Projeto Pedagógico do Curso

O Curso destina-se à população do campo, que tenha concluído o ensino médio, ou esteja em fase final de conclusão até o momento do registro acadêmico, conforme previsão legal, e não tenha formação em nível superior e que esteja enquadrada em pelo menos a uma das seguintes situações:


a. professores em exercício nas escolas do campo da rede pública na região do  Distrito Federal, entorno (DF) e Goiás (GO); Minas Gerais (MG) ou;


b. outros profissionais da educação das escolas do campo com atuação na rede pública da região do Distrito Federal, entorno (DF) e Goiás (GO); Minas Gerais (MG) ou;


c. professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo; ou


d. professores e outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à  ampliação do acesso à educação básica da população do campo; ou


e. jovens e adultos de comunidades do campo que desejam atuar em uma das
atividades descritas nos itens a, b, c e d.

O Curso será desenvolvido de modo a profissionalizar os participantes
para atuação:
a) Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso:
Matemática, Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura); Ciências da Natureza para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Nível Médio, também na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.


b) Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.


c) Na gestão de processos educativos comunitários, entendida como formação para a atuação em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável e solidário do campo.

Assim, o graduado em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes será identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela. Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da Língua Portuguesa, Literatura e Artes para atuar como professores, gestores escolares pesquisadores, críticos literários, artistas e revisores de textos, a habilitação em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes do curso de LEdoC da UnB/FUP contribuirá para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

 a) Quanto à Língua Portuguesa

O processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa deve pressupor uma visão sobre o que é linguagem. Ela se caracteriza como construção humana e histórica de um sistema linguístico e comunicativo em determinado contexto. Dessa forma, na origem da linguagem, estão presentes o homem, seus sistemas simbólicos e comunicativos em um mundo sociocultural. O caráter sócio interacionista da linguagem aponta para uma opção metodológica de verificação do saber linguístico do licenciando, como ponto de partida para a decisão daquilo que será desenvolvido, tendo como referência o valor da linguagem nas diferentes esferas sociais. Na formação do estudante de Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes, devem ser consideradas as habilidades comunicativas, com especial atenção para as de leitura e de produção oral e escrita dos mais variados gêneros textuais – fundamentalmente no que diz respeito ao uso da norma culta da língua portuguesa. Com isso, aprofunda-se o conhecimento do graduando no sentido de desenvolver competências para atuar de modo eficiente nas mais variadas situações comunicativas. Enfatiza-se, também, o estudo de aspectos envolvidos no uso e na organização da língua portuguesa – suas unidades comunicativas de produção e recepção, os elementos expressivos e estruturais que a compõem, as funções morfossintáticas e semântico-discursivas de tais elementos. Esses aspectos são objeto de estudo  descritivo, teórico e de prática de análise linguística. São, também, objeto de observação, análise e reflexão que busca relacioná-los aos conteúdos e práticas de ensino de língua, que devem ser acompanhadas permanentemente por atividades de prática de transposição pedagógica.

 

                        b) Quanto à Literatura

 

O conteúdo das disciplinas de literatura privilegia a história literária, a partir dos chamados períodos literários contextualizados historicamente, propiciando, assim, uma base cultural. Para uma melhor compreensão da dimensão sócio histórica, estudam-se as principais obras e autores, visando destacar a presença das características próprias dos movimentos socioculturais, presentes nos respectivos textos, amparados nos conceitos originários da teoria da literatura. A base desse estudo é propiciar conhecimentos, acerca dos principais autores, obras e temas e a sua importância cultural e papel no ensino da literatura, artes, língua portuguesa, bem como da formação de leitores.

                        c) Quanto às Artes

 

As Artes objetivam, entre outros, criar condições para o resgate da autonomia do sujeito, e seu protagonismo, como base para o desenvolvimento sustentável da região. Sendo assim, ao estudante da área de conhecimento em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes será solicitado produzir reflexivamente arte, sobre arte, e sobre arte-educação, ademais de se apropriar da prática pedagógica em instituições da comunidade de origem. E, mesmo dentro da escola, com o aporte do diálogo entre as ferramentas artísticas e pedagógicas, esse profissional não deverá restringir sua ação na prática em sala de aula, mas deverá envolver-se com todas as questões que compõem o universo escolar.

A matriz curricular da Habilitação em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes está intimamente ligada aos princípios que norteiam o projeto pedagógico do Curso de LEdoC da UnB/FUP constituído pelo objetivo da habilitação, perfil do egresso e pelas competências e habilidades esperadas. Para tanto, as

 

disciplinas foram ordenadas em uma sequência considerada adequada para o desenvolvimento lógico do conteúdo e das atividades.  Nas áreas de formação básica, instrumental e pedagógica incluem-se disciplinas consideradas fundamentais para o exercício profissional de Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes hoje e nas próximas décadas. Já na formação profissional específica incluem-se disciplinas voltadas para a formação do profissional da habilitação em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes, em sua língua, literatura e artes. Em relação à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, o aluno contará com as práticas pedagógicas, os estágios supervisionados, o trabalho de conclusão de curso e com os programas de iniciação científica, monitoria e extensão da FUP. O currículo da habilitação em Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes está coerente com os objetivos do curso, orienta para a formação de profissionais integrados com a realidade local e a qualificação despertada para o aproveitamento das potencialidades socioeconômicas e culturais, de modo a tornar os profissionais instrumentos do desenvolvimento regional. A visão humanística e crítica da realidade social são trabalhadas, ao longo de todo o curso, imprimindo no aluno, por meio da conjugação da teoria à prática, uma perspectiva pluralista da prática do profissional de Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes. Partiu-se do pressuposto de que o profissional de Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes tem como atribuições essenciais a pesquisa e o ensino da língua portuguesa, literatura e artes. O egresso dessa habilitação encontra-se apto ao desenvolvimento de atividades associadas à docência, gestão escolar, interpretação e revisão de textos e outras relacionadas à habilitação, além das de ensino e pesquisa. Com esse propósito, o currículo de Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura e Artes apresenta uma proposta multi e transdisciplinar, propiciando uma conjugação de saberes, o aperfeiçoamento e a atualização técnico-científica, primando por uma formação humanística e com espírito científico, consciente da ética profissional. Portanto a capacitação profissional está alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional.

A avaliação da apresndizagem é processual e visa articuladar as atividades desenvolvidas no tempo universidade e no tempo comunidade. São instrumentos e avaliação a participação, a produção intelectual dos estudantes e as atividades desenvolvidas durante todo processo pedagógico das disciplinas. O curso foi avaliado em 2012 e obteve nota 4 confomre relatário apresentado pela equipe de avaliação do Ministério da Educação.

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