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Dissertações |
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MALLU STEPHANIE DE ALMEIDA NUNES
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Estudo sobre a configuração subjetiva de estudantes universitários que ingressaram pelo sistema de cotas
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Orientador : WILSA MARIA RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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NORMA DA LUZ FERRARINI
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JOSE FERNANDO PATINO TORRES
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MARISTELA ROSSATO MARTINS
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REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
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Data: 26/01/2023
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A Lei Federal Brasileira 12711/2012 ampliou o acesso ao ensino superior federal público para os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, por meio da reserva de vagas para a população de baixa renda e negra. A pesquisa teve por objetivo compreender a condição de ser estudante universitário está configurada subjetivamente para estudantes que ingressam pelo sistema de cotas sociais, identificando os tensionamentos e os desafios vividos no percurso singular dos participantes. O estudo fundamenta-se na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, na perspectiva histórico-cultural. Em termos metodológico, realizou um estudo de caso com dois estudantes cotistas da Universidade de Brasília. Os achados apontam elementos que configuram a estrutura da experiência subjetiva da condição de cotista, como: a história de vida, a trajetória estudantil, a classe social, o medo do olhar alheio de estranhamento, do julgamento e da rejeição social. A trama social da vida dos estudantes e as experiências em curso e as anteriores produziram tensões no sistema de valores e crenças configurado pelos estudantes, que tanto produziu sofrimento e mal-estar, quanto a abertura de novas vias de subjetivação. Evidenciou-se que a implicação emocional e motivacional gerada pelas experiências tensionadoras e contraditórias no espaço-tempo universitário gerou recursos subjetivos, abrindo novos processos de subjetivação, transcendendo o espaço normativo e emergindo um sujeito ativo e participativo com produções intelectuais próprias. Visto que os valores hegemônicos do contexto escolar, universitário e da sociedade em geral, ainda são marcados por atos discriminatórios contra os estudantes de baixa renda, vulneráveis economicamente, recomenda-se aos gestores à promoção de ações que busquem a integração social e acadêmica e potencializem as suas competências e conquistas por meio de ações inclusivas e multiculturais.
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The Brazilian Federal Law 12711/2012 expanded access to public federal higher education for students who completed high school in public schools, through the reservation of places for low-income and black people. The research aimed to understand the condition of being a university student is subjectively configured for students who enter through the social quota system., identifying the tensions and challenges experienced in the unique journey of the participants. The study is grounded in Subjectivity Theory and Qualitative Epistemology from a cultural-historical perspective. In methodological terms, it carried out a case study with two quota-holding students from a public and federal university in Brazil. The findings point to elements that configure the structure of the subjective experience of the quota status, such as: life history, student trajectory, social class, fear of strangeness, judgment and social rejection. The social fabric of the students' lives and the current and previous experiences produced tensions in the system of values and beliefs configured by the students that produced both suffering and uneasiness and the opening of new ways of subjectivation. It was evidenced that the emotional and motivational implication generated by the tensioning and contradictory experiences in the university space-time generated subjective resources opening new processes of subjectivation transcending the normative space and emerging an active and participative subject with its own intellectual productions. Since the hegemonic values of the school context, university and society in general, are still characterized by discriminatory acts against low-income students, economically vulnerable, it is recommended to managers the promotion of actions that seek social and academic integration and enhance their skills and achievements through inclusive and multicultural actions
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CAMILA SENA VALLE
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A amizade de crianças com TEA na primeira infância e a inclusão escolar
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Orientador : GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELE NUNES HENRIQUE SILVA
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FAUSTON NEGREIROS
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GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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PRISCILA PIRES ALVES
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Data: 23/05/2023
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A relação de amizade na infância tem sido vista na literatura como uma forma de socialização significativa e que contribui para diversos aspectos do desenvolvimento da criança (Adams & Quinones, 2020, Petrina et al., 2014, Ricardo & Rossetti, 2011). Pela maneira que os estudos foram feitos, não é possível saber ainda o que crianças com autismo consideram amizade, como a desenvolver e a manter Rodríguez-Medina et al. (2018). Para definir o termo amizade e suas características, em sua maioria, os estudos não consideraram as vivências das pessoas com autismo (Valle e Ribas, 2021), nem diferentes perspectivas Petrina et al. (2014) e nem observação em ambiente natural (Petrina et al., 2014 & Rodríguez-Medina et al., 2018). O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de desenvolvimento das relações de amizade em crianças com TEA na primeira infância, em situações de interação com seus pares no contexto escolar. Foi utilizada a metodologia qualitativa, recorte longitudinal, com base em Estudo de Caso e na Análise Fundamentada dos Dados. Os participantes foram duas crianças do primeiro ano do ensino fundamental com TEA, as crianças de turma que interagiam com elas, as educadoras responsáveis e seus pais. Os procedimentos de coleta de informações foram: (1) estudo exploratório de três dias para a pesquisadora se familiarizar com o contexto da instituição, fazendo observações livres e com registro escrito em diário de pesquisa; (2) uma entrevista seguindo roteiro semiestruturado com as educadoras da turma e com os pais; (3) videogravações de momentos de interação livre das crianças, com frequência entre uma e duas vezes por semana, com duração entre uma e quatro horas por dia, por 12 semanas; e (4) uma conversação seguindo roteiro semiestruturado, de forma individual com as crianças com autismo e seus possíveis amigos. A análise das informações foi feita de forma microgenética. Foi criada uma tabela com categorias e subcategorias de características da amizade e o seu desenvolvimento, baseadas nas fontes de informação acima, na revisão de literatura e na obra de Adams e Quinones (2020). Essa tabela foi utilizada para analisar a transcrição das entrevistas de dos episódios videogravados obtendo informações sobre as características da amizade de crianças com autismo. O conteúdo das entrevistas e observação da pesquisadora também foram utilizados para analisar os objetivos específicos do estudo. As anotações do diário de pesquisa foram utilizadas de forma complementar. Foi possível compreender como ocorre o desenvolvimento de amizade de crianças com autismo e aprimorar a conceituação sobre amizade, pontuando sobre as diferenças qualitativas presentes a partir da vivência das crianças com autismo e de sua rede de apoio. O ambiente escolar e a mediação do adulto podem favorecer o desenvolvimento da amizade. Considera-se que foi possível contribuir para o avanço teórico-metodológico de investigações científicas sobre o tema. Futuros estudos poderão propor práticas inclusivas aperfeiçoadas no contexto escolar que inclua a amizade das crianças como um todo, além de investigar a amizade de crianças com autismo em diferentes idades e contextos que frequentam.
