Projeto Pedagógico do Curso

O estudante do curso de Letras – Bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura poderá atuar em áreas diversas associadas à produção de conhecimento literário e intercultural, notadamente os de origem francófona, mas também nos que envolvem a língua portuguesa e a cultura brasileira. Destacam-se áreas, como: crítica literária, revisão textual, edição e desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, o graduado pode atuar na assessoria a serviços de cooperação cultural (consulados, embaixadas). Brasília sedia, dentre outros, o Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas de países francófonos, o que contribui para um aumento da demanda por profissionais que dominem a língua francesa. Do ponto de vista das condições de oferta do curso, a mesma é assegurada atualmente por um corpo docente permanente composto por 11 docentes, todos doutores.

O redirecionamento do fazer pedagógico de acordo com as noções de competências e habilidades, conforme proposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras (Parecer CNE/CES 492/2001), representa um referencial educacional: dos objetivos comprometidos com os resultados, passa-se ao compromisso com o processo, com o sujeito da aprendizagem, e com o desenvolvimento de suas competências, entendidas como formas de saber-saber, e de habilidades, formas de saber-fazer. Tomando essa concepção como orientação da matriz curricular, pretende-se que o egresso do Curso de Letras – Bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura seja identificado por múltiplas competências e habilidades, dentre as quais incluem-se:  domínio do uso da língua francesa e conhecimento das literaturas de língua francesa;  domínio do uso da língua portuguesa;  visão crítica a respeito das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;  reflexão analítica e crítica sobre as literaturas francófonas;  percepção dos diferentes contextos interculturais e socioeconômicos que dão suporte às variedades linguísticas e aos textos literários e não literários;  desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;  capacidade para tomada de decisão e compromisso social, ético e político. O graduado em Letras - Bacharelado em Língua Francesa e Respectiva Literatura deve então ser identificado pelas múltiplas competências e habilidades desenvolvidas durante sua formação. Nesse sentido, o aluno egresso deve estar apto para atuar profissionalmente no âmbito das demandas de sua competência, enfatizando-se a capacidade do/da graduado/a de refletir sobre sua própria formação e sobre o objeto do estudo e temas afins. Ele deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários (Parecer CNE/CES 492, 2001, p. 30).

Os elementos que compõem a estrutura didático-pedagógica da Universidade de Brasília estão fundamentados nos princípios que orientam o regime didáticocientífico constantes no Regimento Geral da UnB, no desenvolvimento histórico da organização acadêmica da Universidade, nas orientações relativas às formas organizadoras das práticas de ensino-aprendizagem adotadas e nos fundamentos da organização curricular. De acordo com o Regimento Geral da UnB, art. 70, a Universidade de Brasília organiza e desenvolve suas atividades didático-científicas de acordo com os seguintes princípios: • liberdade de pensamento e de expressão, sem discriminação de qualquer natureza; • indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; • universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade; • avaliação e aprimoramento constante da qualidade; • orientação humanística da formação do aluno; • compromisso com o desenvolvimento do país e a busca de soluções democráticas para os problemas nacionais; e • compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente. Esses princípios fornecem a base para a definição da organização acadêmica da Universidade, proporcionando, ao longo do tempo, a adequação às novas demandas da comunidade universitária e da sociedade no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão. Nesse sentido, conforme descrito no PPPI da Universidade de Brasília, na concepção original da Universidade, em 1962, a organização acadêmica dos cursos da UnB apresentava dois padrões distintos de formação: o de profissionalização, oferecido pelas faculdades, e o de pesquisa, oferecido nos institutos. Contudo, duas das três principais características da UnB constantes do seu plano orientador foram modificadas: o sistema tripartido e o sistema de ciclos. O sistema tripartido, relativo à estrutura acadêmico-administrativa da Universidade, era composto pelos institutos (pesquisa e pós-graduação), faculdades (profissionalização) e órgãos complementares (serviços de apoio interno e interface campus-cidade e Universidade-sociedade). Tal sistema ainda permanece, entretanto não há mais a separação formal entre a formação profissional e a de pesquisa.

