Projeto Pedagógico do Curso

O Bacharelado em Arte Plástica busca capacitar o estudante de arte a desenvolver um trabalho poético autoral teoricamente consistente e em consonância com a produção da arte contemporânea. Nesse sentido, a proposta curricular do curso, baseada na experimentação das linguagens artística e no estudo da arte na sua relação com outras áreas de conhecimento, espera do egresso o desenvolvimento de um pensamento crítico que o capacite a atuar no circuito da arte do Distrito Federal, da região Centro-Oeste, no âmbito nacional e internacional, tomando posição frente à produção e acontecimentos do mundo artístico contemporâneo. Diferentes ações voltadas para o fortalecimento do curso visam permitir ao graduando experimentar as atividades relacionadas ao trabalho do artista ainda durante a graduação, como por exemplo, a organização de exposições, a participação do estudante-artista em eventos que incentive a experiência da reflexão teórica do trabalho poético, como acontece nas conversas de artistas, nos workshops realizados nos projetos de extensão, além de outras vivências que promovem às ações propositivas de fomentem à pesquisa e o conhecimento da arte no âmbito da produção da arte contemporânea. Nesse sentido, espera-se que o Bacharel em Artes Plásticas seja um profissional apto para compreender as relações complexas entre teoria e prática artística, participar de exposições em galeria e em outros espaços culturais e de realizar pesquisas no nível da pós-graduação em artes, continuando o processo de estudo tanto do Mestrado quanto no Doutorado.

O Bacharelado em Artes Plásticas, atento às novas demandas da sociedade, busca promover a formação do artista profissional que leve em conta a primazia da análise do processo de criação do artista. Trata-se de preparar os estudantes para a atuação profissional, considerando os aspectos conceituais da própria produção artística e sua relação com o estado da arte, no tempo e no lugar de sua manifestação, e sua relação com outras áreas do conhecimento. É preciso salientar que a interdisciplinaridade promovida pela estrutura curricular mantém firme a tônica do curso, ou seja, a ênfase no fazer artístico e na reflexão desse fazer, sem contudo confundi-lo com o estudo da Teoria, crítica e História da Arte, cuja tônica é a formação eminentemente crítica e teórica. Nesse sentido, espera-se que o Bacharel em Artes Plásticas seja capaz de exercer certas habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso, tais como:

I. aptidão para compreender as relações complexas entre teoria e prática artística;

II. capacidade para desenvolver pesquisas técnicas voltadas para a concretização do seu projeto poético;

III. capacidade de tornar-se um artista ou produtor cultural autônomo, que transite no sistema da arte em todos os seus segmentos, como por exemplo, na montagem de exposição, na elaboração de projetos culturais e artísticos, na participação em editais de incentivo à arte e à cultura etc.

IV. capacidade de tornar-se um pesquisador na pós-graduação em artes, continuando o processo de estudo tanto no nível do Mestrado quanto no de Doutorado;

V. capacidade de construir uma trajetória artística, independente de dogmas e de modismos.

VI. capacidade de discorrer sobre os conceitos intrínsecos ao seu processo criativo de modo claro e coerente.

VII. ser um inquiridor que, cônscio da sua ignorância, não cesse de procurar conhecimento.

Historicamente, o ensino das artes plásticas apresenta duas vertentes que contribuíram para determinar o perfil metodológico do ensino contemporâneo das Artes Plásticas. A primeira é identificada com os artistas e teóricos que se aproximam das Artes Plásticas levados pelo interesse crítico e filosófico acerca dos modos de percepção e de registro do mundo à sua volta. A segunda abordagem identifica as Artes Plásticas como geradora de um produto cultural - o objeto de arte - concebido e materializado mediante o trabalho do artista. Essas duas formas de percepção sobre o sentido da arte podem ser rastreadas desde a Antiguidade Clássica, vindo a se desdobrar a níveis complexos até se chegar à configuração atual. A metodologia de ensino do Bacharelado em Artes Plásticas oferecido pelo VIS visa promover o aprendizado da arte a partir de ambas as posições, na medida em que busca não somente desenvolver as habilidades e competências do estudante para capacitá-lo a produzir arte, mas sobretudo, desenvolver um pensamento crítico acerca da obra a partir da sua feitura. Nesse sentido, o fazer artístico é o fio condutor que leva o estudante ao desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo acerca da obra de arte. Em outras palavras, a estrutura curricular, os conteúdos curriculares e a metodologia de pesquisa baseada nas atividades dos laboratórios e ateliês buscam coadunar a prática artística com as teorias e conceitos da arte e das diversas áreas do conhecimento. Os critérios de avaliação aplicados nas disciplinas do curso visam aferir um aprendizado tanto prático quanto teórico, onde se espera do estudante uma produção artística inédita embasada nos aspectos teóricos e na reflexão sobre essa produção.

O curso dispõe de dois instrumentos principais de avaliação interna: o relatório de auto avaliação institucional, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os relatórios de avaliação docente realizada pelo discente. Estes relatórios são disponibilizados para todos os docentes, ficando disponível também para análise e discussão no Colegiado e no Núcleo Docente Estruturante do curso. Já a avaliação externa é feita por meio de visita de comissão avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, uma vez que o curso não participa do Exame Nacional de Desempenho do Estudante – ENADE. A última avaliação ocorreu em 2012 para fins de renovação de reconhecimento de curso. A comissão atribuiu conceito quatro (4) ao curso. Estes relatórios orientam a implementação de ações de melhoria de acordo com as considerações mencionadas no relatório. Foi com base nas observações do relatório dessa última avaliação de 2012, que a Chefia do Departamento de Artes Visuais priorizou a implementação da melhoria da infraestrutura do prédio SG 1. Em 2015, o Departamento de Artes Visuais passou por uma reforma na qual os problemas relativos à rede elétrica e a hidráulica foram solucionados mediante troca da fiação e das luminárias, bem como das tubulações de água e esgoto. A reforma privilegiou a revitalização dos Ateliês de Calcogravura e de Gravuras e Impressões, de modo a melhorar a funcionalidade desses espaços de trabalho. A instalação de exaustores no Ateliê de Calcogravura tornou o espaço mais ventilado, permitindo a dissipação dos odores de tintas e de solventes inerentes à prática da calcogravura. O Ateliê também foi equipado com nova Caixa de Breu, peça indispensável para a realização da calcogravura, e com uma Capela, dispositivo adequado para dispor as bacias de ácido utilizadas na feitura desse tipo de gravura. No Ateliê de Calcogravura e no de Gravura e Impressões foram instalados uma extensa bancada de granito e um tanque, o que contribuiu para a melhoria, a segurança e o conforto do estudante na realização dos seus trabalhos gráficos. O Departamento de Artes Visuais conta hoje com 5 sanitários, destinados respectivamente, aos professores e funcionários, às professoras e funcionárias, às estudantes mulheres, aos estudantes e aos portadores de deficiência física e mobilidade reduzida, sanitário que atende também ao publico LGBT. A reforma também reparou os vazamentos inerentes às goteiras existe na laje do prédio e instalou ar condicionado em 5 ambientes: sala dos professores, sala da chefia, secretaria da graduação e sala da coordenação de cursos. A reforma mais recente foi feita no auditório (2018/2). O serviço realizado foi a retirada do revestimento Paviflex do assoalho, já bem desgastado, e a troca das poltronas, agora com assento reclinável. Foi considerando, ainda, o relatório da última avaliação, que o NDE do curso se mobilizou para adequar a redação do seu PPPC, atualizando dados e acrescentando informações em conformidade com as exigências legais vigentes.

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