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The relationship of friendship in childhood has been seen in the literature as a form of significant socialization that contributes to several aspects of the child's development (Adams & Quinones, 2020, Petrina et al., 2014, Ricardo & Rossetti, 2011). Due to the way the studies were carried out, it is still not possible to know what children with autism consider friendship, how to develop and maintain it Rodríguez-Medina et al. (2018). To define the term friendship and its characteristics, most studies did not consider the experiences of people with autism (Valle and Ribas, 2021), nor different perspectives Petrina et al. (2014) nor observation in a natural environment (Petrina et al., 2014 & Rodríguez-Medina et al., 2018). The objective of this research is to understand how the process of development of friendships Universidade de Brasília - UnB Instituto de Psicologia – IP Programas de Pós-Graduação do IP occurs in children with ASD in early childhood, in situations of interaction with their peers in the school context. Qualitative methodology was used, longitudinal cut, based on Case Study and on Data Analysis. The participants were two children from the first year of elementary school with ASD, the class children who interacted with them, the responsible educators and their parents. The information collection procedures were: (1) exploratory study of three days for the researcher to become familiar with the context of the institution, making free observations and with a written record in a research diary; (2) an interview following a semi-structured script with the class educators and parents; (3) video recordings of moments of free interaction between the children, frequently between once and twice a week, lasting between one and four hours a day, for 12 weeks; and (4) a conversation following a semi-structured script, individually with children with autism and their possible friends. The analysis of the information was carried out in a microgenetic way. A table was created with categories and subcategories of friendship characteristics and their development, based on the above sources of information, on the literature review and on the work of Adams and Quinones (2020). This table was used to analyze the transcription of the interviews and of the videotaped episodes, obtaining information about the characteristics of friendship. The content of the interviews and the researcher's observation were also used to analyze the specific objectives of the study. The research diary notes were used in a complementary way. It was possible to understand how the friendship development of children with autism occurs and to improve the conceptualization of friendship, pointing out the qualitative differences present from the experience of children with autism and their support network. The school environment and adult mediation can favor the development of friendship. It is considered that it was possible to contribute to the theoretical-methodological advance of scientific investigations on the subject. Future studies may propose improved inclusive practices in the school context that include the friendship of children as a whole, in addition to investigating the friendship of children with autism at different ages and contexts they attend.
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Analice da Silva Nunes Dellepiane
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Diálogos de crianças com TEA acerca da equoterapia
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Orientador : GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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MEMBROS DA BANCA :
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FAUSTON NEGREIROS
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GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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SILVIANE BONACCORSI BARBATO
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VALERIA MARQUES DE OLIVEIRA
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Data: 19/06/2023
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Este estudo teve por objetivo identificar os posicionamentos de crianças com diagnóstico de TEA, que recebem atendimento de equoterapia, sobre esse tipo de intervenção terapêutica. A pesquisa foi embasada na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Utilizamos a Metodologia Qualitativa e contamos com o apoio de 05(cinco) participantes, crianças com TEA, com idade de 05 e 06 anos, que praticavam equoterapia e estavam matriculados nas Redes Pública ou Privada de Ensino do Distrito Federal. O interesse em analisar os posicionamentos de crianças com TEA acerca da equoterapia se deu pelo fato de encontrarmos uma carência de estudos com crianças com TEA se posicionando acerca da equoterapia, abrindo assim uma possibilidade de construção dialógica onde as crianças pudessem ser ouvidas e ao mesmo tempo, protagonistas da pesquisa. Como procedimento para construção das informações utilizamos observação de uma sessão de equoterapia de 30 minutos com cada participante, com registro diário da pesquisadora e entrevista semiestruturada baseada em roteiro. A entrevista foi realizada em duas 02(duas) sessões com cada participante, com intervalo de quinze dias entre elas, por meio de vídeo gravações, que posteriormente foram transcritas e analisadas. A entrevista foi uma construção dialógica na qual os participantes se posicionavam à medida que as perguntas eram feitas. A pesquisa de campo ocorreu no centro de equoterapia, nas datas e horários previamente agendados e com duração total de 05(cinco) meses. Para chegar ao resultado final, utilizamos as transcrições das entrevistas, buscando identificar nos posicionamentos dos participantes os significados que construíram com a prática da equoterapia. Os resultados indicaram que os posicionamentos de crianças com TEA sobre a Equoterapia foram apontados em seus discursos a partir dos diálogos construídos na entrevista, com base no roteiro de perguntas feitas e respostas construídas pelos participantes. Desses posicionamentos, foram levantados os Temas Gerais, que se interrelacionavam, porém não estavam presentes de forma linear no discurso de todos os participantes. Os Temas Gerais foram organizados em 03 categorias, definidas como Interesse pelo cavalo, Interesse pelo brincar e Interesse pelo ambiente equoterápico. A análise dos temas gerais indicou que por meio da comunicação verbal e não verbal, os participantes se posicionaram trazendo uma melhor compreensão do significado da equoterapia para as crianças com TEA. Consideramos a relevância da pesquisa por considerar a importância da criança na participação em pesquisas e por favorecer a inclusão dessas crianças no ambiente escolar, tornando-as pessoas mais autônomas e com igualdade de condições nas garantias de seus direitos constitucionais. Além de contribuir para a reflexão das práticas nas escolas especiais na perspectiva inclusiva, produção de conhecimentos científicos nas áreas relacionadas, subsidiar políticas públicas voltadas para crianças com TEA e para a Educação Especial e colaborar na formação continuada de profissionais que atuam ou estejam interessados em atuar com esse público. Sugerimos que outros temas possam se desdobrar a partir desse estudo, dentre eles estudos sobre a inclusão escolar e social de crianças com TEA que praticam equoterapia e estudos que investiguem os ganhos da área emocional para crianças com TEA praticantes da equoterapia.
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This study aimed to identify the positions of children diagnosed with ASD, who receive equine therapy, about this type of therapeutic intervention. The research was based on the perspective of Historical-Cultural Psychology. We used the Qualitative Methodology and had the support of 05 (five) participants, children with ASD, aged between 05 and 06 years old, who practiced equine therapy and were enrolled in the Public or Private Education Networks of the Federal District. The interest in analyzing the positions of children with ASD about equine therapy was due to the fact that we found a lack of studies with children with ASD taking a position on equine therapy, thus opening a possibility of dialogic construction where children could be heard and at the same time protagonists of the research. As a procedure for constructing the information, we used observation of a 30-minute equine therapy session with each participant, with the researcher's daily record and a semi-structured interview based on a script. The interview was carried out in two (02) sessions with each participant, with an interval of fifteen days between them, through video recordings, which were later transcribed and analyzed. The interview was a dialogical construction in which the participants positioned themselves as the questions were asked. The field research took place at the equine therapy center, on dates and times previously scheduled and with a total duration of 05 (five) months. To arrive at the final result, we used the transcripts of the interviews, seeking to identify in the participants' positions the meanings they built with the practice of equine therapy. The results indicated that the positions of children with ASD about Riding Therapy were pointed out in their speeches from the dialogues constructed in the interview, based on the script of questions asked and answers constructed by the participants. From these positions, the General Themes were raised, which were interrelated, but were not linearly present in the speech of all participants. The General Themes were organized into 03 categories, defined as Interest in the horse, interest in playing and Interest in the hippotherapy environment. The analysis of the general themes indicated that through verbal and non-verbal communication, the participants positioned themselves bringing a better understanding of the meaning of equine therapy for children with ASD. We consider the relevance of the research by considering the importance of the child in participating in research and by favoring the inclusion of these children in the school environment, making them more autonomous people and with equal conditions in the guarantees of their constitutional rights. In addition to contributing to the reflection of practices in special schools from an inclusive perspective, production of scientific knowledge in related areas, subsidizing public policies aimed at children with ASD and Special Education and collaborating in the continuing education of professionals who work or are interested in working with this audience. We suggest that other themes can unfold from this study, among them studies on the school and social inclusion of children with ASD who practice equine therapy and studies that investigate gains in the emotional area for children with ASD who practice equine therapy.
