Projeto Pedagógico do Curso

O bacharel em Ciência Política tem atuado principalmente nas carreiras de gestor governamental, consultorias políticas, assessorias parlamentares, assessorias de ONGs, partidos políticos, Institutos de Pesquisa e como professor. De acordo com o levantamento realizado pelo Sistema de Informações Acadêmicas da. Graduação – SIGRA/UnB no período do ano de 2014 até o ano de 2017, apresenta-se a seguir a distribuição de alunos formados no Curso de Ciência Política por sexo.

 

O perfil que se espera do egresso do Curso de Ciência Política é que este tenha conhecimentos capazes de contribuir para a sua vida profissional, sendo capaz de desempenhar papeis importantes nas instituições brasileiras e internacionais, utilizando a bagagem teórica e metodológica absorvida no curso. Também objetiva que o egresso esteja apto a compreender a política, em uma perspectiva analítico-reflexiva, buscando como agente público e como agente político participar e mesmo fazer as mudanças necessárias nos processos políticos, considerando sempre o interesse público.

 

Atualmente, o bacharel em Ciência Política tem atuado principalmente nas carreiras de gestor governamental, consultorias políticas, assessorias parlamentares, assessorias de ONGs, partidos políticos, Institutos de Pesquisa e como professor.

 

De acordo com os dados do Projeto AvaliaUnB (CPA, setembro/2017) da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB, a distribuição dos alunos formados por vínculo empregatício em 2015 foi de 55% em serviço público efetivo; 34% em serviço público não efetivo; 10% como celetistas e 2% como temporários/avulsos.

 

Os dados do Projeto AvaliaUnB apontam que em 2015, os formados do Curso de Ciência Política, dentre as várias classes definidas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), pertencem na grande maioria à classe da Administração Pública, Defesa e Seguridade Social. As outras principais classes dentre as quais pertencem os formados no Curso são: a classe de Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços Relacionados; a classe de Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas; a classe outras Atividades de Serviços; e a classe Educação. A distribuição dos formados por profissão em 2015 revela que a grande maioria exerce as profissões de assistente administrativo; de administrador; e de dirigente do Serviço Público Federal.

Objetivos do Curso

O objetivo do curso de Ciência Política é formar profissionais de nível superior que a partir de um parâmetro científico, com capacidade crítica e reflexiva, podem atuar como agentes públicos e como agentes políticos em instituições governamentais, não governamentais e privadas.

 

Dentre os objetivos específicos do curso de Ciência Política, citam-se os seguintes:

· Proporcionar a formação multidisciplinar e histórica das questões políticas e institucionais.

· Promover integração entre a teoria e a prática das questões políticas e institucionais que envolvem o Estado, as ONGs e a sociedade.

· Promover reflexões e debates sobre as questões políticas e institucionais que considerem as dimensões republicana e democrática do Estado brasileiro.

· Fomentar a pesquisa, a extensão e a integração da graduação com a pósgraduação.

· Criar contextos de aprendizagem que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades para desenho das instituições brasileiras.

 

Para alcançar os objetivos específicos do curso de Ciência Política, conta-se com a formação acadêmica e profissional do corpo docente, que deverá adequar-se ao papel do curso ante a sociedade, ao campo de atuação almejado para o profissional egresso e à própria missão e objetivos institucionais da UnB.

As metodologias de ensino e de aprendizagem do Curso de Ciência Política estão fundamentadas nos princípios do dialogismo, da participação e da co-responsabilização entre docentes e discentes, tendo como horizonte a construção de capacidades de compreensão da complexidade da realidade em nível nacional e internacional, bem como as especificidades locais e regionais.

 

Ao longo do curso são abordadas diversas metodologias e técnicas de ensino e de aprendizagem. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), destacando-se o uso da plataforma virtual Moodle para gestão das disciplinas, servem como meio para incentivar e fortalecer a aprendizagem. Nesse quesito, a plataforma virtual Aprender UnB é utilizada para que estudantes possam experimentar modalidades online de ensino e de aprendizagem, bem como aprender a potencializar o tempo de estudo por meio de pesquisas e interações virtuais, com grupos diferenciados.

