Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2023
Dissertações
1
  • João Paulo de Moura Alves
  • International Bureaucracies and Public Policies: A Study of UNESCO’s Interventions in Educational Policies in Africa.

  • Orientador : NORMA BREDA DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • NORMA BREDA DOS SANTOS
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • RODRIGO PIRES DE CAMPOS
  • SOFIA ISABEL VIZCARRA CASTILLO
  • Data: 30/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • Organizações Internacionais, como organismos autônomos, dispõem de
    burocracias especializadas que, em razão de sua legitimidade e conhecimento, difundem
    seus princípios, agendas e interesses no sistema internacional. Este estudo busca
    identificar como as burocracias internacionais desempenham esse papel, verificando
    quais são os mecanismos disponíveis para o exercício dessa influência e por que eles são
    escolhidos. A proposta é examinar os documentos oficiais dos 19 escritórios de campo da
    UNESCO localizados no continente africano, para selecionar, categorizar e analisar suas
    intervenções, que tentam influenciar as políticas educacionais dos estados membros. Os
    resultados gerarão dados sobre o comportamento dessa organização internacional, mas
    também permitirão a proposição de generalizações sobre outros organismos, instituições
    e agências da mesma natureza.


  • Mostrar Abstract
  • International organizations, as autonomous bodies, have specialized
    bureaucracies that, due to their legitimacy and knowledge, are able to spread their
    principles, agendas and interests in the international system. This study seeks to identify
    how international bureaucracies play this role, verifying what mechanisms are available
    for exercising this influence and why they are chosen. The proposal is to examine the
    official documents from UNESCO’s 19 field offices located on the African continent, to
    select, categorize and analyze their interventions, which attempt to influence the
    education policies of member states. The results will generate data on the behavior of this
    international organization, but will also allow the proposition of inferences about other
    organisms, institutions and agencies of the same nature.

2
  • Mila Pereira Campbell
  • Crime, Conflict, and Peace: violent non-state groups and crop substitution in the Colombia-Ecuador borderland (2017-2021)

  • Orientador : ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • ANNETTE IDLER
  • CÉCILE ALEXA MOULY
  • MARÍLIA CAROLINA BARBOSA DE SOUZA PIMENTA
  • Data: 09/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Colômbia enfrenta uma luta histórica relacionada ao crime e ao conflito. O país tem uma
    longa trajetória de disputas internas de poder, nas quais as Fuerzas Armadas Revolucionarias
    de Colombia - Ejército del Pueblo (FARC-EP) e outros grupos violentos não-estatais (VNSGs)
    controlaram partes significativas do território e foram estratégicos o suficiente para resistir, ao
    longo do tempo, aos esforços do governo para esmagá-los. Além - e muitas vezes por causa -
    dessas ameaças, a Colômbia se destaca como o principal país produtor de cocaína, a droga
    mais produzida e consumida no mundo. Em 2016, o Acordo de Paz assinado entre o governo
    colombiano e as FARC-EP visava principalmente encerrar o ciclo de violência e as inúmeras
    violações de direitos humanos perpetradas pela guerrilha e pelas forças de segurança do
    Estado. O documento, resultado de quatro anos de intensas negociações, está dividido em seis
    partes: (i) Reforma rural integral; (ii) Participação política; (iii) Fim do conflito; (iv) Solução do
    problema das drogas ilícitas; (v) Vítimas; e (vi) Mecanismos de implementação e verificação.
    Inserido no objetivo geral do Ponto 4 de suplantar as dinâmicas criminosas e violentas
    derivadas do problema das drogas, o Programa Nacional Integral de Sustitución de Cultivos
    Ilícitos (PNIS) promove a substituição voluntária de cultivos de uso ilícito por meio de
    programas e projetos dedicados à superação das condições de violência, pobreza,
    desigualdade e marginalização das famílias. O Programa é uma resposta imediata a problemas
    nacionais e transnacionais, como a crônica presença institucional fraca e o financiamento de
    VNSGs por meio do mercado de drogas. No entanto, o propósito claro e as ferramentas de
    coordenação disponíveis não foram suficientes para impulsionar a primeira fase de
    implementação do PNIS na Colômbia: parte dessa insuficiência deriva de desafios de
    governança de cima para baixo, mas dinâmicas locais de segurança também se mostram como
    um obstáculo considerável. Considerando que o conflito armado afetou de forma diferente as
    regiões, levando a maiores preocupações de segurança para as áreas rurais e fronteiriças em
    comparação com os centros urbanos, meu foco recai sobre a região de fronteira Colômbia-
    Equador: a fim de abordar o efeito de ampliação de insegurança que o caráter transnacional
    das fronteiras adiciona ao estudo de caso. Portanto, esta pesquisa investiga como as
    dinâmicas locais de segurança derivadas da ação dos VNSGs podem prejudicar a
    implementação do PNIS em Nariño e Putumayo, departamentos colombianos localizados na
    fronteira com o Equador. Eu argumento que os VNSGs prejudicam a implementação do PNIS
    ao alimentar economias ilegais de alto lucro, ao fomentar o conluio do crime com o Estado e ao
    manter as comunidades sob o domínio do medo, da insegurança e da incerteza. Como
    consequência dessas ações, os VNSGs afetam os aspectos centrais do PNIS de apropriação
    territorial e empoderamento socioeconômico das comunidades, o que prejudica a
    implementação do Programa. As ações ilegais do VNSGs desafiam o monopólio estatal da
    violência e, em contraste com a governança estatal baseada no estado de direito, criam um
    padrão paralelo de governança, baseado na violência. Para entender tais fenômenos
    complexos dentro de seu contexto, minha pergunta de pesquisa é melhor respondida com um
    estudo de caso qualitativo. A análise do estudo de caso se concentra na construção dos
    caminhos causais do PNIS em Nariño e Putumayo nos primeiros cinco anos de consolidação

    da paz na Colômbia (2017-2021), identificando ocorrências em que as ações dos VNSGs
    prejudicaram a implementação do Programa em ambos os departamentos. Para alcançar os
    resultados pretendidos, me apoio em uma perspectiva epistemológica “de baixo pra cima” que
    considera a atuação dos VNSGs em regiões marginalizadas. Por meio da abordagem crítica,
    me mantenho atenta às dinâmicas invisíveis de poder que afetam as comunidades fronteiriças
    e, portanto, adequo minhas escolhas metodológicas e de métodos de coleta e análise de dados
    para lançar luz sobre dinâmicas de segurança que transcendem o binarismo conflito-paz.


  • Mostrar Abstract
  • Colombia faces a historical struggle related to crime and conflict. The country has endured a
    long history of internal power disputes, in which the Fuerzas Armadas Revolucionarias de
    Colombia - Ejército del Pueblo (FARC-EP) and other violent non-state groups (VNSGs) have
    controlled significant parts of the territory and were wise enough to withstand, over time,
    government efforts to crush them. In addition to - and often because of - such threats, Colombia
    stands as the top cocaine production country, the most produced and consumed drug in the
    world. In 2016, the comprehensive Peace Deal signed between the Colombian government and
    FARC-EP aimed primarily to end the cycle of violence and numerous violations of human rights
    the guerrilla and the state security forces have perpetrated. The document, a result of four years
    of intense negotiations, is divided into six parts: (i) Comprehensive rural reform; (ii) Political
    participation; (iii) End of conflict; (iv) Solution to the Illicit Drugs Problem; (v) Victims; and (vi)
    Implementation and verification mechanisms. Inserted in Point 4’s overall goal of undermining
    criminal and violent dynamics derived from the drug problem, the Programa Nacional Integral
    de Sustitución de Cultivos Ilícitos (PNIS) promotes voluntary substitution of crops for illicit use
    through programs and projects dedicated to overcoming conditions of violence, poverty,
    inequality, and marginalization of families. The Program is an immediate response to national
    and transnational problems, such as the chronic weak institutional presence and the financing
    of drug-related VNSGs. Nonetheless, the clear purpose and the coordination tools available
    were not enough to boost PNIS early implementation in Colombia: part of this insufficiency
    derives from top-down governance challenges, but local security dynamics have proven
    themselves a considerable obstacle as well. Since the armed conflict is known to have affected
    differently the regions, leading to major security concerns for rural and border areas in
    comparison to urban centers, my focus rests on the Colombia-Ecuador borderland: in order to
    address the magnifying effect on security dynamics the transnational character of borderlands
    adds to the case study. Therefore, this research investigates how local security dynamics
    derived from VNSGs action can spoil the implementation of PNIS in Nariño and Putumayo,
    Colombian departments located in the Colombia-Ecuador borderland. I argue that VNSGs
    undermine the PNIS implementation by fueling high-profiting illegal economies, fomenting state-
    crime collusion and keeping communities under a rule of fear, insecurity, and uncertainty. As a
    consequence of these actions, VNSGs affect the core aspects of PNIS of territorial ownership
    and socioeconomic empowerment of communities, hence undermining the Program’s
    implementation. VNSGs illegal actions challenge the state monopoly of violence and, in contrast
    with state governance based on the rule of law, creates a parallel standard of governance,
    based on violence. To understand such complex phenomena within their context, my “how”
    research question is best answered with an in-depth qualitative case study. The case study
    analysis focus on building the causal paths of PNIS in Nariño and Putumayo in the first five
    years of peacebuilding in Colombia (2017-2021), identifying occurrences in which VNSGs’
    action spoiled the Program’s implementation in both departments. To achieve the intended
    results, I rely on a bottom-up epistemological perspective which considers the agency of