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Aline Campos Machado
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Deus é perfeito, homem e branco: uma análise das narrativas de mulheres negras sobre os significados culturais cristãos.
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Orientador : FABRICIA TEIXEIRA BORGES
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MEMBROS DA BANCA :
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ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
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MARISTELA ROSSATO MARTINS
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MIRIANNE SANTOS DE ALMEIDA
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REGINA LUCIA SUCUPIRA PEDROZA
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Data: 23/06/2023
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A última contagem do Censo demográfico no Brasil realizada em 2010 apontou que 86,8% da população brasileira é cristã. Considerando que o cristianismo oferece diversos significados sobre a identidade feminina e que tais significados funcionam enquanto regras norteadoras da sociedade, propomos como objetivo geral desse estudo analisar de que forma os significados culturais cristãos imbricados na cultura brasileira afetam a constituição de si em mulheres negras. O delineamento teórico se refere à Psicologia Cultural, a Psicologia Histórico- Cultural e aos estudos contemporâneos de gênero, raça e religião. As informações da pesquisa foram construídas por meio de entrevistas narrativas e grupos focais compostos por mulheres negras cristãs e mulheres negras não-cristãs, e analisadas por meio da Análise Temática Dialógica. Os resultados da pesquisa apontaram que a religiosidade cristã tem grande influência na constituição de si de todas as mulheres participantes da pesquisa, mesmo daquelas que não seguem o cristianismo. O estudo ainda possibilitou a compreensão de como as instituições religiosas podem produzir significados culturais relevantes nas expressões de gênero e raça.
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The last count of the Demographic Census in Brazil carried out in 2010 indicated that 86.8% of the Brazilian population is Christian. Considering that Christianity offers several meanings about female identity and that such meanings function as guiding rules of society, we propose as a general objective of this study to analyze how Christian cultural meanings intertwined in Brazilian culture affect the constitution of self in black women. The theoretical outline refers to Cultural Psychology, Historical-Cultural Psychology and contemporary studies of gender, race and religion. The research information was constructed through narrative interviews and focus groups composed of Christian black women and non-Christian black women, and analyzed through Dialogical Thematic Analysis. The research results showed that Christian religiosity has a great influence on the self-constitution of all women participating in the research, even those who do not follow Christianity. The study also enabled the understanding of how religious institutions can produce relevant cultural meanings in the expressions of gender and race.
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Thiago Lacerda Guimarães
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Pesquisa-intervenção em Psicologia Escolar: mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária.
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Orientador : CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAISY MARIA MARINHO ARAUJO
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Frederico Guerreiro Ferreira
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MARA APARECIDA LISSARASSA WEBER
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RENATA MUNIZ PRADO BASTO
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Data: 30/06/2023
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A atuação do psicólogo escolar no contexto brasileiro é marcada por lacunas desde a graduação que, frequentemente, não privilegiam disciplinas, ênfases ou estágios específicos na área. Na busca por superar tais lacunas vem sendo defendida a formação continuada para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais que potencializem a atuação profissional crítica, conscientizadora, emancipatória e com foco institucional, como apontam pesquisas e literatura contemporâneas. Considera-se que nos processos formativos há a possibilidade de conscientização e da ressignificação identitária dos participantes pelas vivências e afetos que circulam durante a formação. Este estudo apresenta uma proposta de pesquisa-intervenção com o objetivo de oportunizar formação continuada na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural para ressignificação da identidade e da práxis de psicólogas escolares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). As participantes integram as Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da SEEDF na cidade de Sobradinho-DF. As percepções identitárias e práxis foram analisadas e transformadas durante o processo formativo, por meio de encontros que utilizaram diversos instrumentos e procedimentos construídos coletiva e processualmente, com destaque para a mediação estética. Como resultado, foram evidenciados indicadores de competências potencializadoras da ressignificação identitária. As conclusões destacam a metodologia e produção de conhecimento inovadores na utilização prática e na ampliação de pesquisas sobre formação continuada em Psicologia Escolar
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The performance of the school psychologist in the Brazilian context is marked by gaps since graduation, which often do not favor disciplines, emphases or specific internships in the area. In the quest to overcome such gaps, continuing education has been advocated for the development of technical and transversal competences that enhance critical, awareness-raising, emancipatory professional activity with an institutional focus, as pointed out by contemporary research and literature. It is considered that in the formative processes there is the possibility of awareness and identity redefinition of the participants through the experiences and affections that circulate during the formation. This study presents a researchintervention proposal with the aim of providing opportunities for continuing education from the perspective of Historical-Cultural Psychology to redefine the identity and praxis of school psychologists from the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). The participants are part of SEEDF's Specialized Learning Support Teams (EEAA) in the city of Sobradinho-DF. Identity perceptions and praxis were analyzed and transformed during the training process, through meetings that used various instruments and procedures built collectively and procedurally, with emphasis on aesthetic mediation. As a result, indicators of competences that enhance identity re-signification were evidenced. The conclusions highlight the innovative methodology and production of knowledge in the practical use and expansion of research on continuing education in School Psychology.
