Projeto Pedagógico do Curso

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Serviço Social, emanadas pelo Conselho Nacional de Educação, estabelecem princípios claros que regulam e dão sustentação ao processo de formação do assistente social. A Lei n° 8.662, de 07 de junho de 1993, que regulamenta a profissão, nos seus Arts 4º e 5º dispõe sobre as competências e atribuições privativas do assistente social. Em consonância com as recomendações do CNE e com a Lei nº 8.662 e, apoiado, ainda, na proposta apresentada no documento sobre as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa de Serviço Social, o perfil do profissional que o curso tem o propósito de formar refere-se a um profissional:  capaz de atuar nas expressões da questão social de modo a formular e implementar propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais;  crítico, de formação intelectual e cultural generalista, competente em sua atuação, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e de mercado;  comprometido com a observância do Código de Ética do Assistente Social. A formação profissional aqui proposta, requisito básico para o exercício profissional, implica uma capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa capaz de permitir ao assistente social:  apreender criticamente o processo histórico como totalidade;  compreender as particularidades da constituição e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira e do Serviço Social no país;  reconhecer o significado social da profissão e desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade;  - identificar as demandas - consolidadas e emergentes – dirigidas ao Serviço Social e formular respostas profissionais capazes de enfrentar a questão social, considerando as articulações entre público e privado. O perfil traçado acima se expressa na capacidade do assistente social:  elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;  elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;  - encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;  orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;  planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;  planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;  prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;  prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;  planejar, organizar e administrar serviços sociais e de Unidade de Serviço Social;  realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Este perfil do assistente social permite que ele responda às atribuições que lhe são privativas, segundo a legislação que regulamenta a profissão:  coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;  planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;  assessorar e dar consultoria a órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;  realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;  assumir, no magistério de Serviço Social tanto na graduação quanto na pósgraduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;  treinar, avaliar e dar supervisão direta a estagiários de Serviço Social;  dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;  dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;  elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;  coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;  fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;  dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;  ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.

O desenvolvimento de competências e habilidades que viabilizem ao profissional de serviço social atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da liberdade, e a inserção dos usuários do Serviço Social nos serviços, políticas e espaços sócio-institucionais de modo a contribuir para a democratização do acesso ao conjunto das relações sociais e do mercado de trabalho. Nestes termos, o perfil do profissional de Serviço Social que se busca garantir tem como norte geral:  Uma apreensão crítica, pelo profissional de serviço social, do processo histórico como totalidade;  Apreensão das particularidades de constituição e desenvolvimento do capitalismo e do Serviço social no país, o que pressupõe uma investigação sobre a formação histórica e os processos sociais contemporâneos que configuram a sociedade brasileira;  Compreensão dos componentes teóricos como fundamentos para apreensão da realidade social e para a constituição de mediações que possibilitem desvendar as possibilidades existentes no âmbito do trabalho do assistente social;  Compreensão do serviço social como um trabalho profissional cujo caráter técnicooperativo não se restringe a aplicação de teoria, pois remete a apreensão da dinâmica social por meio da investigação e que possibilita respostas as situações singulares com as quais se defronta o profissional. Incorporando essas diretrizes gerais o Curso de Serviço Social da UNB articula a formação profissional para o desenvolvimento de capacidades e habilidades que possibilitem ao assistente social;  elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;  contribuir para a democratização e participação dos usuários nas decisões institucionais;  planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;  realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;  Desenvolver ações, projetos e programas no âmbito de equipes inter e/ou multidisciplinares, resguardando a especificidade da atuação profissional conforme o estabelecido na Lei 8.662/93 que Regulamenta a Profissão;  prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;  orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;  exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de serviço social;  coordenar cursos e unidades de formação acadêmica de ensino em Serviço social, bem como exercer o magistério de Serviço social;  supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social;  realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social conforme o estabelecido na Lei 8.662/93 que Regulamenta a Profissão;

 apreender criticamente o processo histórico como totalidade;  compreender as particularidades da constituição e do desenvolvimento histórico da sociedade brasileira e do Serviço Social no país;  reconhecer o significado social da profissão e desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade;  - identificar as demandas - consolidadas e emergentes – dirigidas ao Serviço Social e formular respostas profissionais capazes de enfrentar a questão social, considerando as articulações entre público e privado

O curso prevê mecanismos efetivos de incentivo, apoio, promoção e participação de eventos internos e externos no sentido de qualificar o processo de formação do corpo discente, previstos e aprovados no PDI do SER. Outro item destacado é o mecanismo de nivelamento para que os alunos possam se qualificar principalmente na produção de textos, artigos e outros. O processo de avaliação individual será realizado em cada um dos componentes curricular que o discente estiver vinculado, como disciplinas, monitoria, projetos de pesquisa, atividade e eventos de extensão, estágio, e TCC, dentre outros, sob a responsabilidade do professor/coordenador.

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