Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2022
Dissertações
1
  • Iago Silva Oliveira Lura
  • Ensino De Química E Educação Em Direitos Humanos: Oficinas Pedagógicas Como Estratégia Didática Na Socioeducação.

  • Orientador : EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
  • EVELYN JENIFFER DE LIMA TOLEDO
  • GERSON DE SOUZA MOL
  • ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA
  • Data: 29/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O ensino que se lança em direção da formação cidadã está presente em diversos textos acadêmicos e documentos oficiais, diversificadas são as justificativas para que se viabilize um ensino que se comprometa com a formação cidadã. Essas justificativas são ressaltadas quando se pensa em um contexto socioeducativo, onde há a necessidade de colaborar não apenas para a formação cidadã, mas também para novas possibilidades de trajetórias de vida. Partindo do pressuposto que o ensino de ciências é carregado de sentidos e objetivos, esta pesquisa visou contribuir para a formação cidadã de estudantes de uma unidade de internação em Brasília – DH. Para alcançar o objetivo de contribuir para a formação cidadã desses alunos, buscou-se aproximar os campos teóricos da Educação em Direitos Humanos e do Ensino de Ciências por meio de Oficinas Pedagógicas em Direitos Humanos, norteadas pela temática da alimentação. O contexto da pesquisa se deu em uma unidade de internação em Brasília – DF, com alunos em situação provisória de privação de liberdade. A abordagem da pesquisa que aqui se apresenta é de cunho qualitativo e teve como fonte de dados as produções textuais elaboradas pelos estudantes durante os encontros das oficinas pedagógicas, assim como anotações em caderno de bordo e observação, por parte do professor pesquisador. Esses dados foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva – ATD, proposta e fundamentada por Moraes e Galliazi (2016). Do conjunto de dados analisados, pode-se perceber potencialidades ao articular a educação em direitos humanos e o ensino de ciências por meio de oficinas pedagógicas em direitos humanos, ao passo que os momentos de execução das oficinas permitem que os participantes migrem de um campo de menor reflexão, a respeito do contexto que estão inseridos, para um campo de maior reflexão, munidos de maiores conhecimentos não apenas a respeito da química, mas também das relações estabelecidas entre essa e a sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching that is launched in the direction of citizen education is present in several academic texts and official documents, there are several justifications for enabling a teaching that is committed to citizen education. These justifications are highlighted when thinking about a socio-educational context, where there is a need to collaborate not only for Citizen education, but also for new possibilities of life trajectories. Assuming that science teaching is loaded with meanings and objectives, this research aimed to contribute to the citizenship education of students at an internment unit in Brasília - DF. In order to achieve the objective of contributing to the citizenship formation of these students, we sought to bring together the theoretical fields of Human Rights Education and Science Teaching through Pedagogical Workshops on Human Rights, guided by the theme of food. The context of the research took place in a detention unit in Brasília - DF, with students in a provisional situation of deprivation of liberty. The research approach presented here is of a qualitative nature and had as a data source the textual productions prepared by the students during the meetings of the pedagogical workshops, as well as notes in the logbook and observation, by the researcher teacher. These data were analyzed from the perspective of Discursive Textual Analysis - DTA, proposed and supported by Moraes and Galliazi (2016). From the analyzed data set, potentialities can be perceived when articulating human rights education and science teaching through pedagogical workshops on human rights, while the moments of execution of the workshops allow the participants to migrate from a field of less reflection, regarding the context in which they are inserted, for a field of greater reflection, equipped with greater knowledge not only about chemistry, but also about the relationships established between it and society.

2
  • NUBIA ALMEIDA DUARTE OLIVER
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO DOCENTE AUTÔNOMA E REFLEXIVA COM ENFOQUE CTS ENVOLVENDO TEMAS CONTROVERSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

  • Orientador : MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA LUIZA DE ARAUJO GASTAL
  • MARIA RITA AVANZI
  • PATRICIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
  • Antônio Cláudio de Araújo Júnior
  • Data: 15/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • Trata-se de uma pesquisa-ação-formação utilizando pesquisa autobiográfica, realizada com professores de Ciências e Biologia do Distrito Federal por meio de um curso de formação continuada intitulado “Temas controversos no Ensino de Ciências e Biologia e valorização das ideias de autonomia e reflexividade”. Meu objetivo principal foi analisar as facilidades/dificuldades do trabalho docente dentro da Educação CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - envolvendo temas controversos, buscando compreender como uma proposta de formação contínua, baseada no aporte teórico-metodológico das narrativas autobiográficas, poderia contribuir para despertar a autonomia e a reflexividade dos professores integrantes desta pesquisa, os envolvendo em uma prática pedagógica voltada para uma formação crítica, autônoma, reflexiva e criativa. O curso proposto foi construído em conjunto com dez (nove ao final) docentes participantes, na perspectiva humanística de Paulo Freire. Após seis encontros de formação continuada, realizei uma entrevista semiestruturada com oito dos docentes cursistas, conforme planejamento de minha pesquisa. O material produzido no curso de formação continuada (discursos e narrativas), na entrevista semiestruturada e em meu diário de escuta foram interpretados pela ferramenta denominada análise textual discursiva - ATD (MORAES, 2003), com criação de três categorias de análise: (1) Percepções docentes: temas controversos envolvendo CTS no Ensino de Ciências/Biologia, autonomia e reflexividade; (2) As experiências pessoais para o “eu professor”/“eu professora”; (3) O curso de formação continuada e as narrativas autobiográficas em um fazer docente autônomo e reflexivo. Os temas controversos repercutem na educação científica escolar. A educação CTS, que pode envolver questões sociocientíficas, é promissora para o desenvolvimento de uma alfabetização científica que valorize o protagonismo, a crítica, a criatividade e a formação cidadã (SANTOS; MORTIMER, 2002). Assim, é importante valorizar a autonomia e a reflexividade no ambiente escolar para fortalecer a construção de uma sociedade democrática em tempos tão controversos. Ressaltar a subjetividade no trabalho com narrativas autobiográficas (JOSSO, 2010), enfatizando a “escuta sensível” (BARBIER, 2007, p. 93), significa valorizar