Assim, a formação atual é definida como profissionalizante, mas também atende à concepção que envolve atuação e pesquisa. As unidades acadêmicas, sejam faculdades ou institutos, oferecem cursos de graduação na modalidade bacharelado ou licenciatura, pós-graduação (lato e stricto sensu) e também atividades de extensão e pesquisa. Por sua vez, a criação do sistema semisseriado, em lugar do sistema de ciclos inicial, modificou o sistema de créditos, permitindo a flexibilização dos currículos com a oferta de componentes eletivos. Dessa forma, busca-se uma fundamentação teórica forte, necessária à formação prática, com a proposta de que a aprendizagem do estudante esteja voltada para o processo de investigação e obtenção de informações, o qual possibilite ao futuro profissional desenvolver autonomia na busca de meios necessários para produzir seu próprio conhecimento. Tais pressupostos caracterizam-se pela convergência e pela integração das modalidades de ensino presencial e a distância. Nesse sentido, a Universidade busca desenvolver as condições necessárias para essa integração por meio da atualização dos recursos tecnológicos, do esforço docente, da política de acolhimento discente, do estímulo à produção de materiais didáticos inovadores, da normatização dos processos internos de oferta de disciplinas a distância e do fortalecimento dos núcleos de informática visando à produção pedagógica. Além disso, destacam-se os esforços empenhados no desenvolvimento e no aprimoramento das práticas de ensino e aprendizagem adotadas pela Universidade. Uma metodologia do ensino compreende as “diferentes trajetórias traçadas/planejadas e vivenciadas pelos educadores para orientar/direcionar o processo de ensino-aprendizagem em função de certos objetivos ou fins educativos/formativos” (MANFREDI, 1993, p. 1). A metodologia de ensino utilizada no curso de Bacharelado em Letras Língua Francesa e Respectiva Literatura é, portanto, bastante variada, pois atende aos objetivos e às diversas necessidades das diferentes disciplinas ministradas, ao mesmo tempo em que busca propiciar aos alunos um espaço de reflexão a respeito de questões educacionais, sociais, culturais e também pessoais. Entre as estratégias metodológicas incluem-se aulas expositivas, aulas teórico-práticas, seminários, debates, atividades em classe realizadas individualmente, em pares e em grupos, apresentações individuais, entre outras. Essas estratégias têm em comum a articulação de quatro princípios básicos: a) a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas que dão suporte à formação de professores; b) o atendimento às diferentes formas de aprender dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; c) a retroalimentação do processo de ensino-aprendizagem por meio da criação-reflexão-recriação de conhecimentos a partir dos próprios sujeitos do processo; e d) a prática da avaliação formativa, coerente com a concepção do processo de ensino-aprendizagem e com a noção de retroalimentação, intensificando as oportunidades de desenvolvimento dos conhecimentos teórico-práticos dos sujeitos em interação no contexto acadêmico-pedagógico. Isso resulta na criação do que se conhece por cultura de avaliação constante de/em todos os processos.

Em consonância com o Projeto Político-Pedagógico Institucional da Universidade de Brasília, são princípios da avaliação no curso de Licenciatura em Letras Língua Francesa e Respectiva Literatura: • respeito à identidade, à missão e à história das pessoas e da instituição; • autoconhecimento, propiciando o reconhecimento e a superação de limites; • avaliação formativa e não punitiva, valorizando não somente o resultado, mas também o processo; • coexistência de processos de avaliação internos e externos complementares; • adoção de metas e indicadores quantitativos e qualitativos no processo avaliativo; • autonomia no processo avaliativo, reconhecendo as necessidades informacionais e de acompanhamento previstas em legislação e normas, também aquelas específicas da Universidade; • responsabilidade social com a qualidade da educação superior fundamentada em valores éticos; • comprometimento com o exercício da cidadania para a construção de uma sociedade justa, solidária e ambientalmente sustentável; • reconhecimento e valorização da complexidade institucional e da diversidade e da multiplicidade de seus atores; • transparência e publicização do processo avaliativo, de seus resultados e das ações deles decorrentes; • processo avaliativo reflexivo, constantemente aperfeiçoado, dinâmico, periódico e contínuo; • comprometimento com as necessidades sociais e o desenvolvimento pleno do ser humano; • indissociabilidade dos aspectos teóricos e práticos, quantitativos e qualitativos; • avaliação participativa e multidimensional dos diversos cenários da vida acadêmica, considerando as responsabilidades diferenciadas de seus atores; • avaliação integrada de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, possibilitando a identificação de processos sinérgicos; e • reconhecimento da complexidade do ensino superior e da diversidade de práticas pedagógicas. Vale ressaltar que também a UnB instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) com o objetivo de apresentar um projeto de avaliação institucional. O projeto foi elaborado com enfoque em três eixos básicos: avaliação geral, com o objetivo de traçar uma visão mais abrangente da instituição; avaliação específica do ensino de graduação; e pesquisa de egressos. O processo de autoavaliação é realizado em consonância com o Plano de Desenvolvimento (PDI), aproveitando os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas com base nos documentos oficiais da instituição. A partir de 2006, a UnB passou a elaborar seus relatórios anuais de avaliação institucional em consonância com os padrões exigidos pelo (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Entre as ações e as propostas da UnB para a avaliação nos três eixos mencionados, figuram:  Programa Avalia UnB, que integra o Plano de Autoavaliação Institucional. Seu objetivo é ampliar o contato da CPA com as unidades acadêmicas da UnB e desenvolver ações de aproximação com a gestão acadêmica. Nesta ação, a CPA realiza visitas programadas às faculdades e aos institutos e apresenta o Relatório de Autoavaliação Institucional, incluindo a reflexão sobre os indicadores acadêmicos, os resultados dos processos de avaliação interna e externa para subsidiar a construção de planos de melhoria e estudos relacionados ao perfil e à trajetória dos estudantes, além da política de acompanhamento dos egressos.  Fórum de Avaliação, realizado anualmente;  Boletim da CPA, que traz à comunidade acadêmica, via e-mail e também na página virtual, diversos assuntos relacionados à avaliação e às ações da CPA;  pesquisa de egressos, por meio de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para ter acesso aos dados identificados da Relação Anual de Informações Sociais;  estudos de evasão e sucesso na UnB;  consulta à comunidade acadêmica, anualmente realizada em plataforma online, sobre os temas de infraestrutura, serviços, imagem da instituição, comunicação com a sociedade e ações de capacitação; e  avaliação discente, principal ferramenta utilizada para a avaliação da graduação. Desde 2012, os estudantes de graduação têm a oportunidade de avaliar as disciplinas cursadas, os professores, o apoio institucional e o próprio desempenho em formulário on-line.

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