    VNSGs in marginalized regions. Through the critical approach, I remain attentive to invisible
    power dynamics that affect borderland communities and, therefore, adequate methodological
    choices and methods of data collection and analysis to shed light on security dynamics that
    transcend the traditional conflict-peace binary.

3
  • LUCAS PORTO DE SOUZA FONTAO
  • O Lugar do Espaço Sideral na Disputa entre China e Estados Unidos da América: Uma Corrida Espacial 2.0 ou uma Maratona Espacial?

  • Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JUNIOR
  • ALCIDES COSTA VAZ
  • ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • JULIANO DA SILVA CORTINHAS
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Corrida Espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60 trouxe o
    espaço para o campo das Relações Internacionais por via do campo dos estudos de segurança.
    Desde então, o poder espacial se diversificou, apesar dos estudos teóricos ainda não acompanharem
    sua evolução atual. Em meio a um novo contexto de disputa hegemônica entre Estados Unidos e
    China, debates acadêmicos e oficiais fazem uso de termos como "Corrida Espacial 2.0" para fazer
    analogia com a rivalidade espacial ocorrida durante os anos 60. Este trabalho argumenta que tais
    analogias representam um alargamento conceitual e não capturam com precisão o fenômeno da
    rivalidade espacial atual, ignorando elementos fundamentais do conceito original e também o
    contexto por trás. Analogias imprecisas como essas impedem a realização de análises bem
    fundamentadas e podem levar a erros na formulação de políticas públicas e em estudos futuros
    sobre a política espacial no Século XXI.


  • Mostrar Abstract
  • The space race between the United States and the Soviet Union in the 60's brought
    Space into the field of International Relations via the literature on security studies. Since then, space
    power has diversified, even though studies haven't kept up with its current evolution. In the midst of
    a new hegemonic dispute context between the United States and China, academic and official
    debates are making use of terms like "Space Race 2.0" to make analogies with the space rivalry of
    the 60's. This dissertation argues that such analogies represent a conceptual stretching and don't
    capture the current space race as a phenomenon with precision, ignoring fundamental elements of
    the original concept and also the broader context behind it. Inaccurate analogias such as these
    hinder thought out analysis and may lead to errors in public policy making and in future studies
    about space politics in the 21st Century.

4
  • Bianca Isabel Martins do Lago Ramos
  • Perspectivas plurais e descentralizadoras: repensando mecanismos de justiça de transição e peacebuilding na República Democrática do Congo

  • Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RICARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
  • ALCIDES COSTA VAZ
  • ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • THIAGO GEHRE GALVAO
  • Data: 30/03/2023

  • Mostrar Resumo
  • Após anos de conflito na República Democrática do Congo (RDC), instituições políticas
    e jurídicas e a MONUSCO visaram fortalecer as estruturas estatais de poder, controle e
    justiça. No entanto, exceto pelo progresso limitado no julgamento de ex-combatentes pelo
    Tribunal Penal Internacional, o sistema judiciário congolês ainda é incapaz de lidar com
    crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Como resultado, milhares de vítimas
    continuam vulneráveis e o conflito persiste. Essa dissertação tem como objetivo
    investigar o paradigma jurídico que guia as instituições político-jurídicas no processo de
    justiça e construção da paz na RDC desde 2010, baseado no princípio do pluralismo
    jurídico. Para alcançar este objetivo, é utilizado um estudo de caso instrumental, incluindo
    uma revisão da literatura e entrevistas com especialistas no campo. Assume-se que este
    paradigma é caracterizado por práticas visando fortalecer as instituições estatais de justiça
    e paz, de acordo com as resoluções do sistema de justiça internacional, e é implementado
    pela operação de paz da ONU. A hipótese de pesquisa é que o paradigma jurídico

    centralizador na RDC leva a contestações e ilegitimidade na reintegração de ex-
    combatentes e reparação de vítimas devido à falta de legitimidade e pertencimento locais.

    Por outro lado, as jurisdições coletivas e os métodos de reconciliação, como tribunais
    móveis e Barza Intercommunitaire, oferecem uma alternativa. Para garantir reparação

    para as vítimas e reintegração para os ex-combatentes, mecanismos judiciais e não-
    judiciais de justiça transicional devem estar interconectados..


  • Mostrar Abstract
  • After years of conflict in the Democratic Republic of Congo (DRC), legal-political
    institutions and MONUSCO aimed to strengthen state structures of power, control, and
    justice. However, except for limited progress in the trial of ex-combatants by the
    International Criminal Court, the Congolese judicial system remains unable to deal with
    war crimes and crimes against humanity. As a result, thousands of victims remain
    vulnerable, and the conflict persists. Our research aims to investigate the legal paradigm
    guiding legal-political institutions in the transitional justice and peacebuilding process in
    the DRC since 2010, based on the principle of legal pluralism. To achieve this purpose,
    we use an instrumental case study, including a literature review and interviews with
    experts in the field. We assume that this paradigm is characterized by practices aimed at
    strengthening state institutions of justice and peace, in accordance with international
    justice system resolutions, and is implemented by the United Nations peace operation.
    Our hypothesis is that the centralized legal paradigm in the DRC leads to contestation and
    illegitimacy in the reintegration of ex-combatants and reparation of victims due to a lack
    of local legitimacy and belonging. On the other hand, collective jurisdiction and
    reconciliation methods, such as mobile courts and Barza Intercommunitaire, offer an
    alternative. To ensure reparation for victims and reintegration for ex-combatants, judicial
    and non-judicial mechanisms for transitional justice must be interconnected.

5
  • Mirella Vaz de Castro
  • Fim do não alinhamento: os reflexos da movimentação russa na política externa finlandesa entre 2014 e 2022

  • Orientador : VANIA ISABEL CARVALHO PINTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PASCOAL SANTOS PEREIRA
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • NIELS SOENDERGAARD
  • VANIA ISABEL CARVALHO PINTO
  • Data: 25/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho busca entender como a movimentação russa na Ucrânia influencicou a alteração da política externa de neutralidade no discurso oficial finlandês entre 2014 e 2022, ano em que o país iniciou o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Foram consideradas como fontes os discursos proferidos pelo presidente finlandês Sauli Niinisto nesse período, bem como os relatórios governametais nesse intervalo produzidos. A análise dessas se deu por meio do método de análise de discurso, em conjunto com a aplicação da teoria do Master Frame, com o intuito de constatar a alteração dos elementos de ressonância do discurso oficial do governo em meio à população do país durante esses anos. Ao longo da pesquisa, foi possível constatar que a política externa de neutralidade da Finlândia deixou de ser tratada no discurso oficial finlandês como uma solução à segurança do país frente à Rússia, da forma como havia sido concebida ainda no século XX, dando lugar à defesa da opção pela adesão à OTAN, em função da intensificação da movimentação russa na Ucrânia. Dessa forma, este trabalho conclui que a movimentação russa na Ucrânia influenciou em grande medida o discurso oficial do governo finlandês em relação à política externa de neutralidade entre 2014 e 2022, bem como seu consequente abandono.


