Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, diurno, tem como objetivo geral formar engenheiros com sólido preparo científico e tecnológico na área de engenharia ambiental,  podendo esse profissional obter atribuições específicas do campo de atuação profissional da  engenharia sanitária a depender do elenco de disciplinas optativas cursadas. Importante  mencionar que o curso em questão é um curso, com formação mais abrangente que os cursos  tradicionais de engenharia, porém com os elementos básicos que caracterizam um curso de engenharia: forte base em física e matemática. Para que o profissional egresso possa atuar plenamente no campo da engenharia ambiental, o  projeto do curso prevê que o aluno gregue: - sólidos conhecimentos das ciências básicas, entendidas como ferramentas essenciais para  o entendimento e a aplicação da ciência e tecnologia de controle ambiental, dentro de um  caráter multidisciplinar;  - entendimento da estrutura e do comportamento dos componentes do meio ambiente (água, solo e ar), que possibilitem a avaliação, diagnóstico e modelagem do meio.  - sólidos conhecimentos da tecnologia de monitoramento e controle ambiental, permitindo  a realização de estudos e projetos de equipamentos, instalações e sistemas de controle da poluição da água, do solo e do ar e de implementação de infra-estrutura sanitária. - entendimento dos instrumentos e técnicas de gestão ambiental, permitindo a aplicação  dessas técnicas no escopo do desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade. Deve-se destacar que o presente projeto propõe um importante diferencial com relação à maioria  dos cursos de Engenharia Ambiental do Brasil. Na maioria dos cursos predomina o enfoque da  Gestão Ambiental, sem dúvida importante, mas que não dota o egresso de base técnica e tecnológica para efetivamente aprender a projetar sistemas de controle ambiental, modelar e  analisar sistemas ambientais. Nesse sentido o curso alia uma forte tendência tecnológica a  fundamentos sólidos de gestão ambiental. O profissional egresso do curso de Engenharia Ambiental da UnB será um engenheiro em toda a sua ampla acepção, com capacidade de gestão  fundamentada na sua formação tecnológica.

O egresso do Curso de Engenharia Ambiental da UnB deve ser capaz de atuar profissionalmente, de modo individual ou em equipe, das seguintes formas:  - elaborar levantamentos e diagnósticos ambientais, caracterizando os compartimentos  água, solo e ar; - estruturar programas de monitoramento ambiental, com aquisição de dados e sua  apresentação e interpretação;  - elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental de locais submetidos a interferências;  - desenvolver, utilizar e interpretar modelos matemáticos de representação do  comportamento dos compartimentos água, ar e solo sujeitos a poluição, degradação,  interferência e impactos ambientais; - elaborar relatórios de concepção, com proposição de alternativas de controle ambiental; - elaborar levantamentos em empreendimentos e atividades poluidoras e propor instrumentos de gestão, apontando possibilidades e meios de minimização da geração de  resíduos e da utilização de recursos; - elaborar projetos dos itens de processo relativos a instalações e sistemas de controle  ambiental, tais como estações de tratamento de águas residuárias, aterros de resíduos 5sólidos e equipamentos de controle da emissão de poluentes gasosos;  - conceber e elaborar projetos de sistemas de infraestrutura de saneamento, tais como sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, sistemas de manejo  de águas pluvial e sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos;  - operar sistemas e instalações de saneamento e controle ambiental, dentro de suas atribuições; - participar em trabalhos de gestão ambiental, gestão de recursos hídricos e gestão de saneamento. O profissional a ser formado no Curso de Engenharia Ambiental deve ser detentor de, entre  outros: - conhecimentos sólidos das ciências fundamentais de base para a engenharia e das  tecnologias de controle ambiental;  - capacidade de diálogo técnico-científico, com profissionais que tradicionalmente atuam  na área ambiental, como a geografia, a geologia, a biologia, a economia, ciências humanas,  ciências agrárias e ciências da saúde, e também com movimentos sociais que atuam na  temática ambiental;  - capacidade de atuar em equipes interdisciplinares;  - capacidade de expressão oral e escrita; - conhecimento dos fundamentos da metodologia científica;  - conhecimento de recursos de informática e modelagem matemática;  - visão crítica da atuação social e política da engenharia; - visão crítica da política ambiental e dos instrumentos de gestão ambiental  Finalmente é importante mencionar que a temática do meio ambiente está incorporada em vários  cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília, seja por meio de disciplinas  específicas, de projetos de pesquisa ou de atividades de extensão, refletindo a importância desse  tema na formação de qualquer egresso da UnB. De fato, a temática ambiental não deve ser propriedade de uma formação profissional e comporta  várias abordagens. Na UnB, no âmbito do Reuni, além do Curso de Engenharia Ambiental,  foram criados também o curso de Ciências Ambientais (Campus Darcy Ribeiro, noturno) e de  Gestão Ambiental (Campus de Planaltina, diurno), todos com perfis profissionais distintos e  complementares, para efetivamente contribuir para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Brasil.

