|
Dissertações |
|
1
|
-
Luciana Pires Medeiros
-
A ALIMENTAÇÃO INCLUSIVA E AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
-
Orientador : JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
-
ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
-
JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
SUELI DA SILVA COSTA
-
Data: 14/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A temática alimentação com foco nas “Necessidades Alimentares Especiais” (NAE) e suas relações com a formação de professores de Ciências nos anos iniciais e finais ainda é pouco explorada na literatura em Educação em Ciências. No entanto, é possível perceber que o professor de Ciências tem um importante papel na realização de ações pedagógicas que possibilitam escolhas alimentares capazes de promoverem saúde e qualidade de vida. Portanto, o objetivo principal dessa dissertação foi identificar as percepções dos professores da Educação Básica sobre “Inclusão alimentar” e realizar uma proposta de formação continuada para abordar esse tema em uma escola com professoras dos Anos Iniciais. As fases desse trabalho foram organizadas em levantamentos bibliográficos sobre a Educação Inclusiva, as principais legislações e marcos históricos que a embasam e como se articulam com a Alimentação Inclusiva e a Educação em Ciências. Também foi pesquisado como a literatura em ensino de Ciências tem abordado a formação do professor de Ciências perante a temática da Alimentação Inclusiva na escola. A metodologia foi de cunho qualitativo e a obtenção dos dados foi organizada em duas etapas: -1. Primeiramente, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário, disponibilizado na plataforma Google Forms, buscou-se conhecer as concepções de professores de Ciências Naturais dos Ano Finais do Ensino Fundamental sobre restrições e/ou reações adversas a alimentos e foi respondido por nove professores; 2- Na segunda etapa, foi realizada uma Roda de Conversa, como instrumento de pesquisa, durante a realização de uma oficina pedagógica de extensão presencial em uma escola pública do Distrito Federal, como proposta de formação continuada. Essa oficina constou com a participação de doze professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e abordou o conteúdo sobre NAE, além de proporcionar uma prática culinária com receitas inclusivas. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados dos questionários demostraram que os docentes entendem a importância da discussão de reações adversas e restrições alimentares nas aulas de Ciências, no entanto, alguns não se sentem preparados para inserirem esse assunto em suas aulas, por desconhecerem a temática. Foi observado que a maioria afirmou ter conhecimento sobre o tema, devido a contextos familiares. A oficina pedagógica de extensão para os professores dos Anos Iniciais colaborou para criar um espaço de diálogo que proporcionasse a abordagem didática sobre as NAE no contexto escolar e os direitos do estudante inserido nesta realidade alimentar. Acredito que a maior contribuição dessa formação tenha sido ao problematizar a questão da inclusão alimentar e despertar o interesse do professor para essa questão que pode ser apresentar não somente em suas aulas, mas também em suas vivências sociais. Assim, compreendo que é preciso fomentar as discussões sobre a formação de professores realizadas com base na temática alimentação de modo a percebê-la como multidimensional, para que práticas pedagógicas sejam realizadas de forma mais consciente e inclusivas.
-
Mostrar Abstract
-
The theme of food with a focus on “Special Food Needs” (NAE) and its relationships with the training of Science teachers in the early and final years is still little explored in the literature on Science Education. However, it is possible to perceive that the Science teacher has an important role in carrying out pedagogical actions that allow food choices capable of promoting health and quality of life. Therefore, the main objective of this dissertation was to identify the perceptions of Basic Education teachers about “Food Inclusion” and carry out a proposal for continuing education to address this theme in a school with teachers from the Early Years. The phases of this work were organized into bibliographic surveys on Inclusive Education, the main legislation and historical milestones that support it and how they are articulated with Inclusive Food and Science Education. It was also researched how the literature on Science teaching has addressed the formation of Science teachers in relation to the theme of Inclusive Food at school. The methodology was qualitative and data collection was organized in two steps: -1. Firstly, using a questionnaire as a research tool, available on the Google Forms platform, we sought to know the conceptions of Natural Sciences teachers of the Final Years of Elementary School about restrictions and/or adverse reactions to food and was answered by nine teachers; 2- In the second stage, a Conversation Circle was held, as a research instrument, during a pedagogical workshop of face-to-face extension in a public school in the Federal District, as a proposal for continuing education. This workshop had the participation of twelve teachers from the Early Years of Elementary School and addressed the content on NAE, in addition to providing a culinary practice with inclusive recipes. Data were analyzed based on Content Analysis. The results of the questionnaires showed that teachers understand the importance of discussing adverse reactions and food restrictions in Science classes, however, some do not feel prepared to include this subject in their classes, as they are not familiar with the subject. It was observed that the majority claimed to have knowledge on the subject, due to family contexts. The pedagogical extension workshop for Early Years teachers collaborated to create a space for dialogue that would provide a didactic approach on NAE in the school context and the rights of students inserted in this food reality. I believe that the greatest contribution of this training was to problematize the issue of food inclusion and awaken the teacher's interest in this issue that can be presented not only in their classes, but also in their social experiences. Thus, I understand that it is necessary to encourage discussions about teacher training based on the theme of food in order to perceive it as multidimensional, so that pedagogical practices are carried out in a more conscious and inclusive way.
|
|
2
|
-
Valdineia Ferreira Nobre
-
A PRÁTICA DOCENTE PELA VOZ DOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONSTITUIÇÃO, NECESSIDADES, SABERES E USO DO TEMPO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
-
Orientador : ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
-
GUSTAVO MACHADO PRADO
-
JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
SAMUEL MOLINA SCHNORR
-
Data: 19/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A atuação do professor de Ciências da Natureza (CN) requer conhecimentos conceituais e metodológicos, alinhados com as necessidades da sociedade, além daqueles que favoreçam a interação com os estudantes. Mesmo tendo estas necessidades atendidas na formação inicial, entende-se que os docentes precisam dar continuidade as reflexões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem. Atentos a esta demanda, consideramos a existência do tempo de coordenação pedagógica no turno contrário ao da regência, direcionado segundo os documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), à reflexão sobre estes processos pedagógicos e a formação continuada dos profissionais. Assim, o reconhecimento da demanda formativa e a possibilidade do tempo, suscitou a investigação sobre como o professor de Ciências da Natureza, que atua nos anos finais do Ensino Fundamental, percebe sua aprendizagem profissional e a possibilidade de uso da coordenação pedagógica para sua formação continuada. Nos propusemos, então, a conhecer estudos sobre formações direcionadas aos professores, compreender a visão dos docentes sobre as oportunidades e possibilidades de formação continuada, e favorecer a construção de ideias sobre o uso do tempo de coordenação pedagógica para uma formação continuada que subsidie as ações pedagógicas das escolas pesquisadas. A investigação se deu a partir de uma pesquisa qualitativa, com uso da metodologia de pesquisa-ação, aplicada em escolas públicas do Distrito Federal. Durante o processo de pesquisa foram utilizadas discussões em grupo, questionários, entrevistas e análise de documentos, com as informações examinadas de acordo com a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). Deste modo, a análise dos registros e a observação enquanto mediadora oportunizaram uma compreensão do cotidiano dos professores de CN. Foi possível reconhecer na fala dos professores um desejo de sistematização dos momentos de coordenação pedagógica e de valorização dos saberes do grupo, na busca de soluções para problemáticas do cotidiano.
-
Mostrar Abstract
-
The role of the Natural Science (NC) teacher requires conceptual and methodological knowledge, aligned with the needs of society, in addition to those that favor interaction with students of the age group served. Even having these needs met in the initial training, it is understood that teachers need to continue the reflections related to the teaching and learning processes. Attentive to this demand, we consider the existence of pedagogical coordination time, in the opposite shift to the regency, directed according to the documents of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), to reflection on these pedagogical processes and the continuing education of professionals. Thus, the recognition of the training demand and the possibility of time, raised the investigation on how the Natural Sciences teacher, who works in the final years of Elementary School, perceives his professional learning and the possibility of using the pedagogical coordination space for his continued education. To this end, we propose to understand the view of teachers about the opportunities and possibilities of continuing education, investigate how the pedagogical coordinator and other members of the pedagogical teams of the school units can contribute to the training needs of professionals, and build indications of a path of continuing education that subsidizes the definitions and pedagogical actions of the schools surveyed. The investigation will be based on qualitative research, using the action research methodology, to be applied in public schools in the Federal District. During the research process, group discussions, questionnaires, interview, and document analysis will be used, with the information examined according to the Content Analysis described by Bardin (2011). In this way, the analysis of the records and the observation as a mediator provided an understanding of the daily life of the NC teachers. It was possible to recognize in the teachers' speech a desire to systematize the moments of pedagogical coordination and to value the group's knowledge, in the search for solutions to everyday problems.
|
|
3
|
-
RÚBIA ESTEFÂNIA PINTO DA SILVA
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: A “SEMANA DA MULHER” COMO UM ESPAÇO PARA VALORIZAÇÃO E VISIBILIDADE DE MULHERES CIENTISTAS
-
Orientador : JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
-
VIVIANE APARECIDA DA SILVA FALCOMER
-
CAMILA SILVEIRA DA SILVA
-
Data: 15/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher” reforça a necessidade do tema “mulher” ser abordado na Educação Básica. O objetivo dessa pesquisa foi analisar as contribuições de um curso de formação continuada para docentes de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino fundamental com o tema “Mulheres Cientistas” para promover a abordagem das questões de gênero durante a essa semana. A metodologia utilizada foi qualitativa e constou com a participação de professores dos anos finais de uma escola publica do distrito Federal. A análise do resultados foi realizada com base na Análise Textual discursiva e os resultados indicaram que os professores precisam tem mais ambientes de diálogo para proporem ações que possam utilizar nessa semana, como também em outros momento de suas aulas.
