Projeto Pedagógico do Curso

 

O Curso toma como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), de 20 de dezembro de 1996 e legislação complementar, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação, as Diretrizes constantes no Parecer CNE/CES N° 492 de 3 de abril de 2001, na Resolução CNE/CES nº 2, de 18 de junho de 2007, entre outras. Sendo assim, a matriz curricular do Curso de Letras da Universidade de Brasília pretende que seus discentes desenvolvam ao longo do curso múltiplas competências e habilidades, dentre as quais destacam-se: - domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos; - reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; - visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; - preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; - percepção de diferentes contextos interculturais; - utilização dos recursos da informática. Além desses, acrescentam-se: - o estudo do nível básico de, pelo menos, uma língua estrangeira; - o desenvolvimento de visão crítica a respeito das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias; - capacidade para prosseguir estudos especializados nas áreas de Literatura, Linguística e Linguística Aplicada. O/a formando/a do Curso de Letras Português-Bacharelado poderá se inserir profissionalmente em vários campos vinculados ao conhecimento e à prática de modalidades textuais, como a crítica literária, a criação, a tradução, a edição e revisão de textos, a assessoria ou consultoria em todos esses campos, além de áreas relacionadas às artes e às ciências humanas. Há diversas metodologias implementadas no curso de Letras, com vistas a atingir o desenvolvimento das múltiplas competências do/a egresso/a. As metodologias são adaptadas, portanto, aos diferentes objetivos que se pretende atingir. Em geral, em sala de aula, a metodologia adotada no curso combina a articulação de aulas expositivas, seminários, leituras reflexivas, analíticas e críticas de textos trabalhados nas disciplinas. A utilização de recursos tecnológicos, tais como data-show, gravadores, aparelhos de som etc. auxilia o/a professor/a em sua prática pedagógica para o alcance de seus objetivos de ensino no curso. Para desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa, adotam-se metodologias relacionadas a esse tipo de práticas, tais como o fomento da participação dos alunos nos diversas atividades acadêmicas promovidas pelo Instituto de Letras e pelos Departamentos que o compõem ou Eventos e Congressos Nacionais e Internacionais. Os/as alunos/as são convidados a participar de Eventos Científicos tanto na organização de eventos acadêmicos, como monitores, quanto na participação nesses eventos por meio da apresentação de trabalhos individuais e em grupo, sempre sob a supervisão dos docentes do Instituto. A Universidade de Brasília disponibiliza o Portal Aprender, em que os/as professores/as podem realizar atividades valendo-se de mecanismos da Tecnologia da Informação a partir da Plataforma Moodle (www.aprender.unb). Ainda neste escopo os/as alunos/as dos cursos presenciais regulares podem realizar cursos de extensão pela plataforma Moodle da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

 

- domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos; - reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; - visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional; - preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho; - percepção de diferentes contextos interculturais; - utilização dos recursos da informática. Além desses, acrescentam-se: - o estudo do nível básico de, pelo menos, uma língua estrangeira; - o desenvolvimento de visão crítica a respeito das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias; - capacidade para prosseguir estudos especializados nas áreas de Literatura, Linguística e Linguística Aplicada. O/a formando/a do Curso de Letras Português-Bacharelado poderá se inserir profissionalmente em vários campos vinculados ao conhecimento e à prática de modalidades textuais, como a crítica literária, a criação, a tradução, a edição e revisão de textos, a assessoria ou consultoria em todos esses campos, além de áreas relacionadas às artes e às ciências humanas. Há diversas metodologias implementadas no curso de Letras, com vistas a atingir o desenvolvimento das múltiplas competências do/a egresso/a. As metodologias são adaptadas, portanto, aos diferentes objetivos que se pretende atingir. Em geral, em sala de aula, a metodologia adotada no curso combina a articulação de aulas expositivas, seminários, leituras reflexivas, analíticas e críticas de textos trabalhados nas disciplinas. A utilização de recursos tecnológicos, tais como data-show, gravadores, aparelhos de som etc. auxilia o/a professor/a em sua prática pedagógica para o alcance de seus objetivos de ensino no curso. Para desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa, adotam-se metodologias relacionadas a esse tipo de práticas, tais como o fomento da participação dos alunos nos diversas atividades acadêmicas promovidas pelo Instituto de Letras e pelos Departamentos que o compõem ou Eventos e Congressos Nacionais e Internacionais. Os/as alunos/as são convidados a participar de Eventos Científicos tanto na organização de eventos acadêmicos, como monitores, quanto na participação nesses eventos por meio da apresentação de trabalhos individuais e em grupo, sempre sob a supervisão dos docentes do Instituto. A Universidade de Brasília disponibiliza o Portal Aprender, em que os/as professores/as podem realizar atividades valendo-se de mecanismos da Tecnologia da Informação a partir da Plataforma Moodle (www.aprender.unb). Ainda neste escopo os/as alunos/as dos cursos presenciais regulares podem realizar cursos de extensão pela plataforma Moodle da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

