Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Licenciatura em Música pretende formar o professor-músico e pesquisador de sua prática. Nessa perspectiva, espera-se que o professor apresente o seguinte perfil:
œ profissional ativo, independente, criativo e reflexivo;
œ profissional que tenha conhecimentos musicais e pedagógicos para fazer com maturidade suas escolhas e justificá-las.
œ profissional que tenha competência para investigar e compreender sua prática docente para transformá-la;
œ profissional capaz de trocar e comunicar suas experiências e saberes, bem como interagir com a comunidade e seus pares;
O egresso do curso deverá apresentar competência como músico o que envolve a aquisição e a mobilização de conhecimentos e habilidades musicais como: 1) domínio instrumental ou vocal como solista, como acompanhador e como participante em grupos musicais; 2) domínio “idiomático” em diferentes gêneros e estilos musicais; 3) compreensão musical, histórica, social e estética da música; 4) domínio e compreensão dos materiais sonoros e de sua organização formal e expressiva em diferentes obras e estilos musicais; 5) domínio de diferentes habilidades do “fazer musical” relacionadas com a composição, arranjo, improvisação, apreciação e execução.
A competência como músico se relaciona com o desenvolvimento da ação pedagógico-musical, pois as habilidades musicais devem estar relacionadas e direcionadas para os objetivos, procedimentos e avaliações do processo de ensino e aprendizagem da música. Espera-se que o professor de música possa compreender os materiais e conceitos musicais para ensinar para isso é importante desenvolver a compreensão pedagógica dos conteúdos musicais e, saber adequá-los ou transformá-los de acordo com seus objetivos educacionais. Nesse sentido são relevantes a aquisição e mobilização de conhecimentos e habilidades pedagógico-musicais como: 1) domínio do conhecimento pedagógico do conteúdo a ser ensinado; 2) domínio e apreciação crítica sobre técnicas e métodos de ensino e aprendizagem da música; 3) conhecimento sobre a legislação educacional e sua implicação no currículo das escolas; 4) conhecimento sobre o campo da educação musical e seus princípios pedagógicos; 5) conhecimento sobre o aprendiz, em diferentes faixas etárias, níveis de ensino e de aprendizagem (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Especial, Educação Inclusiva)
O trabalho docente cotidiano deve ser acompanhado de uma reflexão. Assim as competências como músico e professor devem ser complementadas pela competência de pesquisador. O futuro professor de música deve desenvolver habilidades que o capacitem para investigar sua própria prática, o que implica o desenvolvimento de habilidades relacionadas com: 1) conhecimento e domínio de métodos e técnicas de pesquisa; 2) compreensão e análise de temas e pesquisas relacionadas com a Educação Musical; 3) Desenvolvimento do senso crítico e da reflexão sobre a prática; 3) Domínio da redação científica, suas normas e formatos.
Espera-se assim, formar um profissional competente capaz de mobilizar seus recursos cognitivos de acordo com as diferentes situações do trabalho docente em Música.

Formação do professor de música profissional, competente, autônomo e crítico, capaz de criar, gerenciar e refletir sobre situações de ensino e aprendizagem da música, e de direcionar e desenvolver sua própria carreira profissional em diferentes contextos.
1) Formação do professor-músico, privilegiando o desenvolvimento de habilidades musicais para qualificar o ensino e a aprendizagem da música a partir da música e com música;
2) Formar professores de música qualificados para atuar no ensino e aprendizagem da música na Educação Básica (ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio), em escolas de música, projetos sociais e outros espaços e contextos de Aprendizagem e Ensino da Música;
3) Formar o professor-pesquisador, privilegiando o conhecimento científico em Educação Musical e o estímulo à pesquisa como exercício teórico-prático;
4) Integrar teoria-prática na formação de professores, privilegiando a reflexão sobre a prática docente e a re-estruturação da prática para novas ações pedagógico-musicais;
5) Promover a prática pedagógico-musical como base para a reflexão teórica, atividades de pesquisa e de extensão universitária;
6) Desenvolver o pensamento crítico frente às situações de ensino e aprendizagem da música;
7) Promover a criatividade como estratégia para encontrar soluções e propostas inovadoras às situações de ensino e aprendizagem;
8 ) Promover o desenvolvimento de competências necessárias ao desenvolvimento de propostas de ação adequadas a cada contexto educacional em que se atua;
9) Promover a produção artística na formação do professor de música;
10) Promover a integração e ação colaborativa entre Universidade, Educação Básica e outros espaços de práticas musicais (academias, espaços religiosos, empresas, ONGs).

A metodologia de efetivação da grade curricular se processa, semestralmente, de acordo com a modalidade das disciplina de cada eixo formativo do curso, ou seja, de acordo com a natureza da disciplina obrigatória, obrigatória seletiva e optativa. No fluxograma, procuramos mesclar disciplinas teóricas e disciplinas teórico-práticas para privilegiar desde o início do curso o diálogo teoria prática. De igual forma as disciplinas optativas estão distribuídas ao longo do fluxograma para promover a flexibilização do currículo e dar oportunidade do aluno fazer o seu próprio percurso. A disciplina de prática de ensino, Prática de Ensino e Aprendizagem Musical 1 é ofertada no primeiro semestre para promover a inserção do aluno na atividade docente desde o primeiro semestre.
Nesse sentido, é importante destacar que a forma como o currículo do curso se efetiva está relacionada com os princípios orientadores do currículo: integração teoria-prática; flexibilidade curricular; integração entre bacharelado e licenciatura; a formação do professor músico e pesquisador; a prática musical como princípio orientador dos saberes pedagógico-musical; o diálogo entre o conhecimento musical e as demandas inclusivas e étnico-raciais na escola.
Assim, o currículo do curso de Licenciatura em música está organizado em disciplinas obrigatórias, obrigatórias seletivas, atividades complementares e optativas, distribuídas em nove semestres, tendo em média 18 a 24 créditos a serem integralizados por semestres, o que resulta no tempo de 4 anos e meio para a formação do discente.
O fluxograma atual está organizado da como especificado a seguir. Com a reforma curricular o fluxograma será alterado em termos de quantidade de créditos e inserção de novas disciplinas, mas pretendemos manter o tempo de 4 anos e meio para conclusão do curso.

