Projeto Pedagógico do Curso

O Turismo é um setor que está sujeito a vários determinantes. Ao se considerar a sua característica de atividade composta por vários prestadores de serviços, visualiza-se o Turismo em sua cadeia produtiva, desde o início do deslocamento do turista do destino emissor até o receptor e as opções que disponibiliza em grande número de setores da economia formal envolvidos diretamente com a sua produção. O curso de graduação ora apresentado possibilita a formação do bacharel com uma visão articulada do Turismo em suas diversas dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política e outras) e capacidade de análise crítica e atuação nas áreas de pesquisa, planejamento, gestão e operação em programas, planos e projetos, nas esferas pública e privada. Essa perspectiva possibilitará uma atuação, nos diferentes contextos, dotada de caráter ético e humano, de autonomia e criatividade, comprometida com valores que assegurem a prevalência da cidadania. Concebido o Turismo como uma área multidimensional que requer atuação interativa, responsável e inovadora na sociedade, baseada em capacidade crítica, autonomia, criatividade e posicionamento ético e humano, o curso de Bacharelado em Turismo tem como objetivo formar profissionais aptos para analisar e produzir conhecimento, planejar, empreender e gerir políticas e ações em diferentes escalas. O curso tem como objetivos específicos preparar os alunos para: Conhecer o arcabouço teórico conceitual relacionado ao Turismo e áreas afins; Conhecer e utilizar ferramentas de tecnologia aplicáveis ao Turismo; Conhecer os aspectos técnicos específicos de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos como meios de hospedagem, empresas de alimentação, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos, dentre outros; Conhecer e interpretar a legislação sobre o Turismo e áreas correlatas, identificando pontos de intersecção e aplicabilidade; Ter domínio sobre métodos e técnicas de pesquisa, com vistas à produção de trabalhos acadêmicos e de mercado; Gerar informações que possam subsidiar a formulação de políticas, planos, programas e projetos em Turismo, tais como inventários e diagnósticos turísticos, planos de desenvolvimento e pesquisas; Utilizar técnicas apropriadas para avaliar e selecionar informações relevantes que devam ser colocadas, a partir dos critérios de segurança e qualidade, à disposição do mercado turístico e de sua expansão; Utilizar métodos e técnicas relevantes para o estudo das diferentes dimensões do Turismo - políticas, econômicas, sócio-culturais e ambientais - do ponto de vista da demanda (turista), da oferta (prestador de serviço público e/ou privado) e das populações nas destinações; Planejar políticas, planos, programas, projetos e ações, nas diversas esferas de governo, em articulação com outras políticas relacionadas ao Turismo, visando à interação criativa nos diferentes contextos organizacionais; Implementar planos e projetos turísticos no âmbito de empreendimentos públicos e privados, atuando com qualidade a partir do efetivo conhecimento das características das organizações prestadoras de serviços, estimulando ações de sustentação do Turismo.

Compreensão da dinâmica e das dimensões do Turismo, bem como da contribuição de áreas básicas de conhecimento para o seu entendimento. Aquisição de instrumental científico e metodológico para trabalhos acadêmicos. Ampliação do reconhecimento da contribuição de áreas básicas de conhecimento, da importância das práticas sustentáveis no Turismo, incorporando conceitos e construindo visão crítica que deverá permear sua trajetória acadêmica. Entendimento da dinâmica da atividade turística no que diz respeito à caracterização das estruturas necessárias à sua realização. Entendimento dos aspectos de comunicação e informação. Estabelecimento da importância da diversidade e diferenças culturais das populações envolvidas no e pelo Turismo. Aquisição de instrumental necessário para a compreensão das políticas públicas de Turismo e da oferta de serviços turísticos essenciais como transporte, alimentação, lazer, agenciamento, eventos e hospedagem. Conhecimento dos processos de planejamento e gestão das fases, etapas e ações de projetos relacionados ao Turismo e sua associação às características da oferta turística. Compreensão dos aspectos legais e de marketing relativos ao Turismo. Percepção sobre a prática profissional na área. Ampliação do conhecimento dos processos de planejamento e gestão das fases, etapas e ações de projetos relacionados ao Turismo. Consolidação da percepção sobre a prática profissional na área. Conhecimento para elaborar projetos acadêmicos de pesquisa em Turismo com vistas ao desenvolvimento e difusão do conhecimento científico. Conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento teórico e/ou prático do Turismo. Consolidação do espírito investigativo, da criatividade e da competência para analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações. Compreensão das realidades sociais, atuando sobre elas de maneira responsável e ética.