A promoção de ações didáticas que articulam ensino, pesquisa e iniciação na prática profissional é a base da proposta do Curso de Letras – Português Bacharelado da UnB. O Curso tem o objetivo geral de preparar os futuros/as profissionais para atuarem em seu campo profissional, sempre com base em uma visão teórica e crítica, portanto os princípios norteadores do currículo se articulam com base em três eixos principais: a) capacitação do formando para o domínio do uso da língua portuguesa nas suas manifestações oral e escrita e b) a formação teórica na área da linguística e da literatura para que este seja capaz de desenvolver, organizar e continuamente rever criticamente e de forma autônoma sua atuação profissional. Para cumprir esse princípio, o curso de Letras tem, em seu currículo, disciplinas teóricas, teóricopráticas e estágios supervisionados. Quanto à pesquisa, os/as alunos/as do Curso de Letras e seus/suas docentes participam com frequência de Programas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) para despertar vocação científica e desenvolver talentos para a pesquisa, visando a articulação entre a graduação e a pós-graduação. Há também as disciplinas de cunho monográfico nas áreas de Linguística, Literatura e Língua Portuguesa, que contribuem para desenvolver o gosto pela pesquisa. Em relação às atividades de extensão, a UnB promove anualmente, durante uma semana, projeto que busca difundir sua produção de conhecimentos e de tecnologias. Trata-se da Semana Universitária de Extensão, da qual participam regularmente alunos e professores do Instituto de Letras. Além dessa semana institucionalmente programada, o curso de Letras oferece diversas possibilidades de extensão por meio da Escola de Línguas e parcerias com a Universidade Aberta do Brasil, em que são oferecidos cursos de extensão e de nivelamento para alunos da graduação presencial.

Os resultados das avaliações externas (principalmente o SINAES) são objeto de análise em vários segmentos da instituição, desde a Comissão Própria de Avaliação (CPA) - em nível de Reitoria - ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) - em nível de curso. Os resultados das avaliações são, também, apreciados pelo Colegiado de Graduação, que se reúne mensalmente – e é constituído pela Direção do Curso (que preside o Colegiado), os/as Coordenadores/as de Graduação (de todas as habilitações), os/as Chefes dos Departamentos que formam o Instituto de Letras e um/a representante discente – geralmente membro da diretoria do Centro Acadêmico. A oferta de disciplinas (incluindo adequação de espaço físico e disponibilidade de material audiovisual e uso de tecnologias aplicadas à educação), bem como o desempenho docente, são avaliados por meio de questionário eletrônico, respondido semestralmente pelos/as discentes – à época da matrícula via web – com relação às disciplinas que cursaram no período anterior. Os resultados dessa consulta eletrônica são contabilizados pelo CESPE/UnB e encaminhados semestralmente aos Departamentos, que os remetem aos/às docentes, como forma de auto-avaliação. Os Colegiados também têm a função de debater os resultados da unidade acadêmica nesses aspectos. Já em relação a Instâncias para auxiliar na avaliação e aprimoramento do curso, há o Núcleo Docente Estruturante. Em consonância com o disposto pela Resolução nº 01 de 17 de junho de 2010 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o NDE tem atuado de modo a contribuir para o cumprimento e aprimoramento do projeto do curso, em especial as que têm relação direta com a organização da matriz curricular, a atribuição da carga horária das atividades complementares e as regulamentações de estágio supervisionado, trabalho de conclusão de curso, estágio remunerado, outorga antecipada de grau, entre outras.

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