  • Mostrar Abstract
  • This work seeks to comprehend how the Russian actions in Ukraine has influenced the way the neutrality foreign policy stands in the Finnish official discourse between 2014 and 2022, the year on which the country applied to enter the North Atlantic Treaty Organization (NATO). The sources considered in this research were both speeches proffered by the Finnish president Sauli Niinisto and governmental reports published during this period. The analysis of them was made through the discourse analysis method along with the Master Frame theory, aiming to verify changes in the resonance elements of the governmental official discourse within the country’s population during these years. During the research it was possible to verify that between 2014 and 2022, Finland’s neutrality foreign policy entered in a changing movement of no longer being mentioned as a solution to dealing with Russia, as it was first conceived in the 20th century; applying to NATO, on the other hand, started to be mentioned as a viable option due the strengthening of Russian actions in Ukraine. Therefore, this work concludes that the Russian actions in Ukraine had great influence in the changes of the Finnish official government discourse related to neutrality foreign policy between 2014 and 2022, as well as in the abandonment of the latter.

6
  • Igor Moreira Moraes
  • Civilização e política externa no final do século XIX (1889-1902): a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina interpretada sob a ótica da adequação civilizacional

  • Orientador : ROGÉRIO DE SOUZA FARIAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CARLOS MORAES LESSA
  • CLODOALDO BUENO
  • HAROLDO RAMANZINI JUNIOR
  • ROGÉRIO DE SOUZA FARIAS
  • Data: 20/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • No final do século XIX, em contexto internacional marcado por conflitos entre potências imperiais, o Brasil também enfrentou desafios internos em sua política. Para demonstrar prestígio internacional e buscar “civilizar” o país, as elites políticas buscaram emular práticas dos Estados Unidos e das nações europeias. Nesse cenário, o direito internacional foi utilizado como uma ferramenta de demonstração de prestígio. Este estudo analisa o uso da arbitragem como instrumento para esse objetivo, com foco na Questão de Palmas, disputa de fronteira entre o Brasil e a Argentina. Essa dissertação busca compreender como a vitória brasileira na arbitragem da Questão de Palmas contribuiu para a construção da narrativa oficial de que o Brasil se civilizava a partir da sua adequação ao direito internacional da época. A metodologia do trabalho envolveu análise sob a perspectiva da role theory, referencial teórico que implica a análise de papéis atribuídos a países, como forma de compreender a construção do papel brasileiro como país civilizado. A pesquisa envolveu a análise de fontes primárias em arquivos oficiais e em quatro periódicos de maior circulação, à época. Conclui-se que os periódicos analisados reproduziram visão sobre a Questão de Palmas consoante com a lógica evolutiva predominante nas mentalidades das elites intelectuais e políticas da época. O desfecho da arbitragem a favor do Brasil foi, nesse sentido, interpretado como resultado natural da evolução do país, que tinha um “papel” a cumprir perante a humanidade. Espera-se contribuir para estimular estudos que vinculem civilização e política externa no período do final do século XIX.


  • Mostrar Abstract
  • At the end of the 19th century, in an international context marked by conflicts between imperial powers, Brazil also faced internal challenges. To demonstrate international prestige and seek to “civilize” the country, political elites sought to emulate practices of the United States and European nations. In this scenario, international law was used as a tool to demonstrate prestige. This study analyzes the use of arbitration as an instrument for this objective, focusing on the Question of Palmas, a border dispute between Brazil and Argentina. This dissertation seeks to understand how the Brazilian victory in the arbitration of the Question of Palmas contributed to the construction of the official narrative that Brazil became civilized based on its adaptation to the international law at the time. The work methodology involved analysis from the perspective of role theory, theoretical framework that involves the analysis of roles attributed to countries, such as way of understanding the construction of Brazil's role as a civilized country. The research involved the analysis of primary sources in official archives and four periodicals. It is concluded that the newspapers analyzed reproduced the vision on the Question of Palmas in accordance with the evolutionary logic predominant in mentalities of the intellectual and political elites of the time. The outcome of the arbitration in favor of Brazil was, in this sense, interpreted as a natural result of the country's evolution, which he had a “role” to fulfill before humanity. It is expected that this work contributes to studies that link civilization and foreign policy in the late 19th century.

Teses
1
  • Frederico Lamego de Teixeira Soares
  • O Papel do Setor Privado na Promoção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso do Japão e Alemanha

  • Orientador : CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • EDUARDO JOSE VIOLA
  • LEANDRA REGINA GONÇALVES
  • PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES
  • Data: 26/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo se propõe a avaliar o papel do setor privado da Alemanha e do Japão na
    implementação da Agenda 2030. Como atores ativos nas discussões globais sobre a
    agenda sustentável, ambos os países contam com empresas e instituições financeiras
    dinâmicas e inovadoras que operam em escala global. Assim, um exame comparativo
    dessas duas experiências pode levar a discussões sobre a viabilidade de atingir as metas
    dos ODS. Para tanto, o artigo utiliza como referência o modelo conceitual proposto por
    Lamego de Teixeira Soares e Yumie Aoki Inoue (2020) para examinar as diversas
    modalidades de engajamento do setor privado – PSE de ambos os países na Agenda 2030.
    A estrutura consiste em duas categorias: Engajamento corporativo para o
    desenvolvimento e Parceria ativa para o desenvolvimento. Com base nessa estrutura, será
    possível entender diferenças sutis, mas fundamentais, na abordagem de cada país na
    promoção do PSE.


  • Mostrar Abstract
  • This article proposes to evaluate the role of the private sector of Germany and Japan in
    the implementation of the 2030 Agenda. As active players in the Global discussions
    regarding the sustainable agenda, both countries count with dynamic and innovative
    companies and financial institutions that operate on a global scale. Thus, a comparative
    examination of these two experiences can also lead to broad insights about the feasibility
    of meeting the SDGs goals. To this end, the article uses as reference the conceptual
    framework proposed by Lamego de Teixeira Soares and Yumie Aoki Inoue (2020) to
    examine the diverse modalities of private sector engagement – PSE of both countries in
    the 2030 Agenda. The framework consists of two categories: corporate awareness for
    development and active partnership for development. Based on this framework, it will be
    possible to understand subtle but fundamental differences in each country’s approach in
    promoting PSE.

2
  • Carlos Henrique Rubens Tomé Silva
  • PODER, ARQUITETURA E AGÊNCIA NO TRATADO SOBRE BIODIVERSIDADE MARINHA ALÉM DA JURISDIÇÃO NACIONAL: UMA PERSPECTIVA DA GOVERNANÇA DO SISTEMA TERRA

  • Orientador : ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • ANDREI POLEJACK
  • CARINA COSTA DE OLIVEIRA
  • FÁBIO ALBERGARIA DE QUEIROZ
  • PIERRE RENE MAZZEGA CIAMP
  • Data: 26/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • A biodiversidade marinha em áreas além da jurisdição nacional (BBNJ marinha) está ameaçada. Demanda crescente e desenvolvimento tecnológico tornam economicamente viável a exploração e a explotação de recursos ambientais em áreas antes inacessíveis. A Organização das Nações Unidas negocia desde 2004 um acordo para regular a conservação e o uso sustentável da BBNJ marinha. Porém, essas negociações não ocorrem no vazio. Aspectos relacionados à distribuição global de poder, à arquitetura institucional vigente e à agência das potências oceânicas se manifestam nas também nessas negociações. Esta pesquisa aplica elementos da estrutura de pesquisa proposta em 2018 pelo Earth System Governance Project (ESG) para investigar como poder, arquitetura e agência se articulam nas negociações BBNJ. Poderosos interesses geopolíticos e geoeconômicos prevalecem sobre a proteção ambiental, resultando em um tratado que poderia ser mais inovador e ambicioso, com linguagem mais precisa e regras mais claras. De qualquer modo, o tratado preenche uma importante lacuna no direito internacional público. Sua efetividade dependerá de como a comunidade internacional o implementará.