-
Mostrar Abstract
-
The “School Week to Combat Violence against Women” reinforces the need for the issue of “women” to be addressed in Basic Education. The objective of this research was to analyze the contributions of a continuing education course for teachers of Natural Sciences in the final years of elementary school with the theme "Women Scientists" to promote the approach of gender issues during this week. The methodology used was qualitative and included the participation of teachers in the final years of a public school in the Federal District. The analysis of the results was based on Discursive Textual Analysis and the results indicated that teachers need to have more dialogue environments to propose actions that they can use this week, as well as in other moments of their classes.
|
|
4
|
-
JAILTON CORREIA FRAGA JUNIOR
-
Desigualdades sociais e excelência na educação científica: uma busca por escolas que fazem a diferença a partir do Exame Nacional do Ensino Médio
-
Orientador : PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
-
MARIA ALICE DE LIMA GOMES NOGUEIRA
-
PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
-
SAMUEL MOLINA SCHNORR
-
Data: 22/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, investigamos a influência do efeito social no desempenho escolar no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como um todo, e em Ciências da Natureza, em específico, nas edições de 2015 a 2019. A partir da Análise de Correspondência Múltipla Ajustada das informações socioeconômicas dos candidatos, obtivemos uma medida da posição social das escolas. Essa posição social, se tomada como variável explicativa em um modelo de Regressão Linear Simples, mostrou-se capaz de predizer aproximadamente 80% da nota alcançada pela escola no ENEM. Transpondo esse modelo para cada prova do certame, vimos que as provas de Linguagens e Ciências da Natureza apresentaram maior predição a partir da posição social da escola, com 74% e 71%, respectivamente. Quando olhamos para as Unidades da Federação, os estados da região Sudeste e o Distrito Federal ocuparam as primeiras posições nos rankings. Dessa forma, baseados na Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu, sobretudo no conceito de arbitrário e atos performativos, e em estudos sobre eficácia escolar, lançamos um olhar crítico para o papel desempenhado pelos rankings na criação e manutenção da excelência escolar e qualidade de ensino de Ciências. Com isso, mostramos que novas formas de classificar as escolas são possíveis e que os rankings são sensíveis à maneira como essas classificações são operadas. Controlando o efeito social no desempenho escolar, observamos que algumas escolas estaduais e federais obtiveram desempenho muito acima do que era esperado nas provas de Ciências da Natureza e no ENEM como um todo, segundo o modelo estatístico empregado. Com relação às regiões do país, a região Nordeste apresentou alguns estados que despontaram quando o efeito social foi controlado. A essas instituições e regiões, designamos as expressões escolas que fazem a diferença e estados que fazem a diferença, respectivamente. Esperamos com essa pesquisa contribuir para o entendimento das bases da compulsão por medição de qualidade escolar e ranqueamentos, além de mostrar que a maneira vigente de ranquear tende a privilegiar e celebrar instituições e regiões onde está localizada a classe dominante.
-
Mostrar Abstract
-
In this research, we investigated the influence of the social effect on school performance in the National High School Exam (ENEM), as a whole, and in Natural Sciences, specifically, in the 2015 to 2019 editions. From the Adjusted Multiple Correspondence Analysis of the socioeconomic information of the candidates, we obtained a measure of the social position of the schools. This social position, if taken as an explanatory variable in a Simple Linear Regression model, was shown to predict approximately 80% of the score achieved by the school in the ENEM. Transposing this model to each test of the exam, we saw that the tests of Languages and Natural Sciences showed greater prediction from the social position of the school, with 74% and 71%, respectively. When we looked at the states of the Federation, the states of the Southeast region and the Federal District occupy the first positions in the rankings. Thus, based on Pierre Bourdieu's Sociology of Education, especially the concept of the arbitrary and performative acts, and on studies on school effectiveness, we took a critical look at the role played by rankings in creating and maintaining school excellence and quality in science education. In doing so, we showed that new ways of classifying schools are possible and that rankings are sensitive to the way these classifications are operated. Controlling for the social effect on school performance, we observed that some state and federal schools performed well above what was expected in the tests of Natural Sciences and in the ENEM as a whole, according to the statistical model used. Regarding the regions of the country, the Northeast region presented some states that stood out when the social effect was controlled. To these institutions and regions, we designated the terms schools that make a difference and states that make a difference, respectively. We hope this research contributes to the understanding of the basis of the compulsion for measuring school quality and rankings, and shows that the current way of ranking tends to privilege and celebrate institutions and regions where the dominant class is located.
|
|
5
|
-
Francyleia Tamyres Oliveira Freire
-
Ambientar: Percepções socioambientais em diálogo narrativo
-
Orientador : MARIA RITA AVANZI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SAMUEL MOLINA SCHNORR
-
MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
-
MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
-
Danilo Seithi Kato
-
Data: 28/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A complexidade da realidade socioambiental é percebida de diferentes formas que podem variar de acordo com os contextos socioculturais em que os sujeitos estão inseridos, suas experiências e toda bagagem de mundo vivido. Com base nisso, o presente estudo é fundamentado em uma compreensão fenomenológica do meio ambiente e reconhece a pedagogia freireana e a racionalidade ambiental como enfoques essenciais na estruturação de uma abordagem de Educação Ambiental (EA) crítica que viabilize a integração entre saberes científicos e sensíveis de forma contextualizada. O objetivo da pesquisa foi estudar percepções socioambientais de estudantes da Educação Integral do ensino fundamental de uma escola pública de Sobradinho (DF) e o potencial de uma intervenção pedagógica com produção de narrativas autobiográficas para a constituição de uma prática de EA crítica. Pautado pelo método de pesquisa (auto)biográfica e a produção narrativa, o processo educativo se desenvolveu por meio de uma oficina interdisciplinar, com o objetivo de facilitar a troca de saberes e contribuir com a ampliação dos conhecimentos e reflexões dos(as) educandos(as). O planejamento da oficina foi intencionalmente flexível, permitindo que o desenvolvimento das atividades ocorresse de forma orgânica. Os resultados sugerem que a maioria dos(as) participantes tem uma preocupação acentuada com problemas socioambientais de seus ambientes de vida, especialmente relacionados à poluição, seguida do desmatamento. Além disso, algumas narrativas escritas e orais apresentam elementos que revelam o apreço e admiração dos(as) estudantes pelas paisagens da região de Sobradinho e uma certa afeição às experiências socioambientais vividas em seus contextos. Consideramos que as metodologias adotadas no trabalho favoreceram o diálogo de saberes, a problematização e a reflexão sobre as experiências e percepções dos(as) participantes de maneira autêntica e enriquecedora. As narrativas produzidas sinalizam uma possível ampliação de conhecimento e percepção dos(as) estudantes participantes, sendo considerada fundamental para apresentar alternativas aos discursos hegemônicos, ao revelar elementos relacionados tanto aos conhecimentos racionais quanto aos conhecimentos sensíveis que atravessam as experiências dos sujeitos.