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POLLIANA TEIXEIRA DA SILVA
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Deus é uma Mulher Preta?: As Representações Sociais Construídas por Mulheres Negras Idosas do Distrito Federal sobre seus Envelhecimentos
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Orientador : ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
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MEMBROS DA BANCA :
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ISABELLE PATRICIA FREITAS SOARES CHARIGLIONE
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FABRICIA TEIXEIRA BORGES
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MARISTELA ROSSATO MARTINS
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DEUSIVÂNIA VIEIRA DA SILVA FALCÃO
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Data: 07/07/2023
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Estudar a população idosa, negra e feminina implica na necessidade de compreender suas vivências, partindo do conhecimento de que a experiência de envelhecer não é universal, uma vez que as pessoas ocupam diferentes espaços no mundo a partir da cultura, história e contextos de um país ou região. Em um país tão marcado pela desigualdade e opressões estruturais, desenvolvimento humano e aspectos sociais não podem ser analisados separadamente. A Teoria das Representações Sociais funciona como uma importante ferramenta da investigação dos significados que as mulheres atribuem à essa conjugação entre gênero, raça e geração. O objetivo da presente dissertação é investigar as representações sociais construídas por mulheres idosas negras, residentes do Distrito Federal, acerca do próprio envelhecimento. Esse estudo faz uso de método misto, dialogando com métodos quantitativos e qualitativos. É uma pesquisa transversal e, também, um trabalho de perspectiva exploratória. Foram entrevistadas 31 mulheres negras residentes do Distrito Federal, com idades variadas a partir dos 60 anos, buscando compreender as representações sociais que essas mulheres construíram acerca de seus respectivos envelhecimentos enquanto mulheres, negras e idosas. Para fins de análise dos dados coletados, foi utilizado o software IRaMuTeQ, que oferece um conjunto de ferramentas descritivas de análise do corpus textual. A média de idade das participantes foi de 68,8 anos, e as entrevistas duraram, em média, 35 minutos. Dentre as entrevistadas, 90,3% da amostra não está em um relacionamento amoroso atualmente, e aproximadamente metade das mulheres entrevistadas não chegou ao Ensino Superior. Além disso, a maioria das participantes vive nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, e não na região central, Brasília. Foram construídas três análises através do software: o Dendrograma de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a Análise Fatorial das Correspondências e a Nuvem de Palavras. O Dendrograma dividiu os discursos em três grandes classes: a classe 1 (Vivências Intrapessoais), a classe 2 (Memórias e Projeções) e a classe 3 (Tornar-se Negra). As classes 1 e 3 são subclasses da classe 2. A Análise Fatorial das Correspondências evidenciou o caráter fortemente independente das três classes estáveis, e a Nuvem de Palavras destacou que, embora as perguntas da entrevista semiestruturada tenham sido sobre envelhecimento e negritude, as palavras referentes ao envelhecimento e suas derivações aparecem em posições mais periféricas; já os termos sobre negritude, mais ao centro. A partir das entrevistas, destaca- xi se que as representações sociais das participantes referentes ao envelhecimento e negritude foram construídas e expostas através das histórias que elas contavam sobre sua juventude, seu momento atual e suas expectativas sobre a realidade futura. Também foi perceptível a negação como elemento recorrente nos discursos. A palavra “não” ocupou o centro da Nuvem de Palavras, e a análise advindas do IRaMuTeQ indicam que, ainda que as mulheres neguem a experiência pessoal do racismo (classe 1; Vivências Intrapessoais), elas reconhecem que há uma diferença na organização social entre pessoas brancas e negras (classe 3; Tornar-se Negra). Muitas mulheres entrevistadas elencaram as dificuldades físicas e o preconceito como principais elementos da velhice enquanto etapa de vida. Isto é, as representações sociais que elas têm sobre esse período são retratadas pela ideia de incapacidade, desuso e preconceito. Já no que tange às experiências raciais, a maior parte das entrevistadas negou que a negritude tenha sido um fator desafiador em suas vidas, mas, conforme a entrevista acontece, elas se contradizem e relatam ter vivido situações violentas atreladas às suas identidades raciais, categorizando-as como “bullying” e, talvez, distanciando-se da dor provocada pelo racismo. Percebe-se, então, que parte das representações sociais construídas pelas participantes sobre seus respectivos envelhecimentos enquanto mulheres negras foi perpassada pela negação – seja em tom de conformismo e impossibilidades, no que tange ao envelhecimento; seja no sentido de se afastar de eventuais prejuízos, dentro dos aspectos raciais. Sendo assim, fica evidente que a investigação do fenômeno do envelhecimento não deve ser pautada na busca pela universalidade, mas sim no esforço de entender as nuances de cada realidade, especialmente em um país tão diverso e continental como o Brasil. Com base nos achados dessa pesquisa, sugere-se a elaboração de novos estudos que considerem o envelhecimento interseccional, entendendo as múltiplas realidades e contextos que podem impactar na maneira como as pessoas chegam à velhice.
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Studying the elderly, black and female population implies the need to understand their experiences, based on the knowledge that the experience of aging is not universal, since people occupy different spaces in the world based on the culture, history and contexts of a country or region. In a country so marked by inequality and structural oppression, human development and social aspects cannot be analyzed separately. The Theory of Social Representations works as an important tool for investigating the meanings that women attribute to this combination of gender, race and generation. The aim of this dissertation is to investigate the social representations constructed by elderly black women, residents of the Federal District, about the aging process itself. This study uses a mixed methodology, dialoguing with quantitative and qualitative methods. It is a crosssectional research and also an exploratory work. Thirty-one black women residing in the Federal District, aged from 60 years and older, were interviewed, seeking to understand the social representations that these women constructed about their respective aging processes as women, black and elderly. For the purposes of analyzing the collected data, the IRaMuTeQ software was used, which offers a set of descriptive tools for analyzing the textual corpus. The average age of the participants was 68.8 years old, and the interviews lasted, on average, 35 minutes. Among the interviewees, 90.3% of the sample is not currently in a romantic relationship, and approximately half of the interviewed women did not reach higher education. In addition, most of the participants live in the Administrative Regions of the Federal District, and not in the central region, Brasília. Three analyzes were built using the software: the Dendrogram of Descending Hierarchical Classification (CHD), the Factor Analysis of Correspondences and the Word Cloud. The Dendogram divided the speeches into three large classes: class 1 (Intrapersonal Experiences), class 2 (Memories and Projections) and class 3 (Becoming Black). Classes 1 and 3 are subclasses of class 2. The Factorial Analysis of Correspondences showed the strongly independent character of the three stable classes, and the Word Cloud highlighted that, although the semi-structured interview questions were about aging and blackness, the words referring to aging and its derivations appear in more peripheral positions; already the terms about blackness, more to the center. From the interviews, it is highlighted that the social representations of the participants regarding aging and blackness were constructed and exposed through the stories they told about xiii their youth, their current moment and their expectations about the future reality. Denial was also noticeable as a recurring element in the speeches. The word “no” occupied the center of the Word Cloud, and the analysis from IRaMuTeQ indicates that, although women deny the personal experience of racism (class 1; Intrapersonal Experiences), they recognize that there is a difference in the social organization between white and black people (Class 3; Becoming Black). Many women interviewed listed physical difficulties and prejudice as the main elements of old age as a life stage. That is, the social representations they have about this period are portrayed by the idea of disability, disuse and prejudice. With regard to racial experiences, most of the interviewees denied that blackness was a challenging factor in their lives, but, as the interview takes place, they contradicted themselves and reported having experienced violent situations linked to their racial identities, categorizing them. as “bullying” and perhaps distancing themselves from the pain caused by racism. It can be seen, then, that part of the social representations built by the participants about their respective aging processes as black women was permeated by denial – either in a tone of conformism and impossibilities, with regard to aging; either in the sense of moving away from possible damages, within the racial aspects. Therefore, it is evident that the investigation of the phenomenon of aging should not be based on the search for universality, but on the effort to understand the nuances of each reality, especially in a country as diverse and continental as Brazil. Based on the findings of this research, it is suggested that new studies be developed that consider intersectional aging, understanding the multiple realities and contexts that can impact the way people reach old age.