O Bacharelado em Turismo da UnB visa contribuir para a produção de conhecimento sobre a área, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão, privilegiando o Turismo como objeto, sendo este um dos diferenciais do Curso. A produção recente sobre o assunto, tanto de profissionais do mercado de turismo como de especialistas e pesquisadores, mostra a pluralidade de posicionamentos sobre questões referentes ao turismo. Observa-se essa diversidade não só quanto ao exercício e abrangência dos serviços de turismo, como aos possíveis desenhos de sua trajetória e perspectivas e, paralelamente, quanto às alternativas de formação e de qualificação de profissionais. Nesse sentido, o currículo do Bacharelado de Turismo agora proposto orienta-se pelo entrelaçamento de diversas áreas do conhecimento, para a construção de seu corpo teórico. Na condição de componente, ele mesmo, do campo do conhecimento do Turismo, o currículo caracteriza-se e se expressa tanto na multidisciplinaridade (pela associação de disciplinas), como, especialmente, na interdisciplinaridade (pela interação e construção de interconexões de disciplinas). Além disso, atende ao princípio dinamizador da transversalidade e orienta-se pela necessidade de permanente atualização programática e curricular, bem como pelo estímulo ao aperfeiçoamento de seus quadros docente e discente, acompanhando a característica de complexidade e de dinamismo da área do Turismo. A estrutura curricular prevê disciplinas obrigatórias (disciplinares e interdisciplinares), optativas e de módulo livre, estimulando-se ao longo do Curso que os estudantes busquem atividades de extensão como complemento aos créditos optativos. Essa configuração tem respaldo no Regimento Geral da Universidade de Brasília, no Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 10.172/2001, e na Lei 11.788/2008. Futuramente, a fim de dinamizar ainda mais o currículo buscar-se-á, a partir das orientações e instruções da Universidade, o apoio ao ensino semi-presencial, na perspectiva de ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público de qualidade mediante a oferta de cursos de graduação com a utilização de metodologias de educação a distância (conforme expresso pela Diretoria de Ensino de Graduação à Distância da UnB). Essa proposta procura atender ao espírito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que define requisitos para uma formação geral e sólida do estudante por meio do cumprimento de currículos que propiciem a discussão e reflexão sobre ética, solidariedade, responsabilidade e cidadania, paralelamente aos conhecimentos pertinentes às diferentes áreas de conhecimento. A necessária construção do conhecimento em Turismo e da articulação temática e programática características da interdisciplinaridade que orienta o Curso, viabilizando-se em disciplinas desenvolvidas no decorrer do Curso, e em especial, na disciplina obrigatória denominada de Projeto Integrador e na optativa chamada de Seminários de Turismo. A abordagem interdisciplinar deverá culminar com a elaboração de um trabalho de conclusão do curso (Projeto Integrador IV - TCC), com regulamento anexo ao presente Projeto. A existência de um consórcio entre diferentes unidades acadêmicas certamente facilitará essa integração pretensa entre as diversas áreas do conhecimento, promovendo a não fragmentação do ensino e permitindo, inclusive, que o egresso prossiga seus estudos nos diversos níveis de pós-graduação.

A avaliação tem como objetivo fornecer informações a respeito do desempenho do aluno e o progresso de suas atividades de estudo de acordo com as metas constantes dos programas de cada disciplina. Considera-se que essas informações servem para melhor orientar seus estudos, ajudá-lo a superar eventuais dificuldades e potencializar o desenvolvimento de suas competências. No Curso de Graduação em Turismo da Universidade de Brasília, a avaliação far-se-á pela verificação e acompanhamento, pelo professor da disciplina, da execução das tarefas e atividades de aprendizagem propostas ao aluno, seja pela realização de trabalhos teóricos e/ou práticos, seja por instrumentos de verificação da assimilação dos conteúdos. Para sanar eventuais falhas de aprendizagem, o professor buscará, juntamente com o aluno, encontrará alternativas metodológicas adequadas, avaliando e aperfeiçoando o trabalho didático. A avaliação do desempenho escolar será feita por disciplina, de acordo com as normas vigentes na UnB. Tem-se como “aprovado” na disciplina, o aluno que atende às exigências mínimas de frequência (75%) e nota igual ou superior a 5 (menção MM). As menções atribuídas ao rendimento acadêmico do aluno em disciplina e sua equivalência numérica deverão ser as seguintes:  - Equivalência das menções Menção Equivalência numérica SS 9 a 10 MS 7 a 8,9 MM 5 a 6,9 MI 3 a 4,9 II 0,1 a 2,9 SR zero De acordo, ainda, com as normas da UnB, os resultados das menções serão sempre publicados a partir do número de matrícula do aluno, sendo vedada a divulgação nominal.

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