-
Mostrar Abstract
-
The complexity of the socio-environmental reality is perceived in different ways that may vary according to the socio-cultural contexts in which the subjects are inserted, their experiences and all the baggage of the lived world. Based on this, the present study is based on a phenomenological understanding of the environment and recognizes Paulo Freire's pedagogy and environmental rationality as essential approaches in structuring a critical Environmental Education (EA) approach that enables the integration between scientific and sensitive knowledge in a contextualized way. The objective of the research was to study socio-environmental perceptions of Integral Education students in elementary school at a public school in Sobradinho (DF) and the potential of a pedagogical intervention with the production of autobiographical narratives for the constitution of a critical EA practice. Guided by the (auto)biographical research method and narrative production, the educational process was developed through an interdisciplinary workshop, with the objective of facilitates the exchange of knowledge and contributing to the expansion of knowledge and reflections of the students. The workshop’s planning was intentionally flexible, allowing the development of activities to occur in an organic way. The results suggest that most of the participants have a strong concern with socio-environmental problems in their living environments, especially related to pollution, followed by deforestation. In addition, some written and oral narratives present elements that reveal the students' appreciation and admiration for the landscapes of the Sobradinho region and a certain affection for the socio-environmental experiences lived in their contexts. We consider that the methodologies adopted in the work favored the dialogue of knowledge, the problematization and the reflection on the experiences and perceptions of the participants in an authentic and enriching way. The narratives produced indicate a possible expansion of knowledge and perception of the participating students, being considered essential to present alternatives to hegemonic discourses, by revealing elements related to both rational knowledge and sensitive knowledge that cross the subjects' experiences.
|
|
6
|
-
Marcondes Medeiros de Lima
-
Discussões de Natureza da Ciência conduzidas por uma professora de Química do Ensino Básico: Análise das contribuições do Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências
-
Orientador : STEFANNIE DE SA IBRAIM
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PAULA CRISTINA CARDOSO MENDONÇA
-
JHENIFFER MICHELINE CORTEZ
-
PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
STEFANNIE DE SA IBRAIM
-
Data: 31/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
: Atualmente, há um consenso a respeito da importância de discussões sobre Natureza da Ciência em todos os níveis de ensino. Entretanto, não se tem um consenso sobre o que ensinar de Natureza da Ciência, nem sobre como levar essas discussões. Além da falta de consenso, se observa que tais discussões, muitas vezes, não se concretizam nas salas de aula. Na tentativa de oferecer suporte para solucionar essas questões, diversas abordagens de Natureza da Ciência têm-se difundido na literatura, sendo uma delas a pautada no Modelo de Ciências para o Ensino de Ciências versão 2 (MoCEC v.2). O MoCEC v.2 aborda a Ciência como uma atividade complexa, que pode ser analisada a partir de diferentes áreas do conhecimento, sendo que em cada uma dessas áreas são elencados aspectos de Natureza da Ciência, que são definidos detalhadamente. Em nossa pesquisa sinalizamos que o MoCEC v.2 tem sido utilizado para duas finalidades no Ensino de Ciências: (i) propor situações de ensino sobre Ciências; e (ii) como ferramenta de análise no contexto de discussões de Natureza da Ciência. No âmbito das publicações sobre o modelo, pouco se discutiu sobre o uso do MoCEC v.2 na proposição de situações de ensino por professores. Tendo isso em vista, neste trabalho discutimos como uma professora que atua na Educação Básica utilizou o MoCEC v.2 para avaliar e planejar situações de ensino envolvendo Natureza da Ciência. Para investigar esta problemática, utilizamos a metodologia de estudo de caso e constatamos que a docente manifestou oito aspectos de Natureza da Ciência ao refletir sobre como abordaria em suas aulas uma proposta didática referente a um caso sociocientífico Formulario 9909792 SEI 23106.071710/2023-36 / pg. 2 sobre o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). E em sua proposta didática sobre o desenvolvimento dos modelos atômicos ela manifestou dezessete aspecto de Natureza da Ciência. Concluímos que a professora: i) conseguiu promover discussões a partir do MoCEC; ii) teve dificuldades em diferenciar duas as áreas presentes no modelo, sendo elas Antropologia da Ciência e Sociologia da Ciência; e iii) demonstrou estar mais confortável em usar as áreas do MoCEC em detrimento dos aspectos. Apontamos que nossas discussões fomentam as reflexões sobre elementos que podem contribuir para a inserção de discussões de Natureza da Ciência em sala de aula, especialmente a partir do MoCEC. E sinalizamos a importância de investigar o uso da ferramenta em situações reais de ensino promovidas por professores da Educação Básica, assim como enfatizamos a relevância de discutir Natureza da Ciência a partir de diversas estratégias, como casos históricos, sociocientíficos e atividades investigativas.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, there is a consensus regarding the importance of discussions on the Nature of Science at all levels of education. However, there is no consensus on what to teach about Nature of Science, and on how to carry out these discussions. In addition to the fault of consensus, it is observed that such discussions are often not present in classrooms. To offer support to resolve these issues, several Nature of Science approaches have been disseminated in the literature, one of which is based on the Model of Science for Science Education version 2 (MoSSE v.2). MoSEE v.2 presents Science as a complex activity, which can be analyzed from different areas of knowledge, with each of these areas having its constituent aspects of the Nature of Science, which are defined in detail. In our research, we highlighted that MoSSE v.2 has been used for two purposes in Science Education: (i) proposing teaching situations about Science; and (ii) as an analysis tool in the context of discussions on the Nature of Science. Within the scope of publications about the model, little was discussed about the use of MoSSE v.2 in proposing teaching situations by teachers. In this work we discuss how a teacher, who works in middle and high school, used MoSSE v.2 to evaluate and plan teaching situations involving Nature of Science. To investigate this situation, we used the case study methodology and found that the teacher expressed eight aspects of the Nature of Science when reflecting on how she would approach in her classes a didactic proposal referring to a socio-scientific case about the collapse of the mineral tailings in Brumadinho (MG). And in her didactic proposal on the development of atomic models she expressed seventeen aspects of the Nature of Science. We concluded that the teacher: i) managed to promote discussions using MoSSE as a base; ii) had difficulty in differentiating two areas present in the model, namely Anthropology of Science and Sociology of Science; and iii) demonstrated that they were more comfortable using MoSSE areas rather than aspects. We point out that our discussions encourage reflections on elements that can contribute to the insertion of discussions on the Nature of Science in the classroom, especially from MoSSE. And we highlight the importance of investigating the use of the tool in real teaching situations promoted by basic education teachers, as well as emphasizing the relevance of discussing Nature of Science from different teaching strategies, such as historical, socio-scientific cases and investigative activities.
