Projeto Pedagógico do Curso

Tratar da formação do licenciado é antes de tudo tratar da formação humana. Neste sentido, uma proposta pedagógica que se assenta em um projeto político- pedagógico deve ter em conta alguns aspectos que podem ser considerados essenciais, tais como:


a) Quem formar?
b) Como formar?


c) O que se pretende com a formação?
A resposta a estas três questões se soma à compreensão anteriormente expressa nos objetivos desse projeto político-pedagógico, a de que precisamos buscar uma formação socialmente referenciada e crítica para nossos estudantes, o que tem relação direta com a concepção de omnilateralidade, que pressupõe que a Educação é o
“desenvolvimento de potências ou potencialidades humanas preexistentes no homem, bastando apenas utilizá-las, colocá-las em ato (MARCASSA, 2004, s/p).


O Licenciado em Educação Física deverá ser formado para intervir pedagógica e cientificamente no ambiente escolar, com aprofundamento em conhecimentos de natureza técnica, pedagógica, filosófica, histórica e cultural.
O curso deverá, portanto, oferecer possibilidades para apropriação de conhecimentos por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitam ao licenciado a apropriação de concepções psicopedagógicos e investigativas estruturadas com base em uma atitude crítico-reflexiva diante da realidade sociocultural. Dentre as competências pedagógicas a serem desenvolvidas pelo curso, destacam-se as relacionadas com o domínio da articulação necessária entre as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais do ensino da Educação Física (ZABALA, 2010), a saber:


a) Compreensão do papel social da escola e da Educação Física, comprometidos com os valores inspiradores da sociedade democrática, estimulando a construção da subjetividade do estudante na perspectiva da educação para a cidadania no âmbito das ações escolares;
b) Domínio dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em
diferentes contextos, de sua articulação interdisciplinar/transdisciplinar e do
trato com a diversidade;
c) Domínio do conhecimento pedagógico, na perspectiva da compreensão (aprendizagem significativa), para sua operacionalização no ensino tratando dos conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais;
d) Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o perfeiçoamento da prática pedagógica;
e) Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.


Para exercer as funções relacionadas com a docência na área da Educação Física,o egresso deste curso de licenciatura deve demonstrar senso ético nas dimensões profissional e social, assim como assumir o compromisso político com a redução das desigualdades sociais e a construção de uma sociedade justa e solidária.

Deve ser um educador competente e se apropriar do necessário embasamento técnico-científico e prático, culto, pesquisador, capaz de construir seu próprio conhecimento, de servir à sociedade, de contribuir para o desenvolvimento social sustentável, de fortalecer os ideais de democracia e o respeito às desigualdades
ideológicas e políticas.


O licenciado, a partir de uma formação abrangente, deve possuir um consistente embasamento reflexivo e crítico, com ampla visão da história e das questões sociais brasileiras.
Deve ter condições de identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano e sua relação com as questões de ensino-aprendizagem, em uma perspectiva histórica, para efetivar propostas de atividades físicas e esportivas onde estejam presentes os princípios de transformação social e emancipação do ser humano.


Deve ser detentor de uma base sólida em conhecimentos técnico-científicos sobre o ser humano em suas dimensões biopsicosociológicas, que preserve uma ação educativa integradora sobre corpo, movimento, educação, esporte, saúde e lazer.


Deve ser portador de hábitos de estudos e consciente da necessidade de investimento em um processo de formação continuada, que vise a promover o intercâmbio e a socialização de ideias entre educadores, como um requisito para a melhoria da qualidade de ensino na escola brasileira.


Deve ser capaz de organizar, planejar, administrar e avaliar a sua prática pedagógica tendo como base o jogo, o esporte escolar, a ginástica, a dança e o lazer, tendo a sua atuação principal direcionada para o exercício da docência nos diversos níveis e modalidades de ensino que compõem a Educação Básica, a saber, em instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio, em uma perspectiva inclusiva, assim como com a Educação de Jovens e Adultos.


