Projeto Pedagógico do Curso

O curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivo geral formar Fonoaudiólogos com competências para participar ativamente em todos os níveis de atenção à saúde desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação coletiva e individual nas diferentes fases do ciclo da vida humana; tomar decisões com base em informações sistematizadas das situações de saúde para planejar, avaliar e decidir a implementação de ações baseadas em evidências; assumir posições de liderança, trabalhar em equipe, fazer a gestão da força de trabalho e dos meios necessários, visando o bem estar dos indivíduos e da coletividade e ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática profissional, mantendo-se atualizado quanto às inovações científicas, tecnológicas e de informações. O curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivos específicos promover a formação de um profissional com competências para:

(1) atuar multiprofissionalmente em ações interdisciplinares com extrema produtividade na promoção da saúde baseada em evidências;

(2) garantir a integralidade da assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos, curativos, individuais e coletivos que promovam a funcionalidade e a comunicação humana em todos os níveis de complexidade da atenção à saúde presentes no SUS;

(3) contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;

(4) realizar consultas, avaliações e reavaliações dos parâmetros relacionados a funcionalidade e a comunicação humana, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar diagnóstico, a fim de eleger e quantificar as intervenções e condutas fonoaudiológicas;

(5) desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;

(6) emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;

(7) prestar esclarecimento, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;

(8) manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;

(9) encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde e

(10) manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fonoaudiológica garantindo sua qualidade e segurança. Desta forma, como perfil do egresso entende-se:

(a) perfil social Na perspectiva da responsabilidade e do compromisso social do fonoaudiólogo em formação, o curso espera que o aprendiz, futuro profissional, seja capaz de:

(i) problematizar as situações de saúde em nível local, regional e nacional;

(ii) reconhecer a transversalidade do saber em saúde;

(iii) valorizar o aporte de outros campos de saber para a produção de conhecimento no campo da saúde;

(iv) desenvolver o compromisso com a defesa, implantação, estruturação e organização do Sistema de Saúde vigente.

(b) perfil profissional No que se refere ao desempenho técnico das suas atribuições, de maneira geral, o fonoaudiólogo será capaz de:

(i) atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com conhecimentos acerca das distintas esferas e formas de intervenção;

(ii) ter como objeto de estudo em todas as suas formas de expressão e potencialidades que o permita ampliar a visão de saúde por meio de modelos de funcionalidade, incapacidade e saúde;

(iii) respeitar a diversidade sociocultural das populações e agir orientado por princípios éticos e humanistas;

(iv) ter perspectiva de promoção da saúde e atuar focado nas potencialidades de saúde de sujeitos e coletividades.

Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, o curso proposto pela UnB Campus Ceilândia tem como propósito desenvolver as seguintes competências e habilidades: I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender 30 a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Com relação aos princípios orientadores da organização didática e pedagógica, assim como os demais os Projetos Pedagógicos dos Cursos oferecidos pela Faculdade de Ceilândia, o PPC do curso de Fonoaudiologia está em consonância com as DCN para a área de atuação. Dentre as orientações das DCNs para a área de saúde ressalta-se a importância da articulação ensino-serviço-comunidade, objetivando ?a formação geral e especifica dos egressos/profissionais com ênfase na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, indicando as competências comuns gerais para esse perfil de formação contemporânea dentro de referenciais nacionais e internacionais de qualidade? (p.3, Parecer CNE/CES 1133/2001, DOU de 03/10/2001). Nesta perspectiva os PPCs dos cursos do Campus da Ceilândia procuram prover uma formação que acompanha as necessidades sociais em saúde da população local e regional mediada pela articulação entre teoria e prática, assumindo como princípios orientadores:

(a) o campo da saúde
Entende-se o campo da saúde como a totalidade das práticas da saúde, onde se articulam o modo de vida, a biologia humana e as formas de estruturação e organização atenção à saúde. Essa articulação é mediada pela integração do espaço da formação (Universidade) e o mundo do trabalho (cenário das práticas de saúde) que se concretiza nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

(b) a concepção de saúde
A saúde é compreendida em seu sentido amplo, como uma resultante do modo de vida, que toma como objeto as necessidades sociais e o direito à saúde. Por modo de vida, entende-se as práticas estruturadas dos indivíduos e grupos. A concepção de saúde que norteia o processo de formação pretende avançar para o campo da promoção da saúde, com práticas de prevenção de riscos e danos; de promoção e proteção da saúde.

(c) a saúde-doença como um processo
A saúde-doença é vista como decorrente de um conjunto de práticas que ultrapassa os fenômenos de natureza biológica. Incorpora o modo de produção da sociedade e as relações que se estabelecem entre os indivíduos e grupos sociais; as suas subjetividades e as diversidades. Essa dinâmica se expressa no modo como os indivíduos e grupos nascem, crescem, se reproduzem, trabalham, sofrem desgastes nas dimensões físicas, biológicas, psicológicas e espirituais, adoecem e morrem.

