0 Bacharel em Quimica deve ter formaga'o generalista, corn dominio das tecnicas de utilizacao de laboratorios e equipamentos, corn condigoes de atuar nos campos de atividades socioeconornicas que envolvam as transformagoes da materia; direcionando essas transformagaes, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas a solucao dos problemas na pesquisa e no desenvolvendo de novas aplicagoes em tecnologia. Deseja-se que o egresso do curso tenha:
- Excelencia de conhecimento associado a capacidade de trabaihar em equipe;
- Compromisso corn o auto-desenvolvimento, estimulando a iniciativa de buscar novas formas de conhecimento e estrategias de pesquisa incluindo a busca por especializa0o por meio de cursos de pos-graduga-o stricto sensu;
- Capacidade analitica;
- Versatilidade e criatividade, em termos de encontrar solugoes rapidas e eficientes para problemas;
- Conhecimento de informatica, destacando-se o dominio dos editores de texto, planilhas e use da Internet.
- Dominio, pelo menos da parte tecnica, do idioma ingles ou espanhol.
- Amadurecimento e adequagao ao ambiente profissional;
- Desenvolvimento da interaga'o, integrag5o e comunicagao;
- Desenvolvimento da capacidade de lideranga;
- Habilidade para lidar adequadamente corn adversidades, buscando bons resultados;
- Postura, formalidade e definigAo de limites.
- Desenvolver metodologia e senso de responsabilidade que lhe permita uma atuagao consciente;
- Exercitar sua criatividade na resolugao de problemas;
- Trabalhar corn independencia;
- Desenvolver iniciativas e agilidade no aprofundamento constante de seus conhecimentos cientificos para que possa acompanhar as rapidas mudangas da area de pesquisa;
- Aprender a tomar decisoes, levando em conta os possiveis impactos ambientais ou de saude poblica, quando atuar na implantaga-o de novos processos industriais para a produgao de substancias de use em larga escala.
Com relacao a formacao pessoal:
Possuir conhecimento solido e abrangente na area de atuagao, corn dorninio
das tecnicas de utilizac5o de laboratorios e equipamentos necessarios para garantir a qualidade dos servigos prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar se a dinamica do mercado de trabalho; possuir habilidade suficiente em Matematica para compreender conceitos de Quimica e de Fisica, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsao, corn o objetivo de compreender modelos probabilisticos teoricos, e de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive corn auxilio de metodos computacionais;
- possuir capacidade critica para analisar de maneira conveniente os seus
proprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos cientificos e/ou
tecnolOgicos e refletir sobre o comportamento etico que a sociedade espera de sua atuagao e de suas;
- saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreens5o das diversas etapas
que compoem um processo industrial ou uma pesquisa, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas a Quimica ou a areas correlatas;
- ser capaz de exercer atividades profissionais autonomas na area da Quimica
ou em areas correlatas;
- ter interesse no auto-aperfeicoamento continuo, curiosidade e capacidade
para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espirito
investigativo, criatividade e iniciativa na busca de solugoes para questoes individuais e coletivas relacionadas corn a Quimica; e
ter formaga-o humanistica que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito a vida e ao bem-estar dos cidadaos.
Oferecer urn Curso de Bacharelado em Quimica que atenda as exigencias das Diretrizes Curriculares em conformidade corn as exigencias das Diretrizes Curriculares Nacionais em conformidade o parecer CNE/CES 583/2001, de 4 de abril de 2001i, a resolug5o CNE/CES 8, de 11 de margo de 20022, o parecer CNE/CES 1.303 de 20013 e a ResolugJo No 2, de 18 de junho de 20074, que dispae sobre carga horaria minima e procedimentos relativos a integralizacao e duracao dos cursos de graduagao, bacharelados, na modalidade presencial (Anexos 1 a 4, respectivamente). Alem das diretrizes curriculares observar a resolucao normativa do Conselho Federal de Quimica (CFQ) no 36 de 25 de abril de 197424 e resolucao ordinaria do CFQ no 1511 de 12 de dezembro de 197522 (Anexos 6 e 7, respectivamente) e garantir a formaca-o de urn Bacharel em Quimica altamente qualificado para atuagao principalmente na pesquisa cientifica, no setor produtivo relacionado a Quimica ou areas afins.
Considerando que o curriculo nao corresponde a enumeracao simples do elenco de disciplinas, mas ao desenvolvimento efetivo de todas as atividades de ensino das quaffs o estudante participa durante o seu curso, percebe-se que a implantacao do curriculo regula um estudo profundo sobre a metodologia de ensino de cada disciplina e o desencadeamento de urn processo continuo de avaliaceo e redimensionamento de atividades. Corn base nesses estudos, propoe-se a adocao de alternativas pedagogicas que atendam as necessidades dos estudantes. Neste contexto, alem das avaliagoes regulares dos cursos realizadas pelo MEC e avaliagao discente tradicionalmente organizada por nossa Instituicao, o IQ implantou o Nucleo Docente Estruturante (NDE), conforme as orientacoes da Comissao Nacional de Avaliageo da Educacao Superior (CONAES) em sua Resolucao no 01, de 17 de junho de 2010.
