|
Dissertações |
|
1
|
-
João Paulo de Moura Alves
-
International Bureaucracies and Public Policies: A Study of UNESCO’s Interventions in Educational Policies in Africa.
-
Orientador : NORMA BREDA DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NORMA BREDA DOS SANTOS
-
ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
RODRIGO PIRES DE CAMPOS
-
SOFIA ISABEL VIZCARRA CASTILLO
-
Data: 30/01/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Organizações Internacionais, como organismos autônomos, dispõem de burocracias especializadas que, em razão de sua legitimidade e conhecimento, difundem seus princípios, agendas e interesses no sistema internacional. Este estudo busca identificar como as burocracias internacionais desempenham esse papel, verificando quais são os mecanismos disponíveis para o exercício dessa influência e por que eles são escolhidos. A proposta é examinar os documentos oficiais dos 19 escritórios de campo da UNESCO localizados no continente africano, para selecionar, categorizar e analisar suas intervenções, que tentam influenciar as políticas educacionais dos estados membros. Os resultados gerarão dados sobre o comportamento dessa organização internacional, mas também permitirão a proposição de generalizações sobre outros organismos, instituições e agências da mesma natureza.
-
Mostrar Abstract
-
International organizations, as autonomous bodies, have specialized bureaucracies that, due to their legitimacy and knowledge, are able to spread their principles, agendas and interests in the international system. This study seeks to identify how international bureaucracies play this role, verifying what mechanisms are available for exercising this influence and why they are chosen. The proposal is to examine the official documents from UNESCO’s 19 field offices located on the African continent, to select, categorize and analyze their interventions, which attempt to influence the education policies of member states. The results will generate data on the behavior of this international organization, but will also allow the proposition of inferences about other organisms, institutions and agencies of the same nature.
|
|
2
|
-
Mila Pereira Campbell
-
Crime, Conflict, and Peace: violent non-state groups and crop substitution in the Colombia-Ecuador borderland (2017-2021)
-
Orientador : ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
-
ANNETTE IDLER
-
CÉCILE ALEXA MOULY
-
MARÍLIA CAROLINA BARBOSA DE SOUZA PIMENTA
-
Data: 09/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Colômbia enfrenta uma luta histórica relacionada ao crime e ao conflito. O país tem uma longa trajetória de disputas internas de poder, nas quais as Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia - Ejército del Pueblo (FARC-EP) e outros grupos violentos não-estatais (VNSGs) controlaram partes significativas do território e foram estratégicos o suficiente para resistir, ao longo do tempo, aos esforços do governo para esmagá-los. Além - e muitas vezes por causa - dessas ameaças, a Colômbia se destaca como o principal país produtor de cocaína, a droga mais produzida e consumida no mundo. Em 2016, o Acordo de Paz assinado entre o governo colombiano e as FARC-EP visava principalmente encerrar o ciclo de violência e as inúmeras violações de direitos humanos perpetradas pela guerrilha e pelas forças de segurança do Estado. O documento, resultado de quatro anos de intensas negociações, está dividido em seis partes: (i) Reforma rural integral; (ii) Participação política; (iii) Fim do conflito; (iv) Solução do problema das drogas ilícitas; (v) Vítimas; e (vi) Mecanismos de implementação e verificação. Inserido no objetivo geral do Ponto 4 de suplantar as dinâmicas criminosas e violentas derivadas do problema das drogas, o Programa Nacional Integral de Sustitución de Cultivos Ilícitos (PNIS) promove a substituição voluntária de cultivos de uso ilícito por meio de programas e projetos dedicados à superação das condições de violência, pobreza, desigualdade e marginalização das famílias. O Programa é uma resposta imediata a problemas nacionais e transnacionais, como a crônica presença institucional fraca e o financiamento de VNSGs por meio do mercado de drogas. No entanto, o propósito claro e as ferramentas de coordenação disponíveis não foram suficientes para impulsionar a primeira fase de implementação do PNIS na Colômbia: parte dessa insuficiência deriva de desafios de governança de cima para baixo, mas dinâmicas locais de segurança também se mostram como um obstáculo considerável. Considerando que o conflito armado afetou de forma diferente as regiões, levando a maiores preocupações de segurança para as áreas rurais e fronteiriças em comparação com os centros urbanos, meu foco recai sobre a região de fronteira Colômbia- Equador: a fim de abordar o efeito de ampliação de insegurança que o caráter transnacional das fronteiras adiciona ao estudo de caso. Portanto, esta pesquisa investiga como as dinâmicas locais de segurança derivadas da ação dos VNSGs podem prejudicar a implementação do PNIS em Nariño e Putumayo, departamentos colombianos localizados na fronteira com o Equador. Eu argumento que os VNSGs prejudicam a implementação do PNIS ao alimentar economias ilegais de alto lucro, ao fomentar o conluio do crime com o Estado e ao manter as comunidades sob o domínio do medo, da insegurança e da incerteza. Como consequência dessas ações, os VNSGs afetam os aspectos centrais do PNIS de apropriação territorial e empoderamento socioeconômico das comunidades, o que prejudica a implementação do Programa. As ações ilegais do VNSGs desafiam o monopólio estatal da violência e, em contraste com a governança estatal baseada no estado de direito, criam um padrão paralelo de governança, baseado na violência. Para entender tais fenômenos complexos dentro de seu contexto, minha pergunta de pesquisa é melhor respondida com um estudo de caso qualitativo. A análise do estudo de caso se concentra na construção dos caminhos causais do PNIS em Nariño e Putumayo nos primeiros cinco anos de consolidação
da paz na Colômbia (2017-2021), identificando ocorrências em que as ações dos VNSGs prejudicaram a implementação do Programa em ambos os departamentos. Para alcançar os resultados pretendidos, me apoio em uma perspectiva epistemológica “de baixo pra cima” que considera a atuação dos VNSGs em regiões marginalizadas. Por meio da abordagem crítica, me mantenho atenta às dinâmicas invisíveis de poder que afetam as comunidades fronteiriças e, portanto, adequo minhas escolhas metodológicas e de métodos de coleta e análise de dados para lançar luz sobre dinâmicas de segurança que transcendem o binarismo conflito-paz.
