Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, a partir de sua filosofia de
educação humanista, tem a missão de formar bacharéis dotados de competências e habilidades
que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão sistêmica,
analítica e crítica do mundo globalizado dos negócios e com capacidade para antecipar e
provocar mudanças e tomar decisões norteadoras do destino das organizações públicas e
privadas, dando ênfase na produção de conhecimento a partir da relação teoria-prática, através
das seguintes competências e habilidades:
· Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências
Contábeis;
· Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
· Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e
eficaz dos seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
· Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
· Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre
equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles
técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido
nível de precisão;
· Exercer suas funções com expressivo domínio das funções contábeis que viabilizem
aos agentes econômicos e aos gestores públicos e privados de qualquer segmento o
pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles
e à prestação de contas da sua gestão perante à sociedade, gerando também
informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de
valores orientados para a cidadania;
Universidade de Brasília – UnB Projeto Pedagógico de
Curso - Ciências Contábeis
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· Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são
prescritas através da legislação específica, revelando domínio adequado aos
diferentes modelos organizacionais;
· Evidenciar as informações quantitativas e qualitativas quanto à saúde econômica e
financeira das organizações;
· Possuir uma visão global e humanística que o habilite a compreender o meio social,
político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo
cada dia mais diversificado e interdependente;
· Aplicar a concepção e a implementação de modelos contábeis voltados à solução de
problemas reais, de naturezas financeira, comercial, administrativa e científica;
· Estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo não apenas
reagir em conformidade, mas também transformá-lo;
· Gerenciar recursos voltados ao desenvolvimento e à aplicação de sistemas
contábeis.
Embora sejam características secundárias, é interessante que os ingressantes do curso
tenham ainda condições e capacidade de leitura em outros idiomas.
Quando se trata das ênfases, na área pública, o egresso em contabilidade estará
capacitado para exercer a função de contador e controller governamental. Já na área privada,
o egresso em contabilidade estará capaz de atuar na área tanto em finanças quanto gerencial,
podendo exercer a função de contador e controller empresarial.

Habilidades, no que concerne à pesquisa científica, com vistas ao exercício profissional
nas diversas áreas da contabilidade;
b) conhecimentos da contabilidade, nos aspectos científicos e técnicos, no que concerne
ao tema escolhido para pesquisa;
c) a compreensão da gestão de informações e processos, com capacidade de tomar
decisões e resolver problemas, com base em parâmetros científicos, políticos, econômicos, sociais e
culturais;
d) habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
e) a capacidade de argumentação, de interpretação e de julgamento dos fenômenos
contábeis e socioeconômicos, aliadas a uma postura reflexiva;
f) a capacidade de avaliação e proposição de cenários para atuação nas diversas esferas
de sua competência;
g) raciocínios lógico, sistêmico e analítico;
h) habilidades de análises quantitativas e/ou qualitativas;
i) competência para adquirir novos conhecimentos, bem como para desenvolver
pesquisas;
j) entendimento da necessidade do autodesenvolvimento e contínuo aperfeiçoamento
profissional; e
k) a atuação de forma inovadora, criativa e sistêmica, com flexibilidade, proatividade,
dinamicidade e liderança.


