Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do curso de Geologia da UnB deve ser um profissional polivalente, que tenha condições de desempenhar suas funções em qualquer área das ciências geológicas. Deve ter sólida formação básica. O geólogo formado na 13 Todos as disciplinas são presenciais e desenvolvidas através de aulas expositivas teóricas e sempre que cabível com intensa atividades práticas.UnB está preparado para exercer a profissão de forma interdisciplinar, autônoma e inovadora, considerando tanto os aspectoécnico-científicos como os sociais e ambientais, dentro da realidade nacional e internacional. O perfil do egresso em Geologia da UnB é coerente com o disposto nas Diretrizes Curriculares do curso e está materializado na organização curricular do curso de Geologia da UnB e no desempenho dos egressos na sociedade brasileira e mundial ao longo das últimas 5 décadas. A excelente formação dos geólogos egressos da Universidade de Brasília permite que atuem em qualquer área em que um profissional formado em meio físico seja requerido, com destaque para: mapeamento geológico, recursos minerais, Geologia do Petróleo, meio ambiente, perícias técnicas e judiciais, geoquímica, hidrogeologia, geofísica, sensoriamento remoto, geoprocessamento e pesquisa acadêmica.

O currículo proposto para o curso de Geologia atualiza a formação do geólogo da UnB de acordo com as exigências do mercado atual e da sociedade moderna e aponta para as necessidades futuras da sociedade. O egresso do curso de Geologia da UnB deve ser capaz de exercer as competências estabelecidas na Lei 4.076, de 23/06/1962, que regula a profissão do Geólogo, e possuir, pelo menos, as demais competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. As habilidades do estudante e o currículo proposto permitem que o egresso do curso de Geologia desenvolva pelo menos as seguintes competências: 1. Realizar mapeamento geológico e exercer as demais competências discriminadas na Lei nº 4.076, de 23 de junho de 1962, tais como: trabalhos topográficos e geodésicos, levantamentos geoquímicos e geofísicos, estudos relativos às ciências da Terra, trabalhos de prospecção e pesquisa para a cubagem de jazidas e determinação de seu valor econômico, ensino 14 de ciências geológicas, emissão de parecer em assuntos legais relacionados com a especialidade, realização de perícias e arbitramentos referentes às matérias citadas. 2. Planejar, executar, gerenciar, avaliar e fiscalizar projetos, serviços e ou pesquisas científicas básicas ou aplicadas que visem ao conhecimento e à utilização racional dos recursos naturais e do ambiente. 3. Pesquisar e otimizar o aproveitamento tecnológico dos recursos minerais e energéticos sob o enfoque de mínimo impacto ambiental. 4. Pesquisar novas alternativas de exploração, conservação e gerenciamento de recursos hídricos. 5. Fornecer as bases para o planejamento da ocupação urbana e para a previsão e prevenção de riscos de acidentes por desastres naturais e aqueles provocados pelo homem. 6. Desenvolver métodos de ensino e pesquisa das Geociências voltados tanto para a melhoria do desempenho profissional como para a ampliação do conhecimento em geral. 7. Desenvolver e aplicar métodos e técnicas direcionadas à gestão ambiental. 8. Atuar em áreas de interface, como a Tecnologia Mineral, Ciências do Ambiente e Ciências do Solo. 9. Integrar dados geológicos, e outras informações, para a pesquisa geológica, exploração, explotação e conservação de recursos minerais e energéticos. 10. Realizar trabalho em equipe, formada ou não exclusivamente por geólogos, bem como participar de equipes intra, inter e transdisciplinares.

Os primeiros cursos de Geologia no Brasil tiveram início em 1957, com a criação dos cursos das universidades de Ouro Preto, Pernambuco e Rio Grande do Sul. No ano seguinte foram criados os cursos das universidades federais da Bahia e Rio de Janeiro (Fuck, 2008). Na Universidade de Brasília, o curso de graduação em Geologia teve início em 1965, juntamente com a criação do Instituto de Geociências, três anos após a criação da Universidade (Brasil, 1961; UnB, 1962). Dentre as justificativas para a sua criação estava a necessidade de se criar um curso de Geologia no centro-oeste, no momento em que o país passava por profunda interiorização com a recente mudança da capital para Brasília. O local mais apropriado para a criação do curso, portanto, era a nova capital, que acabava de criar sua primeira universidade. No Brasil, os cursos de graduação em Geologia têm sido oferecidos quase que exclusivamente por universidades públicas, o que é atribuído ao seu elevado custo de manutenção e à complexidade de laboratórios de que necessitam. O curso de graduação em Geologia da UnB foi planejado com o objetivo de formar os profissionais indispensáveis para o mapeamento geológico básico de detalhe e regional, e a avaliação e planejamento da exploração mineral do imenso patrimônio de recursos minerais do País e do Centro-Oeste em particular. Ao longo desses 50 anos, o curso passou por diversas modificações, buscando sua atualização para o atendimento das novas realidades sociais envolvendo a profissão do geólogo. Assim, conteúdos e disciplinas como Geologia Ambiental, Geologia Aplicada (Geotecnia), Hidrogeologia e Pedologia foram sendo gradativamente incorporados ao currículo do curso, seja como disciplinas obrigatórias, seja optativas. Desse modo, os objetivos do curso se ampliaram e se adaptaram à nova realidade da sociedade moderna. Atualmente, o curso de Geologia da UnB tem como objetivo formar profissionais polivalentes e que tenham condições de desempenhar suas funções em qualquer área das ciências geológicas, possibilitando que seus egressos tenham sólida formação básica e que não haja especialização precoce.

O Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem nas diferentes disciplinas do curso de Geologia da Universidade de Brasília é baseado em avaliações presenciais de natureza teórica e/ou prática. O estabelecimento do peso das diferentes avaliações bem como a periodicidade é prerrogativa do professor/a responsável pela disciplina. Essas informações devem constar do Plano do da Disciplina que é entregue ao aluno na primeira semana de aula. Conforme resolução da Universidade de Brasília o desempenho mínimo exigido é de 50% de aproveitamento.

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