|
|
7
|
-
DIOGO PACHER FERREIRA
-
Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores: sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas
-
Orientador : PAULO GABRIEL FRANCO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
-
DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
-
LIZETE MARIA ORQUIZA DE CARVALHO
-
RODRIGO DIEGO DE SOUZA
-
Data: 08/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa desenvolvida busca valorizar as ações que geram resistência à crise formativa estabelecida dentro da educação. As influências da razão instrumental, guiada por uma sociedade neoliberal, têm favorecido o rompimento com os processos reflexivos gerando reflexões mecânicas sem autenticidade. Dessa forma, o caminho entre o desejo por emancipação e o próprio processo emancipatório está marcado por contradições que dificultam com o cumprimento dessas expectativas. Diante do declínio da formação cultural e científica, os Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), constituído por membros da universidade e da escola em um contexto de formação de professores, surgem como alternativa que busca valorizar um projeto formativo crítico e autêntico. Com embasamento no constructo teórico de resistência desenvolvido por Henry Giroux, entendemos que os PGP têm buscado fomentar ações que criam um movimento de resistência a cultura opressora fomentada pelo neoliberalismo, especialmente, na formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo identificar as ações desenvolvidas no PGP que viabilizam movimentos de resistência a uma lógica semiformativa. Para tanto, valorizamos dois aspectos principais: a história do PGP representada na literatura científica e o diálogo com integrantes dessa história. De natureza qualitativa e fundamentada epistemologicamente na dialogicidade de Paulo Freire, resgatamos nas memórias a história pronunciada por oito sujeitos que participaram de PGP. Os diálogos foram conduzidos no formato de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo. As análises foram feitas a partir da ótica de duas grandes categorias: i) qualificação das forças hegemônicas no âmbito da formação docente e da vida escolar; ii) condições, ações e conteúdo da formação contra-hegemônica. Os resultados mostram que o esforço para horizontalizar a relação universidade-escola permitiu uma aproximação formativa entre as instituições e abriram espaços para um olhar sobre a realidade concreta da escola. No entanto, foi verificado que essa relação é mediada pelos aspectos neoliberais do sistema, os quais têm dificultado os avanços formativos. A práxis realizada no “chão da escola” e desenvolvida com professores permitiu identificar aspectos da cultura intrínsecos ao contexto que foram determinantes para uma configuração crítica e política de resistência. A abordagem com Questões Sociocientíficas (QSC) mostrou-se importante para uma conformação de resistência aos modelos tradicionais engendrados na falsa neutralidade da ciência. Por fim, entendemos que o esvaziamento dos espaços formativos é um projeto neoliberal para concretizar a lógica reprodutora e conteudista dos espaços educativos. É preciso ter um olhar sensível para as relações que intermediam o trabalho e a formação para que a esperança não se perca em meio aos esgotamentos promovidos pela desvalorização da docência. Nesse sentido, entendemos que o PGP é um projeto que não está blindado das investidas neoliberais, mas que, alinhado com a perspectiva dialógica, tem uma configuração formativa crítica e oferece oportunidade teórica que fortalece os sentidos de luta e resistência na formação continuada de professores
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to value the actions that compose resistance to the established formative crisis in the education field. The influences of neoliberal society, favorised the rupture of the reflective processes in education, resulting in semi-formative environments for teachers. Therefore, the path between the desire for emancipation and the emancipatory process itself is now marked by contradictions, which make it harder to fulfil expectations for a better formation among teachers. To cope with the decline of cultural and scientific training, the Small Groups of Research (SGR) emerged as an alternative. Based on the theoretical construct of resistance developed by Henry Giroux, the SGR values a critical and authentic formative project, fomenting actions to resist the interruption of critical-reflective processes, especially in teacher education. The research aims to identify these actions developed in SGR that enable resistance movements to a semi-formative logic. The methodological structure outlined and highlighted two aspects following a qualitative approach: the history of SGR represented in the scientific literature and the dialogue with members of this story. Epistemologically based on Paulo Freire's dialogical approach: we worked with narratives of eight participants in SGR groups. The dialogues were conducted in the format of semi-structured interviews and analyzed from the perspective of Content Analysis.The analyses were conducted through the lens of two major categories: i) qualification of hegemonic forces within teacher education and school life; ii) conditions, actions, and content of counter-hegemonic education. The results reveal that the effort to horizontalize the university-school relationship allowed for a formative convergence between institutions, creating spaces for a deeper understanding of the concrete reality within schools. However, it became evident that this relationship is mediated by neoliberal aspects of the system, which impede formative progress. The praxis undertaken in the "school ground" and developed with teachers facilitated the identification of intrinsic cultural aspects that were crucial for a critical and political configuration of resistance. The incorporation of Socio-scientific Issues (SSI) proved to be significant in resisting traditional models engendered under the false neutrality of science. Finally, we understand that the hollowing out of formative spaces is a neoliberal project aimed at solidifying the reproductive and content-focused logic of educational spaces. A sensitive examination of the relationships that mediate work and education is required to keep hope alive amidst exhaustion caused by the devaluation of teaching. In this context, we understand that the PGP is not immune to neoliberal pressures, but aligned with a dialogical perspective, it assumes a critical formative configuration and offers theoretical opportunities that strengthen the sense of struggle and resistance in the continuous education of teachers.
|
|
8
|
-
Ravenna Horana Alves da Silva
-
Por uma formação docente antirracista: saberes, formas e conteúdos para o ensino de ciência
-
Orientador : PAULO GABRIEL FRANCO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
-
ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
-
SAMUEL MOLINA SCHNORR
-
ALESSANDRA PIO SILVA
-
Data: 13/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação busca compreender ‘Em que medida uma formação docente antirracista pode contribuir para as percepções e práticas de docentes sobre o ensino em ciências?’. Para a coleta dos dados, a pesquisa contou com a realização de uma formação, chamada ‘Jipambu - Ciclo de Análise e Ação Educacional Antirracista’, voltada para professores das disciplinas de Ciências Naturais. O ciclo foi dividido em 4 (quatro) movimentos, sendo que em cada um foram debatidos assuntos pertinentes às questões raciais e à educação antirracista. Por meio de uma análise qualitativa dos discursos dos professores durante os movimentos formativos e a análise dos produtos produzidos por eles durante o último movimento, bem como foi possível perceber, ao longo da formação, a mudança de conduta e discurso à medida que íamos discutindo os temas. Como conclusão, entendemos a importância de uma formação antirracista qualificada, tendo em vista que existe ainda uma resistência e um silêncio no tema na área das ciências naturais, ademais salientar como as perspectivas antirracistas ganham em potência quando incorporam elementos de classe, gênero e as profundas problemáticas históricas. A pesquisa, por fim, evidencia as potencialidades do ensino de ciência no combate ao racismo, permite reconhecer os desafios enfrentados por professores em seu cotidiano escolar e, particularmente, quando estão diante de temas raciais ou práticas antirracistas na educação científica. A partir do reconhecimento, é possível traçar processos formativos engajados, críticos e permanentes na história futura da educação do nosso país de modo a superar os determinantes e as consequências do racismo.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation seeks to understand ‘To what extent can anti-racist teacher training contribute to teachers’ perceptions and practices regarding science education?’. To collect the data, the research included training, called ‘Jipambu - Anti-Racist Educational Analysis and Action Cycle’, aimed at teachers of Natural Sciences subjects. The cycle was divided into 4 (four) movements, in each of which issues relating to racial issues and anti-racist education were debated. Through a qualitative analysis of the teachers' speeches during the training movements and the analysis of the products produced by them during the last movement, it was also possible to perceive, throughout the training, the change in conduct and discourse as we discussed the themes. In conclusion, we understand the importance of qualified anti-racist formation, considering that there is still resistance and silence on the subject in the area of natural sciences, in addition to highlighting how anti-racist perspectives gain in power when they incorporate elements of class, gender and the deep historical problems. The research, finally, highlights the potential of science teaching in combating racism and allows us to recognize the challenges faced by teachers in their daily school lives and, particularly, when they are faced with racial themes or anti-racist practices in science education. Based on recognition, it is possible to trace engaged, critical and permanent training processes in the future history of education in our country in order to overcome the determinants and consequences of racism.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
Lays Batista Martins Leite
-
Ensino de Ciências: Avaliação da Aprendizagem e Inclusão Escolar
-
Orientador : GERSON DE SOUZA MOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GERSON DE SOUZA MOL
-
ALIA MARIA BARRIOS GONZALEZ
-
JULIANA EUGENIA CAIXETA
-
Joana de Jesus de Andrade
-
RENATA CARDOSO DE SA RIBEIRO RAZUCK
-
Data: 19/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O processo inclusivo de alunos com deficiências e/ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD em escolas regulares na Educação Básica configura-se como um desafio para os professores envolvidos, assim como, para as escolas e sistemas de ensino que devem centrar-se na busca por mecanismos para o acesso, permanência e o sucesso desses discentes em turmas comuns inclusivas. Atrelados a essa concepção compreendemos que é atribuição do docente e da comunidade escolar pedagógica analisar as particularidades dos educandos e adequar constantemente seus critérios metodológicos, curriculares e avaliativos. Assim, embasados neste pressuposto, é valido ressaltar que as avalições da aprendizagem são ações intencionais que visam conhecer o alcance de determinado objetivo, ou seja, pensa-se em ações futuras no ensino. Por conseguinte, esse trabalho teve como objetivo geral, identificar as contribuições daspropostas de avaliações da aprendizagem que professores de Ciências Naturais utilizam com alunos com deficiência e /ou TGD no que tange a Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo mencionado, realizamos um estudo baseado na metodologia qualitativa, que é embasada pelo intuito de lidar com interpretações das realidades sociais, neste caso, investigar acerca da avaliação da aprendizagem como fator de inclusão no Ensino de Ciências. O delineamento da pesquisa abarcou as etapas que envolveram: investigações preliminares com cinco professores de Ciências Naturais por meio de entrevistas semiestruturadas; compreensão dos processos de avaliação adotados através de observações sistemáticas; coleta de documentos relevantes relacionadosao estudo; e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas das quais os docentes estavam atuando no momento da pesquisa. Considerando a natureza qualitativa da pesquisa, bem como, os objetivos estabelecidos, escolhemos realizar neste estudo a técnica de análise de conteúdo. Após percorrer a realidade vivenciada pelos docentes e educandos da rede pública de ensino de cinco escolas pertencentes ao Distrito Federal, nos deparamos com muitos empecilhos que impossibilitam o processo de inclusão nas unidades escolares investigadas. Em um contexto não muito distante, primordialmente nos anos de 2020 e 2021, passamos por uma doença devastadora que assolou o Brasil e o mundo com muitas mortes e sequelas na saúde e no cotidiano das pessoas. Com a análise dos resultados construídos e em consonância com a revisão bibliográfica, compreendemos que, quando se trata de avaliação inclusiva, o docente deve considerar primordialmente a singularidade do indivíduo, buscando intervir de modo que a sua participação seja ativa no processo de construção do conhecimento. Na constituição deste estudo, confirmamos que para o sucesso da inclusão escolar e o da avaliação da aprendizagem inclusiva no ensino regular faz-se necessário empenho por parte de todos os profissionais atuantes nesse processo, de tal modo, incumbe-se também essa responsabilidade para a sociedade, as famílias e o poder público. Por mais que sejam existentes inúmeras legislações que obriguem, tanto a inclusão como a execução da avaliação formativa, para que os professores possam desenvolver um bom trabalho é preciso que a formação inicial e continuada sejam consolidadas e valorizadas no Distrito Federal.