  • Mostrar Abstract
  • Marine biodiversity in areas beyond national jurisdiction (marine BBNJ) is threatened. Growing demand and technological development make the exploration and exploitation of environmental resources in previously inaccessible areas economically viable. Since 2004, the United Nations has been negotiating an agreement to regulate the conservation and sustainable use of marine BBNJ. However, these negotiations do not take place in a vacuum. Aspects related to the global distribution of power, the current institutional architecture and the agency of the ocean powers manifest themselves also in these negotiations. This research applies elements of the research framework proposed in 2018 by the Earth System Governance Project (ESG) to investigate how power, architecture and agency articulate in BBNJ negotiations. Powerful geopolitical and geoeconomic interests prevail over environmental protection, resulting in a treaty that could be more innovative and ambitious, with more precise language and clearer rules. In any case, the treaty fills an important gap in public international law. Its effectiveness will depend on how the international community implements it.

3
  • Paulo Roberto Tadeu Menechelli Filho
  • A China e o Cinema: Soft Power, Narrativas Estratégicas e Relações com os Estados Unidos

  • Orientador : DANIELLY SILVA RAMOS BECARD
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AYNNE KOKAS
  • CRISTINE KOEHLER ZANELLA
  • ANTONIO CARLOS MORAES LESSA
  • DANIELLY SILVA RAMOS BECARD
  • HENRIQUE ALTEMANI DE OLIVEIRA
  • Data: 29/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre a crescente influência global da China e o uso de filmes como ferramentas de soft power para disseminar narrativas estratégicas e aprimorar sua imagem internacional. Partindo da premissa de que os formuladores de políticas e estrategistas chineses estão plenamente conscientes da necessidade de fomentar percepções globais positivas, ao mesmo tempo em que mitigam reações negativas ao crescente poder militar e econômico do país, este estudo investiga as três principais estratégias utilizadas pela China para aprimorar sua imagem internacional através do cinema: 1) aproveitar a importância do mercado cinematográfico chinês e a posição da China em Hollywood, o que resulta em um aumento de filmes de Hollywood adaptados ao público e à censura chinesa, uma vez que Hollywood se torna cada vez mais dependente da China, tanto em termos de investimentos em estúdios em Hollywood quanto em receitas de bilheteria; 2) absorver talentos e recursos de Hollywood para criar histórias chinesas, em vez de histórias de Hollywood com elementos chineses superficiais, em um novo modelo de coprodução; e 3) criar superproduções chinesas com alcance global, visando à disseminação direta das narrativas estratégicas da China para audiências internacionais. Adotando uma perspectiva pós-estruturalista que considera as imagens visuais como forças políticas que moldam tanto eventos internacionais quanto nossa compreensão sobre acerca eles, e dedicando especial atenção aos debates entre estudiosos chineses de Relações Internacionais sobre essas questões, esta pesquisa incorpora uma abordagem de método misto. Ao combinar análises quantitativas e qualitativas e conduzir entrevistas semiestruturadas com participantes relevantes nessas dinâmicas, o estudo oferece percepções abrangentes sobre a dinâmica da projeção do soft power e a disseminação de narrativas estratégicas através do cinema. Os resultados desta pesquisa revelam uma exceção notável no caso das relações China-Estados Unidos, onde a crescente proeminência da China resulta tanto em maior disseminação de suas narrativas quanto em maior resistência à sua influência, diminuindo consequentemente a eficácia de seu soft power através do cinema nesse contexto específico. No entanto, além dessa situação particular, emerge das análises um claro padrão: o poder crescente da China está correlacionado a uma capacidade ampliada de moldar narrativas estratégicas em filmes, aumentando assim seu soft power e facilitando a concretização de seus objetivos de política externa. Em última análise, esta dissertação lança luz sobre a interação multifacetada entre o status global em evolução da China, suas iniciativas de soft power no cinema e os impactos diversos na comunidade internacional. Ao obter uma compreensão mais profunda dessas interações complexas, formuladores de políticas e pessoas pesquisadoras podem compreender melhor as amplas implicações das estratégias de soft power da China no cenário global.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to explore the relationship between China’s growing global influence and its use of films as soft power tools to disseminate strategic narratives and improve its international image. Starting from the premise that Chinese policymakers and strategists are fully aware of the need of fostering positive global perceptions while mitigating negative reactions to the country’s expanding military and economic prowess, this study investigates the three primary strategies employed by China to enhance its international image through films: 1) leveraging the importance of the Chinese film market and China’s position in Hollywood, which results in an increasing number of Hollywood movies tailored to the Chinese audience and censors, as Hollywood becomes increasingly dependent on China, both in terms of investments in Hollywood studios and box-office revenue; 2) absorbing Hollywood talent and resources to create Chinese stories rather than Hollywood stories with token Chinese elements in a new co-production model; and 3) creating Chinese global blockbusters, directly disseminating China’s strategic narratives to international audiences. Adopting a poststructuralist perspective which considers that visual images are political forces, that shape both international events and our comprehension of them, and paying special attention to Chinese International Relations scholars debating these issues, this research incorporates a mixed-method approach. By combining quantitative and qualitative analyses and conducting semi-structured interviews with key stakeholders, the study offers comprehensive insights into the dynamics of soft power projection and strategic narratives dissemination through cinema. The findings of this research reveal a notable exception in the case of China-United States, where China’s growing prominence results in both increased dissemination of its narratives and heightened resistance to its influence, consequently diminishing the effectiveness of its soft power through cinematic means. However, beyond this specific context, a clear pattern emerges: China’s rising power correlates with an amplified capacity to shape strategic narratives in films, thereby augmenting its soft power and facilitating the realization of Chinese foreign policy goals. Ultimately, this dissertation sheds light on the multifaceted interplay between China’s evolving global status, its cinematic soft power endeavors, and the varying impacts on the international community. By gaining a deeper understanding of these complex interactions, policymakers and scholars can better grasp the broader implications of China’s soft power strategies on the global stage.

4
  • FREDERICO SEIXAS DIAS
  • A special turn of mind: “Realpolitik” and the history of the Germanic conceptual foundations of the anti-realist global/American discipline of International Relations.

  • Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCIDES COSTA VAZ
  • ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • LUIZ DANIEL JATOBA FRANCA
  • DELMO DE OLIVEIRA TORRES ARGUELHES
  • NIZAR MESSARI
  • Data: 05/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Trabalhando com a pré-história disciplinar de Relações Internacionais, a pesquisa explora os emaranhados constitutivos entre a invenção e a recepção do conceito de “Realpolitik” na segunda metade do século XIX na Alemanha e o debate fundador sobre o “realismo político” na disciplina global/americana de RI de meados do século XX, além dos debates atuais sobre a política externa estadunidense. Em termos mais específicos, a problematização divide-se em duas dimensões. O desafio histórico é a identificação dos significados, usos situacionais e funções performativas dos conceitos centrais desse debate em RI na forma como eles se manifestaram pela primeira vez no que parece ser seu berço: a efervescente sociedade alemã da metade do século XIX até o início do século seguinte. Mais especificamente, na medida em que esta begriffsgeschichte (história dos conceitos) funde-se com uma história intelectual contextualista de Cambridge, a narrativa concentra-se na figura e nos livros de Ludwig von Rochau, um nacionalista liberal tentando evitar a despolitização do movimento após a fracassada Revolução de Março de 1848. Revela-se o contexto linguístico-semântico em torno do aparecimento de conceitos centrais e suas palavras-rótulo. Subseqüentes distorções do conceito serão levadas para os Estados Unidos em formas muito reconhecíveis para o debate realista-idealista mais tarde, enquanto a proposta original foi praticamente esquecida. As intenções, pessoais e ideológicas, e os efeitos performativos desses conceitos estão integrados no trabalho secundário trata da construção de teorias. É traçado um conjunto dos temas mais importantes desenvolvidos na polissemia das interpretações históricas que podem formar uma abordagem internamente consistente e externamente relevante para servir melhores descrições, explicações e prescrições na teorização do presente. Desconstruindo as condições de possibilidade da dominante autoimagem contemporânea das RI no desenvolvimento cientificista e materialista que a tradição realista desfrutou na disciplina global/americana, reunem-se os elementos do que será chamado de “realpolitik 'real'”, um conjunto de premissas para o desenvolvimento de uma abordagem teórica adequada à formulação de política externa visando o oferecimento de soluções efetivas para os temas mais urgentes da atualidade.