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Auana Pontes de Andrade
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A importância da criatividade no trabalho de UX Writers
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Orientador : ASDRUBAL BORGES FORMIGA SOBRINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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AMYRIS FERNÁNDEZ
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CLEYTON HERCULES GONTIJO
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FAUSTON NEGREIROS
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MAURÍCIO ROSA
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Data: 07/07/2023
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UX Writing, também conhecido como Content Design, é uma recente área de estudo da Experiência do Usuário (User eXperience) no campo da Tecnologia. Consiste no processo de produção de conteúdo para interfaces, a fim de facilitar a interação e a condução das ações do usuário no decorrer de diferentes jornadas, e assim gerar a melhor experiência com um produto digital. Diante da escassez de estudos e cursos acadêmicos e de uma visão técnica sobre a atuação neste domínio de expressão, inclusive entre profissionais da área, esta pesquisa parte do pressuposto de que o conhecimento mais profundo sobre criatividade pode contribuir para a atuação profissional dos UX Writers. O objetivo é entender a importância de conhecimentos sobre criatividade como forma de colaborar no processo de trabalho e na formação dos profissionais da área de UX Writing. Para atingi-lo, além de um estudo teórico em livros e artigos de psicologia, design, IHC (Interação Humano-Comuputador) e UX Writing, foi feito um aprofundamento por meio da revisão sistemática de literatura envolvendo livros e artigos científicos publicados em inglês e português, entre os anos 2017 e 2022, nas seguintes bases de dados: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE explore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier), American Psychological Association (APA) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram usados os seguintes descritores e operadores booleanos: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND “Creativiy” OR “criatividade”. A fim de confirmar ou confrontar o resultado a revisão de literatura, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a participação de 3 UX Writers ou Content Designers. Os resultados foram analisados por Análise Temática e geraram dois grandes temas: Especificidade de domínio, contemplando formação de profissionais e conceituações de processos e produtos de trabalho; e Criatividade, contemplando geração, aprimoramento, implementação e avaliação de ideias. Os resultados apontaram para um entendimento superficial do que é criatividade e para a cocriação como fundamental para o processo de trabalho.
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UX Writing, known also as Content Design, is a recent area of study in the Technology of User Experience (User eXperience) It embodies content production for interfaces, so that the interaction and conduct of users on their different journeys may generate the best experience with a digital product. Faced with the dearth of studies and academic programmes, as well as a technically practical vision in this sphere of expression, (including among professionals in the area), our research assumes that a deeper awareness of creativity can contribute to the professional performance of UX Writers. Our aim is to form a solid awareness of creativity as a means of participating in work procedures and in professional training for UX Writing. To achieve this, in addition to a study of readings on psychology, design, HCI (Human-Computer Interaction) and UX Writing, a deeper investigation was carried out through a systematic literature review of scientific publications in English and in Portuguese, between 2017 and 2022, in the following databases: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE Xplore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier), American Psychological Association (APA) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The following Boolean descriptors and operators were used: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND “Creativity” OR “Creativity”.To further explore the result of the literature review, semi-structured interviews were performed with a participation sample of 3 UX Writers or Content Designers. Results were examined by Thematic Analysis generating two major themes: Domain specificity, covering training of professionals and the conceptualization of processes and work products; and Creativity, covering generation, improvement, implementation and evaluation of ideas. The outcomes point to a superficial understanding of what creativity means, and towards co-creation as imperative for the work process.
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Caio de Melo e Silva
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Manifestações emocionais na transição de bebês para crianças bem pequenas em creche
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Orientador : GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
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SANDRA FERRAZ DE CASTILLO DOURADO FREIRE
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CINTIA RODRIGUEZ GARRIDO
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GISELE TOASSA
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Data: 05/12/2023
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O desenvolvimento socioemocional dos bebês nas instituições de Educação Infantil representa a garantia de um direito, devido ao seu impacto no desenvolvimento, aprendizagem e formação humana, e vem sendo cada vez mais estudado pela Psicologia. Pesquisas recentes constatam, no entanto, dificuldade quanto à intencionalidade pedagógica e responsividade com relação ao aspecto emocional dos infantes. O presente estudo analisa de forma longitudinal as manifestações emocionais de bebês em transição para crianças bem pequenas em ambiente naturalístico da creche na qual frequentam, em uma perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, com as contribuições da Teoria da Pragmática do Objeto, que considera como unidade de análise as relações triádicas entre sujeito-objeto-sujeito. Dessa maneira, o objetivo principal é identificar e entender como as manifestações emocionais aparecem, os contextos e motivos envolvidos, a fim de construir conhecimento e ferramentas eficazes de apoio aos docentes. Para tanto, foram realizadas 6 videogravações, de 1h de duração cada, em dias correntes de uma sala de Berçário. As gravações foram separadas em 10 episódios que evidenciavam ciclos afetivos a partir de relações triádicas, provocativos de manifestações emocionais observáveis. Os 10 episódios foram analisados microgeneticamente, resultando na criação de categorias emergentes da observação, bem como na identificação de vivências subjetivas. No total, 29 expressões foram consideradas emocionais, sendo as de maior duração olhar, chorar, sorrir, caminhar/correr, entrelaçar mãos e franzir cenho. A proporção entre manifestações vocais, faciais e com os membros do corpo apresentou grande variabilidade em cada episódio, bem como a diversidade de vivências, como expectativa, disputa, satisfação, incômodo, raiva, tristeza, serenidade, conforto e alegria. Reforça-se, assim, a necessidade de formação contínua específica para os docentes e mais pesquisas na área.
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The socio-emotional development of babies in Early Childhood Education institutions represents the guarantee of a right, due to its impact on human development, learning and human formation, and has been increasingly studied by Psychology. Recent research finds, however, difficulties regarding pedagogical intentionality and responsiveness in relation to the emotional aspect of infants. The present study longitudinally analyzes the emotional manifestations of babies transitioning to very young children in the naturalistic environment of the daycare center they attend, from a perspective of HistoricalCultural Psychology, with the contributions of the Object Pragmatic Theory, which considers as a unit of analysis the triadic relationships between subject-object-subject. In this way, the main objective is to identify and understand how emotional manifestations appear, the contexts and reasons involved, in order to build knowledge and effective tools to support teachers. To this end, 6 video recordings were made, each lasting 1 hour, on regular days in a nursery room. The recordings were separated into 10 episodes that showed affective cycles based on triadic relationships, provocative of observable emotional manifestations. The 10 episodes were analyzed microgenetically, resulting in the creation of categories emerging from observation, as well as the identification of subjective experiences. In total, 29 expressions were considered emotional, the longest lasting being looking, crying, smiling, walking/running, clasping hands and frowning. The proportion between vocal, facial and limb manifestations showed great variability in each episode, as well as the diversity of subjective experiences, such as expectation, dispute, satisfaction, discomfort, anger, sadness, serenity, comfort and joy. Therefore, this reinforces the need for specific ongoing training for teachers and more research in the area.