Será também, observada a recomendação de exigência de significativa carga de leitura por parte dos licenciados, considerando, inclusive, a recomendação da proposição de leitura contextualizada, que vise ao aprofundamento de estudos de assuntos relacionados com sua prática docente e com a realidade social observada nos contextos escolares.


O licenciado deve se comprometer com as seguintes ações:
a) Valorização do educador como sujeito capaz de participar e efetivar as transformações políticas e pedagógicas nas escolas em que atuarão;
b) Estímulo ao trabalho colaborativo e à construção de redes interconectadas de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento;
c) Inclusão digital a fim de qualificar-se para o uso das tecnologias de comunicação e informação e seus códigos/linguagens

Realizar a formação de professores de Educação Física para atuar em escolas de Educação Básica, por meio de uma concepção crítica e socialmente referenciada, que tenha em atenção a omnilateralidade, bem como por meio do desenvolvimento de ações pedagógicas de complementação e consolidação de conhecimentos relacionados com:


a) Cultura geral;
b) Cultura profissional;
c) Cultura escolar;
d) Conhecimentos de características físicas, emocionais, cognitivas e do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
e) Conhecimentos sobre a dimensão cultural, histórica, social e política da Educação e da Educação Física;
f) Conhecimentos pedagógicos sobre didáticas voltadas para conteúdos da Educação Física em articulação a diferentes perfis de alunos da Educação Básica;
g) Conhecimentos específicos da área de ensino e de aprendizagem, especialmente os aplicados à Educação Física.
h) Conhecimentos advindos da experiência de vida;


Desenvolver competências básicas do educar, a fim de que o professor de Educação Física seja:


a) Criativo no desenvolvimento de metodologias de ensino apropriadas às especificidades próprias dos alunos nos diversos níveis e modalidades de educação, inclusive, pressupondo neste âmbito, a interação social de pessoas com deficiência e de diferentes níveis de conhecimento, desenvolvimento e aprendizado;
b) Versátil no domínio de tecnologias de informação e de comunicação, aplicadas ao contexto de sua ação didática de forma a fortalecer as possibilidades da Educação Física enquanto disciplina curricular integrada ao
projeto pedagógico da escola contextualizada no século XXI;
c) Crítico ao refletir sobre as propostas educacionais aplicadas à corporeidade, de maneira a analisar os seus pressupostos teórico-metodológicos e transformá-los quando necessário;
d) Habilidoso para atuar de forma interdisciplinar em cooperação com outras áreas de produção do conhecimento humano.
e) Capaz de desenvolver um ensino centrado em situações-problemas e na elaboração e execução de projetos que possam ser aplicados em escolas e na comunidade em que se inserem;
f) Consciente de que o corpo é algo indivisível, de forma a superar o modelo tradicional dicotômico e contribuir para elaboração de propostas pedagógicas que levem em consideração que a corporeidade contextualizada na realidade social é fenômeno marcado pela complexidade;
g) Experiente no domínio de estratégias eficientes e adequadas de planejamento e avaliação da aprendizagem;
h) Pesquisador capaz de dedicar-se à dimensão investigativa associada ao seu próprio fazer pedagógico, por meio da problematização da ação educativa;
i) Capaz de reconhecer a escola como um local de produção de conhecimento, de pesquisa, de elaboração de projetos de extensão, e utilizar-se desse espaço para a construção de uma sociedade mais justa, contribuindo para a formação, na prática, da cidadania em nosso país;
j) Comprometido com valores indispensáveis à educação:


• Busca permanente do saber;
• Respeito à verdade;
• Respeito à dignidade e à integridade das pessoas;
• Compromisso de convivência com a diversidade;
• Investimento na capacidade das pessoas como agentes de transformação;
• Incentivo e apoio à criatividade e à inovação;
• Desenvolvimento de parcerias comprometidas;
• Melhoria contínua na busca da excelência;
• Exercício permanente da ética e da responsabilidade.

