Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Engenharia Mecatrônica segue as DCNs do Curso de Graduação em Engenharia. O egresso do curso deve, entre outras, dispor das seguintes características: I. ter visão holística e humanista, ser crítico, reexivo, criativo, cooperativo, ético e com forte formação técnica; II. estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; III. ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; IV. adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; V. considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; VI. atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

O curso busca também desenvolver competências gerais, de modo que o egresso possa: I. formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto; II. analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação; III. conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos; IV. implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia; V. comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica; VI. trabalhar e liderar equipes multidisciplinares; VII. conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão; VIII. aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. Por fim, são agregadas as competências específicas de acordo com a habilitação na área de Controle e Automação, de modo que o egresso possa atuar em: I. controle de processos; II. sistemas industriais; III. instrumentação; IV. matemática discreta para automação; V. informática industrial; VI. administração de sistemas de produção; VII. integração e avaliação de sistemas.

Em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da Universidade de Brasília, a metodologia do curso de Engenharia Mecatrônica se baseia em princípios que promovem a observação e reexão da realidade, aprofundando a articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para a integralização das atividades acadêmicas por meio da oferta de componentes curriculares obrigatórios com conteúdos técnico-científicos e práticos muitas vezes entrelaçados. O currículo busca não apenas um forte embasamento teórico, como também proporcionar situações e problemas práticos interdisciplinares para aplicação do conhecimento adquirido. Os alunos trabalham de forma individual ou conjunta, conhecendo e aprendendo a utilizar diversos equipamentos. O estágio obrigatório proporciona contato direto com a indústria, preparando o aluno para o mercado de trabalho.

A estrutura curricular do curso de Engenharia Mecatrônica, prevê também componentes curriculares optativos, o que permite ao aluno flexibilidade em sua formação. O aluno é incentivado a participar de atividades extracurriculares como: projetos de pesquisa, iniciação científica, atividades complementares, eventos técnicoscientíficos, visitas técnicas e empresas juniores. Essas também permitem a aplicação dos conhecimentos de maneira transversal e interdisciplinar, melhorando sua formação e sua capacidade de lidar com a diversidade dentro e fora da Universidade.

Avaliação do Aprendizado

A avaliação da aprendizagem, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, tem como objetivo verificar a assimilação de conteúdos pelos discentes. A avaliação é específica para cada componente curricular, conforme definido no respectivo plano de ensino. 

A seguir são apresentadas as formas mais comuns utilizadas ao longo do curso para avaliar as competências e habilidades gerais esperadas para o egresso, listadas nas DCNs do Curso de Graduação em Engenharia.


Competências e habilidades // Atividades relacionadas

- Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto. // Análise de situações-problema e estudos de caso explorados em componentes curriculares de projetos integradores e de projeto final de curso; Estágio e atividades de extensão, que colocam o aluno em contato com problemas problemas de empresas, clientes e da sociedade como um todo.

- Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação. // Provas e trabalhos de componentes curriculares de conteúdo básico, além de experimentos e simulações desenvolvidas em laboratórios.

- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. // Provas, trabalhos e experimentos em laboratório de componentes curriculares relacionados à análise e ao projeto de sistemas de engenharia; Estudos de caso e de situações-problema encontrados em componentes curriculares de projetos integradores e de projeto final de curso.

- Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia. // Projetos práticos desenvolvidos em componentes curriculares de projetos integradores, de projeto final de curso e de estágio curricular; Projetos práticos devolvidos em atividades de extensão, como em empresas júniores.

- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica. // Relatórios de experimentos de laboratório e de projetos desenvolvidos em diversos componentes curriculares ao longo do curso; Apresentação oral em seminários dos resultados obtidos nos projetos desenvolvidos em diversos componentes curriculares.

- Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. // Trabalhos em grupo em componentes curriculares que têm alunos de cursos diversos, inclusive trabalhos desenvolvidos em atividades de extensão; Atividades desenvolvidas em equipe no estágio curricular obrigatório.

- Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. // Tópicos abordados nos componentes curriculares Introdução à Engenharia Mecatrônica e Impactos Sociais da Tecnologia, além de componentes de laboratório e de projetos integradores.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. // Trabalhos desenvolvidos em componentes curriculares relacionados a projetos integradores, projeto nal de curso, além de atividades de iniciação científica e algumas atividades de extensão relacionadas à formação continuada.

A adoção de diferentes instrumentos avaliativos é justificado pelo fato de que, raramente, um deles é capaz de avaliar todos os componentes e todos os indicadores de uma determinada competência. Alguns instrumentos 32 conseguem inferir melhor a dimensão do conhecimento enquanto outros podem ser usados para avaliação de habilidades ou atitudes, conforme a relação a seguir.

 

Instrumento avaliativo // Competência avaliada

- Provas dissertativas e exercícios // Reconhecer, analisar e resolver problemas de Engenharia; Capacidade de comunicação na forma escrita e gráfica.

- Projetos integradores // Desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias; Adoção de perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares; Trabalho em equipe Seminários e apresentações orais Capacidade de comunicação oral e de trabalho em equipe.

- Análise de situações-problema // Reflexão, criatividade; Adoção de perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares; Consideração de aspectos econômicos, ambientais, sociais, dentre outros.

- Estudos de caso // Análise e compreensão de fenômenos físicos por meio de modelos; Análise de sistemas, produtos, componentes ou processos.

- Atividades práticas, como de estágio e de extensão // Capacidades de trabalho em equipe, de reflexão e de crítica e ética do futuro engenheiro; Consideração de aspectos econômicos, sociais, ambientais e de segurança no trabalho.