  • Mostrar Abstract
  • Dealing with the pre-history of disciplinary International Relations, the research elucidates the constitutive entanglements between the invention and reception of the concept of “Realpolitik” in the second half of nineteenth-century Germany and the foundational debate on “political realism” in the e mid-twentieth century global/American discipline of IR and even current debates on American foreign policy. In more specific terms, the problematization is two-fold. Historically, it identifies meanings, situational usages, and performative functions of the central concepts of this debate in IR as they first manifested in what appears to be their cradle: the effervescent German society of the half of the eighteen hundreds up until the early twentieth century. More specifically, as this begriffsgeschichte (history of concepts) merges with a Cambridge contextualist intellectual history, it gets centered around the figure and books of Ludwig von Rochau, a liberal nationalist trying to avoid the depoliticization of his partisans after the failed March Revolution of 1848. It reveals the linguistic-semantic context surrounding the appearance of central concepts and their label-words. The subsequent distortions of the concept will be carried to the United States in very recognizable forms to the later realist-idealist debate, while the original proposal was mostly forgotten. Intentions, personal and ideological, and performative effects of these concepts, are connected in the interpretation of this historical process. From these historical findings, the secondary work deals with theory-building. It draws a set of the most important themes developed in the polysemy of historical interpretations that may form an internally consistent and externally relevant approach to serve better descriptions, explanations, and prescriptions in the theorization of the present. As it deconstructs the conditions of possibility of the contemporary, pervasive self-image of IR, particularly the kind of scientist and materialist development the realist tradition has enjoyed in the global/ American discipline, it assembles the elements of what is to be called the “‘real’ realpolitik,” a set of assumptions that may advance the development of an adequate theoretical approach to foreign policy-making to effectively offer solutions for the most urgent themes of the day.

5
  • Ana Paula Cunha Machado Cavalcante
  • QUEM DEFINE AS REGRAS NA GOVERNÇA CLIMÁTICA GLOBAL? O CASO DO CORSIA COMO UMA POLÍTICA SETORIAL INOVADORA PARA A AVIAÇÃO INTERNACIONAL

  • Orientador : ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALICE ROCHA DA SILVA
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • GUILHERME LOPES DA CUNHA
  • NIELS SOENDERGAARD
  • SUELY MARA VAZ GUIMARÃES DE ARAÚJO
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Voar é uma notável conquista. No entanto, a expansão do transporte aéreo tem suscitado preocupações sobre seu impacto no aquecimento global. Esta dissertação tem como objetivo explorar o arcabouço de governança setorial desenvolvido para lidar com o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aviação, que culminou na aprovação do CORSIA. A pesquisa é um estudo de caso que adota o método de process tracing para identificar os fatores que contribuíram para a criação deste primeiro esquema global baseado em mercado para enfrentar as mudanças climáticas. A história da cooperação internacional em relação às mudanças climáticas mostrou que, ao invés de desenvolver um regime global hierárquico, como pretendido pelo UNFCCC, o arcabouço de governança acabou fragmentado, constituindo um complexo de regimes. Em 2016, um ano após a aprovação do Acordo de Paris, marcando uma mudança para uma abordagem bottom-up, a Assembleia da OACI concordou em estabelecer o CORSIA como uma política top-down. É intrigante entender os fatores que possibilitaram a aprovação do CORSIA como um regime setorial denso e inovador. Analisando através da perspectiva das abordagens da governança global, a pesquisa identificou uma combinação de fatores que levaram a esse resultado, incluindo pressões de regimes concorrentes - especialmente o UNFCCC e o EU-ETS - e a agência de atores privadas. Além disso, as regras de tomada de decisão da OACI figuram como condição necessária para explicar a aprovação do CORSIA. Uma contribuição central desta pesquisa é demonstrar que o estudo de arcabouços setoriais de governança internacional é crucial para compreender as dinâmicas políticas e os problemas práticos que cada indústria enfrenta para descobrir e implementar soluções para as mudanças climáticas. Em essência, as mudanças climáticas envolvem muitos desafios marcados por padrões distintos de obstáculos tecnológicos, interesses políticos e econômicos, dinâmicas de poder, disparidades de informação e sistemas de crenças. Essa complexidade demanda desenhos institucionais específicos, e estudos de caso aprofundados em arcabouços de governança setoriais podem contribuir para esse esforço.


  • Mostrar Abstract
  • Despite the remarkable achievement of air travel, the steady expansion of the aviation sector has raised concerns about its impact on global warming. This dissertation aims to analyze the sectoral governance framework designed to address Greenhouse Gas (GHG) emissions from aviation, leading to the approval of the Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA). The research adopts a case study approach utilizing process tracing, comprehensive document analysis, and stakeholder interviews to identify the factors contributing to creating this pioneering global sectoral market-based scheme for addressing climate change. The history of international cooperation on climate change has shown that instead of developing a hierarchical overarching regime, as intended through the UNFCCC, the governance framework ended up fragmented, constituting a regime complex. In 2016, a year after the Paris Agreement approval, marking a move to a bottom-up approach, the ICAO Assembly agreed to establish CORSIA as a top-down policy. This study seeks to understand the intriguing factors that enabled the design and approval of CORSIA as a dense and innovative sectoral regime. Analyzing through the lens of global governance, the inquiry mapped a combination of factors that led to this output, including pressures from competing regimes - notably the UNFCCC and the EU-ETs - and the agency of private stakeholders. In addition, ICAO`s decision-making rules proved to be a necessary feature for explaining CORSIA`s approval. A central contribution of this research is to demonstrate that studying sector-by-sector is critical for comprehending the political dynamics and practical challenges each industry faces in discovering and implementing solutions to climate change. In essence, climate change presents diverse challenges marked by distinct patterns of technological obstacles, political and economic interests, power dynamics, information disparities, and belief systems. This complexity calls for tailored institutional designs, and deep case studies on specific sectoral governance frameworks can contribute to that endeavor.


2022
Dissertações
1
  • Rodrigo Führ
  • GOVERNANDO (N)AS RUÍNAS: “MIGRAÇÕES CLIMÁTICAS” E A GOVERNANÇA

    GLOBAL DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA

  • Orientador : CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • JONATHAN PICKERING
  • LENNART OLSSON
  • Data: 01/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação busca investigar como a migração climática é constituída discursivamente na
    governança global de adaptação climática. Até agora, pesquisadores não têm investigado como
    a migração climática está constituída em discursos, comumente focando em fenômenos
    empíricos (e.g., Piguet 2010), prescrições e análises normativas (e.g., Atapattu 2020; Cantor
    2020) ou mesmos investigações sobre sua intersecção com a humanidade e a modernidade (e.g.,
    Boas et al. 2019; Baldwin 2013; Baldwin and Bettini 2017). Há poucas investigações sobre
    como a migração climática é disseminada em negociações multilaterais (c.f. Mayer 2013;
    Warner 2012; 2018) e menos ainda sobre o que os atuais enquadramentos discursivos implicam
    em relação à governança da migração climática (c.f. Baldwin 2017b; Methmann and Oels
    2015). As negociações internacionais são muitas vezes entendidas como epifenômenos (ou seja,
    secundários quando comparados a acordos multilaterais e documentos finais) e por isso não são
    investigadas em detalhes. Quanto à migração e sua relação com adaptação às mudanças
    climáticas, muito embora haja um surgimento de uma gama de autores denunciando os aspectos
    negativos da tese de migração-como-adaptação (e.g., Bettini and Gioli 2016; Felli and Castree
    2012), até então não há um foco em analisar como esses discursos são constituídos nas
    arquiteturas de governança, limitando-se em discursos de especialistas e de documentos finais
    (e.g., Methmann and Oels 2015; Ransan-Cooper et al. 2015). Apesar de existirem estudos sobre
    aspectos formais de tratados e regimes internacionais, poucos estudiosos estão investigando a
    adaptação climática e a mobilidade humana através de uma lente crítica de governança. Assim,
    cabe ainda um espaço para revisar como os atores internacionais interagem, negociam e
    enquadram a questão nas negociações multilaterais. Há a necessidade de indagar quais
    interesses são reproduzidos nos cenários institucionais, quais organizações são mais ativas e
    mais importam, qual é a influência das normas internacionais e quem são os principais atores.
    Isso pode ser investigado analisando criticamente os discursos sobre a mobilidade climática
    dentro e como resultado de negociações multilaterais.


