Projeto Pedagógico do Curso

ara formar profissionais voltados à carreira científica e ao mercado de trabalho no país e no exterior, o curso tem como objetivos específicos capacitar os estudantes em sete campos de atividade profissional:

 Geofísica aplicada ao mapeamento geológico e à exploração mineral;

 Geofísica aplicada à exploração de petróleo;

 Geofísica aplicada ao estudo de água subterrânea;

 Geofísica aplicada à Engenharia Geotécnica;

 Geofísica aplicada ao monitoramento do meio ambiente;

 Geofísica aplicada ao estudo de rios, lagos e ambiente marinho costeiro;

 Sismologia básica e aplicações.

O currículo proposto para o curso de Geofísica atualiza a formação do geofísico da UnB e está em consonância com as exigências do mercado atual e da sociedade, e tendo como foco as necessidades futuras da sociedade e da nação. O egresso do curso de Geofísica da UnB deve ser capaz de exercer as competências estabelecidas no Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília, com habilitação reconhecida na profissão de Bacharel em Geofísica. As habilidades do estudante e o currículo proposto permitem que o egresso do curso de Geofísica possua um perfil que lhe permite assumir pelo menos as seguintes competências:

1. Aplicar e desenvolver novos métodos e técnicas, processamento e interpretação de dados geofísicos, aéreos e terrestres, no apoio ao mapeamento geológico e no estudo de depósitos minerais. Uso da integração de dados geofísicos, geológicos e de sensoriamento remoto para o estudo de províncias minerais.

2. Desenvolver estudos e aplicar informações de geofísica terrestre e aérea visando a determinação de aquíferos porosos, fissurais e cársticos em áreas de rocha dura, e determinar o nível do lençol freático em aquíferos livres. Integrar dados aerogeofísicos e de sensoriamento remoto para definição de potencialidade hidrogeológica regional.

3. Desenvolver estudos e investigação geofísica de processos de contaminação de solo e água por resíduos de lixo urbano. Monitorar padrões geofísicos do fluxo de contaminantes no solo.

4. Aplicar e desenvolver de novos métodos de processamento e interpretação de dados geofísicos para o estudo de jazimentos de petróleo e gás. Os estudos são baseados, especialmente, na aplicação de métodos sísmicos, potenciais e elétricos de corrente alternada.

5. Desenvolver métodos de ensino e pesquisa das Geociências voltados tanto para a melhoria do desempenho profissional como para a ampliação do conhecimento em geral.

6. Atuar em áreas de interface, como a Tecnologia Mineral, Ciências do Ambiente e Ciências do Solo.

7. Realizar trabalho em equipe, formada ou não exclusivamente por geofísicos, bem como participar de equipes intra, inter e transdisciplinares.

O curso de Geofísica da UnB tem como fundamento filosófico a forte integração entre aulas teóricas e atividades práticas. A ampla maioria das disciplinas do curso tem atividade prática prevista na carga horária do curso. Além dessas, dependendo do conteúdo das disciplinas e do método de ensino-aprendizagem do docente, há atividades práticas em outras disciplinas. O curso possui 73 créditos ou 1.095 horas de atividades práticas curriculares nas disciplinas obrigatórias, o que corresponde a 31,7% dos créditos do curso. Várias disciplinas optativas também possuem atividades práticas previstas na sua ementa, o que aumenta o percentual de aulas práticas do estudante ao longo do curso. As atividades de campo realizadas como componente curricular das disciplinas ocorrem em áreas e regiões diversas do Distrito Federal e do Brasil, dependendo do conteúdo da disciplina. Nas aulas de campo, os estudantes praticam conteúdos aprendidos nas aulas teóricas e práticas, desenvolvem principalmente experimentos de campo, entre outras atividades. Disciplinas optativas e disciplinas que não possuem créditos específicos de campo, mas realizam trabalho de campo esporádico, também têm integral apoio do Instituto de Geociências, pela importância da atividade na formação do geofísico. Algumas disciplinas elencadas como optativas (Geofísica Aplicada ao Monitoramento Ambiente, Geofísica Aplicada a Geotecnia, Geoquímica Geral, Métodos Geofísicos em Hidrogeologia, Oceanografia Física) permitem diretamente ao aluno do curso de Geofísica informações relevantes o sua educação ambiental, com consequente formação de um profissional consciente com o Meio Ambiente.

Todas as disciplinas ofertadas pelo curso de graduação em Geofísica têm os critérios de avaliação estabelecidos e divulgados no início de cada semestre. Além das avaliações de aprendizagem convencionais (provas objetivas ou discursivas), presenciais, que predominam, comumente são utilizados seminários, relatórios de campo, projetos, testes de aulas e outras modalidades de avaliação do aprendizado dos estudantes.

Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37