-
Mostrar Abstract
-
BANCA DE DEFESA
|
Tipo de banca
|
( ) Dissertação ( x ) Tese ( ) Exame de Qualificação ( ) Defesa de Projeto de Mestrado
|
Nome completo do(a) aluno(a): Lays Batista Martins Leite
|
Matrícula:
|
Possui bolsa: ( x )Não ( )Sim - Qual?
|
Nível:
( ) Mestrado
( ) Mestrado Profissional
( x ) Doutorado
|
Título: Ensino de Ciências: Avaliação da Aprendizagem e Inclusão
|
Título em Inglês: Science Teaching: Learning Assessment and Inclusion
|
Quantidade de Páginas: 201
|
Resumo em Português:
O processo inclusivo de alunos com deficiências e/ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD em escolas regulares na Educação Básica configura-se como um desafio para os professores envolvidos, assim como, para as escolas e sistemas de ensino que devem centrar-se na busca por mecanismos para o acesso, permanência e o sucesso desses discentes em turmas comuns inclusivas. Atrelados a essa concepção compreendemos que é atribuição do docente e da comunidade escolar pedagógica analisar as particularidades dos educandos e adequar constantemente seus critérios metodológicos, curriculares e avaliativos. Assim, embasados neste pressuposto, é valido ressaltar que as avalições da aprendizagem são ações intencionais que visam conhecer o alcance de determinado objetivo, ou seja, pensa-se em ações futuras no ensino. Por conseguinte, esse trabalho teve como objetivo geral, identificar as contribuições daspropostas de avaliações da aprendizagem que professores de Ciências Naturais utilizam com alunos com deficiência e /ou TGD no que tange a Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo mencionado, realizamos um estudo baseado na metodologia qualitativa, que é embasada pelo intuito de lidar com interpretações das realidades sociais, neste caso, investigar acerca da avaliação da aprendizagem como fator de inclusão no Ensino de Ciências. O delineamento da pesquisa abarcou as etapas que envolveram: investigações preliminares com cinco professores de Ciências Naturais por meio de entrevistas semiestruturadas; compreensão dos processos de avaliação adotados através de observações sistemáticas; coleta de documentos relevantes relacionadosao estudo; e análise do Projeto Político Pedagógico das escolas das quais os docentes estavam atuando no momento da pesquisa. Considerando a natureza qualitativa da pesquisa, bem como, os objetivos estabelecidos, escolhemos realizar neste estudo a técnica de análise de conteúdo. Após percorrer a realidade vivenciada pelos docentes e educandos da rede pública de ensino de cinco escolas pertencentes ao Distrito Federal, nos deparamos com muitos empecilhos que impossibilitam o processo de inclusão nas unidades escolares investigadas. Em um contexto não muito distante, primordialmente nos anos de 2020 e 2021, passamos por uma doença devastadora que assolou o Brasil e o mundo com muitas mortes e sequelas na saúde e no cotidiano das pessoas. Com a análise dos resultados construídos e em consonância com a revisão bibliográfica, compreendemos que, quando se trata de avaliação inclusiva, o docente deve considerar primordialmente a singularidade do indivíduo, buscando intervir de modo que a sua participação seja ativa no processo de construção do conhecimento. Na constituição deste estudo, confirmamos que para o sucesso da inclusão escolar e o da avaliação da aprendizagem inclusiva no ensino regular faz-se necessário empenho por parte de todos os profissionais atuantes nesse processo, de tal modo, incumbe-se também essa responsabilidade para a sociedade, as famílias e o poder público. Por mais que sejam existentes inúmeras legislações que obriguem, tanto a inclusão como a execução da avaliação formativa, para que os professores possam desenvolver um bom trabalho é preciso que a formação inicial e continuada sejam consolidadas e valorizadas no Distrito Federal.
|
Resumo em Inglês:
The inclusive process of students with disabilities and/or with Global Development Disorders - TGD in regular schools in Basic Education is a challenge for the teachers involved, as well as for schools and education systems that must focus on the search for mechanisms for access, permanence and success of these students in common inclusive classes. Linked to this conception, we understand that it is the responsibility of the teacher and the pedagogical school community to analyze the particularities of the students and constantly adapt their methodological, curricular and evaluative criteria. Thus, based on this assumption, it is worth emphasizing that learning assessments are intentional actions aimed at knowing the scope of a given objective, that is, thinking about future actions in teaching. Therefore, this work had as a general objective, to identify the contributions of the proposals for learning assessments that Natural Sciences teachers use with students with disabilities and/or TGD regarding Inclusive Education. To reach the mentioned objective, we carried out a study based on the qualitative methodology, which is based on the intention of dealing with interpretations of social realities, in this case, investigating about the evaluation of learning as a factor of inclusion in Science Teaching. The research design encompassed the steps that involved: preliminary investigations with five Natural Sciences teachers through semi-structured interviews; understanding of the evaluation processes adopted through systematic observations; collection of relevant documents related to the study; and analysis of the Pedagogical Political Project of the schools in which the teachers were working at the time of the research. The research design encompassed the steps that involved: preliminary investigations with five Natural Sciences teachers through semi-structured interviews; understanding of the evaluation processes adopted through systematic observations; collection of relevant documents related to the study; and analysis of the Pedagogical Political Project of the schools in which the teachers were working at the time of the research. Considering the qualitative nature of the research, as well as the established objectives, we chose to carry out the content analysis technique in this study. After going through the reality experienced by teachers and students from the public education network of five schools belonging to the Federal District, we are faced with many obstacles that make the process of inclusion in the investigated school units impossible. In a not-too-distant context, primarily in the years 2020 and 2021, we experienced a devastating disease that devastated Brazil and the world with many deaths and sequelae in people's health and daily lives. With the analysis of the constructed results and in line with the bibliographic review, we understand that, when it comes to inclusive evaluation, the teacher must primarily consider the uniqueness of the individual, seeking to intervene so that his or her participation is active in the knowledge construction process . In the constitution of this study, we confirmed that for the success of school inclusion and the evaluation of inclusive learning in regular education, commitment is necessary on the part of all professionals working in this process, in such a way, this responsibility for the society, families and public authorities. As much as there are numerous legislations that oblige, both the inclusion and the execution of formative evaluation, so that teachers can develop a good work, it is necessary that initial and continued formation be consolidated and valued in the Federal District.
|
|
|
2
|
-
Eliane dos Santos Almeida
-
Diálogos de Saberes: novos horizontes para a ressignificação da Educação CTS na perspectiva freireana
-
Orientador : ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉCIO AULER
-
Simoni Tormohlen Gehlen
-
MARIA RITA AVANZI
-
PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
ROSELINE BEATRIZ STRIEDER
-
Data: 11/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho insere-se no rol dos que defendem e buscam uma educação científica que contribua para a emancipação dos segmentos sociais oprimidos. Fundamenta-se em pressupostos do educador Paulo Freire e do Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia, Sociedade (PLACTS); além de considerar reflexões sobre diálogo de saberes, oriundas de diferentes campos. À luz desses referenciais, articulados à Análise Textual Discursiva de produções da área de Ensino, em particular, do campo da Educação Freire-CTS, caracterizamos propósitos e pressupostos da perspectiva educacional defendida, associados: i) ao desenvolvimento de uma cultura de participação; ii) à problematização da atividade científico-tecnológica, e, iii) à organização temática do currículo escolar. Associado à referida caracterização, verbalizamos denúncias e anúncios, relacionados à necessidadede ampliarmos a participação dos sujeitos oprimidos, de considerarmos outros marcadores sociais ao problematizarmos a atividade científicatecnológica e outros saberes no processo de redução temática dos conteúdos. Em particular, isso resultou em uma releitura da Investigação Temática, realizada com a intenção de contribuir, de forma mais direta, com o universo das práticas educativas, em especial, as que buscam uma educação científica comprometida com o desvelamento e transformação de realidades marcadas por contradições e injustiças sociais, econômicas e cognitivas.