(d) a interdisciplinaridade
Entende-se a interdisciplinaridade como uma das estratégias para que áreas do conhecimento delimitadas e separadas encontrem e produzam novas possibilidades, favorecendo as relações entre diferentes conteúdos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Busca-se, a troca de experiências e saberes mediante uma postura de respeito à diversidade e cooperação, como forma de efetivação de práticas transformadoras no campo da saúde.

(e) a integralidade da atenção à saúde
A integralidade da atenção à saúde como eixo organizativo de práticas de gestão das ações que considera a articulação dos níveis preventivo, assistencial e promocional; do biológico e o social; e traduz-se na articulação/dialogo que envolve os níveis de atenção a saúde da básica, média e de alta complexidade.

(f) a orientação metodológica
O projeto político-pedagógico dos Cursos de Graduação orienta-se por metodologias ativas e emancipadoras, e tem como eixo central a construção das competências e habilidades que valorizem o significado da experiência do estudante e a sua individualidade.

Matrícula Web

O sistema de Matrícula Web (também conhecido como MW) é o sistema da UnB no qual se realizam online as matrículas dos estudantes nas disciplinas e que permite ao estudante visualizar sua grade horária e seu histórico escolar.

Para acessar o MW, é preciso ter login e senha. O login é o número da sua matrícula e a sua senha é fornecida no momento do seu registro. Para acessar o sistema, basta clicar no campo Portal Estudante, no canto superior esquerdo do Portal da UnB (www.unb.br). O endereço eletrônico do Matrícula Web é: www.matriculaweb.unb.br.

Disciplinas Obrigatórias e Optativas

Os estudantes de graduação da UnB devem integralizar créditos do curso em disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas obrigatórias são aquelas em que todos os estudantes de um mesmo curso têm obrigação de obter aprovação.

As disciplinas optativas podem ser escolhidas e cursadas pelo estudante dentre uma lista de disciplinas oferecidas pelo seu curso. Essas disciplinas optativas podem ser ofertadas pelo próprio departamento de seu curso ou podem ser cursadas em outros departamentos dos 4 campi da UnB. No curso de Fonoaudiologia o estudante deverá integralizar 48 créditos em disciplinas optativas e atualmente são ofertados para o curso um total de 234 créditos teóricos e práticos distribuídos em 80 disciplinas.

Fluxo de um Curso

O fluxo de um curso consiste das disciplinas obrigatórias e de disciplinas optativas recomendadas, organizadas por semestre, para facilitar e orientar a oferta e a matrícula nas disciplinas do curso. Existe um fluxo de formação fortemente recomendado. Porém, respeitando pré-requisitos inerentes a algumas disciplinas, o estudante pode organizar o seu fluxo de formação da maneira que lhe for mais conveniente, garantindo com isso a flexibilização curricular.

Currículo de um curso

O currículo de um curso da UnB é composto de um conjunto de exigências para integralizar conteúdos curriculares e uma carga horária total (de créditos) do curso. Os conteúdos curriculares são integralizados pelas disciplinas obrigatórias e optativas. É possível, em alguns cursos, que as disciplinas obrigatórias sejam escolhidas de uma cadeia de seletividade. Além disso, é possível que exista algum registro de disciplina equivalente para uma ou mais disciplinas obrigatórias ou optativas do curso.

Dessa forma, as disciplinas e o total de créditos exigidos por um curso podem ser integralizados por percursos distintos em disciplinas obrigatórias e optativas, seja por escolhas distintas de cadeias de seletividade, seja pela existência de disciplinas equivalentes. Além das disciplinas obrigatórias e optativas, os créditos do curso devem ser integralizados com disciplinas de módulo livre.

Créditos de Módulo Livre

Os créditos a integralizar em módulo livre são referentes às disciplinas ou atividades que não estão na lista de disciplinas obrigatórias nem de optativas do curso, porém estão previstas e oferecidas pela UnB.

As disciplinas cursa¬das em módulo livre podem somar-se ao total de créditos exigidos para o curso, desde que estejam no limite máximo permitido pelo respectivo currículo. Por exemplo, caso o estudante se interesse por uma disciplina que não esteja na lista das optativas de seu curso, ele poderá cursá-la com aprovação e ainda apro¬veitar os créditos.

Essa disciplina poderá ser integralizada em seu histórico escolar como módulo livre, desde que esteja dentro dos limites de créditos de módulo livre. Os currículos da UnB são previstos para integralizar um total mínimo de 24 créditos de módulo livre, podendo variar para cada curso.

