Em conformidade com o PPC, o curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília busca formar o profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país.
O enfermeiro graduado pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, segundo RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001, artigo 3º. é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar com senso de responsabilidade social e como promotor da saúde integral do ser humano nas diversas fases do ciclo vital, assegurando a integralidade, qualidade e humanização da atenção à saúde, pautadas nos fundamentos éticos que norteiam a profissão; é capaz de desenvolver ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde.
Informações não sistematizadas permitem afirmar que, de maneira geral os egressos do Curso de Enfermagem estão na faixa etária de 21 a 25 anos, com tempo de permanência media no curso de 10 semestres. Quanto a inserção no mercado de trabalho, os egressos do nosso curso tem ocupado cargos de destaque na assistência, no ensino, na pesquisa, no planejamento e na gestão da saúde. Estão presentes nas diferentes unidades da rede saúde do SES/DF (chefias de unidades, direção, coordenadores em unidades assistenciais, etc.); bem como em órgãos do poder federal (Ministérios, ANVISA, Câmara, Tribunais Federais, Senado) e distrital (Tribunal de justiça eleitoral, câmara de deputados e outros). Atuam nas diferentes entidades da categoria profissional tais como: Conselho Regional de Enfermagem, Associação Brasileira de enfermagem, associações e sociedades de enfermeiros especialistas e outros. Também atuam na área de ensino em diferentes níveis assumindo coordenação de faculdades particulares e de ensino médio. Vale destacar que, em processos seletivos para ingresso em diferentes setores da rede privada de saúde, nossos egressos alcançam resultados de excelência, sendo elogiados e muito bem recebidos pela sua postura, visão crítica e competência técnica.
O modelo de avaliação do ensino de graduação está em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. As variáveis competentes dos indicadores de desempenho institucional, para o modelo completo de avaliação do ensino de graduação compreendem: ambiente (contexto, demanda, condições de acesso, perfil dos envolvidos: discentes, docentes e demais atores), procedimentos e processos (condições de ensino, atividades, projetos, intercâmbios), infraestrutura (obras, espaços físicos, equipamentos), resultados e impactos imediatos das atividades de ensino sobre a sociedade. Além dos mecanismos institucionais gerais de monitoramento e avaliação, o colegiado do Curso de Enfermagem, assim como o NDE, monitora constantemente o Projeto Pedagógico do Curso. - Reuniões do Colegiado do departamento e da Faculdade de Saúde com representação discente; - Atuação do Núcleo Docente Estruturante nessas duas instâncias. O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Brasília segue recomendação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) no que diz respeito ao envolvimento docente no processo de concepção e implementação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação e com vistas ao seu desenvolvimento permanente. O processo continuado de avaliação da qualidade do Curso de Enfermagem, incluindo a adequação de seu projeto pedagógico, considera múltiplas dimensões: por exemplo, as condições infra estruturais, a adequação do currículo ao perfil dos egressos e sua inserção profissional, a adequação dos procedimentos e processos de ensino-aprendizado e dos conteúdos disciplinares aos objetivos que orientaram a formulação da estrutura curricular proposta, a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão etc. |