Projeto Pedagógico do Curso

O perfil desejado para o licenciado em Artes Cênicas espera que ele seja apto a desempenhar o papel de condutor do processo educativo em todas as suas dimensões, não se restringindo a um mero transmissor de conteúdos. Um profissional atento às relações éticas e epistemológicas que compõem o processo educacional. Ele deve ser capaz de estabelecer um diálogo entre a sua área e as demais áreas do conhecimento que compõem a formação dos alunos da educação básica, proporcionando a estes condições para estabelecerem relações entre os saberes e o contexto em que estão inseridos. Tal graduado certamente irá interagir com outros profissionais da educação, estendendo sua prática na sala de aula ao conjunto de atividades que formam o contexto escolar em que está inserido; exercendo a interdisciplinaridade proposta tanto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais, como por nossos novos currículos. 

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Processo de avaliação

 

Avaliação da aprendizagem

 

A avaliação da aprendizagem, bem como os critérios de aprovação e os requisitos para diplomação terá por objetivo verificar o desenvolvimento, pelo aluno, das competências previstas em cada disciplina e a capacidade de mobilizar conhecimentos e aplicá-los. Além disso, para cada disciplina será realizada avaliação processual, que culmine com encontros avaliativos presenciais. A aplicação será feita pelos tutores, nos polos, como parte das atividades presenciais do curso. Este curso utilizará o sistema regimental da UnB e Decreto Nº 5.622, de 19 de Dezembro de 2005. De acordo com as diretrizes circulares do MEC, o aluno será considerado aprovado nas disciplinas se, além de ter menção final para aprovação, tiver pelo menos 75% de frequência, para a qual serão utilizados os seguintes critérios:

I. Frequência nos Encontros Presenciais que acontecem quinzenalmente nos polos, comprovada por meio do envio de listas de frequência de cada disciplina pelo tutor presencial, assinada por ele e pela Coordenação do Polo. II. Frequência virtual, acompanhada pelo tutor a distância, no ambiente virtual de aprendizagem, e documentada pelas listas de frequência geradas em cada disciplina. Para a diplomação, será necessária a realização de Trabalho de Conclusão de Curso, em formato a ser determinado em regulamentação específica.

 

Avaliação institucional

A avaliação institucional da equipe pedagógica envolvida no curso de Licenciatura em Teatro - professores pesquisadores, coordenadores, tutores presenciais e a distância - será executada pela Universidade de Brasília. Sobre o desempenho dos professores e tutores, serão observados os itens relativos a domínio do conteúdo programático, adequação das atividades para o alcance da aprendizagem, integração entre teoria e aspectos da realidade, auto-avaliação e satisfação com a disciplina e suporte à execução da disciplina (qualidade do material didático, do ambiente digital, entre outros). Especificamente serão observadas a competência e a habilidade do professor na condução nos processos de aprendizagem na modalidade a distância. Um dos instrumentos para essa avaliação é a disponibilização de formulário avaliativo, ao final de cada disciplina, na plataforma.

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