade de Medicina tem uma história imbricada com a história do Hospital Universitário de Brasília e também trilhou um caminho de integração com os serviços de saúde do Distrito Federal, celebrando em várias ocasiões os respectivos convênios que permitiram o desenvolvimento de atividades de formação na região do Paranoá. Atualmente os estudantes realizam atividades de formação e extensão predominantemente na denominada Região Leste de Saúde.

 

Ao longo dos anos, o perfil da formação oferecida aos estudantes foi debatida e atualmente a visão que norteia o processo educacional avança, tendo como objetivo o fortalecimento da experiência no território, e pretende alcançar a meta de formação em um sistema integrado em linhas de cuidado que envolva os diversos níveis de atenção à saúde de forma organizada e efetiva.

 

Para tanto, a Faculdade de Medicina iniciou a implantação do seu novo currículo de acordo às novas diretrizes curriculares nacionais desde 2016 abrindo espaço para a formação de profissionais de perfil generalista que atendam prioritariamente às necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS. Dessa forma, a Faculdade de Medicina, volta ao seu ideário original, socialmente referenciado e com elevadas expectativas de contribuir efetivamente para a formação de médicas e médicos capazes de enfrentar os desafios no campo da saúde e contribuir de forma ética, com conhecimento e técnica apurados para uma prática humana e solidária da profissão.

 

Brasília/DF, 11 de setembro de 2019.

Prof. Gustavo Romero


Site: http://fm.unb.br/

Coordenação do Programa: JOSE EDUARDO BARONEZA

Telefone/Ramal: (61) 3107-1886 | (61) 3107-1884

E-mail: cgradmed@unb.br

Título do Profissional: Médico Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 22/02/2024 - 26/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 18/03/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app38_Prod.sigaa32