Projeto Pedagógico do Curso

Apto para ser pesquisador seja na área acadêmica ou não acadêmica , o perfil do egresso do curso de Bacharelado em Sociologia cotejará em mútua referência os Fundamentos epistemológicos, Fundamentos teóricos dos fenômenos e processos sociais; Fundamentos filosóficos, Fundamentos históricos, Fundamentos antropológicos; Fundamentos econômicos, Fundamentos técnico-discursivos, Fundamentos teórico-metodológicos em Sociologia, Fundamentos de Cidadania e Direitos Humanos; Fundamentos Metodológicos em Sociologia. Fundamentos estes que estarão subjacentes aos quatro seguintes objetivos básicos, que informarão o novo currículo do Bacharelado em Sociologia:

a) Prover o aluno de fundamentos epistemológicos na área específica de Sociologia e das Ciências Sociais, mas igualmente abarcando de áreas afins nas Humanidades;
b) Dotar o(a) estudante de amplo leque de conhecimentos acerca vertentes teóricas, modelos analíticos, estratégias de aproximação e, também, de tratamento analítico e interpretativo dos fatos sociais;
c) Nutrir o(a) estudante de competências metodológicas para o desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisa;
d) Pautar a atuação de sociólogo observando os ditames éticos e as resoluções legais sobre a profissão de sociólogo, como também atentando aos princípios dos Direitos Humanos e da legislação pertinente;
e) Ser capaz de relacionar os conteúdos básicos relacionados à Sociologia com os fatos, tendências, fenômenos ou movimentos da atualidade; bem como com fatos significativos da vida pessoal e social dos alunos;
f) Escolher, utilizar e gerar métodos em coerência com o enfoque teórico adotado e o problema em questão;
g) Conhecer e fazer uso de técnicas qualitativas e quantitativas de observação sistemática do comportamento em diferentes contextos socio humanos;
h) Atuar como pesquisador em diversos contextos de investigação de modo a produzir conhecimento científico e aplicado em Sociologia;
i) Fundamentar o exercício profissional no conhecimento científico, quando se propor a identificar, diagnosticar e intervir nos fenômenos sociais, seja com postura investigativa e/ou crítica e ética;
j) Avaliar criticamente as práticas sociológicas e suas repercussões na sociedade;
k) Integrar conhecimentos de outros campos do saber na compreensão de processos sociológicos;
l) Avaliar práticas e contextos de atuação profissional em função dos desafios contemporâneos.

No Núcleo Comum, definem-se doze competências:

1. Pautar a atuação observando os ditames éticos e as resoluções legais sobre a profissão de sociólogo, como também atentando aos princípios dos Direitos Humanos e da legislação pertinente;
2. Conhecer e analisar criticamente os pressupostos epistemológicos e filosóficos que fundamentam as teorias sociológicas;
3. Realizar observação, análise e interpretação de processos psicológicos;
4. Escolher, utilizar e gerar métodos em coerência com o enfoque teórico adotado e o problema em questão;
5. Conhecer e fazer uso de técnicas qualitativas e quantitativas de observação sistemática do comportamento em diferentes contextos socio-humanos;
6. Atuar como pesquisador em diversos contextos de modo a produzir conhecimento científico e aplicado em Sociologia;
7. Apreender os conhecimentos relativos à educação necessários ao exercício da docência;
8. Fundamentar o exercício profissional no conhecimento científico, quando se propor a identificar, diagnosticar e intervir nos fenômenos sociais, seja com postura investigativa e/ou crítica e ética;
9. Avaliar criticamente as práticas sociológicas e suas repercussões na sociedade;
10. Integrar conhecimentos de outros campos do saber na compreensão de processos sociológicos;
11. Desenvolver a pesquisa, a produção de conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições do ensino básico nas quais atuará o(a) licenciado(a).
12. Avaliar práticas e contextos de atuação profissional em função dos desafios contemporâneos.

