Projeto Pedagógico do Curso

Em conformidade com o PPC, o curso de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília busca formar o profissional enfermeiro com postura transformadora em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país.
O enfermeiro graduado pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, segundo RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001, artigo 3º. é um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar com senso de responsabilidade social e como promotor da saúde integral do ser humano nas diversas fases do ciclo vital, assegurando a integralidade, qualidade e humanização da atenção à saúde, pautadas nos fundamentos éticos que norteiam a profissão; é capaz de desenvolver ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde.
Informações não sistematizadas permitem afirmar que, de maneira geral os egressos do Curso de Enfermagem estão na faixa etária de 21 a 25 anos, com tempo de permanência media no curso de 10 semestres. Quanto a inserção no mercado de trabalho, os egressos do nosso curso tem ocupado cargos de destaque na assistência, no ensino, na pesquisa, no planejamento e na gestão da saúde. Estão presentes nas diferentes unidades da rede saúde do SES/DF (chefias de unidades, direção, coordenadores em unidades assistenciais, etc.); bem como em órgãos do poder federal (Ministérios, ANVISA, Câmara, Tribunais Federais, Senado) e distrital (Tribunal de justiça eleitoral, câmara de deputados e outros). Atuam nas diferentes entidades da categoria profissional tais como: Conselho Regional de Enfermagem, Associação Brasileira de enfermagem, associações e sociedades de enfermeiros especialistas e outros. Também atuam na área de ensino em diferentes níveis assumindo coordenação de faculdades particulares e de ensino médio. Vale destacar que, em processos seletivos para ingresso em diferentes setores da rede privada de saúde, nossos egressos alcançam resultados de excelência, sendo elogiados e muito bem recebidos pela sua postura, visão crítica e competência técnica.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento

O modelo de avaliação do ensino de graduação está em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes. As variáveis competentes dos indicadores de desempenho institucional, para o modelo completo de avaliação do ensino de graduação compreendem: ambiente (contexto, demanda, condições de acesso, perfil dos envolvidos: discentes, docentes e demais atores), procedimentos e processos (condições de ensino, atividades, projetos, intercâmbios), infraestrutura (obras, espaços físicos, equipamentos), resultados e impactos imediatos das atividades de ensino sobre a sociedade. Além dos mecanismos institucionais gerais de monitoramento e avaliação, o colegiado do Curso de Enfermagem, assim como o NDE, monitora constantemente o Projeto Pedagógico do Curso.
O curso de Enfermagem da Faculdade de Saúde do Campus Universitário Darcy Ribeiro, mantém de maneira exemplar o acompanhamento dos processos avaliativos de seu Projeto Pedagógico de Curso, por meio de:
- Reuniões de planejamento e avaliação entre os docentes do Departamento de Enfermagem;

- Reuniões do Colegiado do departamento e da Faculdade de Saúde com representação discente;

- Atuação do Núcleo Docente Estruturante nessas duas instâncias.

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade de Brasília segue recomendação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) no que diz respeito ao envolvimento docente no processo de concepção e implementação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação e com vistas ao seu desenvolvimento permanente.
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Enfermagem da UnB é formado por um grupo de docentes do Curso com a atribuição acadêmica de acompanhar o processo de concepção, consolidação e contínua avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso. Entre suas atribuições destacam-se:
a) contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
b) zelar pela integração curricular entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
c) indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso; d) zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares nacionais para os cursos de graduação.

O processo continuado de avaliação da qualidade do Curso de Enfermagem, incluindo a adequação de seu projeto pedagógico, considera múltiplas dimensões: por exemplo, as condições infra estruturais, a adequação do currículo ao perfil dos egressos e sua inserção profissional, a adequação dos procedimentos e processos de ensino-aprendizado e dos conteúdos disciplinares aos objetivos que orientaram a formulação da estrutura curricular proposta, a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão etc.
Os instrumentos principais desse processo incluem o exame das avaliações dos discentes ao final de cada semestre letivo, que contempla diversos aspectos do desempenho do professor (utilização adequada de recursos pedagógicos, atendimento aos alunos, estratégias e conteúdos didáticos), do programa da disciplina (adequação dos objetivos, conteúdo e bibliografia, relevância para formação profissional e acadêmica, integração com outras disciplinas), e do suporte oferecido pela universidade e departamento (instalações, atendimento, apoio para trabalhos de campo, biblioteca); o acompanhamento da atividade de pesquisa e produção discente (programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso); o acompanhamento dos egressos na carreira profissional e na carreira acadêmica (pós-graduação). Os instrumentos de avaliação seguem as recomendações do Decanato de Ensino de Graduação. Os professores recebem os resultados referentes à avaliação de cada período, além das estatísticas globais (unidade e universidade), e, de forma combinada com sua auto-avaliação promovem a atualização de seus Planos de Ensino, eventualmente reforçando aspectos considerados positivos pelos estudantes e/ou revendo aqueles que tenham sido considerados negativos.
Tais resultados avaliativos também são utilizados como ferramentas para informar o bom andamento da implementação do PPC, além de também compor o relatório anual da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Destaca-se que o curso de Enfermagem também passou por Visita de Acreditação Arcu-Sul, obtendo o selo de Acreditação em todos os países da América Latina. Em 2015, no Guia do Estudante, o curso de Enfermagem obteve o conceito de curso cinco (5) estrelas.

 
Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app18_Prod.sigaa12