Uma vez ultrapassado o total permitido para os créditos de módulo livre, o estudante ainda poderá cursar disciplinas de módulo livre, até o limite de 60 créditos, porém esses créditos não serão contabilizados no total exigido pelo curso e aparecerão na coluna ?outros? em seu histórico escolar, ainda que este tenha sido aprovado nas disciplinas.

Frequência em disciplinas

O estudante é obrigado a frequentar, no mínimo, 75% das aulas de cada dis¬ciplina em que estiver regularmente matriculado. Não é permitido o abono de faltas. A frequência inferior a 75% ocasiona a reprovação da disciplina, com menção SR. As normas da UnB não permitem a frequência na condição de estudante ouvinte, ou seja, para o estudante frequentar uma disciplina, ele deve estar devidamente matriculado. Nas disciplinas de estágio obrigatório o estudante deverá ter 100% de frequência para o cumprimento da carga horária mínima prevista nas diretrizes curriculares. Caso haja necessidade de falta será necessária a reposição da mesma.

Exercícios Domiciliares

Os exercícios domiciliares tratam-se das atividades escolares realizadas na própria residência do estudante, o que é as¬segurado nas seguintes situações:

a) gestantes, durante o período de três meses, iniciado a partir do 8.º mês de gravidez;

b) portadores de afecções indicadas no Decreto-lei n.º 1.044/69.

O reconhecimento desse direito, por parte da UnB, não exime o estudante do dever discente de dedicação aos seus estudos com o maior zelo possível. Caso a disciplina não admita a aplicação de exercícios domiciliares, é pos¬sível solicitar o trancamento parcial de matrícula (excepcional e justificado).

Concessão de créditos em língua estrangeira

A concessão de créditos pelo reconhecimento de estudos realizados em cursos de língua estrangeira pode ser realizada mediante equivalência entre certificados/diplomas obtidos e por disciplinas oferecidas pelo departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução.

A concessão de créditos é realizada semestralmente, conforme Calendário Universitário, mediante solicitação na Secretaria Unificada do Instituto de Letras.

Além disso, há a possibilidade de realização de exame de Proficiência para aproveitamento de créditos de língua estrangeira (língua inglesa e língua espanhola). Informações sobre as provas podem ser encontradas no portal do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br). As provas são realizadas semestralmente e as disciplinas disponíveis são Inglês Instrumental I e II e Língua Espanhola I e II.

A concessão de créditos é realizada semestralmente, após aprovação nas referidas provas, conforme Calendário Universitário, com inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br.

Ambiente Aprender Plataforma Moodle

O ambiente Aprender é uma plataforma Moodle concebida para apoiar os docentes e estudantes nas atividades de ensino e aprendizagem das disciplinas da UnB.

Apresentação
A avaliação do curso de Fonoaudiologia da FCE-UnB faz parte de um processo maior composta pela Comissão Própria de Avaliação da UnB.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pela Lei 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É a comissão responsável por coordenar os processos de avaliação interna das Instituições de Ensino Superior e pelo fornecimento de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Anualmente a CPA elabora o Relatório de Autoavaliação da instituição, com informações sobre as dez dimensões de avaliação do SINAES. Além desse documento, as principais atividades desenvolvidas por esta comissão são: Avaliação Discente; a Consulta à Comunidade Acadêmica; Pesquisa de Egressos; e o Fórum de Avaliação da Comissão Própria de Avaliação da UnB (AVAL).

A comissão utiliza quatro principais instrumentos de avaliação, a saber:
Instrumentos de avaliação interna:
o Avaliação discente
o Consulta à Comunidade Acadêmica
Instrumentos de avaliação externa:
o Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e à distância (MEC, 2015)
o Instrumento de avaliação institucional (MEC, 2014)

Avaliação Discente
A Avaliação Discente é realizada no início de todo semestre através da plataforma de matrícula on-line (MatriculaWeb). O discente avalia as disciplinas do período anterior a partir de sua percepção sobre o desempenho do professor, sua autoavaliação e o apoio institucional à disciplina.

Consulta Acadêmica
A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada através de questionários on-line enviados para docentes, discentes e servidores técnico-administrativos com o intuito de ampliar os canais de comunicação e interação entre a comunidade universitária e a gestão. A Consulta é utilizada para avaliar os aspectos pedagógicos do curso, a comunicação institucional, a interação da universidade com a sociedade e a infraestrutura. As informações geradas auxiliam a Administração Central da UnB no processo de tomada de decisão, ao sinalizarem os quesitos que necessitam de mais atenção.

Fórum de Avaliação
O Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília (Aval) é realizado anualmente com o objetivo de debater com a comunidade universitária temas importantes relacionados à avaliação institucional, como: Autoavaliação; Avaliação de Curso; Avaliação de Disciplinas; Retenção; Evasão; Pesquisa de Egresso; e Infraestrutura.

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