 

O modelo didático-pedagógico do Curso preconiza a adoção de múltiplas abordagens de atividades de ensino e de aprendizagem, com ênfase para reflexão crítica e aprofundada de situações reais, baseadas em estudos de casos, pesquisas e atividades de extensão, além das aulas presenciais.

 

No período formativo, os processos de ensino-aprendizagem do Curso culminam no desenvolvimento de pesquisas descritivas e analíticas acompanhadas por professores orientadores, considerando o trabalho de conclusão de curso (TCC), de caráter monográfico.

 

São aspectos da avaliação do projeto de monografia realizado na disciplina Monografia 1 dos graduandos em fase final de curso: a problematização do fenômeno estudado, a rigorosa discussão teórico-conceitual, e a apresentação dos percursos metodológicos, considerando abordagem e procedimentos a serem adotados na implementação das pesquisas.

 

Na execução do TCC realizado na disciplina Monografia 2, geralmente no final do curso, este deve deverá explorar uma pergunta de pesquisa com implicações teóricas e/ou empíricas. Isso significa que a monografia obrigatoriamente deverá se engajar em debate com a literatura teórica existente, com trabalhos anteriores sobre o mesmo tema 22 já publicados (incluindo monografias, dissertações e teses). São estimuladas competências dialógicas, reflexivas e crítico-analíticas, ao incentivar processos interacionais entre graduandos e acadêmicos experientes, indicadores, documentos oficiais, a literatura do da Ciência Política, tecnologias digitais e o universo profissional da área.

A Avaliação Institucional consiste no acompanhamento das atividades desenvolvidas na instituição de ensino dentro de uma abordagem construtiva, visando à análise e ao aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. A Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), constituindo-se como instrumento para o planejamento da gestão e desenvolvimento da educação, em articulação com as diretrizes da Comissão Nacional da Educação Superior (CONAES).

 

Na UnB, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB foi instituída para conduzir os processos de avaliação internos da instituição e realizar a sistematização das informações. A CPA elabora um Relatório de Auto avaliação Institucional, usado pela UnB para analisar suas ações, avaliar seus desafios e buscar mecanismos para servir melhor a comunidade. É um processo utilizado pela Universidade para reflexão coletiva e diagnóstica a respeito do conjunto de atividades institucionais, o que resulta em subsídios para a tomada de decisão e a definição de prioridades, bem como aprimoramentos e mudanças de trajetória. Adicionalmente, os institutos, faculdades e departamentos da Universidade recebem relatórios com resultados das pesquisas socioeconômicas relativas aos estudantes, evasão, avaliação das disciplinas e dos docentes feitas pelos discentes, entre outros. Tais informações são importantes para o acompanhamento e diagnóstico do curso dentro de um processo permanente de avaliação.

 

Os principais instrumentos utilizados pela CPA para a avaliação dos cursos da UnB estão:

• Instrumentos de Avaliação Interna;

• Avaliação Discente;

• Consulta à Comunidade Acadêmica: Discente, Docente e Técnico;

• Instrumentos de Avaliação Externa;

• Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância;

• Instrumento de Avaliação Institucional.

• Fórum de Avaliação da Comissão Própria de Avaliação da UnB (AVAL).

 

Ao final de cada semestre letivo, com o apoio institucional da UnB, é realizada junto aos alunos a avaliação das disciplinas cursadas e dos professores que as ministraram. Alguns dos aspectos avaliados pelos alunos são: programa da disciplina, desempenho do professor, auto avaliação do aluno e satisfação com a disciplina e com o suporte à execução da disciplina.

 

Esses dados coletados são tratados estatisticamente e depois enviados aos departamentos na forma de relatórios individuais por disciplina.

 

O NDE do curso de Ciência Política busca utilizar as informações disponibilizadas pela CPA, para conduzir os trabalhos de acompanhamento contínuo da estrutura curricular do curso, e para propor ações pedagógicas e administrativas de forma a atender o PPC.

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