1º Semetre: LEM I (4); PEAM I (4); DPE (4); Bloco de Instrumento: Instr. I ou Instr. Supl I (2); Canto Coral I (4); Optativa (2) – Total 20 cr

2º Semestre: LEM II (4); Obrigatórias Seletivas (OBS) Pedagógico (2) – Seminário em Educação Musical (2); Bloco Sócio-Cultural (4); Bloco de Instrumento: Instr. II ou Instr. Supl II (2); Hist Mús I (2); Optativa (4); Optativa (2); Optativa (2) – Total: 22 cr

3º Semestre: LEM III (4); PEAM II (4); OEB (4); Bloco de Instrumento - Inst. III ou Instr. Supl I (2); Hist Mús II (2); Optativa (4); Optativa (2) – Total: 22 cr

4º Semestre: LEM IV (4); LIBRAS (4); Bloco de Instrumento - Inst. IV ou Instr. Supl II (2); Hist Mús III (2); Optativa (4); Optativa (4); Optativa (2) – Total: 22 cr

5º Semestre: OBS - Bloco Fundamentos da Música (4); PEAM III (4); OBS – Bloco de Performance (2); Prática de Conjunto I (2); Hist Mús IV (2); Optativa (4); Optativa (4) – Total: 22 cr

6º Semestre: OBS - Bloco Fundamentos da Música (4); Projeto de Estágio e Prática Docente (4); OBS - Bloco Pedagógico (2); OBS – Bloco de Performance (2); Prática de Conjunto II (2); Bloco Musicologia (2); Optativa (4); Optativa (2) – Total: 22 cr

7º Semestre: OBS - Bloco de Tecnologia (4); Estágio I (8); OBS – Bloco de Performance (2); Prática de Conjunto III (2); Optativa (4); Optativa (2) – Total: 22 cr

8º Semestre: Introdução à Pesquisa em Música (2); Estágio II (8); OBS – Bloco Performance (2); Projeto de Recital (2); Bloco Musicologia (2); Optativa (4) – Total: 20 cr

9º Semestre: TCC (2); Estágio III (8); Optativa (4); Optativa (4) – Total: 18 cr

Observação: o total de créditos soma 190, mas dentre esse total, 14 créditos devem ser integralizados por atividades complementares, o que resulta no total de 176 créditos a serem integralizados na grade curricular prevista.

Importante ainda destacar que a oferta de disciplinas obrigatórias é realizada de acordo com o fluxograma do curso e o aluno que está de acordo com o fluxo tem prioridade na oferta de vagas para disciplinas. Isso evita que o alunos saiam do fluxo e não se matriculem em disciplinas obrigatórias.

As disciplinas obrigatórias seletivas obedecem a um rodízio de oferta que ocorre a cada 1 ano e meio. O rodízio ocorre a cada 1 ano e meio. No final de três semestres a oferta de disciplinas obrigatório seletiva se repete, o que possibilita que o possa escolher e se matricular numa diversidade de disciplinas e o curso possa ofertar o maior número possível de disciplina, possibilitando a renovação da grade curricular, sem, contudo, sobrecarregar o seu corpo docente, comprometido com as disciplinas obrigatórias.

Os processos de ensino-avaliação dos discentes, docentes, e da proposta do curso são variados e seguem os princípios e os sistemas de avaliação da Universidade de Brasília. Nesse sentido, o PPC orienta a Avaliação nos seguintes aspectos: 1) Avaliação das Atividades Acadêmicas; 2) Avaliação Docente e Autoavaliação Discente; 3) Avaliação do Curso e das Disciplinas. O Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura em Música da UnB, em sua última versão, apresenta os pressupostos do curso em processos avaliativos contínuos e acumulativos, que priorizam a qualidade sobre a quantidade, e consideram processos e produtos, respeitando os princípios pedagógicos de cada docente, mas também, estimulando a diversidade e criatividade no uso de estratégias de avaliação docente.
2.15.1 Quanto à Avaliação das Atividades Acadêmicas
A avaliação das atividades no âmbito dos cursos do Departamento de Música atende aos seguintes critérios:
œ Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação nos programas de curso pelo docentes responsáveis;
œ Adoção de procedimentos de avaliação formativa e somativa de acordo com o programa de cada disciplina;
œ Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos;
œ Adequação da avaliação ao sistema de menções da UnB.
Com relação às menções dos alunos, os critérios para atribuição de menção em disciplina, número de provas e exercícios, bem como os pesos, devem ser informados ao estudante no Plano de Ensino de cada Disciplina e divulgados pelo professor no início de cada período letivo. As menções da UnB e a sua equivalência com o sistema de atribuição de notas são:
SS (Superior)
9,0 – 10,0
MS (Médio Superior)
7,0 – 8,9
MM (Médio)
5,0 – 6,9
MI (Médio Inferior)
3,0 – 4,9
II (Inferior)
0,1 – 2,9
SR (Sem Rendimento)
0,0

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