0 NDE do curso é composto por urn representante de cada Diviseo do IQ (Quimica Analitica, Ensino de Quimica, Fisico-Quimica, Quimica Inorganica, Quimica Organica e Quimica Tecnologica), escoihidos entre os docentes do quadro permanente do IQ, que exergam lideranga academica, percebida na produce° de conhecimentos na area, no desenvolvimento do ensino e outras atividades reconhecidas como de importancia para o curso e a instituiceo. Como forma de contribuir para a avaliaga"o do curso de Bacharelado em Quimica o NDE devera:
1) Acompanhar e contribuir para a consolidacAo do perfil profissional do egresso do
curso;
2) Zelar para a integragao das diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensao
presentes no curriculo do curso;
3) Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensao, oriundas das necessidades identificadas na graduagao, de exigencies do mercado de trabalho e corn as politicas pUblicas relatives a area do conhecimento;
4) Zelar pela atualizagao do programa, bibliografia das disciplines que compaem o
curriculo do curso.
5) Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Como forma de cumprir as atribuigoes acima descritas o NDE e o CGE-IQ adotara uma politica de realizagao de Seminarios Pedagogicos, Orientagao Acadernica que, no nosso entender, constituem-se como valiosos instrumentos para avaliagao permanente do projeto politico-pedagogico visando o constante aperfeigoamento do curso.
2.13.1 Seminarios Pedagogicos
Nestes seminarios, todos os professores dos cursos de Quimica terao a oportunidade de discutir e avaliar o ensino desenvolvido na sua discipline, bem como
estabelecer procedimentos didaticos conjuntos que favoregam a formagao do profissional dos alunos. A avaliagao da aprendizagem deve ser motivo constante de anthlise, tendo em vista tradicionalmente se constituir em "reproducao de conhecimentos transmitidos", o que exige o planejamento de formas alternatives que priorizem a compreensao e a inter-relagao conceitual na resolugao de problemas. Tais reunioes podem permitir, ainda, a integragao entre as disciplines do curso e o estudo dos principios orientadores do curricula incluindo temas relacionados a formagao de professores, a metodologia de ensino e ao conteudo especifico de Quimica.
Considera-se que sem a garantia desse espago de planejamento participativo, a filosofia proposta para os presentes curriculos perde a sua unidade de principios e comete-se o erro do isolamento academico e da desarticulagao. Essa experiencia ja vem sendo adotada corn sucesso, desde o primeiro semestre de 1994, no curso de Licenciatura em Quimica (Noturno) e no ambito do CGE-IQ.
Orientacao Acadernica
A situagao do ensino de graduagao na Universidade de Brasilia vem, de urn modo geral e ao longo de alguns anos, apresentando alguns aspectos criticos recorrentes.
Varios indicadores de problemas apontam para a necessidade urgente de que se ensejem esforgos, tanto no sentido de melhor compreender e dimensionar os problemas no ambito do ensino de graduagao, quanto no de definir e implantar medidas solucionadoras a curto e medio prazo.
Entendemos que cabe a administragao superior da Universidade de Brasilia estudar e viabilizar iniciativas que possam incentivar o compromisso politico da instituigao corn o ensino, assim como cabers ao Instituto de Quimica procurar retomar a orientagao academica ao estudante universitario, principalmente para garantir os principios estabelecidos na elaboragao dos curriculos propostos.
Considerando que os indices mais altos de evasao e reprovagao ocorrem nos quatro primeiros semestres do curso, seria desejavel que o programa de orientagao se dirigisse, prioritariamente, ao inicio da vida academica dos estudantes. Isto, entretanto, nao deveria invalidar iniciativas de tentar estende-la ao curso como urn todo. Para que a orientagao academica ao estudante de graduagao no ambito do IQ possa atender auxiliar na redug5o dos indices de evasao, tempo de permanencia, desligamento e reprovagdes, entende-se que as seguintes atribuigties devam ser tomadas:
i. Instruir e informar os estudantes a cerca da estrutura e funcionamento do sistema de ensino da Universidade de Brasilia. Nesse sentido disciplina de introducao ao Curso de Bacharelado em Quimica proporciona acesso direto do coordenado do curso corn os calouros e urn espago para essa orientacao;
ii. Continuar a atuagao de grupos tutoriais nas disciplinas iniciais de alta evasao e reprovagao, tais como: Calculo, Fisicas e a primeira disciplina teorica de Quimica do curso.
iii. Acompanhar de perto os estudantes em risco de desligamento. Procedendo, durante o periodo de matricula, a orientaggo dos estudantes na escolha das disciplinas que Vac, cursar;
iv. Identificar dificuldades e impedimentos ao cumprimento das atividades academicas pelos estudantes e proceder a encaminhamentos necessarios para supers-los;
v. Nomear tutores para cada turma de calouros, os quaffs poderao ajudar a Coordenacao do Curso no acompanhamento e orientagao dos alunos em sua vida academica;
vi. Incentivar a participagao dos representantes discentes no CGE-IQ e a
desempenhar o seu papel de comunicar ao Coordenador de Curso e ao problemas encontrados pelos estudantes no desenvolvimento de suas atividades academicas;
vii. Promover, regularmente, reunioes com os estudantes visando acompanhar o seu desempenho academia), no decorrer do semestre;
viii.Incentivar a participagao dos estudantes em atividades de pesquisa e extensao, curriculares ou extracumculares e ate mesmo prove-las;
ix. Facilitar aos estudantes o acesso a informadoes importantes sobre caracteristicas da profiss5o, mercado de trabaiho, estagios, legislacao, etc.
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