• Habilidades
As Habilidades do Núcleo Comum são as seguintes:

• Identificar e utilizar material bibliográfico qualificado;
• Consultar, compreender e utilizar textos em uma língua estrangeira; 3) Elaborar e redigir documentos técnicos relativos à atuação específica, favorecendo a comunicação com áreas interdisciplinares;
• Realizar comunicações orais em contextos científicos e profissionais;
• Atuar em equipes compartilhando tarefas e objetivos comuns;
• Compreender e utilizar recursos da matemática, da estatística, da informática importantes para a confecção de projetos, relatórios técnicos e análises de dados;
• Analisar e interpretar comunicações e relatórios científicos em diversas abordagens da Sociologia;
• Planejar, executar e avaliar pesquisa científica em Sociologia em contextos diferentes;
• Divulgar o conhecimento sociológico em linguagens adaptadas a diferentes audiências, recursos midiáticos e contextos.

A proposta para o desenvolvimento das atividades nos diversos espaços formativos do curso enfatiza o emprego de metodologias diversificadas que possibilitem a interação entre estudantes e entre discentes e docentes, de modo a favorecer uma aproximação significativa com ambientes de pesquisa (laboratórios, grupos de estudos). Exposições dialogadas, seminários, aulas teóricas, saídas de campo e participação e organização de eventos configuram-se como metodologias apropriadas para atender aos objetivos do curso. Neste projeto político pedagógico de curso destacamos, entre outros, alguns princípios pedagógicos que estarão presentes na metodologia:

a) Integração entre os diferentes componentes curriculares;
b) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
c) flexibilidade curricular;
d) aproximação progressiva à práxis investigativa;
e) participação em projetos de iniciação científica;
f) diversificação dos cenários de investigação;
g) processo de avaliação com ênfase formativa

A avaliação do curso de Sociologia está inserida na avaliação do ICS-UnB a qual proceder-se-á como heteroavaliação, autoavaliação e coavaliação. Essas modalidades de avaliação têm a função de regulação e monitoramento das ações de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas pelo Departamento de Sociologia, e também de aprendizado, pois nenhuma avaliação deve ser feita se não tiver como objetivo a aprendizagem dos sujeitos envolvidos, mesmo sendo avaliações em larga escala, externas e outras. No que se refere à avaliação institucional e de curso, espera-se que por meio do seu resultado, que o SOL e o Bacharelado em Sociologia reflitam sobre sua identidade, projetos e dimensões, para assim continuar sua trajetória no alcance dos seus objetivos.
A heteroavaliação institucional será procedida a cada três (03) anos pelas agências estatais de avaliação de instituições e cursos de educação superior por intermédio de comissão externa de especialistas. A autoavaliação institucional acontecerá após a divulgação do relatório apresentado pela comissão de especialistas externos. A comunidade reunir-se-á em diversos momentos a partir das recomendações e orientações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e de diversas formas para analisar o relatório apresentado, verificar sua pertinência e criar meios e condições de operacionalizar as sugestões apresentadas que forem consideradas pertinentes. Para a efetivação dos resultados da heteroavaliação, levar-se-á em consideração os aspectos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Sinaes. Ele integra a “avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes”. Seus resultados nortearão as ações que deverão ser revistas para a continuidade do trabalho, verificando o que foi detectado como negativo e reforçando os aspectos que devem continuar e até mesmo serem aperfeiçoados.
• Em todos os momentos e em todas as formas de avaliação, os procedimentos avaliativos considerarão indicadores quantitativos e qualitativos, passíveis de serem criados em cada momento e modalidade avaliativa. Os indicadores avaliativos deverão demonstrar a especificidade da comunidade por segmentos, por atividades, por tipos, níveis e modalidades de cursos. Estes indicadores deverão incidir sobre o tripé constitutivo da Universidade: ensino, pesquisa e extensão de forma igualitária, evitando supervalorização de uma atividade acadêmica em detrimento da outra

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