    as histórias de vida em um processo reflexivo e formativo. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o curso contribuiu para avivar o interesse e percepção dos professores de Ciências/Biologia do Distrito Federal envolvidos na temática proposta sobre a possibilidade e a necessidade da abordagem de temas controversos em sala de aula para uma formação discente autônoma, reflexiva, crítica, criativa e cidadã. Outra questão referiu-se a valorização de espaços formativos que priorizem a “escuta sensível” e o conhecimento dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como o trabalho com as narrativas autobiográficas. Os docentes relataram consciência sobre a importância de trabalhar, dialogar, discutir e debater temas controversos e ideias de autonomia e reflexividade com os discentes, expondo suas facilidades e realçando suas dificuldades específicas na abordagem de questões de natureza controversa como, por exemplo, as relacionadas à sexualidade. Percebi o anseio dos professores por investimentos em cursos de formação inicial/continuada (principalmente) com abordagem sobre temas controversos no Ensino de Ciências/Biologia e valorização do narrar e do escutar sobre as experiências de vida. Os docentes precisam de apoio no ambiente escolar e de políticas públicas que valorizem seu trabalho e sua liberdade de ensinar, sendo necessário rever o excesso de responsabilidades e encargos atuais direcionados aos profissionais da educação.


  • Mostrar Abstract
  • This is an action-training research of using autobiographical narratives, carried out with Science and Biology teachers from the Federal District through a continuing education course entitled "Controversial Issues in Science and Biology Teaching and valuing the ideas of autonomy and reflexivity". My main objective was to analyze the facilities/difficulties of teaching work within CTS Education - Science, Technology and Society - involving controversial topics, seeking to understand how a proposal for continuing education, based on the theoretical-methodological contribution of autobiographical narratives, could contribute to awakening the autonomy and reflexivity of the teachers involved in this research, involving them in a pedagogical practice aimed at a critical, autonomous, reflective and creative formation. The proposed course was built together with ten (nine at the end) participating teachers, in the humanistic perspective of Paulo Freire. After six continuing education meetings, I conducted a semi-structured interview with eight of the course participants, according to my research plan. The material produced in the continuing education course (speeches and narratives), in the semi-structured interview and in my listening diary were

    interpreted by the tool called discursive textual analysis - ATD (MORAES, 2003), creating three categories of analysis: (1) Teacher perceptions: controversial issues involving CTS in Science/Biology Teaching, autonomy and reflexivity; (2) Personal experiences for the “I teacher”/“I teacher”; (3) The continuing education course and autobiographical narratives in an autonomous and reflective teaching practice. Controversial themes reverberate in school science education. CTS education, which may involve socio-scientific issues, is promising for the development of scientific literacy that values protagonism, criticism, creativity and citizen education (SANTOS; MORTIMER, 2002). Thus, it is important to value autonomy and reflexivity in the school environment to strengthen the construction of a democratic society in such controversial times. Emphasizing subjectivity in working with autobiographical narratives (JOSSO, 2010), emphasizing “sensitive listening” (BARBIER, 2007, p. 93), means valuing life stories in a reflective and formative process. The results of this research show that the course contributed to enlivening the interest and perception of Science/Biology teachers from the Federal District involved in the proposed theme about the possibility and necessity of approaching controversial topics in the classroom for an autonomous, reflective student formation , critical, creative and citizen. Another issue referred to the valorization of training spaces that prioritize “sensitive listening” and the knowledge of those involved in the teaching-learning process, as well as working with autobiographical narratives. Teachers reported awareness of the importance of working, dialoguing, discussing and debating controversial topics and ideas of autonomy and reflexivity with students, exposing their facilities and highlighting their specific difficulties in addressing controversial issues, such as those related to sexuality. I noticed the teachers' desire to invest in initial/continuing training courses (mainly) with an approach to controversial topics in Science/Biology Teaching and valuing narrating and listening to life experiences. Teachers need support in the school environment and public policies that value their work and their freedom to teach.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app25_Prod.sigaa19