-
Mostrar Abstract
-
This work is part of the list of those who defend and seek a scientific education that contributes to the emancipation of oppressed social segments. It is based on assumptions made by educator Paulo Freire and Latin American Thought in Science, Technology, Society (PLACTS); in addition to considering reflections on dialogue of knowledge, coming from different fields. In the light of these references, articulated to the Discursive Textual Analysis of productions in the area of Teaching, in particular, in the field of Freire-CTS Education, we characterize purposes and assumptions of the defended educational perspective, associated with: i) the development of a culture of participation; ii) the questioning of scientific-technological activity, and, iii) the thematic organization of the school curriculum. Associated with that characterization, we verbalized denouncements and announcements, related to the need to expand the participation of oppressed subjects, to consider other social markers when problematizing scientifictechnological activity and other knowledge in the process of thematic reduction of contents. In particular, this resulted in a re-reading of the Thematic Investigation, carried out with the intention of contributing, in a more direct way, to the universe of educational practices, in particular, those that seek a scientific education committed to the unveiling and transformation of realities marked by contradictions and social, economic and cognitive
|
|
3
|
-
LUCAS ALMEIDA ALENCAR
-
A gênese do gosto por ciência na educação básica
-
Orientador : PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JESUS PIQUERAS BLASCO
-
ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
-
DELANO MOODY SIMOES DA SILVA
-
Elisabeth Barolli
-
PAULO ROBERTO MENEZES LIMA JUNIOR
-
Data: 22/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Em diversos países do mundo, está sendo observado um declínio no interesse por carreiras relacionadas a ciência e tecnologia (C&T) entre jovens em idade escolar. Ao mesmo tempo, mulheres e famílias de classe popular estão sub-representadas nessas carreiras, indicando que o interesse por ciência pode incorporar desigualdades sociais. Como resposta a esse problema, esta tese introduz o conceito de gosto por ciência como ferramenta para investigar, desde uma perspectiva crítica, o desenvolvimento do interesse por ciência dos estudantes. Fundamentada em um diálogo entre as obras de Pierre Bourdieu e John Dewey, a noção de gosto por ciência permite situar o interesse científico entre a estrutura das relações de classe e as experiências estéticas individualmente vividas na escola. Assim, o gosto por ciência é definido como o senso prático que orienta os estudantes a distinguir quais linguagens, procedimentos e pessoas pertencem à ciência. Na medida em que aprendem a fazer essas distinções de maneira competente, alguns estudantes vão sendo reconhecidos (pelos colegas ou por eles mesmos) como pessoas de ciência. Portanto, o desenvolvimento do interesse científico ultrapassa experiências meramente comemorativas, integrando sentimento, entendimento e pertencimento. A imagem pública da ciência e do cientista pode influenciar substancialmente decisões profissionais dos estudantes. Uma parte desta pesquisa investigou como jovens da Educação Básica em duas instituições de ensino privadas veem a ciência e de que forma essa percepção orienta (ou não) suas escolhas profissionais. Outra parte desta pesquisa foi a realização de entrevistas sobre a história de vida de cinco ex-estudantes da educação básica, atualmente cursando o ensino superior. Os estudantes têm condicionantes sociais distintos (gênero, cor e classe social), embora tenham tido o mesmo professor de Química do ensino médio. As entrevistas situaram as experiências familiares e escolares na elaboração dos Retratos Sociológicos com o objetivo de identificar disposições que permitiram responder como que a continuidade das experiências dos entrevistados contribuiu para o desenvolvimento do gosto por ciência e de que maneira a escola e os professores contribuem para os estudantes se afastarem da/identificarem com a ciência. A análise da primeira parte permite concluir que o contato dos estudantes com a ciência escolar pode produzir impressões duradouras e preceituosas sobre a ciência e sua relação com a sociedade. É usual encontrar uma imagem distorcida da ciência como atividade arriscada e praticada por homens brilhantes, desencorajando meninas e meninos talentosos a se identificarem como participantes da ciência. Algumas atitudes promovidas por professores são apresentadas e podem diminuir essa imagem distorcida. Os resultados das entrevistas mostraram que as disposições são construídas pela vivência familiar e os estudantes pouco recordam de episódios que tenham se distinguido durante uma prática científica escolar, apesar de terem demonstrado distinções em outras situações tanto na escola quanto na família. A personalidade dos professores de Ciências se mostrou substancialmente relevante para desenvolver o gosto por ciência de alguns estudantes. Os estudantes, embora pouco se recordem das aulas vivenciadas, são capazes de identificar um professor que respeita a individualidade deles. Algumas características de um professor valorizadas pelos estudantes são apresentadas. A escola se mostrou relevante para a escolha da carreira profissional, embora de forma revogável. Ademais, sempre há, em alguma medida, a influência familiar na carreira profissional. São apresentadas atitudes docentes potencializadoras para desenvolver o gosto por ciência e influenciar estudantes quanto à carreira científica, apesar de se reconhecer que a escola apresentará limitações. Esta tese defende um olhar para situações, muitas vezes menosprezadas, na escola durante as aulas de ciências como maneiras de agir, falar, respeito à individualidade com doses de humor e incentivo à participação de indivíduos excluídos e/ou ignorados.
-
Mostrar Abstract
-
In several countries around the world, a decline in interest in careers related to science and technology (S&T) among school-aged youth has been observed. At the same time, women and lower-class families are underrepresented in these careers, indicating that an interest in science can incorporate social inequalities. As a response to this problem, this thesis introduces the concept of fondness for science as a tool to investigate, from a critical perspective, the development of students' interest in science. Based on a dialogue between the works of Pierre Bourdieu and John Dewey, the notion of taste for science allows placing the scientific interest between the structure of class relations and the aesthetic experiences individually experienced at school. Thus, the taste for science is defined as the practical sense that guides students to distinguish which languages, procedures and people belong to science. As they learn to make these distinctions competently, some students are recognized (by peers or by themselves) as people of science. Therefore, the development of scientific interest goes beyond merely commemorative experiences, integrating feelings, understanding and belonging. The public image of science and the scientist can substantially influence students' professional decisions. A part of this research investigated how young people from Basic Education in two private educational institutions see science and how this perception guides (or not) their professional choices. Another part of this research was conducting interviews about the life history of five former students of basic education, currently attending higher education. The students have different social conditions (gender, color and social class), although they had the same high school Chemistry teacher. The interviews situated family and school experiences in the elaboration of the Sociological Portraits with the objective of identifying dispositions that allowed answering how the continuity of the experiences of the interviewees contributed to the development of the taste for science and in what way the school and the teachers contribute to the students move away from/identify with science. The analysis of the first part leads to the conclusion that students' contact with school science can produce lasting and prescriptive impressions about science and its relationship with society. It is common to find a distorted image of science as a risky activity practiced by brilliant men, discouraging talented girls and boys from identifying themselves as participants in science. Some attitudes promoted by teachers are presented and can reduce this distorted image. The results of the interviews showed that dispositions are built by family experience and students remember little of episodes that have distinguished themselves during a school scientific practice, despite having demonstrated distinctions in other situations both at school and in the family. The personality of science teachers proved to be substantially relevant to developing some students' taste for science. Students, although they remember little of the classes they experienced, are able to identify a teacher who respects their individuality. Some characteristics of a teacher valued by students are presented. The school proved to be relevant to the choice of a professional career, although in a revocable way. Furthermore, there is always, to some extent, family influence on the professional career. Potential teaching attitudes are presented to develop a taste for science and influence students regarding a scientific career, despite acknowledging that the school will have limitations. This thesis defends a look at situations, often overlooked, at school during science classes as ways of acting, speaking, respecting individuality with doses of humor and encouraging the participation of excluded and/or ignored individuals.