-
Mostrar Abstract
-
Colombia faces a historical struggle related to crime and conflict. The country has endured a long history of internal power disputes, in which the Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia - Ejército del Pueblo (FARC-EP) and other violent non-state groups (VNSGs) have controlled significant parts of the territory and were wise enough to withstand, over time, government efforts to crush them. In addition to - and often because of - such threats, Colombia stands as the top cocaine production country, the most produced and consumed drug in the world. In 2016, the comprehensive Peace Deal signed between the Colombian government and FARC-EP aimed primarily to end the cycle of violence and numerous violations of human rights the guerrilla and the state security forces have perpetrated. The document, a result of four years of intense negotiations, is divided into six parts: (i) Comprehensive rural reform; (ii) Political participation; (iii) End of conflict; (iv) Solution to the Illicit Drugs Problem; (v) Victims; and (vi) Implementation and verification mechanisms. Inserted in Point 4’s overall goal of undermining criminal and violent dynamics derived from the drug problem, the Programa Nacional Integral de Sustitución de Cultivos Ilícitos (PNIS) promotes voluntary substitution of crops for illicit use through programs and projects dedicated to overcoming conditions of violence, poverty, inequality, and marginalization of families. The Program is an immediate response to national and transnational problems, such as the chronic weak institutional presence and the financing of drug-related VNSGs. Nonetheless, the clear purpose and the coordination tools available were not enough to boost PNIS early implementation in Colombia: part of this insufficiency derives from top-down governance challenges, but local security dynamics have proven themselves a considerable obstacle as well. Since the armed conflict is known to have affected differently the regions, leading to major security concerns for rural and border areas in comparison to urban centers, my focus rests on the Colombia-Ecuador borderland: in order to address the magnifying effect on security dynamics the transnational character of borderlands adds to the case study. Therefore, this research investigates how local security dynamics derived from VNSGs action can spoil the implementation of PNIS in Nariño and Putumayo, Colombian departments located in the Colombia-Ecuador borderland. I argue that VNSGs undermine the PNIS implementation by fueling high-profiting illegal economies, fomenting state- crime collusion and keeping communities under a rule of fear, insecurity, and uncertainty. As a consequence of these actions, VNSGs affect the core aspects of PNIS of territorial ownership and socioeconomic empowerment of communities, hence undermining the Program’s implementation. VNSGs illegal actions challenge the state monopoly of violence and, in contrast with state governance based on the rule of law, creates a parallel standard of governance, based on violence. To understand such complex phenomena within their context, my “how” research question is best answered with an in-depth qualitative case study. The case study analysis focus on building the causal paths of PNIS in Nariño and Putumayo in the first five years of peacebuilding in Colombia (2017-2021), identifying occurrences in which VNSGs’ action spoiled the Program’s implementation in both departments. To achieve the intended results, I rely on a bottom-up epistemological perspective which considers the agency of
VNSGs in marginalized regions. Through the critical approach, I remain attentive to invisible power dynamics that affect borderland communities and, therefore, adequate methodological choices and methods of data collection and analysis to shed light on security dynamics that transcend the traditional conflict-peace binary.
|
|
3
|
-
LUCAS PORTO DE SOUZA FONTAO
-
O Lugar do Espaço Sideral na Disputa entre China e Estados Unidos da América: Uma Corrida Espacial 2.0 ou uma Maratona Espacial?