O curso prevê o ensino e a integração de um conjunto de conteúdos caracterizados
como: de formação básica, de formação profissional, de formação técnico-prática
componentes optativos. Dessa forma, o currículo apresenta-se sistematizado de modo a
preservar conquistas próprias com a habilitação vigente e, ao mesmo tempo, propor e adequar
da melhor maneira possível aos novos direcionamentos da profissão contábil.
Os princípios pedagógicos norteadores do curso buscam a integração interdisciplinar
das áreas de contabilidade, administração e economia, entre outras correlatas, na perspectiva
de articulação da teoria-prática, da práxis do ensino e da aprendizagem colaborativa, da gestão
pedagógica mediada para promover o desenvolvimento de competências e habilidades
relacionais.
O curso de Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade e Atuariais da
Universidade de Brasília tem por objetivo geral a formação do profissional contábil
competente pautada na ética e transparência na gestão das informações da organização sob
sua responsabilidade.
Ao atingir este objetivo geral, o curso proporcionará a atuação do profissional contábil
no mercado de trabalho em duas vertentes principais: a área pública e a área privada. Na área
pública, o egresso em contabilidade estará capacitado para exercer a função de contador e
controller governamental. Na área privada, o egresso em contabilidade será capaz de atuar
tanto em finanças quanto no setor gerencial, na função de contador, auditor, perito e
controller empresarial. Dentre suas atribuições de conhecimento fiscal-tributário, encontramse
a elaboração, interpretação e auditoria das demonstrações contábeis, bem como de
relatórios gerenciais.
Além da visão prática, também é objetivo específico a ênfase na teoria contábil e nas
mudanças do arcabouço teórico da Ciência Contábil, aspectos que deverão ser explorados ao
longo de todo o curso, permitindo formação de um profissional autônomo com sólida
capacitação acadêmica e ciente da necessidade de contínua atualização.
Com respeito à metodologia, o Projeto Político Pedagógico toma por base os métodos
ativos de ensino-aprendizagem, incluindo abordagem significativa e problematizadora. Tem
como eixo principal a construção de competências e habilidades a partir de práticas
contextualizadas, valorizando o significado da experiência do aluno e a sua individualidade.
São, portanto, valorizados os princípios da aprendizagem significativa como a base necessária
para compreensão e proposição de soluções, estimulando o aluno à reflexão sobre os novos
acontecimentos, com os que ele já possui, e assim, oferecer-lhe suporte pedagógico que
possibilite utilizar estes novos conhecimentos em diferentes contextos


A avaliação do professor em sala de aula será em função de aspectos relacionados ao
cumprimento, domínio e segurança do conteúdo, metodologia utilizada, pontualidade e
assiduidade, postura e exposição, relacionamento com o grupo e quanto ao material didático
utilizado.
No caso específico da UnB, o processo de avaliação dos professores e servidores
dependerá do que se pretende alcançar, como, por exemplo, estágio probatório e progressão
funcional. As normas da UnB que disciplinam o processo de avaliação de professores e
servidores técnico-administrativos estão descritas a seguir:
a) Resolução do Conselho de Administração nº 002/94 que disciplina o estágio
probatório dos servidores técnico-administrativos da Fundação Universidade de
Brasília;
b) Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 002/88 que estabelece
normas e critérios para a progressão funcional de docentes;
c) Resolução do Conselho de Administração nº 003/88 que estabelece as Normas
de Avaliação de Desempenho Funcional do pessoal Técnico-Administrativo da
Fundação Universidade Brasília;
d) Resolução do Conselho de Administração nº 02/89 que estabelece as Normas de
Avaliação do Desempenho Funcional do Pessoal Técnico-Administrativo da
Fundação Universidade de Brasília;
e) Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 098/98 que trata da
Regulamentação da Avaliação de Desempenho Docente no Período de Estágio
Probatório;
f) Resolução do Conselho Universitário nº 19/99 que estabelece os critérios e
procedimentos de avaliação do desempenho docente para pagamento da
Gratificação de Estímulo à Docência na Universidade de Brasília;
g) Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 013/89 que em sua
121ª reunião, realizada em 06.11.89, e no uso das competências conferidos pelo
Regimento Geral da UnB, trata da progressão funcional;
h) Resolução do Conselho Universitário nº 003/94 que estabelece critérios
acadêmicos para gerenciamento de vagas de docentes;
i) Resolução do Conselho de Administração nº 001/97 que estabelece normas para
concessão, renovação e administração do Programa de Bolsa de Permanência na
Universidade de Brasília;
j) Resolução do Conselho de Administração nº 019/90 que estabelece o Regimento
Interno da Comissão Permanente do Pessoal Docente -CPPD;
k) Resolução da Câmara de Carreira Docente nº 2/2011 que estabelece quadro de
pontuação de referência e roteiro de pontuação das atividades docentes para
avaliação do desempenho acadêmico no período de Estágio Probatório na UnB.
As avaliações discentes dos professores devem ser realizadas online por cada discente
em sua área específica no sistema de matrícula da UnB. Cabe destacar que para efetivar
matrícula em um dado período letivo, o discente deverá necessariamente efetuar a avaliação
do desempenho dos docentes do período anterior. Tais avaliações são comunicadas aos
docentes e à sua chefia imediata, de forma a subsidiar iniciativas para a constante melhoria da
atividade didática e da relação professor-aluno. As avaliações também servem para a
progressão do docente.

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