Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Gestão do Agronegócio formará um bacharel apto a atuar como analista, técnico ou gestor nas seguintes áreas: Projetos Agroindustriais, Mercados Agroindustriais, Gestão Ambiental, Planejamento Regional, Política Agrícola, Extensão Rural, Logística, Pesquisas Agroindustriais, Desenvolvimento Rural entre outras. A presença de profissionais, com o perfil adotado pelo curso, no mercado de trabalho, proporcionará às instituições públicas e privadas recursos humanos capacitados e sintonizados com as peculiaridades do SAI (Sistema Agroindustrial), o que, sem sombra de dúvidas, contribuirá para superar os desafios impostos ao agribusiness brasileiro. Assim sendo, o egresso deve ter capacidade de abstração, raciocínio sistêmico, experimentação e colaboração. Este profissional deve desenvolver os seguintes atributos: 1. Elevado grau de motivação. 2. Capacidade de pensar de forma independente (aprender a aprender). 3. Sólida compreensão dos fundamentos da área profissional em que é formado. 4. Capacidade de comunicação.

O profissional deve aliar conhecimentos técnicos de produção peculiares a cada um dos segmentos do agronegócio e uma sólida formação em metodologias de gestão, além da indispensável compreensão das interfaces entre os segmentos de produção de matérias- primas, transformação e comercialização de produtos do ramo alimentar. Deve também possuir competência para vislumbrar oportunidades de colocação no meio acadêmico e empresarial. O curso deverá garantir uma formação profissional cujos conhecimentos, habilidades, competências e valores sejam aplicados em benefício do ser humano. Deverá propiciar o desenvolvimento da habilidade de expressão e comunicação na língua portuguesa, a capacidade de diálogo, cooperação e trabalho em equipe. O profissional deverá desenvolver suas habilidades e competências com vistas a solucionar problemas e enfrentar situações imprevisíveis, marcadas por elevado grau de incerteza e instabilidade, utilizando raciocínio lógico e analítico, formulações matemáticas para estabelecer relações causais entre os fatos e abordagem crítica dos diferentes contextos organizacionais e sociais. A formação dos profissionais em Gestão do Agronegócio envolve capacitação em ciências sociais e administrativas, economia, finanças, contabilidade, pesquisa operacional e aplicações de práticas de gerenciamento do agronegócio.