O egresso do Curso de Engenharia Ambiental da UnB deve ser capaz de atuar profissionalmente, de modo individual ou em equipe, das seguintes formas:  - elaborar levantamentos e diagnósticos ambientais, caracterizando os compartimentos  água, solo e ar; - estruturar programas de monitoramento ambiental, com aquisição de dados e sua  apresentação e interpretação;  - elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental de locais submetidos a interferências;  - desenvolver, utilizar e interpretar modelos matemáticos de representação do  comportamento dos compartimentos água, ar e solo sujeitos a poluição, degradação,  interferência e impactos ambientais; - elaborar relatórios de concepção, com proposição de alternativas de controle ambiental; - elaborar levantamentos em empreendimentos e atividades poluidoras e propor instrumentos de gestão, apontando possibilidades e meios de minimização da geração de  resíduos e da utilização de recursos; - elaborar projetos dos itens de processo relativos a instalações e sistemas de controle  ambiental, tais como estações de tratamento de águas residuárias, aterros de resíduos 5sólidos e equipamentos de controle da emissão de poluentes gasosos;  - conceber e elaborar projetos de sistemas de infraestrutura de saneamento, tais como sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, sistemas de manejo  de águas pluvial e sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos;  - operar sistemas e instalações de saneamento e controle ambiental, dentro de suas atribuições; - participar em trabalhos de gestão ambiental, gestão de recursos hídricos e gestão de saneamento. O profissional a ser formado no Curso de Engenharia Ambiental deve ser detentor de, entre  outros: - conhecimentos sólidos das ciências fundamentais de base para a engenharia e das  tecnologias de controle ambiental;  - capacidade de diálogo técnico-científico, com profissionais que tradicionalmente atuam  na área ambiental, como a geografia, a geologia, a biologia, a economia, ciências humanas,  ciências agrárias e ciências da saúde, e também com movimentos sociais que atuam na  temática ambiental;  - capacidade de atuar em equipes interdisciplinares;  - capacidade de expressão oral e escrita; - conhecimento dos fundamentos da metodologia científica;  - conhecimento de recursos de informática e modelagem matemática;  - visão crítica da atuação social e política da engenharia; - visão crítica da política ambiental e dos instrumentos de gestão ambiental  Finalmente é importante mencionar que a temática do meio ambiente está incorporada em vários  cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília, seja por meio de disciplinas  específicas, de projetos de pesquisa ou de atividades de extensão, refletindo a importância desse  tema na formação de qualquer egresso da UnB. De fato, a temática ambiental não deve ser propriedade de uma formação profissional e comporta  várias abordagens. Na UnB, no âmbito do Reuni, além do Curso de Engenharia Ambiental,  foram criados também o curso de Ciências Ambientais (Campus Darcy Ribeiro, noturno) e de  Gestão Ambiental (Campus de Planaltina, diurno), todos com perfis profissionais distintos e  complementares, para efetivamente contribuir para a consolidação do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Diferentemente das engenharias mais tradicionais, na Engenharia Ambiental, conceitos  fundamentais de biologia e química são de grande importância para a formação do aluno. Nesse sentido, um dos pilares pedagógicos do curso proposto consiste em abordar conteúdos básicos de biologia e química de forma integrada com os conteúdos profissionalizantes, como forma de promover contínua motivação e reflexão dos alunos sobre a aplicação desses conceitos nos  diferentes aspectos tecnológicos da Engenharia Ambiental. Para tal, alguns conteúdos usualmente abordados em disciplinas de serviço serão abordados em  disciplinas a serem ministradas no âmbito do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental,  por professores que tem formação básica na área de ciências, mas que desenvolveram sua formação acadêmica avançada aplicada na engenharia ambiental. Por exemplo, um químico, ou  engenheiro químico, com formação avançada em tratamento de água ou tratamento de resíduos,  será capaz de ministrar as disciplinas Aspectos Químicos de Qualidade da Água e Cinética,  Processos e Operações Unitárias de forma contextualizada e motivadora, propondo  experimentos e exemplos aplicados à Engenharia Ambiental. Além disso, a presença de perfis  profissionais diversificados no corpo docente do curso proporcionará uma maior capacidade de desenvolvimento de abordagens multidisciplinares e trabalhos inovadores, tanto em nível de  ensino de graduação (exemplos, aulas experimentais, trabalhos de campo em equipe, trabalhos  de IC e trabalhos de conclusão de curso - Projeto Final), como de pesquisa.v

 

O Departamento de Engenharia Civil adotou, a partir de 1986 uma política intensiva de qualificação de seus professores, passando nesse período de 2 (dois) professores com doutorado  para  (quarenta e dois) até o final de 2002 e no presente, 60, dos 67 professores do ENC, são  doutores. Desse esforço resultou a implantação de quatro programas de pós-graduação  (Programa de Pós-Graduação em Transportes-PPGT, Programa de Pós-Graduação em  Geotecnia-PPGG, Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil-PECC e Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos-PTARH) e o reconhecimento nacional da qualidade do curso de graduação em Engenharia Civil. Na mais recente avaliação do ENADE o Curso de Engenharia Civil foi um dos cinco cursos do Brasil a lograr conceito máximoV

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