Projeto Pedagógico do Curso

Para que se alcance o perfil do egresso pretendido, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia do Campus UnB-Ceilândia assume, pela óptica da Ciência, que uma das contribuições significativas da formação curricular no campo das Ciências Farmacêuticas corresponde à construção de uma cultura científica e tecnológica de apropriação crítica por parte dos estudantes durante o processo de formação, haja vista que, como profissionais ou mesmo como cidadãos, têm seu modo de vida e suas relações sociais influenciados pelos resultados da ciência e da tecnologia contemporânea. Neil Postman, um crítico da excessiva submissão da sociedade moderna à tecnologia, apresentou argumentações muito apropriadas para descrever a forma como a aceitação não-crítica do conhecimento científico pode sobrepujar valores, atacar liberdades, desfigurar o patrimônio cultural e acabar por impor um tipo de dominação que o autor denomina Tecnopólio (POSTMAN, 1994).

 

Por sua vez, o modelo de ensino das Ciências Farmacêuticas, da mesma forma como ocorre com outras ciências disciplinares dos currículos universitários, se não partir do pressuposto do conhecimento e da produção científica como atividade social construída e determinada histórico-culturalmente, contribui para uma transmissibilidade acrítica e para a formação de um senso comum que fragiliza a posição do estudante, futuro farmacêutico, no enfrentamento do processo da medicalização na perspectiva da submissão ao Tecnopólio. Esta questão implica na estruturação e planejamento do Projeto Pedagógico que considere pressupostos ontológicos, epistemológicos, éticos e estéticos que atendam os princípios, valores e diretrizes institucionais; assim como a intencionalidade política, científica e pedagógica, que se pretende construir no processo de ensino e aprendizagem, mediatizadas em sala-de-aula e nos outros cenários, que permeie a construção de uma relação dialogicizante entre professores e estudantes do curso.

 

A concepção Ontológica envolve a necessidade do desenvolvimento de suas potencialidades, onde a educação pode contribuir no processo de humanização e libertação;

 

A Concepção Epistemológica aborda os princípios de que as pessoas não são objetos passivos onde se “depositam” os conhecimentos; elas trazem consigo conhecimentos prévios, concepções e percepções que devem ser consideradas no processo de construção e mediação do conhecimento; o conhecimento e a ciência não são neutros e não correspondem a verdades absolutas e imutáveis e o conhecimento é o resultado de uma construção coletiva, portanto social e historicamente contextualizado;

 

A Concepção Ética e Estética entende o currículo como uma oportunidade além da formação e do treinamento profissional, é mais uma experiência que vivenciada de forma cooperativa contribui para a liberdade e a humanização das pessoas onde o professor é um elemento importante na mediação de um processo que desenvolva valores éticos de respeito, solidariedade e cooperação sendo que o currículo pode e deve contribuir para a formação da cidadania, para a avaliação e recepção crítica da ciência e da tecnologia e para a percepção de que a humanidade historicamente (re)constrói variadas formas de representação da realidade que não se resumem a elementos puramente objetivos, materiais e científicos.

 

Deste modo, o ensino de graduação no Curso de Farmácia constitui-se na centralidade das relações dialogadas entre professores e estudantes, a partir da percepção e da formação de redes colaborativas e sinérgicas de conhecimento que utilizem os diferentes cenários de aprendizagem e a capacidade instalada da UnB para a consecução do objetivo final da instituição que é formar cidadãos que tenham a capacidade de apropriação crítica do conhecimento, de desenvolver-se do ponto de vista humano e técnico-profissional e que tenham um sentido de solidariedade e responsabilidade com a promoção da vida.

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e por meio das ações programadas de ensino constantes no projeto pedagógico do Curso, o farmacêutico formado na UnB, deverá apresentar habilidades e competências específicas, que permitam:

 

 respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional da Farmácia;

 desenvolver a Assistência Farmacêutica individual e coletiva;

 exercer a Atenção Farmacêutica no nível individual e coletivo;

 atuar na pesquisa, desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos;

 atuar em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro e controle de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

 atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;

 realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

 realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;

 avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros interferentes em exames laboratoriais;

 avaliar as interações medicamento/medicamento e alimento/medicamento;

 exercer a farmacoepidemiologia;

 exercer a dispensação e administração de nutracêuticos e de alimentos de uso integral e parenteral;

 

 atuar no planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;

 atuar no desenvolvimento e operação de sistemas de informação farmacológica e toxicológica para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;

 interpretar e avaliar prescrições;

 atuar na dispensação de medicamentos e correlatos;

 participar na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

 formular e produzir medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

 atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;

 desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

 realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares, desde a obtenção das matérias primas até o consumo;

 atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;  realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

 atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

 gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;

 atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamento.

O projeto pedagógico dos Cursos de Graduação orienta-se por metodologias ativas e emancipadoras, e tem como eixo central a construção das competências e habilidades que valorizem o significado da experiência do estudante e a sua individualidade.

 

A aprendizagem significativa refere-se ao vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos estudantes e a sua capacidade de estabelecer as relações do novo com os conhecimentos prévios. Tem na intervenção pedagógica a finalidade de proporcionar ao estudante a base necessária para compreender como e porquê se relacionam os novos acontecimentos com os que ele já possui, e transmitir-lhe o suporte afetivo que possibilite utilizar estes novos conhecimentos em diferentes contextos.

 

Entende-se que o método de ensino-aprendizagem não deve ser único; deve perpassar várias alternativas. No entanto, as estratégias que induzem a integração do Ensino, da Pesquisa e da Extensão têm caráter central, refletida nas atividades voltadas para as necessidades da realidade local; na busca de parcerias com a comunidade estimuladas, especialmente, pelo envolvimento dos serviços no processo de formação, a exemplo da participação dos profissionais da rede de saúde, no papel de preceptores.

A avaliação é entendida como uma atividade contínua do processo ensinoaprendizagem. Nessa perspectiva, as estratégias de avaliação inicial, formativa e somatória constituem os instrumentos adotados na prática, envolvendo estudantes e professores, privilegiando a avaliação formativa, ou seja, aquela resultante do trabalho do estudante.

 

Os princípios norteadores e as estratégias metodológicas viabilizarão o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e do projeto pedagógico, possibilitando evidenciar os avanços, identificar as dificuldades e realizar os ajustes necessários para a formação do farmacêutico.

 

A avaliação é entendida como uma atividade contínua do processo ensinoaprendizagem. Nessa perspectiva, as estratégias de avaliação inicial, formativa e somatória constituem os instrumentos adotados na prática, envolvendo estudantes e professores, privilegiando a avaliação formativa, ou seja, aquela resultante do trabalho do estudante.

 

Os princípios norteadores e as estratégias metodológicas viabilizarão o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e do projeto pedagógico, possibilitando evidenciar os avanços, identificar as dificuldades e realizar os ajustes necessários para a formação do farmacêutico.

Baixar Arquivo
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07