Procedimentos de Avaliação dos Processos de Ensino-Aprendizagem

A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem nos componentes curriculares do curso é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo por objetivo: 

• diagnosticar e registrar os progressos do aluno e suas dificuldades; 

• possibilitar que os alunos autoavaliem sua aprendizagem; 

• orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades; 

• orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares. 

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem envolve a análise do conhecimento e das técnicas específicas adquiridas pelo aluno e também dos aspectos formativos, através da observação de suas atitudes referentes à presença nas aulas, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que assume o cumprimento de seu papel. Na avaliação do aproveitamento nos componentes curriculares do curso, normalmente são utilizados dois ou mais instrumentos. 

As atividades acadêmicas dos alunos nos diversos componentes curriculares do curso são avaliadas de acordo com o que estabelece o Regimento Geral da Universidade de Brasília. No início de cada semestre letivo, cada docente distribui o Plano de Ensino da disciplina, informando os instrumentos avaliativos e os critérios de avaliação específicos. Ao final do semestre, a nota obtida pelo aluno na disciplina é convertida em uma menção de acordo com o quadro a seguir. 

Respectivamente: Menção SR // II // MI // MM // MS // SS  > Nota 0,0 // 0,1 a 2,9 // 3,0 a 4,9 // 5,0 a 6,9 // 7,0 a 8,9 // 9,0 a 10,0.

É aprovado o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM e frequência mínima de 75% das atividades curriculares. No caso dos componentes curriculares específicos de acompanhamento de Projeto Final de Curso e de estágio curricular obrigatório, a avaliação é descrita em regulamento próprio – Apêndice C e Apêndice D, respectivamente. 

 

Processo de Avaliação do Curso

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída pela Lei Nº 10.861/2004, é a comissão responsável por coordenar os processos de avaliação interna das Instituições de Ensino Superior e pelo fornecimento de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A CPA da Universidade de Brasília foi instituída pela resolução do Conselho Universitário (Consuni) Nº 31/2013, e atua de forma autônoma em relação aos órgãos da instituição. Anualmente, a CPA elabora o Relatório de Autoavaliação Institucional, com ações voltadas a avaliar os eixos e dimensões conforme instrumento de avaliação institucional externa utilizado pelo Inep.

Os institutos, faculdades e departamentos da UnB recebem relatórios com resultados das pesquisas socioeconômicas relativas aos estudantes, evasão, avaliação das disciplinas e dos docentes feitas pelos discentes, entre outros. Tais informações são importantes para o acompanhamento e diagnóstico do curso dentro de um processo permanente de avaliação. Além disso, ao final de cada semestre letivo é realizada, junto aos alunos, a avaliação das disciplinas cursadas e dos professores que as ministraram. Alguns dos aspectos avaliados pelos alunos são: programa da disciplina, desempenho do professor, autoavaliação do aluno e satisfação com a disciplina e com o suporte à execução da disciplina. Esses dados coletados são tratados estatisticamente e depois enviados aos departamentos na forma de relatórios individuais por disciplina.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A inscrição é obrigatória para estudantes concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. O histórico das avaliações do curso de Engenharia Mecatrônica da UnB nesse sistema é dado no quadro a seguir. 

Respectivamente: Ano // Conceito Preliminar de Curso // Conceito Enade // Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado  >  2019 // 4 // 4 // 3 ; 2017 // 4 // 4 // 3; 2014 // 4 // 5 // 4.

 

Ações Decorrentes do Processo de Avaliação

O Núcleo Docente Estruturante do curso utiliza os relatórios da CPA e da avaliação semestral discente para efetuar avaliações periódicas e propor ações buscando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no âmbito do curso. Utilizou, também, as informações decorrentes do processo de avaliação de estágio obrigatório para identificar os conhecimentos em demanda no mercado, que influenciaram a reformulação curricular. 

O NDE utiliza ainda os relatórios da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação em relação à realidade brasileira. Na avaliação Enade 201915, os alunos do curso que participaram tiveram bom desempenho. A nota média dos concluintes do curso, como Resultado Geral foi 50,9, superior às da Região (44,6) e Nacional (39,6). O mesmo se repetiu para a avaliação da Formação Geral, com média 52,2, acima das médias da Região (47,8) e Nacional (45,1); e para o Conhecimento Específico, com média 50,5, superior às da Região (43,6) e Nacional (37,8). Esses resultados, associados à análise dos tópicos avaliados nas provas, auxiliaram o NDE em sua análise da reforma curricular. 

Entretanto, a avaliação do Enade referente a ambientes, equipamentos e materiais disponíveis para as aulas práticas não tem sido favorável nas últimas edições. Ciente do contexto, o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica participou do Edital DEG Nº 10/201716, para apoio à compra de equipamentos para laboratórios didáticos necessários ao desenvolvimento do Projeto Pedagógico dos Cursos de graduação, sendo contemplado com 29 computadores, que vêm sendo utilizados no Laboratório de Informática do Departamento de Ciência da Computação em aulas práticas dos alunos do curso.

Outras questões recorrentes em processos de avaliação do curso pelo MEC se referem ao espaço para a coordenação, que era inexistente, e ao quadro administrativo, que era composto apenas pelo coordenador. O Memorando Nº 080/2015 da Direção da FT encaminhou um servidor para compor o quadro de apoio administrativo do curso, melhorando significativamente a organização administrativa e acadêmica do curso. Em 2018, em função da criação de novos espaços para as atividades da Faculdade de Tecnologia, foi confirmada a disponibilização de um espaço físico fixo na Direção da Faculdade de Tecnologia para coordenador e servidor técnico administrativo, bem como o arquivo documental. A reforma para adequação do espaço físico para receber a secretaria do curso foi autorizada e iniciada em 2022.


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