O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, a partir de sua filosofia de
educação humanista, tem a missão de formar bacharéis dotados de competências e habilidades
que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão sistêmica,
analítica e crítica do mundo globalizado dos negócios e com capacidade para antecipar e
provocar mudanças e tomar decisões norteadoras do destino das organizações públicas e
privadas, dando ênfase na produção de conhecimento a partir da relação teoria-prática, através
das seguintes competências e habilidades:
· Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências
Contábeis;
· Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
· Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e
eficaz dos seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
· Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
· Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre
equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles
técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido
nível de precisão;
· Exercer suas funções com expressivo domínio das funções contábeis que viabilizem
aos agentes econômicos e aos gestores públicos e privados de qualquer segmento o
pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles
e à prestação de contas da sua gestão perante à sociedade, gerando também
informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de
valores orientados para a cidadania;
Universidade de Brasília – UnB Projeto Pedagógico de
Curso - Ciências Contábeis
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· Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são
prescritas através da legislação específica, revelando domínio adequado aos
diferentes modelos organizacionais;
· Evidenciar as informações quantitativas e qualitativas quanto à saúde econômica e
financeira das organizações;
· Possuir uma visão global e humanística que o habilite a compreender o meio social,
político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo
cada dia mais diversificado e interdependente;
· Aplicar a concepção e a implementação de modelos contábeis voltados à solução de
problemas reais, de naturezas financeira, comercial, administrativa e científica;
· Estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo não apenas
reagir em conformidade, mas também transformá-lo;
· Gerenciar recursos voltados ao desenvolvimento e à aplicação de sistemas
contábeis.
Embora sejam características secundárias, é interessante que os ingressantes do curso
tenham ainda condições e capacidade de leitura em outros idiomas.
Quando se trata das ênfases, na área pública, o egresso em contabilidade estará
capacitado para exercer a função de contador e controller governamental. Já na área privada,
o egresso em contabilidade estará capaz de atuar na área tanto em finanças quanto gerencial,
podendo exercer a função de contador e controller empresarial.
Habilidades, no que concerne à pesquisa científica, com vistas ao exercício profissional
nas diversas áreas da contabilidade;
b) conhecimentos da contabilidade, nos aspectos científicos e técnicos, no que concerne
ao tema escolhido para pesquisa;
c) a compreensão da gestão de informações e processos, com capacidade de tomar
decisões e resolver problemas, com base em parâmetros científicos, políticos, econômicos, sociais e
culturais;
d) habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
e) a capacidade de argumentação, de interpretação e de julgamento dos fenômenos
contábeis e socioeconômicos, aliadas a uma postura reflexiva;
f) a capacidade de avaliação e proposição de cenários para atuação nas diversas esferas
de sua competência;
g) raciocínios lógico, sistêmico e analítico;
h) habilidades de análises quantitativas e/ou qualitativas;
i) competência para adquirir novos conhecimentos, bem como para desenvolver
pesquisas;
j) entendimento da necessidade do autodesenvolvimento e contínuo aperfeiçoamento
profissional; e
k) a atuação de forma inovadora, criativa e sistêmica, com flexibilidade, proatividade,
dinamicidade e liderança.
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