|
|
4
|
-
Joanna de Paoli Silva
-
Autismos, conhecimento científico e inclusão: o desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-cultural em aulas de ciências
-
Orientador : PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
EDSON MARCELO HUNGARO
-
AGUSTINA ROSA ECHEVERRIA
-
Débora Dainez
-
MARIA AURISTELA BARBOSA ALVES DE MIRANDA
-
Data: 25/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Com esta tese almejamos compartilhar a nossa filosofia, epistemologia – o nosso projeto de vida. O nascimento deste trabalho esteve encharcado com sonhos e desejos. Originou-se com o fervor por mudanças estruturais, por novas formas de pensar a sociedade, por relações interpessoais mais alvissareiras, pela valorização das singularidades e sutilezas que acompanham a existência – em todos os espaços. Isto inclui, em nosso espaço de trabalho, trilhar novos contornos em direção a uma inclusão em aulas de ciências que contribuam na consolidação da emancipação humana. As nossas vivências em sala de aula com pessoas autistas nos levaram a alguns questionamentos: o que se entende por autismo; onde são os espaços (escolas/aulas regulares e/ou especiais/específicas) que favorecem o desenvolvimento de estudantes autistas; por que eles(as) precisam aprender os conceitos científicos da ciência e como podem ocorrer processos inclusivos de alunos(as) autistas em aulas de ciências com vias a complexificação do desenvolvimento? Em busca de respostas, o fio condutor de nossa reflexões e objetivações alicerçou-se nas premissas do movimento dialético do desenvolvimento humano que explicam não apenas os comportamentos típicos, mas também os desdobramentos de condutas atípicas – as proposições teórico-metodológicas da teoria histórico-cultural e sua base marxista. Destacamos as discussões defectológicas de Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), que no início do século passado já antecipava uma perspectiva social sobre a deficiência e outros modos de desenvolvimento. A partir de nossos referenciais apresentamos alguns elementos gerais que permitem compreender o autismo no contexto de educação inclusiva em aulas de ciências em uma perspectiva histórico-cultural, destacamos: a orientação biológica, o desenvolvimento histórico-cultural; funções psíquicas naturais e culturais, significação, conceitos científicos, mediação com instrumentos materiais e simbólicos, zona de desenvolvimento potencial, caminhos indiretos de aprendizado, compensação, experiências escolares coletivas, personalidade integral, entre outros. Estes conceitos conversam com o nosso objetivo geral de analisar as contribuições do conhecimento científico no desenvolvimento de estudantes autistas em processos inclusivos à luz da perspectiva histórico-cultural. A tese, foi estruturada em quatro capítulos (artigos) no formato multipaper. No primeiro capítulo, apresentamos a constituição histórica e contraditória do autismo. Ainda que Vigotski não estivesse mais vivo à época de seu diagnóstico, apresentamos suas contribuições para superar as concepções biomédicas e limitadoras sobre os seus modos de desenvolvimento. Entender que a aparência e visões estereotipadas sobre os comportamentos atípicos dão indícios, mas não revelam a essência, seja uma pessoa autista ou não autista, os aprendizados passam, obrigatoriamente pelo outro, pelas relações sociais. Ou seja, pessoas autistas não vivem no mundo deles, vivem em nosso mundo e socializam muito antes de desenvolverem o pensamento autístico. Também dialogamos sobre a importância da defesa das singularidades em uma perspectiva coletiva de emancipação humana. No segundo capítulo, apresentamos que a inclusão escolar com os pares é o melhor espaço de socialização e compartilhamento de conhecimentos, em nosso caso, da ciência com estudantes com deficiência, autistas e outras necessidades educacionais especiais. Apresentamos algumas trajetórias de inclusão e exclusão em aulas de ciências, a fim de conhecermos limitações e possibilidades. No terceiro capítulo, explicamos como os conhecimentos científicos e a linguagem das ciências contribuem para a tomada de consciência de si e do mundo para que uma pessoa com desenvolvimento típico ou atípico transforme sua forma de pensar e governar suas ações. Por fim, com as contribuições dos capítulos anteriores, buscamos conhecer quais são os meios para a compensação das dificuldades das pessoas autistas em uma perspectiva histórico-cultural. Afinal, já acompanhamos instrumentos criados para superar impedimentos e remover barreiras de algumas deficiências, por exemplo, ao colocarem rampas de acesso a prédios para cadeirantes, criarem a leitura em Braile para pessoas cegas, sistematizaram a língua de sinais para pessoas surdas. E o que está sendo realizado para que as pessoas autistas superem suas dificuldades? No quarto capítulo, ainda em vias de execução, apresentamos uma análise dos artigos em revistas nacionais e internacionais que incluem estudantes autistas em aulas de ciências desde o seu diagnóstico (1943) até o ano de 2021. Buscaremos as categorias que indicam quais os recursos e estratégias estão sendo utilizados e como contribuem para a compensação de suas interrupções. Por fim, fechamos o texto da tese promovendo um diálogo entre os capítulos e trazemos as considerações finais.
-
Mostrar Abstract
-
With this thesis we aim to share our philosophy, epistemology – our life project. The birth of this work was soaked with dreams and desires. It originated with the fervor for structural changes, for new ways of thinking about society, for more auspicious interpersonal relationships, for valuing the singularities and subtleties that accompany existence – in all spaces. This includes, in our workspace, treading new contours towards inclusion in science classes that contribute to the consolidation of human emancipation. Our experiences in the classroom with autistic people led us to some questions: what is meant by autism; where are the spaces (schools/regular and/or special/specific classes) that favor the development of autistic students; why do they need to learn the scientific concepts of science and how can inclusive processes of autistic students occur in science classes with pathways to the complexification of development? In search of answers, the guiding thread of our reflections and objectifications was based on the premises of the dialectical movement of human development that explain not only typical behaviors, but also the unfolding of atypical behaviors - the theoretical-methodological propositions of the cultural-historical theory and its Marxist base. We highlight the defectological discussions of Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1934), who at the beginning of the last century already anticipated a social perspective on disability and other modes of development. From our references, we present some general elements that allow us to understand autism in the context of inclusive education in science classes in a historical-cultural perspective, we highlight: the biological orientation, the historical-cultural development; natural and cultural psychic functions, meaning, scientific concepts, mediation with material and symbolic instruments, zone of potential development, indirect learning paths, compensation, collective school experiences, integral personality, among others. These concepts are in line with our general objective of analyzing the contributions of scientific knowledge in the development of autistic students in inclusive processes in the light of the historical-cultural perspective. The thesis was structured in four chapters (articles) in multipaper format. In the first chapter, we present the historical and contradictory constitution of autism. Even though Vygotsky was no longer alive at the time of his diagnosis, we present his contributions to overcoming biomedical and limiting conceptions about his modes of development. Understanding that the appearance and stereotyped views about atypical behaviors give indications, but do not reveal the essence, whether an autistic or non-autistic person, learning necessarily passes through the other, through social relations. That is, autistic people do not live in their world, they live in our world and socialize long before they develop autistic thinking. We also discussed the importance of defending singularities in a collective perspective of human emancipation. In the second chapter, we present that school inclusion with peers is the best space for socializing and sharing knowledge, in our case, science with students with disabilities, autistics and other special educational needs. We present some trajectories of inclusion and exclusion in science classes, in order to know limitations and possibilities. In the third chapter, we explain how scientific knowledge and the language of science contribute to awareness of oneself and the world so that a person with typical or atypical development can transform their way of thinking and governing their actions. Finally, with the contributions of previous chapters, we seek to know what are the means to compensate for the difficulties of autistic people in a historical-cultural perspective. After all, we have already followed instruments created to overcome impediments and remove barriers from some disabilities, for example, by placing access ramps to buildings for wheelchair users, creating Braille reading for blind people, systematizing sign language for deaf people. And what is being done for autistic people to overcome their difficulties? In the fourth chapter, still in the process of execution, we present an analysis of articles in national and international journals that include autistic students in science classes from their diagnosis (1943) until the year 2021. strategies are being used and how they contribute to compensating for their interruptions. Finally, we close the text of the thesis promoting a dialogue between the chapters and bring the final considerations.
