Projeto Pedagógico do Curso

O Curso almeja que seu formando tenha conhecimentos interdisciplinares do campo de saber da gestão de políticas públicas. Visa ainda que seja capaz de desempenhar funções estratégicas na administração pública, nas organizações sem fins lucrativos e na iniciativa privada, utilizando conceitos de distintas áreas do conhecimento e com diferentes metodologias. Também objetiva que o formando esteja apto a compreender a gestão de políticas públicas, em uma perspectiva analítico-reflexiva, participando do processo decisório de políticas públicas e do debate sobre o Campo de Públicas, sobretudo no que se refere à relação Estado e sociedade. O Curso procura possibilitar a formação profissional que propicie o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades: 

Competências
- Compreensão das relações Estado-Governo-sociedade, a partir do conhecimento das teorias e práticas da gestão de políticas públicas, com destaque para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e para o processo decisório no âmbito público; - Compreensão da diversidade social e cultural que afeta a gestão de políticas públicas, considerando os diferentes contextos regionais, nacionais e internacionais; - Compreensão do contexto político, econômico e ideológico em que se insere a política pública, de forma a possibilitar a tomada de posições que considere adequadas; - Conhecimento dos processos políticos e administrativos e sua gestão no âmbito regional, nacional e internacional; - Raciocínio lógico, analítico e reflexivo sobre os problemas e situações a serem enfrentados no contexto social, político e administrativo, e de como lidar com eles de maneira ética; - Avaliação de contextos social, político e econômico, desenvolvendo pensamento crítico e estratégico para a resolução de problemas.

Habilidades
- Ter expressão, comunicação e diálogo adequados aos diferentes contextos organizacionais, sociais e políticos, compatíveis com o exercício profissional em que atuará, especialmente nas comunicações interpessoais, intergrupais e interinstitucionais, na troca de informações e ideias com seus pares, superiores e subordinados, e nos processos de negociação; - Reconhecer e analisar diferentes problemas públicos e suas implicações no processo de políticas públicas; - Apresentar soluções para problemas relacionados à gestão de políticas públicas; - Estar preparado para participar do processo de tomada de decisão e da formulação de políticas, planos e projetos públicos, para executar políticas públicas e realizar avaliações, análises e reflexões críticas sobre a gestão de políticas públicas.

As metodologias de ensino e de aprendizagem do Curso de Gestão de Políticas Públicas estão fundamentadas nos princípios do dialogismo, da participação e
da co-responsabilização entre docentes e discentes, tendo como horizonte a construção de capacidades de compreensão da complexidade da realidade em nível nacional e internacional, bem como as especificidades locais e regionais. Ao longo do curso são abordadas diversas metodologias e técnicas de ensino e de aprendizagem. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) serão meio para incentivar e fortalecer a aprendizagem. Nesse quesito, a plataforma virtual Aprender UnB será utilizada para que estudantes possam experimentar modalidades online de ensino e de aprendizagem, bem como aprender a potencializar o tempo de estudo por meio de pesquisas e interações virtuais, com grupos diferenciados. O modelo didático-pedagógico do Curso preconiza a adoção de múltiplas abordagens de atividades de ensino e de aprendizagem, com ênfase para reflexão crítica e aprofundada de situações reais, baseadas em estudos de casos, trabalhos de campo, pesquisas e atividades de extensão, além das aulas presenciais. No período formativo, os processos de ensino-aprendizagem do Curso de Gestão de Políticas Públicas culminam no desenvolvimento de pesquisas descritivas e analíticas acompanhadas por professores orientadores, considerando tanto o estágio supervisionado de Residência em Políticas Públicas, que exige confecção de Relatório, como o trabalho de conclusão de curso, de caráter monográfico. São aspectos do acompanhamento e da avaliação dos projetos de pesquisa dos graduandos em fase final de curso: a problematização do fenômeno estudado, a definição de unidades de análise, a rigorosa discussão teórico-conceitual, e a apresentação dos percursos metodológicos, considerando abordagem e procedimentos a serem adotados na implementação das pesquisas. Na execução da Residência em Políticas Públicas, realizada, geralmente, no penúltimo semestre formativo, o projeto deriva em relatório que agrega a descrição densa do processo de imersão acadêmica em pesquisa, bem como a possibilidade de propor caminhos para reorientação da ação pública. No caso da viabilização da monografia, realizada no último semestre formativo, o projeto de pesquisa deve conter potencial heurístico para estruturar análise profícua, interpretando e argumentando sobre dados referentes ao problema público, teórico e/ou organizacional enfocado, de modo sustentado pelos conceitos e métodos concernentes à gestão de políticas públicas aprendidos no decorrer do curso. São estimuladas competências dialógicas, reflexivas e críticoanalíticas, ao incentivar processos interacionais entre graduandos e acadêmicos experientes, indicadores, documentos oficiais, a literatura do Campo de Públicas, tecnologias digitais e o universo profissional da gestão pública.