A metodologia escolhida para este curso vai levar em conta primeiramente, o contexto educativo, para então determinar como poderemos buscá-lo de forma eficaz.


A educação a distância que, paradoxalmente, impõe interlocução permanente e assim proximidade pelo diálogo, traz a possibilidade de uma adoção de tempo oposto à lógica do tempo da modernidade, em direção a um tempo da escola que permita, acompanhando Passos (1998:458), “a desconstituição da seriação, o que implicaria a dispensa de classificações, o fim do etapismo, da hierarquia, da pressuposta superioridade
intrínseca de um tempo único, que negando alteridades, se põe como o melhor"(in projeto Pedagógico da UFMT).


Para o desenvolvimento do Curso de Educação Física é necessário o estabelecimento de uma rede de comunicação que possibilite a ligação dos vários polos regionais onde será oferecido o curso. Para tanto, é imprescindível a organização de estrutura física, pedagógica e acadêmica no UnB, com a garantia de:


a) Manutenção de equipe multidisciplinar para orientação nas diferentes áreas do saber que compõem o curso;
b) Definição de coordenador geral do Curso, que apoiado pelos integrantes do Curso, vão se responsabilizar pelo acompanhamento do curso tanto administrativa como pedagogicamente;
c) Manutenção de núcleos tecnológicos na UnB e nos polos que deem suporte à rede comunicacional prevista para o curso;
d) Organização de um sistema comunicacional entre os diferentes polos e a coordenação do Curso;
e) Formação permanente da equipe de gestão do curso.

Por meio do Sistema de Acompanhamento cada estudante receberá retorno individualizado sobre o seu desempenho, que será disponibilizado no Moodle, bem como orientações e trocas de informações complementares relativas aos conteúdos abordados em exercícios desenvolvidos, principalmente aqueles que tenham sido respondidos de forma incorreta, propiciando-se novas elaborações e encaminhamentos de reavaliação. Por meio da tutoria é possível garantir o processo de interlocução necessário a qualquer projeto educativo. O sistema de comunicação será constituído pela ação integrada de diferentes profissionais, que buscam contribuir para o sucesso dos cursos a distância visando principalmente o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes nos cursos.


O sistema de comunicação é composto por professores com experiência em coordenação pedagógica, responsáveis pelo planejamento do desenho instrucional dos cursos e pela criação e implementação de meios que facilitem e estimulem a aprendizagem dos estudantes. Conta com uma equipe de professores pesquisadores, formado por profissionais das várias áreas, que são responsáveis:


a) Pelo acompanhamento dos processos didático-pedagógicos dos cursos
b) Pela formação de educandos para o estudo a distância;
c) Pelo desenvolvimento de pesquisa e produção científica na área de EaD.

Para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes o sistema de comunicação conta com Professores supervisor e tutores a distância. O Professor supervisor dos tutores - trabalha diretamente com os tutores auxiliando-os nas atividades de rotina. Disponibiliza o feedback sobre o desenvolvimento do curso, buscando proporcionar a reflexão em equipe sobre os processos pedagógicos e administrativos, e com isso, viabilizar novas estratégias de ensino-aprendizagem.


Os Tutores ocupam um papel importante no sistema de comunicação, atuam como um elo de ligação entre os estudantes e a instituição. Cumprem o papel de facilitadores da aprendizagem, esclarecendo dúvidas, reforçando a aprendizagem, coletando minformações sobre os estudantes para a equipe e principalmente na motivação. O acompanhamento ao estudante se dará em vários níveis, a saber:


a) Pelo Professor - supervisor
b) Pelos Tutores – a distância
c) Pelos Tutores – presenciais
d) Pela Supervisão do Curso
e) Pelo Coordenador de Polo
f) Pelo Coordenador do Curso


Os tutores serão escolhidos por processo seletivo, que terá como critérios para o candidato à função:


a) Graduado na área de conhecimento do conteúdo, ou áreas afins, com especialização, mestrado ou doutorado, e/ou ser estudante de pós-graduação regularmente matriculado em área do curso ou áreas afins;
b) Ter dedicação de carga horária compatível com seu contrato, incluindo possíveis atividades inerentes à tutoria fora do seu horário normal de trabalho;
c) Ter facilidade de comunicação;
d) Ter conhecimentos básicos de informática;
e) Participar de Cursos de Formação


Após a seleção, os candidatos devem participar do processo de formação que supõe a participação em um curso sobre EAD, a participação de grupos de estudo sobre o material didático do curso e questões relativas ao processo de orientação. Todos os tutores serão certificados ao final do Curso.


