Projeto Pedagógico do Curso

O Curso será desenvolvido de modo a profissionalizar os participantes para atuação:

a) Na docência em uma das áreas de conhecimento propostas pelo curso: Matemática, Linguagens (expressão oral e escrita em Língua Portuguesa, Artes, Literatura); Ciências da Natureza para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Nível Médio, também na Modalidade Educação de Jovens e Adultos.

b) Na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo.

c) Na gestão de processos educativos comunitários, entendida como formação para a atuação em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável e solidário do campo.

A área tem como objetivo geral: formar o professor ou professora de matemática para o exercício do magistério nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, que seja capaz de exercer uma liderança intelectual, social e política na rede pública de ensino e nas escolas do campo, em sua diversidade. A área de formação em matemática do curso licenciatura em educação do campo da UnB/FUP pretende formar profissionais capazes de:

• Dominar o conhecimento matemático específico, compreendendo o modo de. produção desta ciência, suas aplicações em várias áreas do conhecimento e sua. importância para o exercício pleno da cidadania.

• Ser capaz de trabalhar em grupos da sua ou de outras áreas, de maneira integrada, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico, do espaço educativo onde atua e favorecer uma aprendizagem significativa para os estudantes.

• Saber empregar adequadamente os procedimentos dedutivos, indutivos ou. analógicos de raciocínio matemático, na resolução de problemas, na sua relação. pessoal com a matemática e na dinâmica de ensino-aprendizagem desta disciplina.

• Compreender as especificidades de cada área de conhecimento da Matemática, integrando-as de modo significativo.

•Dominar conhecimentos relativos à forma sobre como a matemática é aprendida, de modo a valorizar as potencialidades de desenvolvimento em cada faixa etária, favorecendo o desenvolvimento pleno de seus estudantes. Universidade de Brasília – UnB Faculdade UnB Planaltina - FUP 71

•Conhecer e dominar o alcance e limitações das diversas metodologias e materiais de apoio ao ensino, de modo a ser capaz de selecionar, em cada situação de ensino específica, qual o melhor procedimento a adotar, e de avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e instrumentos, de forma continuada. •Compreender a importância do processo de formação profissional contínua, procurando atualizar seus conhecimentos, considerando novas demandas sócio-. culturais e dos seus alunos.

•Conhecer as propostas ou parâmetros curriculares, bem como as diversas visões. pedagógicas vigentes. Poder formular a sua própria concepção diante das correntes existentes. Vivência direta com a estrutura escolar vigente no país. A área de formação em matemática da licenciatura em educação do campo da UnB/FUP está organizada de modo a capacitar o egresso a dominar as seguintes competências:

• Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.

• Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza e objetividade dentro destes contextos cognitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.

•Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais. Universidade de Brasília – UnB Faculdade UnB Planaltina - FUP 72

• Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.

• Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet entre outros.

• Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática. Os componentes curriculares específicos da área de matemática estão distribuídos em cinco eixos: cálculo, geometria, álgebra, educação matemática e matemática aplicada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O processo formativo desenvolvido pela Licenciatura em Educação do Campo se assenta sobre o princípio da práxis, onde teoria e prática constituem uma unidade formativa, coerente com seu principal objetivo: transformar a forma escolar. Nesta perspectiva, no decorrer das etapas do Tempo Universidade o curso prevê espaços e tempos de estudos e espaços e tempos de práticas. No Tempo Universidade de Brasília – UnB Faculdade UnB Planaltina - FUP 89 Comunidade, prevê espaços e tempos inseparáveis de estudos e de práticas – Inserção Orientada na Escola – IOE e Inserção Orientada na Comunidade – IOC. Assim, o curso organiza os tempos acadêmicos de maneira a inserir os/as educandos/as na própria lógica da nova forma escolar que anuncia. O faz em razão de que as instituições de ensino – tanto as escolas de educação básica quanto as universidades – funcionam sob a lógica da dinâmica organizada pela base material vigente na sociedade, o modo de produção capitalista. Nesta base, da qual todos fazemos parte e somos parte, predominam os valores do individualismo e da competição. Reconstruir espaços de solidariedade, companheirismo e solidariedade é compromisso e parte dos objetivos associados à transformação da “forma” escolar. Um esforço que deve ir além da lógica formal do ensino sobre os novos valores, mas sobre a organização do Tempo Universidade como tempo e espaço de vivência destes novos valores, desde o princípio de que a “forma” forma. A este tempo e espaço denominamos Organicidade. A Organicidade é a estrutura organizativa que se constrói em torno de dois grandes princípios: o princípio da direção coletiva e o princípio da divisão de tarefas. O princípio da direção coletiva designa o processo de compartilhamento da direção de um processo por todos/as aqueles/as que participam do processo. Atua no rompimento da lógica dominante de direção em que alguns decidem o que a maioria executará, inserindo a todos/as no processo diretivo, na tomada de decisões de acordo com as diversas instâncias e compartilhando responsabilidades. Na Licenciatura em Educação do Campo, as instâncias de decisão vão desde os Grupos de Organicidade (núcleos de estudantes), Coordenação de Turma, Plenárias, Assembleias, Comissão Político-Pedagógica até o Fórum da LedoC, onde participam as representações dos colegiados estudantis, professores e coordenação do Curso. O princípio da divisão de tarefas estabelece que todos devam assumir sua parte na aplicação das tarefas definidas, valorizando a participação de todos e evitando a centralização. A decisão é coletiva, mas a responsabilidade é individual. A divisão de tarefas permite que as pessoas, ao assumirem responsabilidades específicas se tornem parte desse todo, também possibilita que todos/as cresçam na medida em que cada um/a contribuir de acordo com sua formação profissional e pessoal.

 

A avaliação da apresndizagem é processual e visa articuladar as atividades desenvolvidas no tempo universidade e no tempo comunidade. São instrumentos e avaliação a participação, a produção intelectual dos estudantes e as atividades desenvolvidas durante todo processo pedagógico das disciplinas. O curso foi avaliado em 2012 e obteve nota 4 confomre relatário apresentado pela equipe de avaliação do Ministério da Educação.

 

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