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Ana Laura Brasil Peralta
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O que passou e o que ficou: vivências de estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial e no retorno para o presencial
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Orientador : WILSA MARIA RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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WILSA MARIA RAMOS
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FABRICIA TEIXEIRA BORGES
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LARISSA MEDEIROS MARINHO DOS SANTOS
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SORAYA VIEIRA SANTOS
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Data: 20/12/2023
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O isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 desencadeou diversas mudanças no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. No campo da Educação, foi implementado o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que consiste na transposição das aulas presenciais para a modalidade online. Essa mudança repentina e sem precedentes mobilizou uma série de transformações na ação de aprender que podem ter reverberações para o futuro da Educação. Nesse contexto, foi objetivo desta pesquisa investigas as vivências de estudantes de mestrado durante o ERE e no retorno para as aulas presenciais. Fundamentamo-nos na Psicologia Cultural-Histórica e utilizamos o método da Análise Temática reflexiva em nível latente. A pesquisa de campo foi feita com três estudantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília, e realizamos três entrevistas individuais com cada um(a) e uma dinâmica grupal. Como resultado, construímos três temas que agregam constelações de significados produzidos pelo grupo que foram significativos para compreensão e análise das vivências durante esse período. O primeiro tema foi intitulado “Parece que eu era atropelada em todo momento”: vivências durante o isolamento. Nele discutimos principalmente as emocionalidades produzidas durante o isolamento, marcadas pela angústia, solidão e adoecimento. O tema seguinte foi nomeado “Foi muito desafiador. Até hoje corro atrás dos prejuízos”: adaptações e desenvolvimentos na ação de aprender. Abordamos a ação de aprender principalmente durante e após o ERE, bem como as mudanças, adaptações e desenvolvimentos. O último tema foi intitulado “Deu pra tirar leite de pedra”: reflexões sobre as vivências do ERE. Nele aportamos a capacidade dos(as) estudantes de gerar novas aprendizagens e possibilidades dentro de um contexto de muitas dificuldades e sofrimentos. Finalmente, enfatizamos a centralidade da escuta e do diálogo para a construção dessa pesquisa e fazemos recomendações para futuras pesquisas e para profissionais que atuam no Ensino Superior, principalmente na pós-graduação.
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The social isolation resulting from the Covid-19 pandemic has prompted a number of changes in people's daily lives around the world. In the field of education, Emergency Remote Education (ERE) has been implemented, which consists of transposing face-to-face classes to the online modality. This sudden and unprecedented change has mobilized a series of transformations in the action of learning that may have reverberations for the future of education. In this context, the aim of this research was to investigate the vivências of master's students during the ERE and on their return to face-to-face classes. We based this research on cultural-historical psychology and used the method of reflective thematic analysis at the latent level. The field investigation was carried out with three students from the Postgraduate Program in Developmental and School Psychology at the University of Brasília, and we conducted three individual interviews with each of them and a group dynamic. As a result, we constructed three themes that bring together constellations of meanings produced by the group that were significant for understanding and analyzing the vivências during this period. The first theme was entitled "It seemed like I was being run over at every moment": vivências during isolation. In it, we mainly discussed the emotionalities produced during isolation, marked by anguish, loneliness and illness. The next theme was called "It was very challenging. To this day I'm chasing my losses": adaptations and developments in the action of learning. We addressed the action of learning mainly during and after the ERE, as well as the changes, adaptations and developments. The last theme was entitled "It was possible to milk a stone": reflections on the vivências of the ERE. In it, we highlight the students' ability to generate new learning and possibilities within a context of many difficulties and sufferings. Finally, we emphasize the centrality of listening and dialogue for the construction of this research and make recommendations for future research and for professionals working in Higher Education, especially in postgraduate programs.
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RAFAELLA ELOY DE NOVAES
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POR UNIVERSIDADES PÚBLICAS PROMOTORAS DO DIÁLOGO HUMANIZADOR: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DECOLONIAL E DIALÓGICA
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Orientador : MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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Claudia Andréa Mayorga Borges
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VERA MARIA FERRÃO CANDAU
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ANGELA MARIA CRISTINA UCHOA DE ABREU BRANCO
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MARCELO XIMENES AGUIAR BIZERRIL
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MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
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Data: 07/07/2023
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Importantes conquistas como as cotas para negros, indígenas e estudantes de escolas públicas, a implantação de um sistema universal de acesso às universidades, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), juntamente com a criação de novos campi e universidades em locais onde não havia tais instituições, favoreceram a inclusão de membros de grupos historicamente marginalizados no cenário do ensino superior público brasileiro, no entanto, não eliminaram as variadas formas de exclusão que nele podem ocorrer. Tornar o ambiente universitário fa - vorável à integração daqueles(as) que dele participam é um dos grandes desafios das universidades na atualidade, compartilhado por todos(as) que acreditam no seu potencial transformador de sujeitos e sociedades. Tendo em vista que o desenvolvimento humano ocorre por meio da relação de constituição bidirecional sujeito/cultura, o escopo deste estudo foi compreender, nas perspectivas teóricas decolonial e dialógica, a partir das narrativas e atuações negociadas no contexto de uma ação de extensão/intervenção, de que modo os percalços no percurso acadêmico de estudantes universitários(as), oriundos de grupos historicamente marginalizados do ensino superior, estão relacionados a processos de desumanização/colonialidade. A ação de extensão/intervenção foi composta de catorze encontros dialógicos (sete rodas de conversa na modalidade remota e sete oficinas estéticas presenciais). Envolveu nove discentes de uma instituição universitária pública, com idades entre 18 (dezoito) e 34 (trinta e quatro) anos, entre eles(as), alguns(mas) com sérias dificuldades acadêmicas, a pesquisadora, um bolsista extensionista graduando em Psicologia, e amigos(as) e familiares dos(as) discentes que, eventualmente, participaram de alguns encontros. Ao término da ação, foi realizada uma entrevista com uma participante da intervenção — que passou por um processo de desligamento e reintegração acadêmica. Os indicadores empíricos foram reunidos e organizados em duas dimensões de análise entrelaçadas: uma institucional e outra pessoal. A primeira compreendeu a análise e discussão dos significados co-construídos por todos os membros integrantes da ação de extensão/intervenção, inclusive a pesquisadora, a respeito da cultura universitária, com ênfase nas práticas e relações. Os dados foram sistematizados em quatro cenários, evidenciando as tensões, ambiguidades e ambivalências inerentes à polifonia do grupo: 1) discentes extensionistas e docentes na sala de aula e em outros espaços de ensino-aprendizagem; 2) discentes extensionistas e colegas na sala de aula e em outros espaços de convivência da universidade; 3) discentes extensionistas nos coletivos estudantis e em outros espaços de participação política da universidade e 4) discentes extensionistas, amigos(as) e familiares: na fronteira universidade e sociedade. A segunda dimensão diz respeito aos resultados relativos aos processos de desenvolvimento pessoal da estudante entrevistada. Inicialmente, foi feita uma caracterização da discente e, posteriormente, expostas as análises de seus posicionamentos dinâmicos. A ação de extensão/intervenção, construída de forma solidária com os(as) envolvidos(as) e comprometida com o diálogo de sujeitos e sabe - res, favoreceu que se visualizasse não somente as retóricas de sucesso e emancipação, o “lado A”, celebratório, vin - culado à ideia de modernidade profundamente arraigada nas universidades, mas também o seu “lado B”, obscuro, antidialógico e preconceituoso que colabora para promover a desumanização/colonialidade. Mais importante, a segunda dimensão atesta que a participação ativa na ação extensionista possibilitou à discente extensionista entrevista - da, com histórico de desligamento e reintegração à universidade, a emergência de posicionamentos menos contidos, fracassados e rancorosos; mais dialógicos, autocompreensivos e responsáveis, evidenciando a síntese de um posicionamento agentivo frente à sua realidade. Por fim, o estudo demonstrou que o fomento de práticas dialógicas nas universidades públicas favorece a humanização e, concomitantemente, pode contribuir com a integração de parte dos(as) estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como os(as) que co-construíram este estudo.
