Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, a partir de sua filosofia de
educação humanista, tem a missão de formar bacharéis dotados de competências e habilidades
que os capacitem a exercer suas atividades com ética, responsabilidade, visão sistêmica,
analítica e crítica do mundo globalizado dos negócios e com capacidade para antecipar e
provocar mudanças e tomar decisões norteadoras do destino das organizações públicas e
privadas, dando ênfase na produção de conhecimento a partir da relação teoria-prática, através
das seguintes competências e habilidades:
· Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências
Contábeis;
· Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
· Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e
eficaz dos seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
· Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
· Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre
equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles
técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido
nível de precisão;
· Exercer suas funções com expressivo domínio das funções contábeis que viabilizem
aos agentes econômicos e aos gestores públicos e privados de qualquer segmento o
pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles
e à prestação de contas da sua gestão perante à sociedade, gerando também
informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de
valores orientados para a cidadania;
· Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são
prescritas através da legislação específica, revelando domínio adequado aos
diferentes modelos organizacionais;
· Evidenciar as informações quantitativas e qualitativas quanto à saúde econômica e
financeira das organizações;
· Possuir uma visão global e humanística que o habilite a compreender o meio social,
político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo
cada dia mais diversificado e interdependente;
· Aplicar a concepção e a implementação de modelos contábeis voltados à solução de
problemas reais, de naturezas financeira, comercial, administrativa e científica;
· Estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo não apenas
reagir em conformidade, mas também transformá-lo;
· Gerenciar recursos voltados ao desenvolvimento e à aplicação de sistemas
contábeis.
Embora sejam características secundárias, é interessante que os ingressantes do curso
tenham ainda condições e capacidade de leitura em outros idiomas.
Quando se trata das ênfases, na área pública, o egresso em contabilidade estará
capacitado para exercer a função de contador e controller governamental. Já na área privada,
o egresso em contabilidade estará capaz de atuar na área tanto em finanças quanto gerencial,
podendo exercer a função de contador e controller empresarial.

Habilidades, no que concerne ao exercício profissional nas diversas áreas da
contabilidade;
b. conhecimentos da contabilidade, nos aspectos científicos e técnicos, no que concerne
ao tema e o programa de estágio escolhido;
c. conhecimentos referentes aos ambientes organizacionais;
d. a compreensão da gestão de informações e processos, com capacidade de tomar
decisões e resolver problemas, com base em parâmetros científicos, políticos, econômicos, sociais,
culturais e práticos;
e. a capacidade de argumentação, de interpretação e de julgamento dos fenômenos
contábeis e socioeconômicos, aliadas a uma postura reflexiva;
f. a capacidade de avaliação e proposição de cenários para atuação nas diversas esferas
de sua competência;
g. raciocínios lógico e sistêmico;
h. competência para adquirir novos conhecimentos;
i. entendimento da necessidade do autodesenvolvimento e contínuo aperfeiçoamento
profissional; e
j. a atuação de forma inovadora, criativa e sistêmica, com flexibilidade, pro atividade,
dinamicidade e liderança.

O curso prevê o ensino e a integração de um conjunto de conteúdos caracterizados
como: de formação básica, de formação profissional, de formação técnico-prática
componentes optativos. Dessa forma, o currículo apresenta-se sistematizado de modo a
preservar conquistas próprias com a habilitação vigente e, ao mesmo tempo, propor e adequar
da melhor maneira possível aos novos direcionamentos da profissão contábil.
Os princípios pedagógicos norteadores do curso buscam a integração interdisciplinar
das áreas de contabilidade, administração e economia, entre outras correlatas, na perspectiva
de articulação da teoria-prática, da práxis do ensino e da aprendizagem colaborativa, da gestão
pedagógica mediada para promover o desenvolvimento de competências e habilidades
relacionais.
O curso de Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade e Atuariais da
Universidade de Brasília tem por objetivo geral a formação do profissional contábil
competente pautada na ética e transparência na gestão das informações da organização sob
sua responsabilidade.
Ao atingir este objetivo geral, o curso proporcionará a atuação do profissional contábil
no mercado de trabalho em duas vertentes principais: a área pública e a área privada. Na área
pública, o egresso em contabilidade estará capacitado para exercer a função de contador e
controller governamental. Na área privada, o egresso em contabilidade será capaz de atuar
tanto em finanças quanto no setor gerencial, na função de contador, auditor, perito e
controller empresarial. Dentre suas atribuições de conhecimento fiscal-tributário, encontramse
a elaboração, interpretação e auditoria das demonstrações contábeis, bem como de
relatórios gerenciais.
Além da visão prática, também é objetivo específico a ênfase na teoria contábil e nas
mudanças do arcabouço teórico da Ciência Contábil, aspectos que deverão ser explorados ao
longo de todo o curso, permitindo formação de um profissional autônomo com sólida
capacitação acadêmica e ciente da necessidade de contínua atualização.
Com respeito à metodologia, o Projeto Político Pedagógico toma por base os métodos
ativos de ensino-aprendizagem, incluindo abordagem significativa e problematizadora. Tem
como eixo principal a construção de competências e habilidades a partir de práticas
contextualizadas, valorizando o significado da experiência do aluno e a sua individualidade.
São, portanto, valorizados os princípios da aprendizagem significativa como a base necessária
para compreensão e proposição de soluções, estimulando o aluno à reflexão sobre os novos
acontecimentos, com os que ele já possui, e assim, oferecer-lhe suporte pedagógico que
possibilite utilizar estes novos conhecimentos em diferentes contextos.

O docente de cada disciplina elaborará um plano de ensino contendo a forma, critérios,
datas e pesos de cada avaliação. A avaliação do discente nas disciplinas poderá ser realizada
por meio de aplicação de provas e outras tarefas que permitam verificar a assimilação
progressiva de conhecimentos; aplicação de trabalhos individuais para avaliar a capacidade de
aplicação dos conhecimentos obtidos; aferição por meio de exames do domínio do conjunto
da matéria lecionada e cumprida no respectivo programa.
A avaliação integral será por meio da observância dos índices mínimos de aprovação e
permanência estabelecidos pela UnB. A menção obtida pelo aluno na disciplina será lançada
no histórico escolar, sendo ela, com equivalência numérica, a saber:
Menção Equivalências Numéricas Resultado
SS 9,0 a 10,0 Aprovado
MS 7,0 a 8,9 Aprovado
MM 5,0 a 6,9 Aprovado
MI 3,0 a 4,9 Reprovado
II 0,1 a 2,9 Reprovado
SR Zero ou mais de 25% de faltas Reprovado
O aluno tomará ciência do resultado por meio de sua própria senha de acesso virtual
ou na disciplina criada pelo professor, na plataforma do Aprender. É responsabilidade do
aluno conferir a nota lançada pelo professor no Sistema MençãoWeb, dentro do prazo
agendado no calendário acadêmico. Deverá o mesmo observar as legislações básicas, a saber:
· Regimento Geral da UnB.
· Resolução CONSUNI nº 043/89, de 13/11/89.
· Resolução CEPE nº 045/93, de 18/08/93.

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