|
|
5
|
-
ANDRE LUIS MIRANDA DE BARCELLOS COELHO
-
ENTRE A INOVAÇÃO E O MAL-ESTAR: COMO PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS DA NATUREZA LIDAM COM A DEMANDA POR MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
-
Orientador : MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
-
MARIA RITA AVANZI
-
PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
ADEMIR HENRIQUE MANFRE
-
ASSICLEIDE DA SILVA BRITO
-
Data: 29/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A noção de inovação está bastante presente na educação contemporânea. A despeito da demanda crescente por inovação na educação, no entanto, suas significações raramente estão evidentes. A constante e frequente pressão para que os(as) professores(as) inovem apresenta importante potencial de engendrar crises identitárias nesses sujeitos. Nossa pesquisa gravita em torno desta ideia. Nosso objetivo é compreender como os(as) professores(as) de ciências lidam com a frequente demanda por inovação na educação contemporânea e como se sentem diante dela. Fazemos isso a partir de relatos de vida e experiências de professores(as) reconhecidos por suas comunidades escolares como inovadores, bem como gestores de escolas com o mesmo reconhecimento. Trata-se de uma pesquisa (auto)biográfica em que buscamos interpretações inéditas sobre a relação entre inovação e o mal-estar docente. Primeiro, identificamos como esses(as) professores(as) compreendem a ideia de inovação na educação e, em seguida, buscamos compreender se eles expressam a ideia de mal-estar docente e de que forma esse estado é traduzido por eles. Exploramos a fragilidade do termo "inovação na educação" e concluímos que o conceito de "inovação na educação" é complexo, polissêmico e problemático. Ele não possui uma definição unívoca e seu significado varia em diferentes contextos. Apesar dessa diversidade, a demanda por inovação no campo educacional é crescente, e os(as) professores(as) são frequentemente acionados para promover tais mudanças. Outro conceito central em nosso trabalho é o de identidade na contemporaneidade, com foco nas crises identitárias atuais. Baseados em obras de Zygmunt Bauman e Stuart Hall, caracterizamos a contemporaneidade como um tempo em que os indivíduos podem ter múltiplas identidades, que são construídas por meio de um processo narrativo. A partir do trabalho de Manfré (2014), que investiga o mal-estar docente, chegamos à noção de crise identitária relacionada à questão da "inovação na educação". O mal-estar docente é entendido como um estado, e não apenas um fenômeno, neste contexto. Nossos achados apontam para o fato de que o sentimento em relação à demanda constante e frequente por inovação na educação é de mal-estar. Em maior ou menor grau, a demanda por inovação é compreendida como insatisfação sobre quem são ou se propõem a serem. A percepção dos(as) professores(as) é de que é imprescindível para realizar a demanda por inovação na educação, possuir algum domínio técnico. Não fica evidente, entretanto, sobre o que exatamente versa tal domínio. Uma maneira de lidar com o sentimento de mal-estar que identificamos é estabelecendo compromissos de aprendizagem com seus alunos. Por fim, esses(as) professores(as) reivindicam, fundamentalmente, um lugar de pertencimento.
-
Mostrar Abstract
-
The notion of innovation is quite present in contemporary education. Despite the growing demand for innovation in education, however, its meanings are rarely evident. The constant and frequent pressure for teachers to innovate presents a significant potential to engender identity crises in these individuals. Our research revolves around this idea. Our goal is to understand how science teachers deal with the frequent demand for innovation in contemporary education and how they feel about it. We do this through life stories and experiences of teachers recognized by their school communities as innovators, as well as school administrators with the same recognition. It is a (auto)biographical research in which we seek novel interpretations of the relationship between innovation and teacher discontent. First, we identify how these teachers understand the idea of innovation in education, and then we seek to understand if they express the idea of teacher discontent and how this state is translated by them. We explore the fragility of the term "innovation in education" and conclude that the concept of "innovation in education" is complex, polysemic, and problematic. It does not have a univocal definition, and its meaning varies in different contexts. Despite this diversity, the demand for innovation in the educational field is increasing, and teachers are frequently called upon to promote such changes. Another central concept in our work is contemporary identity, focusing on current identity crises. Based on the works of Zygmunt Bauman and Stuart Hall, we characterize contemporaneity as a time when individuals can have multiple identities, which are constructed through a narrative process. Drawing from Manfré's work (2014), which investigates teacher discontent, we arrive at the notion of identity crisis related to the issue of "innovation in education." Teacher discontent is understood as a state, and not just a phenomenon, in this context. Our findings point to the fact that the feeling regarding the constant and frequent demand for innovation in education is one of discontent. To a greater or lesser degree, the demand for innovation is understood as dissatisfaction with who they are or propose to be. The perception of teachers is that possessing some technical expertise is essential to attend the demand for innovation in education, but it is not clear exactly what such expertise entails. One way to deal with the feeling of discontent that we identified is by establishing learning commitments with their students. Ultimately, these teachers fundamentally claim a sense of belonging.
|
|
6
|
-
Jáder de Castro Andrade Rodrigues
-
Narrativas autobiográficas de mulheres Kalunga: tecendo fios da memória biocultural quilombola na Licenciatura em Educação do Campo
-
Orientador : MARIA RITA AVANZI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DA CONCEIÇÃO XAVIER DE ALMEIDA
-
ANA TEREZA REIS DA SILVA
-
Antônio Cláudio de Araújo Júnior
-
MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
-
PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
-
Data: 30/08/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Os saberes e fazeres socioambientais quilombolas perpassam os caminhos investigativos deste estudo. O objetivo principal foi a busca por um encontro com a memória biocultural Kalunga, por meio de narrativas autobiográficas de mulheres licenciandas da Educação do Campo da Faculdade UnB de Planaltina - DF. Essa busca se justifica pela importância desses saberes e fazeres socioambientais para as ciências e em propostas que busquem quilombolizar a Educação Ambiental, reconhecendo-os como patrimônio socioambiental de uma comunidade que tem enfrentado desafios e transformações ao longo do tempo. Portanto, os caminhos teórico-metodológicos da pesquisa se baseiam na perspectiva decolonial, bem como nos fundamentos da pesquisa participante e do método biográfico. A pesquisa aconteceu em três etapas investigativas, a primeira de aproximação ao universo da LEdoC/FUP e as duas seguintes em conformidade ao calendário acadêmico da Turma “Gabriela Monteiro”, respeitando a Pedagogia da Alternância do curso: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. Na segunda etapa, além da observação participante, houve a realização de oficina de construção de narrativas autobiográficas, que revelou a presença de um corpo território carregado de memórias da infância com brincadeiras envolvendo elementos do Cerrado e as convergências de suas falas ao relatarem as dificuldades de deslocamento em busca de escolas na cidade de Cavalcante-GO. A oficina favoreceu a reflexão acerca de suas histórias de vida e da transmissão oral desses saberes socioambientais que é indissociada de suas ancestralidades. Na terceira etapa, durante o Tempo Comunidade, realizamos entrevistas no território, onde foi possível compreender que as experiências acadêmicas e comunitárias narradas pelas estudantes Kalunga revelam um processo de transformação e empoderamento, associado à formação na LEdoC/FUP e à autoidentificação quilombola. A memória biocultural se manifesta de maneira intrínseca na vida dessas mulheres, moldando suas práticas cotidianas, suas visões de mundo e suas jornadas formativas na Educação Básica e no Ensino Superior. Sendo assim, esse processo consolida nossa tese de que a memória biocultural é um elemento central na elaboração de uma proposta de Educação Ambiental Quilombola, contribuindo para a construção de processos educativos inclusivos, decoloniais e antirracistas comprometidos com a valorização da diversidade socioambiental no Brasil.
-
Mostrar Abstract
-
The knowledge and socio-environmental practices of the quilombola communities permeate the investigative paths of this study. The main objective was to seek an encounter with the Kalunga biocultural memory through autobiographical narratives of women pursuing a degree in Rural Education at the UnB Planaltina - DF campus. This quest is justified by the importance of these knowledge and socio-environmental practices for the sciences and in proposals that aim to quilombolize Environmental Education, recognizing them as the socio-environmental heritage of a community that has faced challenges and transformations over time. Therefore, the theoretical and methodological approaches of the research are based on the decolonial perspective, as well as on the foundations of participatory research and the biographical method. The research took place in three investigative stages, the first involving an approach to the universe of LEdoC/FUP, and the two following stages in accordance with the academic calendar of the "Gabriela Monteiro" class, respecting the Pedagogy of Alternation of the course: University Time and Community Time. In the second stage, in addition to participant observation, a workshop was held for the construction of autobiographical narratives, which revealed the presence of a territory-body loaded with childhood memories of play involving elements of the Cerrado biome, and their accounts highlighted the difficulties of traveling in search of schools in the city of Cavalcante-GO. The workshop facilitated the reflection on their life stories and the oral transmission of these socio-environmental knowledge, which is inseparable from their ancestral heritage. In the third stage, during the Community Time, interviews were conducted in the territory, where it was possible to understand that the academic and community experiences narrated by the Kalunga students revealed a process of transformation and empowerment, associated with their education at LEdoC/FUP and their self-identification as quilombola. The biocultural memory manifests intrinsically in the lives of these women, shaping their daily practices, worldviews, and educational journeys in Basic Education and Higher Education. Thus, this process consolidates our thesis that biocultural memory is a central element in the elaboration of a proposal for Quilombola Environmental Education, contributing to the construction of inclusive, decolonial, and anti-racist educational processes committed to the appreciation of socio-environmental diversity in Brazil.
|
|