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Important achievements such as quotas for black, indigenous, and for students from state high schools, the implementation of a universal system of access to universities through the National High School Exam (ENEM), along with the creation of new campuses and universities in places where there were no such institutions, have favored the inclusion of members of historically marginalized groups in the Brazilian public higher education landscape. However, they have not eliminated the various forms of exclusion that can occur in public higher education in Brazil. Making the university environment favorable for the integration of those who participate in it is one of the great challenges of universities today, shared by all those who believe in their potential to transform individuals and societies. Taking into account that human development occurs through the bidirectional relationship between subject and culture, the scope of this study was to understand, from decolonial and dialogic theoretical perspectives, from the narratives and performances negotiated in the context of an extension project/intervention research, in what way the mishaps in the academic path of college students—coming from groups historically marginalized from higher education—are related to processes of dehumanization/coloniality. The project/intervention was composed of fourteen dialogical meetings (seven remote conversation rounds and seven face-to-face artistic workshops). It involved nine students from a public university institution, aged between 18 (eighteen) and 34 (thirty-four) years, among whom were some with serious academic difficulties: the researcher; a student majoring in Psychology receiving a scholarship for their participation in the project; and friends and family members of the students who eventually participated in some of the meetings. At the end of the action, an interview was conducted with a participant of the intervention—who went through a process of academic disconnection and reintegration. The empirical indicators were gathered and organized into two intertwined dimensions of analysis: one institutional and one personal. The first comprised the analysis and discussion of the meanings co-constructed by all members of the project/intervention—including the researcher—concerning university culture, with emphasis on practices and relationships. The data were systematized in four scenarios, highlighting the tensions, ambiguities, and feelings of ambivalence inherent to the polyphony of the group at the frontier between university and society: 1) extension students and teachers in the classroom and in other teaching-learning spaces; 2) extension students and their colleagues in the classroom and in other spaces of coexistence in the university; 3) extension students in the student collectives and in other policy-making spaces within the university; and 4) extension students, their friends, and family members: on the border university and other sectors of society. The second dimension concerns the results related to the personal development processes of the interviewed student. Initially, a characterization of the student was made, and then the analyses of their dynamic positions were exposed. The extension project/intervention, built in solidarity with those involved and committed to the dialog of subjects and knowledge, favored the visualization not only of the rhetoric of success and emancipation, the "A side", celebratory, linked to the idea of modernity deeply rooted in universities; but also its "B side", dark, antidialogical and prejudiced, which collaborates to promote dehumanization/coloniality. More importantly, the second dimension attests that active participation in the project enabled the interviewed student, with a history of disconnection and reintegration to university, to achieve more dialogical, self-understanding, and responsible positions, as opposed to restrained, failed and resentful ones; evidencing the synthesis of an agentive positioning in face of their reality. Finally, the study demonstrated that the promotion of dialogic practices in public universities favors humanization, and concomitantly, can contribute to the integration of students from groups historically excluded from higher education, such as those who co-constructed this study.
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Geane de Jesus Silva
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Mudanças nas produções subjetivas no processo de formação profissional continuada do(a) Pedagogo(a) Escolar da Equipe Especializada e Apoio à Aprendizagem-EEA
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Orientador : MARISTELA ROSSATO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FABRICIA TEIXEIRA BORGES
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ALBERTINA MITJANS MARTINEZ
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JOSE FERNANDO PATINO TORRES
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GEANDRA CLÁUDIA SILVA SANTOS
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MARILDA APARECIDA BEHRENS
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Data: 18/10/2023
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A investigação teve como meta principal compreender o processo de mudanças nas configurações subjetivas em uma experiência de formação profissional continuada com pedagogo(a)s da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA da Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Teoricamente está ancorada na Teoria da subjetividade de González Rey em diálogo com compreensões contemporâneas sobre desenvolvimento humano em compreensão à subjetividade, como um processo psicológico humano complexo, multidimensional, recursivo, contraditório e imprevisível, a partir de processos que possibilitem o seu desenvolvimento, em especial, os que estejam ligados as ações formativas no âmbito da profissão. Epistêmica e metodologicamente, pautou-se nos pressupostos da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e da Metodologia Construtivo-Interpretativa como bússola à elaboração e estudo de uma proposta de formação, intitulada Diálogos Pedagógicos, que teve como público 14 pedagogas da EEAA da SEDF. A referida proposta visou romper com as visões dicotômicas e instrumentalistas dos cursos preparatórios, tendo como eixo central das ações e relações a implicação emocional e a reflexão orientada teoricamente em torno da configuração subjetiva da função de pedagoga escolar e da configuração subjetiva da formação profissional. A construção interpretativa, nos possibilitou a produção de indicadores e hipótese que possibilitaram a percepção de como essas configurações subjetivas se constituíam inicialmente e, de modo especial, o reconhecimento das mudanças subjetivas ao longo e após a ação formativa. Essas produções nos orientaram à produção do modelo teórico à compreensão do objetivo geral e à produção da tese de que a experiência de formação profissional continuada pautada numa perspectiva dialógica, com implicação emocional e reflexão orientada teoricamente, é mobilizadora de mudanças subjetivas que abrem vias de conhecimento de si, do outro e do meio, sustentando redimensionamentos pessoais e profissionais. Temos, com isso, a expectativa de contribuir em programas diferenciados de formação profissional continuada tanto para as/os profissionais pedagogas/os que compõem a EEAA do Distrito Federal como de outros espaços de formação profissional continuada.
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The main goal of the investigation was to understand the process of changes in subjective configurations in a continuing professional development experience with pedagogues from the Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem-EEAA - EEAA of the Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Theoretically, it is grounded in González Rey's Theory of Subjectivity in dialogue with contemporary understandings of human development in understanding subjectivity as a complex, multidimensional, recursive, contradictory, and unpredictable human psychological process, based on processes that enable its development, especially those related to formative actions within the profession. Epistemologically and methodologically, it was based on the assumptions of Qualitative Epistemology elaborated by González Rey and Constructive-Interpretative Methodology as a compass for the elaboration and study of a training proposal, titled "Pedagogical Dialogues," which had an audience of 14 pedagogues from the EEAA of SEDF. This proposal aimed to break with dichotomous and instrumentalist views of preparatory courses, with the central axis of actions and relationships being emotional involvement and theoretically guided reflection on the subjective configuration of the school pedagogue's role and the subjective configuration of professional development. The interpretative construction allowed us to produce indicators and hypotheses that enabled the perception of how these subjective configurations were initially formed and, especially, the recognition of subjective changes during and after the training action. These productions guided us in the production of the theoretical model to understand the general objective and in the production of the thesis that the experience of continuing professional development based on a dialogical perspective, with emotional involvement and theoretically guided reflection, mobilizes subjective changes that open up pathways of self-knowledge, knowledge of others, and knowledge of the environment, supporting personal and professional reconfigurations. We therefore expect to contribute to differentiated programs of continuing professional development for pedagogical professionals who are part of the EEAA of the Federal District, as well as other spaces of continuing professional development.