  • Mostrar Abstract
  • This Thesis investigates the how climate migration is discursively constituted in the global
    governance of climate adaptation. So far, scholars have scantly investigated how climate
    migration is discursively constituted at the global scale, with studies often focusing on empirical
    phenomena (e.g., Global Migration Data Analysis Centre 2018; Kelman et al. 2019; Obokata,
    Veronis, and McLeman 2014; Piguet 2010; 2022), normative prescriptions and analysis (e.g.,
    Atapattu 2020; Biermann and Boas 2010; Cantor 2020), or the issue’s entanglement with
    modernity and humanity (e.g., Amo-Agyemang 2022; Boas et al. 2019; Baldwin 2013; Baldwin
    and Bettini 2017). There are few investigations of how climate migration is disseminated in
    multilateral negotiations (c.f. Mayer 2013; Warner 2012; 2018) and even fewer on what the
    current frames and discourses entail for its governance (c.f. Baldwin 2017b; Baldwin and
    Fornalé 2017; Methmann and Oels 2015). International negotiations are often understood as
    epiphenomena (that is, as secondary to multilateral agreements in the form of final documents)
    and thus not investigated in-depth. As for migration and its relation to climate adaptation,

    despite the rise of a critical scholarship denouncing negative traits of the migration-as-
    adaptation thesis (e.g., Bettini and Gioli 2016; Felli and Castree 2012), so far researchers have

    not taken up the task of analyzing how these discourses are constituted in governance
    architectures, focusing instead on expert discussions or final documents (e.g., Methmann and
    Oels 2015; Ransan-Cooper et al. 2015). Despite the plethora of existing studies on formal
    aspects of treaties and international regimes related to climate displacement, few scholars are
    investigating climate adaptation and human mobility through a critical governance lens. Thus,
    the climate migration scholarship is still short in comprehensively reviewing how international
    actors interact, negotiate, and frame the issue at multilateral negotiations – especially in
    exploring the novel framing of migration-as-adaptation. There is thus a need for inquiring
    whose interests are reproduced in the institutional settings, which organizations are most active
    and which institutions matter the most, what is the influence of international norms, and who
    are the leading actors addressing climate migration within the Global Climate Adaptation
    Governance architecture – and the governance implications thereof. This can be investigated, I
    argue, by critically1

    analyzing discourses on climate mobility within and as a result of

    multilateral negotiations.

Teses
1
  • Thaís Maria de Machado Lemos Ribeiro
  • Measuring subnational actors’ commitment to global climate governance: inferences from multi-level and polycentric approaches for two cases in Brazil - the states of Mato Grosso and Pará

  • Orientador : CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • EDUARDO JOSE VIOLA
  • PIERRE MAZZEGA
  • MAN-SAN CHAN
  • Data: 03/06/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta é uma pesquisa multi-métodos que explora o compromisso climático em nível subnacional
    no Brasil. O nível subnacional é definido como aquele imediatamente posterior ao governo
    nacional. O Antropoceno, uma nova época geológica, apresenta a perspectiva de um mundo
    ameaçado, no qual a mudança global do clima é um dos principais vetores civilizatórios, países
    de regime federado têm um papel na governança global do clima como grandes emissores de
    gases de efeito estufa, dentre os quais o Brasil é uma potência climática. A pergunta de
    pesquisa é como governos subnacionais se comprometem com a mudança global do clima. O
    estudo analisa os 27 estados brasileiros e contribui para a agenda de pesquisa sobre o papel
    de atores subnacionais do Sul Global na governança global do clima. O referencial teórico
    utiliza as abordagens multinível e policêntrica para a governança global do clima e considera
    seis dimensões para diferenciá-las em termos analíticos e normativos. Os conceitos de
    compromisso climático e paradiplomacia complementam o referencial teórico, que é o ponto de
    partida para o desenvolvimento do Índice Subnacional de Compromisso Climático - uma
    ferramenta para medir o compromisso climático em nível subnacional no Brasil. O índice é
    composto pela quantificação de um perfil de políticas, que analisa processos de governança, e
    um perfil de emissões, que apresenta a trajetória de emissões. Os resultados das inferências
    estatísticas e da análise de componentes principais indicam que processos de governança no
    nível subnacional não são necessariamente traduzidos em uma trajetória de descarbonização e
    apontam para dois casos para investigação por rastreamento de processos segundo um
    desenho de casos mais semelhantes – o Mato Grosso e o Pará. Os resultados da pesquisa
    não são generalizáveis por causa das escolhas metodológicas, mas revelam que existe uma
    pressão sobre estados amazônicos para ação e que o federalismo climático – a divisão de
    autoridade para ação climática entre unidades federadas – é um elemento relevante do
    compromisso climático para os dois casos. As futuras agendas de pesquisa sobre o

    compromisso climático das unidades subnacionais brasileiras são a investigação de redes
    transnacionais e seu papel para o compromisso climático e um mecanismo de compensação
    entre governos subnacionais.


  • Mostrar Abstract
  • This multi-method research explores climate commitment at the subnational level in Brazil. The
    subnational level is the immediate level after the national government. The Anthropocene, a
    new geological epoch, brings to perspective an endangered world, in which climate change is a
    main civilizational driver, federated countries have a relevant role in global climate governance
    as major GHG emitters, among which Brazil is considered a climate power. The research
    question is how subnational governments commit to global climate governance. It explores
    Brazilian 27 states and makes a contribution to research about the role of Global South
    subnational actors in global climate governance. The theoretical framework addresses multi-
    level and polycentric approaches for global climate governance through six dimensions to
    differentiate them in analytical and normative terms. Climate commitment and paradiplomacy
    concepts complement the theoretical framework, which is the point of departure for developing
    the Subnational Climate Commitment Index – a tool to measure climate commitment at the
    subnational level in Brazil. The index composition quantifies a policy profile, which addresses
    governance processes, and an emission profile, based on emissions trajectory. The results from
    statistical inferences and the principal component analysis indicate that governance processes
    at the subnational level are not necessarily translated into a decarbonization trend and point to
    two cases for investigation by process-tracing according to a most-similar design – Mato Grosso
    and Pará. The research’s results are not generalizable because of the methodological choices,
    but they revealed a pressure on Amazonian states for action and that climate federalism – the
    division of authority for climate action between federated units - is a relevant element of climate
    commitment at the subnational level for the two cases. Future research agendas regarding
    Brazilian subnational units’ climate commitment are the investigation of the role of transnational
    networks in climate commitment and a compensation mechanism among subnational
    governments.

