Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Odontologia da UnB, acompanhando do que dispõem as DCNs para Odontologia propõe a formação de um cirurgião dentista, generalista, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com ênfase na promoção de saúde, perceber e tratar o ser humano de forma integral e humanitária, buscando a inclusão social, sem discriminação e garantindo-lhe os princípios de cidadania, crítico, reflexivo e compreender as realidades sociais, culturais e econômicas de seu meio e transformá-lo em benefício da sociedade, buscar e incorporar novos conhecimentos para atuar com rigor técnico e científico, basear suas ações em princípios éticos, legais, cristãos e de cidadania. Especificamente, deve desenvolver habilidades e competências para colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico, identificar as afecções bucomaxilofaciais prevalentes, desenvolver raciocínio lógico e análise crítica na conduta clínica, propor e executar planos de tratamento adequados, realizar a promoção e manutenção da saúde, comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral dentro de preceitos ético-legais, trabalhar em equipes interdisciplinares, atuar como agente de promoção de saúde, planejar e administrar serviços de saúde coletiva, acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

O profissional formado pelo Curso de Odontologia da UnB, deverá desenvolver as seguintes habilidades e competências gerais: 1. Atenção à Saúde: a. Considerando o ser humano integralmente, buscando a resolução de problemas de saúde; b. Considerando a odontologia e a saúde bucal como parte integrante da saúde; c. Criando uma mentalidade preventiva (individual e coletiva) baseada em métodos de promoção e proteção à saúde; d. Analisando, planejando, executando em nível individual e coletivo ações em todos os níveis de atenção à saúde com rigor técnico e científico; e. Integrando os programas da realidade social. 2. Tomada de Decisão: a. Decidindo em todos os níveis de responsabilidade, habituando-se à sistematização de procedimentos (grau de prioridade e hierarquização); b. Fundamentando as decisões no nível de capacidade de atuação (habilidades e competências); c. Usando apropriadamente a força de trabalho, medicamento, equipamentos, procedimentos e práticas, considerando a eficácia e o custo-efetividade;

d. Avaliando, sistematizando e decidindo as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; e. Produzindo modelos e instrumentos de avaliação e analisar criticamente os resultados para tomada de decisões; f. Decidindo mais rápido (agilização das decisões). 3. Comunicação: a. Falando, lendo e escrevendo corretamente a língua portuguesa; b. Lendo em inglês; c. Reconhecendo e utilizar recursos básicos de Tecnologia da Informação; d. Sabendo reconhecer e buscar compreender formas de comunicação alternativas não verbais e não escritas. 4. Liderança: a. Compreendendo e/ou propondo políticas de trabalho para o bem-estar da sociedade; b. Assumindo liderança em equipe multidisciplinar, conforme a necessidade e a capacitação, tendo em vista o bem-estar da sociedade. 5. Administração e Gerenciamento: a. Sendo capaz de administrar e gerenciar de forma efetiva e eficaz as informações, pessoal, recursos físicos e materiais; b. Conhecendo e saber utilizar recursos de propaganda e marketing. 6. Educação continuada: a. Tendo consciência da necessidade de continuar o aprendizado de formação básica e inovações, voltado para a realidade social; b. Aprendendo a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação, da comunidade de das futuras gerações de profissionais.

O curso de Odontologia dispõe para o processo ensino/atividade de amplo parque de infraestrutura que permite a adoção de diversas modalidades de práticas educacionais. Desde estruturas mais tradicionais compostas por salas de aula com quadros negros e/ou magnéticos e sistema de projeção multimídia a salas digitais municiadas com computadores que permitem ampla pesquisa virtual. Os laboratórios de áreas básicas permitem a vivência dos ensaios apresentados em sala de aula e tornam a observação dos eventos ligados mais relacionados à realidade cotidiana. Há os laboratórios de práticas pré-clínica que permitem um ensino simulado dos procedimentos odontológicos a serem realizados nos pacientes. E as clínicas odontológicas onde o aluno vivencia na prática todo a aprendizagem acumulada ao longo de sua formação acadêmica. Dessa forma, tem-se como metodologia principal, desde o início do seu Projeto Pedagógico atual, em 2010, buscar a inclusão de metodologias ativas, centradas no aluno, como forma de aprimorar o processo de ensino/aprendizagem. Desta forma, pretende-se fomentar o desenvolvimento de habilidades para os estudos dirigidos, a avaliação crítica das intervenções de saúde e a resolução de problemas, articulando as dimensões individuais e coletivas inseridas no contexto, possibilitando a construção de competências, entendida nesta perspectiva, como um conjunto de saberes (conhecimentos), saber fazer (práticas), saber ser (atitudes), saber agir (mobilização de todos os aspectos para um fazer mais adequado), junto às capacidades e habilidades, desenvolvidas por meio da integração do trabalho e educação. O Projeto Pedagógico prevê a adoção de metodologias fundamentadas na pedagogia interativa/construtivista, incluindo a Aprendizagem Baseada em Problemas. A nova grade curricular possui perfil integrador, já adaptado à mudança de metodologia pretendida. Metodologias ativas e emancipadoras, que tem como eixo principal a construção das competências e habilidades, valorizando o significado da experiência do aluno e a sua individualidade. Entretanto, uma mudança de metodologia em um curso com décadas de história, precisa ser feita progressivamente. O principal elemento para a implantação de uma nova metodologia é o professor, que precisa estar sensibilizado da necessidade de mudança, motivado e capacitado. Embora, a metodologia mais prevalente no curso, no ensino teórico, ainda seja metodologia tradicional, com aulas expositivas existe um forte trabalho da Coordenação de Graduação e da Administração da Faculdade de Saúde para melhor capacitação e estímulo para ampliar sua prática: aulas expositivas dialogadas, seminários, mesas redondas. Tradicional no ensino à distância, a Universidade dispõe de repositórios de ensino, em especial a base aprender.unb.br onde o estudante pode acompanhar e dialogar com os responsáveis pelas disciplinas por meio de comunicação digital. Além disso o investimento institucional em material didático eletrônico tem tornada a acessibilidade à informação cada vez mais eficiente. Todos os alunos de graduação podem desde o primeiro semestre acessar o portal de periódicos CAPES além de outras diversas bases de dados que oferecem um espectro de material didático altamente variados. Dessa maneira, os alunos são instigados a trabalhar desde o início de suas vidas acadêmicas com metodologias variadas alcançando condições mais consistentes de obtenção do conhecimento, tornando-os mais críticos em relação à sua formação e ao conteúdo específico do seu curso. O aprendizado clínico obtido nos Estágios Clínicos, onde os alunos têm contato com a comunidade a partir do primeiro semestre de curso e de forma integrada, possui ao longo de toda vivência acadêmica a oportunidade de prevenir, diagnosticar, intervir e planejar os procedimentos necessários seja de perfil coletivo com ações preventivas e instrucionais aos pacientes, seja de perfil individual. Para intervenção, os alunos recebem os pacientes, previamente triados, de acordo com o grau de maturidade e complexidade em que se encontram no curso. Como já mencionado, os alunos de Odontologia da UnB sempre são estimulados a buscar outras formas metodológicas de aprendizado e crescimento acadêmico por meio de projetos de pesquisa e de extensão onde a metodologia baseada na evidenciação clínica se apresenta de maneira mais clara, permitindo ainda nos bancos acadêmicos uma percepção objetiva do conhecimento obtido.