Juntamente com o professor-supervisor de conteúdo da Disciplina, cada equipe de tutores se responsabilizará pelo processo de acompanhamento da vida acadêmica dos alunos em todos os níveis. No que diz respeito à dimensão do acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, são funções do tutor:


a) Participar dos cursos e reuniões para aprofundamento teórico relativo aos conteúdos trabalhados nas diferentes áreas;
b) Realizar estudos sobre a educação a distância;
c) Conhecer e participar das discussões relativas à confecção e uso de material didático;
d) Auxiliar o aluno em seu processo de estudo; orientando-o individualmente ou em pequenos grupos;
e) Estimular o aluno a ampliar seu processo de leitura, extrapolando o material didático;
f) Auxiliar o aluno em sua auto avaliação;
g) Detectar problemas dos alunos, buscando encaminhamentos de solução;
h) Estimular o aluno em momentos de dificuldades para que não desista do curso;
i) Participar ativamente do processo de avaliação de aprendizagem;
j) Relacionar-se com os demais orientadores, na busca de contribuir para o processo de avaliação do curso.

A avaliação do currículo de Licenciatura em Educação Física e de sua implantação
deve ser realizada por meio da associação de várias abordagens, distribuídas de acordo
com a linha de tempo abaixo:

Primeiro semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)

Segundo semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação de egressos
c) Avaliação centrada nos objetivos
d) Avaliação centrada na administração

Terceiro semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação centrada nos empregadores
Quarto semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação de egressos
c) Avaliação centrada nos objetivos
d) Avaliação centrada na administração

Quinto semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)

Sexto semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação de egressos
c) Avaliação centrada nos objetivos
d) Avaliação centrada na administração

Sétimo semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação de egressos
c) Avaliação centrada nos objetivos
d) Avaliação centrada na administração

Oitavo semestre
a) Avaliação centrada nos participantes (docentes, discentes e técnicos)
b) Avaliação de egressos
c) Avaliação centrada nos objetivos
d) Avaliação centrada na administração
e) Avaliação centrada nos empregadores
f) Avaliação centrada nos especialistas

Semestralmente – avaliação centrada nos participantes: por meio de um seminário de
avaliação do currículo e das disciplinas com a participação conjunta dos professores e
estudantes (organizados por semestre e por área de conhecimentos), combinado com
estratégias específicas para cada um dos segmentos: estudantes, professores e técnicosadministrativos;
Anualmente – avaliação dos egressos: por meio de questionário que avalie o processo de
formação profissional e as características do mundo do trabalho;


Anualmente – avaliação centrada nos objetivos (definidos de forma coletiva a partir das
etapas anteriores, de forma a cruzar três eixos de objetivos: (1) da universidade; (2) da
realidade educacional e (3) dos estudantes e avaliação centrada na administração
(comparar as dimensões formativa e somativa da capacidade de lidar com: (a) contexto;
(b) planejamento, (c) processo e (d) produto.


Duas vezes ao longo do ciclo de formação – avaliação centrada nos empregadores: por
meio de um encontro com a participação de pessoas responsáveis pela contratação de
recursos humanos nos diversos espaços de atuação profissional do professor de Educação
Física;


De quatro em quatro anos – avaliação centrada em especialistas: por meio de
consultores externos que apresentem uma análise tomando por base padrões públicos de
excelência educacional, como os definidos, por exemplo, pelo INEP.

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