2
  • MARCOS VINÍCIUS ISAÍAS MENDES
  • Big Tech Firms and the Politics of Climate Change: Mapping the Low-Carbon Vested Interests of Alphabet, Amazon, Apple, Meta

  • Orientador : EDUARDO JOSE VIOLA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO JOSE VIOLA
  • CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
  • HAROLDO RAMANZINI JUNIOR
  • JANINA ONUKI
  • PEDRO ROBERTO JACOBI
  • Data: 15/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Recentemente, as empresas passaram a ver a ação climática como uma oportunidade e não
    apenas como uma ameaça. Coalizões globais de corporações multinacionais surgiram para
    avançar compromissos climáticos. Essas coalizões empresariais desafiam estudos anteriores
    que criticaram a Responsabilidade Social Corporativa por ser simplesmente greenwash,
    levantando importantes questões de pesquisa: teríamos algum indicativo de que as
    corporações multinacionais estão efetivamente mais comprometidas com o enfrentamento das
    mudanças climáticas? O objetivo desta tese de doutorado é apresentar um mapeamento dos
    impactos climáticos e dos compromissos assumidos por quatro grandes empresas de
    tecnologia (Alphabet Inc., Amazon.com, Apple Inc., Meta Platforms) a fim de entender seus
    perfis históricos e atuais de emissões, pegadas de carbono, tecnologias e inovações para
    combate às mudanças climáticas, bem como os interesses embutidos nessas iniciativas.
    Embora as grandes empresas de tecnologias não contribuam muito para o aquecimento global
    (ou seja, suas emissões diretas e indiretas estão muito abaixo das empresas altamente
    poluentes), elas vêm se engajando em iniciativas visando a combater o aquecimento global,
    contribuindo assim para uma tecno-economia de baixo carbono. Eu emprego um método de
    estudo de caso múltiplo, analisando estas empresas individualmente e comparativamente. A
    coleta de dados foi realizada em duas etapas. Primeiro, realizei sete meses de pesquisa de
    campo no Vale do Silício, Califórnia, observação participante em workshops online da ONG
    Citizens Climate Lobby, visitas às sedes dessas corporações, e entrevistas semiestruturadas
    com cientistas de dados, engenheiros de software, e analistas de energia e sustentabilidade.
    Em segundo lugar, coletei documentos primários dessas empresas (Relatórios de Diversidade
    & Inclusão e Relatórios de Sustentabilidade) abrangendo o período de 2016 a 2020. A análise
    dos dados envolveu uma técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as
    características e histórias pessoais dos executivos de sustentabilidade dessas firmas dizem
    muito sobre as estratégias climáticas adotadas. Todos eles trabalharam para o governo dos
    EUA ou têm formação em ciência política, portanto, podem ajudar as firmas a evitar perdas
    financeiras ou de reputação ligadas às mudanças climáticas. Essas firmas, exceto Amazon,
    vêm reduzindo suas emissões nos últimos anos. Além disso, todas, em particular Alphabet e
    Meta, vêm desenvolvendo tecnologias de baixo-carbono, reposicionando alguns de seus
    negócios para lucrar com as mudanças climáticas. A ação climática destas firmas ocorre
    principalmente por conta de três interesses velados: atrair funcionários conscientes sobre o
    clima, oportunidades de negócios relacionadas a produtos, serviços e tecnologias de baixo-
    carbono, e influenciar a sociedade sobre o papel benéfico da corporação.


  • Mostrar Abstract
  • Recently, business firms have come to see climate action as an opportunity rather than a threat.
    Global coalitions of multinational corporations have emerged in order to advance commitments
    to cope with climate change. These business coalitions challenge previous scholarship that has
    criticized Corporate Social Responsibility (CSR) for being greenwash, raising important
    research questions. Do we have any indicatives that multinational corporations have become
    more committed to cope with climate change? The goal of this doctoral dissertation is to present
    a mapping of climate impacts and commitments of four Big Tech firms (Alphabet Inc.,
    Amazon.com, Apple Inc., Meta Platforms) in order to understand their historical and current
    emissions profiles, carbon footprints, climate-smart technologies and innovations, as well as
    their low-carbon vested interests. Although Big Tech firms do not contribute much to climate
    change (i.e., their direct and indirect emissions are far below those from heavy-polluting firms),
    they have nonetheless engaged in climate initiatives, aiming to tackle global warming, thus
    contributing to a low-carbon techno economy. I employ a multiple case study method through
    which these firms were analyzed individually and comparatively. Data collection was performed
    in two stages. Firstly, I conducted seven months of field research in Silicon Valley, California,
    participant observation in online workshops of Citizens Climate Lobby, visited these firms’
    headquarters, and performed semi-structured interviews with local data scientists, software
    engineers, and energy and sustainability analysists. Secondly, I collected primary documents
    from these firms (Diversity & Inclusion Reports and Sustainability Reports) covering the period
    from 2016 to 2020. Data analysis involved a content analysis technique. My findings revealed
    that these firms’ sustainability executives’ personal traits and histories have much to do with
    their climate strategies. All of them have worked for the U.S. government or have degrees in
    politics, thus are able to help these firms avoid financial and reputational losses as regards
    climate change. All these firms, except for Amazon, have been reducing their emissions in
    recent years. Additionally, these firms (particularly Alphabet) have been developing climate
    smart technologies, repositioning some of their businesses in order to profit from climate
    change. Their climate action occurs mainly because of three vested interests: to attract climate-
    aware employees; because of business opportunities related to climate products, services, and
    climate-smart technologies; and to influence society as regards the beneficent role of the
    corporation.

3
  • BRUNA BOSI MOREIRA
  • The Influence of China’s Energy Transition on its Rise in the International System

  • Orientador : EDUARDO JOSE VIOLA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • HANNES MOSLER
  • NICOLAI DOSE
  • NELE NOESSELT
  • ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
  • EDUARDO JOSE VIOLA
  • NIELS SOENDERGAARD
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta tese centra-se na intersecção de duas questões definidoras das relações internacionais
    contemporâneas: uma transição energética global em curso e a ascensão da China.
    Considerando-se que energia tem sido historicamente uma fonte estratégica de poder
    estatal, a pesquisa visa conectar esses dois processos investigando como a transição
    energética da China para fontes de baixo carbono influencia sua posição no sistema
    internacional. Essa transição energética do século XXI é um processo complexo e
    multifacetado, conectado a objetivos mais amplos relacionados ao clima e, portanto, envolve
    noções de propósito, urgência e responsabilidade. Essa pluralidade de elementos e o fato de
    ainda ser um processo em andamento trazem desafios teóricos e metodológicos que têm
    resultado em poucos avanços no estudo da atual transição energética dentro da disciplina de
    Relações Internacionais. Portanto, esta tese adota uma abordagem exploratória e propõe um
    arcabouço teórico eclético que se afasta de pressupostos comumente usados em estudos
    energéticos na era dos combustíveis fósseis e aproxima-se de abordagens que levam em
    conta as especificidades da transição energética do século XXI. Essa estrutura é construída
    principalmente pela revisão eclética e combinação pragmática de partes de algumas teorias
    de RI, como economia política internacional, geopolítica e estudos de segurança energética,
    governança energética global e soft power. Para operacionalizar a pergunta de pesquisa, o
    estudo coloca três variáveis mediadoras entre a transição energética da China (variável
    independente) e a posição do país no sistema internacional (variável dependente):
    tecnologia, segurança energética e imagem na governança global do clima. A análise
    empírica de cada variável ajuda a explicar como a atual transição influencia a dinâmica de
    poder da China no sistema internacional.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation focuses on the intersection of two defining issues of contemporary
    international relations: an ongoing global energy transition and the rise of China. As energy
    has historically been a strategic source of state power, the research aims to connect these
    two processes by investigating how China’s energy transition toward low-carbon sources
    influences its position in the international system. This 21 st century energy transition is a
    complex and multifaceted process, connected to broader climate-related goals and therefore
    it involves notions of purpose, urgency, and responsibility. This plurality of elements and the
    fact that it is still an ongoing process bring theoretical and methodological challenges that
    have resulted in little progress in the study of the current energy transition within the discipline
    of International Relations. Therefore, the study adopts an exploratory approach and proposes
    an eclectic theoretical framework that departures away from assumptions commonly used in
    energy studies in the fossil fuels era toward approaches that take into account the
    specificities of the 21 st century energy transition. This framework is mainly constructed by
    eclectically revisiting and pragmatically combining strands of some IR theories, such as
    international political economy, geopolitics and energy security studies, global energy
    governance, and soft power. In order to operationalize the research question, the study
    places three mediating variables between China’s energy transition (independent variable)
    and the country’s position in the international system (dependent variable): technology,

    energy security, and image in global climate governance. The empirical analysis of each
    variable helps to explain how the current transition influences China’s power dynamics in the
    international system.