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CARINA BORGATTI MOURA
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Gênero e corpo no self dialógico: queerizando o self
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Orientador : MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA FLAVIA DO AMARAL MADUREIRA
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FABRICIA TEIXEIRA BORGES
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LEONARDO LEMOS DE SOUZA
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MARIA CLAUDIA SANTOS LOPES DE OLIVEIRA
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TATIANA YOKOY DE SOUZA
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Data: 11/12/2023
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Esta pesquisa buscou analisar o papel do gênero no self dialógico a partir de um estudo sobre processos de desenvolvimento de sujeitos que se declaram LGBTQIAP+, promovendo uma aproximação teóricoempírica da Teoria do Self Dialógico com conceitos da perspectiva queer. Desde o final do século XX, as ciências sociais e humanas vivenciam um intenso debate crítico, de revisão de postulados dominantes que historicamente contribuíram para a exclusão e a patologização de diversos sujeitos, como LGBTQIAP+, mulheres, negros, crianças, entre outros. Entre transformações desencadeadas por tal debate estão aquelas relacionadas ao conceito de identidade, que vem deixando para trás as raízes cartesianas, fortemente criticadas por perspectivas como pós-estruturalismo, feminismo e filosofia da linguagem. Um aspecto comum dessas novas perspectivas é pensar a subjetividade humana em termos relacionais, enfatizando sua interdependência com a cultura, assim como seu caráter concreto, ancorado no contexto e na corporeidade. Com isso, as ciências sociais e humanas testemunham um importante crescimento de reflexões sobre a localização social dos sujeitos e as forças de poder que os atravessam, dando atenção especial aos marcadores sociais da diferença, entre os quais destacamos gênero e sexualidade. Contudo, apesar do crescimento e das importantes contribuições dos estudos de gênero e feministas neste debate, o diálogo da Psicologia com essas perspectivas, e suas reflexões em torno de gênero, sexualidade e corporeidade continuam modestos, geralmente restritos a um uso descritivo desses termos, pouco desafiando os postulados tradicionais fundamentados na objetividade do conhecimento e em um suposto sujeito universal. O aprofundamento do diálogo entre a Psicologia e os estudos de gênero, que nos permita revisitar a concepção de subjetividade e, com ela, nossos próprios postulados teórico-metodológicos está entre as contribuições deste trabalho para o paradigma crítico na Psicologia. Partindo da perspectiva do self dialógico, e de contribuições da perspectiva queer para a compreensão do papel do gênero na construção do self, realizamos uma investigação com três sujeitos LGBTQIAP+ adultos. Buscamos analisar as principais transformações na organização do self relacionadas ao processo de declarar-se dissidente sexual e/ou de gênero, dando importante atenção à corporeidade. A pesquisa se deu em duas etapas: uma composta por duas entrevistas individuais e a segunda por uma roda de conversa. A análise da primeira etapa foi organizada em três dimensões: D1) Interpelações e negociação com as normas de gênero, que contou com um instrumento nomeado de Matriz Transversal; D2) Percepção de futuro, sombras e imaginação; D3) Atores e relações pessoais/sociais, que inclui o Mapa das Relações do Self, instrumento que apresenta as principais transformações identificadas. Os dados da roda de conversa foram utilizados em uma construção dialógica do capítulo de discussão. A partir das experiências compartilhadas, a pesquisa atestou a transversalidade do gênero no self e sua intrínseca relação com a corporeidade, identificando diversos desafios que corpos dissidentes enfrentam ao longo da vida. Demonstrou, também, que o posicionamento de se declarar LGBTQIAP+ desencadeia reorganizações no self que podem levar a um reposicionamento dos sujeitos na relação com a cultura e na imaginação de outras possibilidades de futuro e existência
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This research aimed to analyze the role of gender in dialogical self through an investigation into the development processes of subjects who declare themselves LGBTQIAP+, promoting a theoretical empirical approximation of the Dialogical Self Theory with concepts of queer perspective. Since the late 20th century, social and human sciences have been experiencing an intense critical debate, revising dominant postulates that have historically contributed to the exclusion and pathologization of various subjects, such as LGBTQIAP+, women, blacks, children, and others. Among the transformations triggered by this debate are those related to the concept of identity, which has left behind its Cartesian roots, strongly criticized by perspectives such as post-structuralism, feminism, and philosophy of language. A common aspect of these new perspectives is the conceptualization of human subjectivity in relational terms, emphasizing its interdependence with culture, as well as its concrete character, anchored in context and corporeality. Consequently, social and human sciences are currently witnessing substantial growth in reflections concerning the social positioning of individuals and the power forces crossing their lives, paying special attention to social markers of difference, among which we highlight gender and sexuality. Nevertheless, despite the growth and the important contributions of gender and feminist studies in this debate, psychology's dialog with these perspectives, and its reflections on gender, sexuality, and corporeality, remain modest, usually restricted to a descriptive use of these terms, with little challenge to traditional postulates based on the objectivity of knowledge and a supposed universal subject. Deepening the dialog between psychology and gender studies, which allows us to revisit the concept of subjectivity and, with it, our own theoretical-methodological postulates, is one of the contributions of this work to the critical paradigm in psychology. Drawing from the framework of the dialogical self, and contributions from queer perspective to understanding the role of gender in the construction of the self, we carried out an investigation with three adult LGBTQIAP+ subjects. We sought to analyze the main transformations in the organization of the self related to the process of declaring oneself sexual and/or gender dissident, paying important attention to corporeality. The research was conducted in two stages: the first encompassed two individual interviews, while the second involved a conversation circle. The analysis of the first stage was organized into three dimensions: D1) Interpellations and negotiation with gender norms, which included an instrument called Transversal Matrix; D2) Perception of future, shadows, and imagination; D3) Actors and personal/social relationships, which includes the Map of Self’s Relationships, an instrument that presents the main transformations identified. The data from the conversation circle were used in a dialogical construction of the discussion chapter. Based on the shared experiences, the research attested to the transversality of gender in the self and its intrinsic relationship with corporeality, identifying various challenges that dissident bodies face throughout life. It also showed that the position of declaring oneself LGBTQIAP+ triggers reorganizations in the self that can lead to a repositioning of subjects in their relationship with culture and in the imagination of other existence and future possibilities.
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