Projeto Pedagógico do Curso

O médico graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília tem seu perfil orientado para a formação do médico generalista, crítico e reflexivo, com responsabilidade social, compromisso com a cidadania, na perspectiva da integralidade da assistência como promotor da saúde integral do ser humano com competências e habilidades para promover a saúde, prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que mais acometem a população e reabilitar o paciente. Domínio de habilidades técnicas efetivas para o gerenciamento dos problemas de saúde dos pacientes, atendimento de urgências e emergências; evidência de comportamento ético e humanístico; desenvolvimento da prática médica baseada em evidências; capacidade de atuar em equipe multiprofissional para a melhoria de saúde da população; raciocínio clínico e capacidade para transferir conhecimentos teóricos para a prática médica, na interpretação dos dados, na identificação da natureza e na resolução dos problemas; otimização dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos os seus aspectos; capacidade contínua durante toda a vida como profissional, de autoria do próprio desempenho e de comunicação com a comunidade científica.

De acordo com os princípios e diretrizes expostas nesse o Projeto Pedagógico do Curso e à luz das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de graduação em Medicina (Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014), o médico recém-graduado na Faculdade de Medicina da UnB (FM/UnB), no seu exercício profissional, abrangendo as funções de clínico, educador comunicativo, aprendiz permanente, investigador e gestor, deve evidenciar os seguintes atributos:

 

 Visão humanística e altruísmo: implica valores, atitudes e traços de caráter e abrange respeito humano, integridade, compaixão, fidedignidade, senso ético, compromisso profissional e social;

 Senso de responsabilidade: abrange orientação para a promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção das doenças; entendimento dos múltiplos fatores que afetam as condições de saúde e capacidade de atuação em equipe e de aquisição de informação, com uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), possibilitando a autorregulação da aprendizagem;

 Saber e capacidade de aplicar: abrange entendimento das múltiplas bases científicas da Medicina e de sua aplicação na prática profissional, em relação aos indivíduos, famílias e grupos sociais e aos problemas de saúde, bem como engajamento na aprendizagem contínua;

 Domínio de habilidades profissionais: abrange capacidade de comunicação, de exame clínico, de efetuação de procedimentos técnicos, de interpretação de exames de diagnóstico, de raciocínio crítico e de condutas no manejo de condições prevalentes e de urgências e emergências;

 Engajamento profissional: espera-se que a maioria dos médicos egressos da FM/UnB sejam exitosos na aprovação em Programas de Residência Médica; exerçam atividades relevantes de ensino e pesquisa em centros de pesquisa; sejam aprovados em concursos públicos dos poderes executivo, judiciário e legislativo; ocupem cargos de gestão junto à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e nos Ministérios de Educação e da Saúde; participem da formulação de políticas públicas de saúde junto ao Ministério da Saúde; consigam exercer a profissão Médica em outros países com rigorosos sistemas de revalidação de diploma médico; tornem-se reconhecidamente competentes na iniciativa privada; sigam carreiras acadêmicas, sendo aprovados em certames públicos e inclusive retornem como docentes da própria FM/UnB e sejam contratados em outras Instituições de Ensino Superior do país e no exterior.

As dimensões cognitivas e psicomotoras envolvidas no processo de ensino-aprendizagem são avaliadas por meio de provas escritas de múltipla escolha, questões descritivas, discussões de casos clínicos, provas com simulações clínicas por meio da utilização de computadores e provas práticas.


Algumas disciplinas utilizam sistemas de avaliação com monografias, relatórios em grupo ou individuais.
As atividades de ambulatórios, enfermarias e plantões na emergência são supervisionados e cotidianamente avaliados, destacando-se nesse ponto além das dimensões cognitivas e psicomotora, a afetiva, por meio da observação direta da relação médico-paciente, da capacidade e precisão do raciocínio clínico, das habilidades psicomotoras e afetivas (comunicacionais), capacidades de iniciativa, de trabalho em equipe, bem como o relacionamento com colegas e professores.

O estudante de medicina concluirá seu curso após integralizar 473 créditos (disciplinas Obrigatórias 262 créditos; Internato 180 créditos; disciplinas Outras 31 créditos: módulo livre e optativo).


As disciplinas e os membros do corpo docente são periodicamente avaliados pelo corpo discente por meio de sistema implantado e aplicado por comissão própria de avaliação da UnB.


Além disso, têm sido realizadas oficinas de trabalho para avaliação do projeto acadêmico pedagógico e da estrutura curricular, com periodicidade não estabelecida, tendo a última ocorrido no ano de 2006.

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