Projeto Pedagógico do Curso

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Física, o perfil do egresso em cursos de Licenciatura em Física deve corresponder à seguinte descrição: Físico – Educador: Dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, “software”, ou outros meios de comunicação. Não se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal. (PARECER CNE/CES 1.304/2001, p.3) O que implica, por sua vez, no desenvolvimento de uma série de competências (C1C5), habilidades (H1-H9) e vivências (V1-V6), as quais são apresentadas a seguir, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Física:

Competências:
 C1: Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;  C2: Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;  C3: Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;  C4: Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;  C5: Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.

Habilidades:
 H1: Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;  H2: resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados;  H3: propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;  H4: concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;  H5: utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;  H6: utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;  H7: conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);  H8: reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;  H9: apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

O processo de avaliação deverá ser realizado em consonância com o desenvolvimento de estratégias que favoreçam a aprendizagem. Neste sentido, a abordagem no âmbito das disciplinas será de grande relevância, devendo o professor ter consciência da necessidade de colocar o estudante como protagonista do processo formativo em desenvolvimento. Nesta direção, além das usuais provas teóricas e experimentais, os professores serão incentivados a desenvolver atividades avaliativas que envolvam: i. Discussão em grupos; ii. Valorização de problemas abertos para investigação e discussão em pequenos grupos; iii. Elaboração de textos; iv. Seminários individuais e em grupo; v. Desenvolvimento de projetos. 

A avaliação deste projeto ficará a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE)2, cujos membros terão as seguintes responsabilidades: i. Implementar, avaliar e promover adequações futuras no presente projeto pedagógico; ii. Promover reuniões com os professores do curso, visando assegurar a efetiva implantação da presente proposta pedagógica; iii. Realizar Avaliação Diagnóstica dos Alunos Ingressantes (ADAI), identificando lacunas formativas a serem preenchidas no decorrer do curso; iv. Acompanhamento permanente dos estudantes; v. Acompanhar a inserção profissional de alunos egressos; vi. Coordenar a participação dos alunos do curso no ENADE.  Além do NDE, serão utilizados para avaliar o curso os resultados do processo de avaliação discente (institucional) bem como os resultados do ENADE. 

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