Projeto Pedagógico do Curso

Diante de uma sociedade cada dia mais diversa e plural, que demanda atuação permanente e autônoma de cada indivíduo, o perfil desejado para o licenciado em Artes Cênicas é aquele que permite a este a competência de desempenhar o papel de orientador do processo educativo na linguagem das artes cênicas, em suas múltiplas dimensões, com a perspectiva de superação da transmissão de conhecimento para uma educação colaborativa, crítica, criativa e transformadora. Um profissional atento às relações éticas e epistemológicas que compõem o processo educacional, capaz de estabelecer um diálogo com as demais áreas do conhecimento que compõem a educação básica (ensino médio, fundamental, educação infantil, especial, rural, quilombola e indígena) e de estabelecer conexões respeitosas e produtivas entre os saberes e os contextos diversos. Um professor capaz de: estabelecer um diálogo contínuo entre processos artísticos e pedagógicos; desenvolver nos alunos a sensibilidade, a imaginação, a criatividade, bem como a capacidade de expressão e conceituação cênica.

O licenciado em Artes Cênicas deve ser preparado para atuar com competência como um professor-artista-pesquisador que, por meio da linguagem cênica é capaz de desenvolver interação com os outros docentes, ampliando as possibilidades de valorização da prática artística do teatro, da dança e de formas cênicas criativas junto a públicos de qualquer idade. Com a intensão clara de contribuir com formação de pessoas mais sensíveis, críticas, com autonomia e capacidade para resolver problemas, o docente de artes cênicas deve ser preparado para atuar não apenas no sistema de educação formal, mas também em espaços diversos como: ONGs, associações comunitárias, museus, 20 centros culturais, casas de espetáculo, palcos alternativos, grupos de teatro, entre outros. Objetivamente, o egresso do curso deverá desenvolver as habilidades para:

 

1 - Desempenhar o papel de orientador do processo educativo na linguagem das artes cênicas, em suas múltiplas dimensões ética, estética e de conteúdos específicos da área;

 

2 - Superar os paradigmas de transmissão de conhecimento para uma educação colaborativa, crítica e criativa;

 

3 - Ter a capacidade de estabelecer um diálogo ético e epistemológico com as demais áreas do conhecimento que compõem a educação básica (ensino médio, fundamental, educação infantil, especial, rural, quilombola e indígena);

 

4 - Estabelecer conexões respeitosas e produtivas entre os saberes e os contextos diversos na relação com seus educandos;

 

5 - Estabelecer um diálogo contínuo entre processos artísticos e pedagógicos;

 

6 - Desenvolver, juntamente com seus alunos a sensibilidade, a imaginação, a criatividade, bem como a capacidade de expressão e conceituação cênica;

 

7 - Ser preparado para atuar como um professor-artista-pesquisador que, por meio da linguagem cênica é capaz de desenvolver interação com os/as outros/as docentes, ampliando as possibilidades de valorização da prática artística do teatro, da dança e de formas cênicas criativas junto a públicos de qualquer idade;

 

8 - Ser preparado para atuar não apenas no sistema de educação formal, mas também em espaços diversos como: ONGs, associações comunitárias, museus, centros culturais, casas de espetáculo, palcos alternativos, grupos de teatro, entre outros.

O licenciado em Artes Cênicas estará apto a ministrar aulas nos contextos da escolarização formal e da educação não formal, em ONGs e Instituições diversas, a elaborar projetos artísticos, de pesquisa, de extensão e de ensino, apresentar conferências, participar e dirigir seminários na área, colaborar no planejamento e realização de atividades artísticas, sociais e educacionais no que se refere às artes cênicas,inseridas em seus contextos culturais.

A avaliação da aprendizagem, bem como os critérios de aprovação e os requisitospara diplomação, terão por objetivo: aprovar o aluno pela aproximação deste com os objetivos do curso de maneira geral e de maneira particular em cada disciplina, respeitando 45 suas especificidades e condições próprias, assim como os instrumentos necessários a cada área do conhecimento; a avaliação deve ter o sentido de “direcionar a aprendizagem e seu consequente desenvolvimento” (Luckesi,1997). A natureza da avaliação no curso de licenciatura em artes cênicas será: diagnóstica, somativa e formativa, considerando os sujeitos de aprendizagem envolvidos, aluno e professor. Para que esta avaliação se concretize, cada disciplina estabelecerá critérios próprios, a partir de seus pressupostos de aprendizagem, como seus objetivos gerais e específicos e o conjunto de saberes propostos. Além de uma avaliação sempre processual, por parte dos docentes de cada disciplina, também será considerada a auto avaliação como medida de aquisição dos saberes propostos. Este curso utilizará o sistema regimental da UnB e Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. De acordo com as diretrizes circulares do MEC, o aluno será considerado aprovado nas disciplinas se, além de ter menção mínima de 50% para aprovação correspondente a menção MM, tiver pelo menos 75% de frequência. Como valores de referências para as menções são considerados os seguintes valores:

 

• SS = 9,0 – 10,0

• MS = 7,0 – 8,9

• MM = 5,0 – 6,9

• MI = 3,0 – 4,9

• II = 0,1 – 2,9

• SR = faltasacima de 25%

 

Para a diplomação, será necessária a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, que obedece regulamentação específica (em anexo), assim como os Estágios curriculares supervisionados, que também obedecem ao regulamento constante no PPC.

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