Projeto Pedagógico do Curso

A formação do bacharel em Educação Física está alicerçada no compromisso de assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, que subsidie uma intervenção acadêmico-profissional com foco na qualidade, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética dos graduados em Educação Física. A estrutura curricular está organizada de maneira a proporcionar-lhes o acesso tanto a conhecimentos especializados como a uma visão global da realidade na qual estão inseridos, tornando-os aptos a atenderem, de forma crítica e problematizadora, às exigências do mundo do trabalho. O curso pretende formar profissionais aptos para uma atuação autônoma e eficiente, alicerçada na prática da pesquisa e da indagação sistemática, que sejamdetentores de uma visão técnico-científica, com capacidade de liderança e de trabalho em equipe. A formação do profissional de Educação Física se insere, de acordo com a definição adotada pela CAPES-MEC para a pós-graduação, na área da Saúde, porém, é de suma importância que se compreenda o caráter multidisciplinar que possui, pois, além do conhecimento próprio da disciplina, o profissional dessa área deve utilizar-se de todos os conhecimentos produzidos no contexto das Ciências Biológicas, Humanas, Sociais, conhecimentos da Arte e da Filosofia.

Entendendo a concepção de habilidades e competências como uma concepção nuclear na orientação do projeto pedagógico de formação do graduado, faz-se necessário que se mobilize esses conhecimentos, transformando-os em ação. A visão de competência deve ser vista como a condição de refazer permanentemente a relação do homem com a sociedade e a natureza usando o conhecimento como instrumento inovador na perspectiva da emancipação do sujeito. Nesse sentido, a formação do graduado deverá ser concebida, planejada e avaliada visando à aquisição e o desenvolvimento das competências e habilidades elencadas a seguir:

I) Gerais: a) Incentivar atividades de enriquecimento cultural

b) Conhecer e saber utilizar os recursos das tecnologias de informação e comunicação

c) Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe d) Ser capaz de realizar a interdisciplinaridade no desenvolvimento da proposta curricular e) Ser capaz de gerenciar o próprio desenvolvimento profissional, mantendo-se atualizado e bem informado sobre sua área de atuação.

II) Didático-Pedagógicas:

a) Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem

b) Utilizar modos diferentes e flexíveis de organização do tempo, do espaço e do agrupamento de sujeitos;

c) Manejar diferentes estratégias de comunicação dos conhecimentos;

d) Identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática;

e) Gerir o grupo, a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os sujeitos;

f) Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade g) Levar em consideração as características dos sujeitos e do seu meio social

h) Colaborar com atividades de articulação da instituição em que trabalha com as famílias e a comunidade

i) Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem

j) Ser capaz de diagnosticar lacunas de aprendizagem e de avaliar não só o conhecimento, mas a capacidade de aplicá-lo na realização do que é proposto.

k) Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem

l) Estabelecer estratégias de recuperação da aprendizagem

m)Elaborar e executar projetos educacionais

n) Estar familiarizado com as características da instituição em que atua.

III) Éticas:

a) Assumir e saber lidar com a diversidade

b) Reconhecer e respeitar a diversidade combatendo todas as formas de discriminação

c) Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho

d) Pautar-se nos princípios éticos de dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade.

IV) De Pesquisa:

a) Desenvolver práticas investigativas e de pesquisa

b) Ser proficiente no uso da língua Portuguesa e dos conhecimentos matemáticos

V) Advindas da experiência:

a) Favorecer a construção da identidade e da autonomia dos sujeitos;

b) Favorecer o seu conhecimento do mundo;

c) Estimular a valorização do conhecimento, aos bens culturais e do trabalho;

d) Aprender e ter acesso autônomo ao conhecimento, aos bens culturais e ao trabalho;

e) Aprender a investigar, questionar e refletir; f) Adquirir confiança na própria capacidade de pensar e encontrar soluções; 

g) Aprender a respeitar diferentes pontos de vista e dialogar;

h) Aprender a comprometer-se e assumir responsabilidades;

i) Aprender a ler criticamente diferentes tipos de textos;

j) Aprender a utilizar diferentes recursos da tecnologia de informação e comunicação;

k) Aprender a expressar-se e comunicar-se em várias linguagens;

l) Aprender a enfrentar desafio

A implantação do Curso de Bacharelado em Educação Física da UnB não pressupõe a introdução de alterações estruturais na organização do curso, mas a criação de novas disciplinas de maneira a ampliar o leque de opções a ser oferecido aos estudantes. Na verdade, os cursos de Licenciatura e Bacharelado se complementam, embora mantenham a sua autonomia. Os dois cursos possuem em comum um tronco básico de disciplinas e o compromisso com uma metodologia de trabalho que visa articular ensino, pesquisa e extensão. A diferença reside no fato de que a licenciatura reforça as disciplinas mais diretamente ligadas à prática pedagógica na Educação Básica, enquanto que o Bacharelado, por sua vez, oferece formação em áreas que despontam como propícias à atuação do profissional de Educação Física em outros espaços sociais de trabalho fora da escola, tais como clubes, academias, parques, hotéis, hospitais, centros de saúde, centros de recreação e lazer, indústrias, empresas, dentre outros

A metodologia de ensino adotada para o curso em questão, qualifica-se como uma postura dialética frente ao conhecimento e à realidade, tendo em vista que durante todo o curso, buscar-se-á a unidade teoria/prática. Trata-se de uma visão que considera a multiplicidade de fatores e contradições que envolvem a sociedade e o processo de formação profissional e, nesse sentido, conhecer é construir relações e estabelecer interrelações na decodificação do objeto de estudo. A dialética entende o conhecimento como uma construção processual, inesgotável e complexa, que exige a interação entre professor/aluno na mediação com a realidade e os conhecimentos cientificamente produzidos, como bases para a elaboração de novos conhecimentos e, consequentemente, nova forma de ver a realidade. A efetivação dessa postura metodológica é uma construção cotidiana, dinâmica, conceitual e histórica. Pressupõe uma visão de conhecimento que ultrapassa a mera reprodução e assimilação, requerendo que professores e estudantes assumam a condição de sujeitos ativos da história.Ao longo do curso os estudantes terão oportunidade de serem avaliados de diferentes maneiras. Na elaboração do Plano de Curso de cada disciplina o docente deve fazer, em conjunto com os estudantes, uma reflexão crítica sobre os conhecimentos a serem desenvolvidos e as estratégias de avaliação mais adequadas de acordo com os objetivos do curso.

Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app42_Prod.sigaa36