4
  • Fernando Rodrigues Goulart
  • LEGITIMACY OF USING FORCE TO KEEP PEACE: IMPLICATIONS OF THE BLUE HELMETS' PERCEPTIONS FOR THE 
    SUCCESS OF ROBUST PEACEKEEPING OPERATIONS

  • Orientador : ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
  • ALCIDES COSTA VAZ
  • JULIANO DA SILVA CORTINHAS
  • EDUARDA PASSARELLI HAMANN
  • MICHAEL STAACK
  • Data: 08/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • Desde que, no final dos anos 90, o Conselho de Segurança das Nações Unidas começou a autorizar operações de manutenção da paz (OMP) a usar "todos os meios necessários" para cumprir seus mandatos, a legitimidade do uso da força para manter a paz tornou-se uma questão crítica. Ao mesmo tempo, algumas unidades militares têm tido desempenhos que deixam a desejar nas chamadas OMP "robustas", principalmente quando as tarefas a cumprir implicam contrapor-se a grupos armados contrários ao processo de paz. Embora existam indícios de que, em vários casos, esses desempenhos abaixo da média estejam ligados a deficiências motivacionais, as circunstâncias gerais desse tipo de fenômeno permanecem pouco compreendidas. Nesse contexto, esta tese de doutorado realiza um exame teórico e empírico da relação entre a legitimidade do uso da força para manter a paz, a motivação militar e o desempenho em OMP robustas da Organização das Nações Unidas (ONU). Inicialmente, analisam-se os aspectos que conferem à ONU legitimidade para usar a força para manter a paz
    e operacionaliza-se tal conceito. Em seguida, o estudo verifica a relevância das tarefas militares para o sucesso das OMP robustas, discute os impactos do baixo desempenho de unidades militares em tarefas de risco na eficiência dos componentes militares da ONU, e considera a necessidade de combater em OMP robustas à luz da teoria de motivação para o combate. Na sequência, a abordagem teórica é complementada por uma pesquisa com cinco unidades de manutenção da paz para verificar a relevância das percepções individuais da legitimidade para o desempenho das unidades. A tese conclui que as percepções dos capacetes azuis acerca da legitimidade da missão da ONU para usar a força são relevantes para o desempenho das unidades de manutenção da paz em tarefas de risco. Os resultados contribuem para prevenir o problema do baixo desempenho militar e aumentar as perspectivas de sucesso das OMP robustas.


  • Mostrar Abstract
  • Since the United Nations Security Council started, in the late 90s, authorising peacekeeping operations (PKOs) to use "all necessary means" to accomplish their mandates, the legitimacy of using force to keep peace has become a critical issue. Concurrently, some military units have been performing poorly in these so-called "robust" PKOs, mainly when the tasks imply confronting armed spoilers. Albeit there are indications that, in several cases, such below-average performances are linked to motivational deficiencies, the overall circumstances of this phenomenon remain poorly understood. In such a context, the present dissertation carries out a theoretical and empirical examination of the relationship between the legitimacy to use force to keep peace, military motivation and performance in United Nations (UN) robust PKOs. Initially, it analyses the aspects that grant the UN the legitimacy to use force to keep peace and operationalises such a concept. Then, the study ascertains the relevance of military tasks for the success of robust PKOs, discusses the impacts of military units' underperformance in risky tasks on the efficiency of UN military components, and considers the need to fight in robust PKOs in light of the combat motivation theory. Following, the theoretical approach is complemented by the survey of five peacekeeping units to verify the relevance of individual legitimacy perceptions for the units' performance. The thesis concludes that the blue helmets' perceptions of the UN mission legitimacy in using force are relevant to the performance of peacekeeping units in risky tasks. The findings help prevent the problem of military underperformance and increase the prospects of success of robust PKOs.

5
  • Vitor Cesar Silva Xavier
  • TRANSPARÊNCIA NOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS: a estratégia do segredo nas políticas públicas de transparência do Brasil e dos EUA de 2013 a 2020

  • Orientador : MARIA HELENA DE CASTRO SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALCIDES COSTA VAZ
  • CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA
  • JOSE EDUARDO ELIAS ROMAO
  • MARIA HELENA DE CASTRO SANTOS
  • ROGÉRIO DE SOUZA FARIAS
  • Data: 20/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente tese se propõe a analisar comparativamente a política de transparência
    do Brasil e dos EUA, a partir das suas legislações nacionais e dos pedidos de acesso à
    informação apresentados ao Poder Executivo federal que foram submetidos às respectivas
    segundas instâncias recursais do Poder Judiciário federal, no período de 2013 até 2020, a
    fim de verificar a aplicação explícita e implícita do sigilo e sua conformidade com as
    normas nacionais e internacionais de transparência.
    A tese foi produzida a partir do método de pesquisa comparado. Primeiramente,
    estritamente no campo normativo, considerou-se a possibilidade das leis de acesso à
    informação do Brasil e dos EUA possuírem falhas, tais como situações de omissão em
    estabelecer minimamente critérios objetivos para disponibilização e negativa de acesso à
    informação, fixação inadequadamente situações de sigilo ou mesmo de transparência
    obrigatória. Essas legislações nacionais foram avaliadas a partir da Lei Modelo
    Interamericana de Acesso à Informação da Organização dos Estados Americanos.
    Considerando que a avaliação da política pública de transparência depende do
    cumprimento das leis de acesso à informação, foi indispensável considerar que o Poder
    Executivo pode simplesmente ignorar a lei de acesso à informação ou distorcer a base
    conceitual dos sigilos legalmente adotadas, por meio de interpretações forçadas, e atuar
    em desconformidade com aquilo que se espera em um regime democrático. Por isso, num
    segundo momento, a tese se dedicou a avaliar as decisões proferidas pelas segundas
    instâncias recursais do Poder Judiciário federal, no período de 2013 até 2020, do Brasil e
    dos EUA.
    A análise das políticas públicas de transparência do Brasil e dos EUA relevou a
    existência de barreiras de acesso à informação não previstas Lei Modelo Interamericana
    de Acesso à Informação da Organização dos Estados Americanos nem nas respectivas
    leis de acesso à informação, situações em que aos acordos políticos democráticos
    simbolizados pelo Direito são ignorados e estratégias ilegais para negativa de acesso à
    informação chanceladas pelo Poder Judiciário. De uma forma geral, as variáveis
    independentes grau de democracia e posição de poder no sistema internacional explicam
    satisfatoriamente a aplicação explícita e implícita do sigilo.


  • Mostrar Abstract
  • This thesis proposes to comparatively analyze the transparency policy of Brazil
    and the USA, based on their national legislation and the requests for access to
    information submitted to the Federal Executive Branch that were submitted to the
    respective appeals courts of the Federal Judiciary, in the period from 2013 to 2020, in
    order to verify the explicit and implicit application of secrecy and its compliance with
    national and international transparency standards.
    The thesis was produced from the comparative research method. First, strictly in
    the normative field, it was considered the possibility of the access to information laws of
    Brazil and the USA having flaws, such as situations of failure to establish minimally
    objective criteria for the availability and denial of access to information, inadequately
    fixing situations of secrecy or even mandatory transparency. These national legislations
    were evaluated based on the Inter-American Model Law on Access to Information of the
    Organization of American States.
    Considering that the evaluation of public transparency policy depends on
    compliance with access to information laws, it was essential to consider that the
    Executive Branch can simply ignore the access to information law or distort the
    conceptual basis of legally adopted secrecy, through forced interpretations. , and act in
    disagreement with what is expected in a democratic regime. Therefore, in a second
    moment, the thesis was dedicated to evaluate the decisions rendered by the second
    appellate instances of the Federal Judiciary, in the period from 2013 to 2020, in Brazil
    and the USA.
    The analysis of public transparency policies in Brazil and the USA revealed the
    existence of barriers to access to information not foreseen in the Inter-American Model
    Law on Access to Information of the Organization of American States nor in the
    respective laws on access to information, situations in which political agreements
    democracies symbolized by the Law are ignored and illegal strategies for denial of access
    to information endorsed by the Judiciary. In general, the independent variables degree
    of democracy and position of power in the international system satisfactorily explain the
    explicit and implicit application of secrecy.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app29_Prod.sigaa23