Projeto Pedagógico do Curso

O objetivo básico da educação escolarizada é desenvolver o arquiteto e urbanista como um generalista apto a resolver contradições potenciais entre diferentes requerimentos da arquitetura e urbanismo, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos. Os arquitetos e urbanistas são profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção e organização do espaço, ao urbanismo, à construção de edifícios, bem como à conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis. Devem levar avante o processo de construção de uma identidade da arquitetura e urbanismo com seu povo, centrado na afirmação da solidariedade e no exercício da cidadania, e voltado às demandas da sociedade.

Compete ao arquiteto e urbanista o exercício das atividades de:

 Supervisão, 

 Orientação técnica,

 Coordenação,

 Planejamento,

 Projetos,

 Especificações, 5 Texto elaborado a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (Resolução nº6, de 2 de fevereiro de 2006). 11

 Direção,

 Execução de obras,

 Ensino,

 Assessoria,

 Consultoria,

 Vistoria,

 Perícia e

 Avaliação, Desde que referentes à:

 Construções;

 Conjuntos arquitetônicos e monumentos;

 Arquitetura de interiores;

 Urbanismo;

 Planejamento físico, urbano e regional;

 Desenvolvimento urbano e regional;

 Paisagismo e trânsito.

O profissional arquiteto e urbanista formado pelo Curso Noturno de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, como profissional generalista, deverá ser capaz de:

 Desenvolver pensamento crítico no exercício profissional e transmiti-lo;

 Resolver problemas de organização, qualidade e gerenciamento espacial, em todas as suas escalas e níveis; 17

 Responder às necessidades espaciais da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos;

 Compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, em relação a suas necessidades espaciais, à conservação e valorização do patrimônio construído, à sustentabilidade ambiental e à utilização racional dos recursos disponíveis;

 Contribuir para a construção/consolidação de uma identidade da arquitetura e urbanismo com seu povo, centrada na afirmação da solidariedade e no exercício da cidadania, e voltado às demandas da sociedade.

A FAU-UnB como escola pública e gratuita de Arquitetura e Urbanismo da Capital Federal, pautando seu projeto político-pedagógico de forma criativa e ética, tem como objetivos gerais:

 Gerar, manter e difundir uma matriz intelectual critica, assim como garantir uma práxis comprometida com a qualidade de vida das gerações presentes e futuras;

 Promover o desenvolvimento humanístico e sócio-cultural em todas as suas especificidades, quais sejam, éticas, estéticas, artísticas, científicas e tecnológicas a serem integradas e aplicadas na arquitetura e no urbanismo;

 Colocar seus conhecimentos a serviço da sociedade, respeitando os direitos humanos e visando a preservação do ambiente natural e construído;

 Formar profissionais com pensamento crítico sobre a produção da cidade e do mundo na construção da cidadania;  Promover o ensino, a pesquisa e a extensão, integrados na formação de cidadãos preparados para o exercício profissional pleno na área da arquitetura e do urbanismo.

 Ter compromisso permanente com a manutenção da qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, 18

 Responder às demandas sociais.

 Formar profissionais capazes de propor e gerir políticas públicas na área de sua atuação e capazes de propor e construir uma arquitetura e uma cidade esteticamente qualificadas e comprometidas com as questões ambientais.

 Pautar-se por ações que primem pela responsabilidade social;

 Lutar por um espaço qualificado em suas escalas local, distrital, regional, metropolitana e nacional;

 Responder às suas especificidades e singularidades. Ficam assim definidas três matrizes de desenho curricular:

I. A da formação do artista, projetista e construtor comprometido com a sociedade;

II. A da formação do formulador, gestor e avaliador de políticas públicas urbanas e regionais;

III. A da formação do cidadão sensível e consciente da necessidade de utilização dos recursos naturais, humanos e culturais.

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