O curso de Odontologia possui um amplo sistema de avaliação do processo de Ensino/ aprendizagem do seu corpo discente. Nas atividades teóricas os métodos consistem e provas escritas dissertativas e/ou objetivas (múltipla escolha, asserção/razão, certas ou erradas), seminários, trabalhos em grupo e individuais, dinâmicas de discussão dialogadas utilizando tanto ferramentas analógicas quanto digitais. A transparência do processo avaliativo é reforçada pela Instrução normativa do Departamento de Odontologia n. 001/2015, de 27 de fevereiro de 2015 que estabelece as Normas internas para Revisão de Provas e Trabalhos escritos das disciplinas de graduação do curso de Odontologia. Nas atividades práticas as avaliações são divididas em dois grupos. Laboratoriais, onde se analisa o desempenho do estudante quanto as suas habilidades e competências adquiridas ao longo da disciplina onde são valorizados os princípios de convivência em grupo, disciplina, respeito às normas de biossegurança além do domínio técnico científico do procedimento avaliado. Na clínica além dos parâmetros verificados no laboratório, observa-se o comportamento ético e humanista do aluno frente ao paciente, seus colegas e demais atores envolvidos na atividade. O rigor quanto à qualidade técnica dos procedimentos torna-se essencial para a qualificação do profissional de saúde. Adicionalmente aos procedimentos, seminários clínicos e grupos de discussão são estabelecidos em várias disciplinas para melhoria do desempenho do aluno e melhor identificação de suas fragilidades. Nas disciplinas de Clínica odontológica e Estágio Supervisionado foram implementados os Conselhos de Avaliação de desempenho que se reúnem, no mínimo três vezes ao semestre, para análise individual do desempenho do aluno. Esses Conselhos avaliativos têm possibilitado a identificação precoce de algumas fragilidades oportunizando ao estudante uma modificação na sua conduta e produtividade reduzindo sensivelmente o índice de reprovação. Quanto a aferição do desempenho do aluno, as disciplinas normalmente adotam o parâmetro de pontuação de 0 a 10 nas diversas modalidades de avaliação e, acompanhando o sistema de menções atribuídas ao rendimento acadêmico do aluno, adotado tradicionalmente pela Universidade de Brasília, os valores numéricos são transformados em médias correspondentes nos seguintes patamares SS (superior) 9,0 a 10; MS (médio superior) 7,0 a 8,9; MM (médio) 5,0 a 6,9; MI (médio inferior) 3,0 a 4,9; II (inferior) 0,1 a 2,9; e, SR (sem rendimento) zero. Como critério de aprovação É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM e que tiver a frequência mínima exigida em cada disciplina em que estiver regularmente matriculado.

Considerando tratar-se de um curso presencial, com forte desenvolvimento de atividades práticas, o estudante é obrigado a frequentar, no mínimo, 75% das aulas de cada disciplina em que estiver regularmente matriculado. Não é permitido o abono de faltas. A frequência inferior a 75% ocasiona a reprovação na disciplina com menção final SR. O registro e acompanhamento dos alunos é feito de maneira individual e a UnB não permite o expediente do aluno ouvinte no seu ensino de Graduação. Essa condição é bastante enfatizada pela Coordenação de curso, em especial, para as disciplinas clínicas onde há o envolvimento ético/legal de atendimento de pacientes. Há, na Universidade de Brasília, a possibilidade de exercícios domiciliares para alguns casos excepcionais. No entanto, tal expediente acompanhando a legislação vigente se destina aos casos de a) gestantes, durante o período de três meses, iniciado a partir do 8o mês de gravidez; b) portadores de afecções indicadas no Decreto-lei n. 1.044/69. O reconhecimento desse direito, por parte da UnB, não exime o estudante do dever discente de dedicação aos seus estudos com o maior zelo possível. Importante destacar, que essa modalidade não se aplica para as atividades clínicas e/ou laboratoriais, situação nas quais o aluno poderá trancar a disciplina (suspender sua participação) durante o período de excepcionalidade, sem nenhum prejuízo acadêmico adicional.

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