O currículo adotado procura espelhar a visão que norteou a criação do curso, ou seja, uma abordagem sistêmica da problemática referente à oferta e consumo de produtos agroindustriais. Nesse sentido, sua análise permite identificar disciplinas relacionadas com os três macrossegmentos das cadeias de produção agroindustriais: produção de matérias- primas, transformação e distribuição. A definição inicial proposta por Goldberg (1974) considerava o agribusiness "o conjunto de todas as operações envolvidas na fabricação e distribuição de insumos e produtos agropecuários, bem como a armazenagem, processamento e distribuição de produtos agropecuários e produtos deles derivados". A lógica da definição proposta por Goldberg dividia uma cadeia de produção agroindustrial genérica em um macrossegmento de produção de insumos, um macrossegmento central, representado pela produção de matérias-primas, e finalmente um macrossegmento de processamento/distribuição. Os fundamentos que nortearam a criação do curso de Gestão do Agronegócio adotam essa mesma ótica de agribusiness commodity system, porém com algumas modificações em relação à importância dada ao estudo de cada um dos macrossegmentos mencionados acima. O programa curricular do curso assume implicitamente que, na grande maioria dos casos, é a dinâmica do sistema alimentar e dos mercados, construída pelo consumidor final dos produtos agroindustriais que dá, para toda a cadeia de produção agroindustrial, o ritmo das inovações tecnológicas e das condições concorrenciais às quais os agentes econômicos que participam da cadeia estão submetidos. As informações devem fluir do mercado para as agroindústrias, que devem adaptar seus produtos às novas exigências do consumidor. Em muitos casos, essas adaptações demandam características próprias das matérias-primas existentes e novos processos de produção, o que faz com que a nova demanda do consumidor repercuta rapidamente nos setores de produção agropecuária e de insumos, bem como nas indústrias de apoio (eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, máquinas agrícolas etc.). Essa constatação coaduna-se com as modernas metodologias de análise industrial aplicadas ao SAI, que reconhecem no mercado o principal pólo indutor de mudanças na dinâmica de funcionamento das cadeias agroindustriais e, portanto, fazem dele o seu ponto inicial de análise, além de aspecto importante na delimitação dos contornos do espaço analítico a ser considerado (BATALHA, 1993). A elaboração da grade curricular baseou-se na combinação de disciplinas dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção, com o objetivo de trazer ao mesmo tempo um conhecimento amplo e sólido, nas áreas de Gestão, Aspectos Econômicos e de Processos e Operações aplicadas ao agronegócio. No que tange aos conhecimentos específicos ligados aos setores primário e secundário de produção, estão previstas disciplinas que envolvem conhecimentos básicos em produção agropecuária, processamento de produtos agroindustriais e gestão das propriedades rurais. As disciplinas básicas de gestão industrial estão sendo adaptadas às especificidades das agroindústrias para proporcionar conhecimentos que permitam o gerenciamento eficaz e eficiente das unidades industriais que participam no processo. Além disso, o currículo adotado pelo curso contempla um conjunto de disciplinas que visa proporcionar ao profissional as ferramentas necessárias à identificação no mercado das tendências de consumo e das modificações estruturais e conjunturais que podem modificá-las. Esse conjunto de conhecimentos específicos, aliado às disciplinas tradicionais que compõem o escopo dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção, permite a formação de um profissional diferenciado em relação aos cursos existentes. Dessa maneira, as disciplinas foram divididas em três grupos de conteúdo: 1. Conteúdos de Formação Básica: estudos relacionados com as Ciências Sociais, a Economia e a Administração. 2. Conteúdos de Formação Profissional, compreendendo tópicos da gestão, da economia e da engenharia de produção aplicados a todos os segmentos da cadeia agroindustrial. Aqui podem ser destacadas disciplinas do tipo: Sistemas de Produção de Matérias-Primas de Origens Vegetal e Animal, Tecnologia de Produtos Agroindustriais, Economia Aplicada ao Agronegócio I e II, Regulação e Políticas Públicas, Sistemas Agroindustriais, Marketing no Agronegócio, Transporte e Logística Agroindustrial, entre outras. 3. Conteúdos de Formação Complementar, compreendendo estudos quantitativos e temas relacionados à problemática do agronegócio, e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes ao agronegócio. As disciplinas que abrangem esses conteúdos são: Agronegócio e Desenvolvimento Regional, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Empresa Rural, Mercados Futuros e de Opções Agropecuárias, Territorialidade no Agronegócio, Sociologia, entre outras.

A avaliação deve ser holística, analisando os diversos participantes no processo de ensino-aprendizagem, deve ter em conta as diferentes perspectivas e interpretações dos diversos atores. Para tal é necessário que o professor tenha em conta as perspectivas alternativas, e diferentes interpretações, dos outros atores do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os alunos. Nesse sentido, o método de avaliação dos alunos será elaborado por cada professor, observando as especificidades de cada disciplina e área envolvida. Os critérios deverão observar a capacidade de aprendizado e capacitação do estudante. A métrica deverá se adequar ao Regulamento da Universidade de Brasília, ou seja, será reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75% das atividades curriculares, ou obtiver média após a recuperação inferior a 5. Conforme o Regulamento da Universidade de Brasília, a menção final na disciplina será atribuída conforme a escala abaixo: Nota Final Menção Final De 9 a 10 SS De 7 a 8,9 MS De 5 a 6,9 MM De 3 a 4,9 MI De 1 a 2,9 II De 0 a 0,9 SR

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