Com respeito à avaliação da aprendizagem, parte-se da premissa de que ensinar é orientar, estimular e ajudar a relacionar informações e conteúdo, mais do que simplesmente repassar informações. Ao agir como orientador e facilitador do processo de aprendizagem, o professor precisa criar oportunidades para o aprendizado em ambientes que o propiciam, lançando mão de ferramentas que induzem os alunos a perceber a existência de múltiplas perspectivas, os ajudando a lidar com a complexa construção de saberes. O professor incentiva a participação do aluno no seu próprio processo de aprendizagem, estimulando
a observação, experimentação e reflexão, visando desenvolver a capacidade crítica, com acompanhamento e apoio oportunos, avaliando o rendimento do aluno nas disciplinas, dentro e fora da sala de aula. A avaliação torna-se peça fundamental neste processo. No Curso de Gestão de Políticas Públicas, os alunos poderão ser avaliados de forma individual ou em grupo, por meio de trabalhos escritos de vários tipos, como resenhas, artigos, relatórios técnicos de experiências de pesquisa, de estágio, de trabalhos junto à comunidade, assim como por meio de provas presenciais e participação em diversos eventos e atividades. São praticados procedimentos de acompanhamento e de avaliação individual e coletiva, sempre com a preocupação de explicitar os critérios de avaliação adotados nos processos de ensino-aprendizagem, também com aperfeiçoamento dos conteúdos das disciplinas e das suas metodologias. Com respeito à avaliação do curso, entende-se que o ensino de qualidade se inicia com professores proativos, presentes e dispostos a aprender novos métodos de ensino e avaliação, com uma coordenação de curso comprometida e um colegiado disposto a discutir de forma ampla questões relacionadas com ensino e avaliação. Será realizada, anualmente, no mínimo uma Oficina de Trabalho para autoavaliação do Curso, com participação de docentes e discentes e com foco em questões como organização e gestão do Curso, informação e comunicação, disponibilidade de professores e funcionários técnico-administrativos; taxas de retenção e evasão de alunos e adequação da infraestrutura física. Dessa forma, o Projeto Pedagógico do Curso será periodicamente avaliado. Quanto à avaliação do docente e das suas respectivas disciplinas, estes são periodicamente avaliados pelo corpo discente por meio de sistema implantado e aplicado por comissão própria de avaliação da UnB. Esta avaliação discente (Institucional), realizada ao término de cada semestre, analisa o desempenho de professores, suporte à execução de disciplinas (instalações físicas e equipamentos) e o programa das disciplinas (carga horária e conteúdo). Além disso, a coordenação do curso e o Núcleo Docente Estruturante têm acompanhado permanentemente a atuação dos docentes por meio dos seus planos de ensino e dos retornos pontuais ao longo do semestre letivo. Também têm sido aperfeiçoados os trabalhos docentes a partir do diálogo aberto com os estudantes durante as reuniões de colegiado do curso, onde são discutidas mudanças nos regulamentos do curso, revisões no rol de disciplinas optativas e alterações pontuais no fluxo e no currículo do curso.

Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app24_Prod.sigaa18