-
Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUGUSTO WAGNER MENEZES TEIXEIRA JUNIOR
-
ALCIDES COSTA VAZ
-
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
-
JULIANO DA SILVA CORTINHAS
-
Data: 28/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Corrida Espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60 trouxe o espaço para o campo das Relações Internacionais por via do campo dos estudos de segurança. Desde então, o poder espacial se diversificou, apesar dos estudos teóricos ainda não acompanharem sua evolução atual. Em meio a um novo contexto de disputa hegemônica entre Estados Unidos e China, debates acadêmicos e oficiais fazem uso de termos como "Corrida Espacial 2.0" para fazer analogia com a rivalidade espacial ocorrida durante os anos 60. Este trabalho argumenta que tais analogias representam um alargamento conceitual e não capturam com precisão o fenômeno da rivalidade espacial atual, ignorando elementos fundamentais do conceito original e também o contexto por trás. Analogias imprecisas como essas impedem a realização de análises bem fundamentadas e podem levar a erros na formulação de políticas públicas e em estudos futuros sobre a política espacial no Século XXI.
-
Mostrar Abstract
-
The space race between the United States and the Soviet Union in the 60's brought Space into the field of International Relations via the literature on security studies. Since then, space power has diversified, even though studies haven't kept up with its current evolution. In the midst of a new hegemonic dispute context between the United States and China, academic and official debates are making use of terms like "Space Race 2.0" to make analogies with the space rivalry of the 60's. This dissertation argues that such analogies represent a conceptual stretching and don't capture the current space race as a phenomenon with precision, ignoring fundamental elements of the original concept and also the broader context behind it. Inaccurate analogias such as these hinder thought out analysis and may lead to errors in public policy making and in future studies about space politics in the 21st Century.
|
|
4
|
-
Bianca Isabel Martins do Lago Ramos
-
Perspectivas plurais e descentralizadoras: repensando mecanismos de justiça de transição e peacebuilding na República Democrática do Congo
-
Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
-
ALCIDES COSTA VAZ
-
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
-
THIAGO GEHRE GALVAO
-
Data: 30/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Após anos de conflito na República Democrática do Congo (RDC), instituições políticas e jurídicas e a MONUSCO visaram fortalecer as estruturas estatais de poder, controle e justiça. No entanto, exceto pelo progresso limitado no julgamento de ex-combatentes pelo Tribunal Penal Internacional, o sistema judiciário congolês ainda é incapaz de lidar com crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Como resultado, milhares de vítimas continuam vulneráveis e o conflito persiste. Essa dissertação tem como objetivo investigar o paradigma jurídico que guia as instituições político-jurídicas no processo de justiça e construção da paz na RDC desde 2010, baseado no princípio do pluralismo jurídico. Para alcançar este objetivo, é utilizado um estudo de caso instrumental, incluindo uma revisão da literatura e entrevistas com especialistas no campo. Assume-se que este paradigma é caracterizado por práticas visando fortalecer as instituições estatais de justiça e paz, de acordo com as resoluções do sistema de justiça internacional, e é implementado pela operação de paz da ONU. A hipótese de pesquisa é que o paradigma jurídico
centralizador na RDC leva a contestações e ilegitimidade na reintegração de ex- combatentes e reparação de vítimas devido à falta de legitimidade e pertencimento locais.
Por outro lado, as jurisdições coletivas e os métodos de reconciliação, como tribunais móveis e Barza Intercommunitaire, oferecem uma alternativa. Para garantir reparação
para as vítimas e reintegração para os ex-combatentes, mecanismos judiciais e não- judiciais de justiça transicional devem estar interconectados..
-
Mostrar Abstract
-
After years of conflict in the Democratic Republic of Congo (DRC), legal-political institutions and MONUSCO aimed to strengthen state structures of power, control, and justice. However, except for limited progress in the trial of ex-combatants by the International Criminal Court, the Congolese judicial system remains unable to deal with war crimes and crimes against humanity. As a result, thousands of victims remain vulnerable, and the conflict persists. Our research aims to investigate the legal paradigm guiding legal-political institutions in the transitional justice and peacebuilding process in the DRC since 2010, based on the principle of legal pluralism. To achieve this purpose, we use an instrumental case study, including a literature review and interviews with experts in the field. We assume that this paradigm is characterized by practices aimed at strengthening state institutions of justice and peace, in accordance with international justice system resolutions, and is implemented by the United Nations peace operation. Our hypothesis is that the centralized legal paradigm in the DRC leads to contestation and illegitimacy in the reintegration of ex-combatants and reparation of victims due to a lack of local legitimacy and belonging. On the other hand, collective jurisdiction and reconciliation methods, such as mobile courts and Barza Intercommunitaire, offer an alternative. To ensure reparation for victims and reintegration for ex-combatants, judicial and non-judicial mechanisms for transitional justice must be interconnected.
|
|
5
|
-
Mirella Vaz de Castro
-
Fim do não alinhamento: os reflexos da movimentação russa na política externa finlandesa entre 2014 e 2022
-
Orientador : VANIA ISABEL CARVALHO PINTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PASCOAL SANTOS PEREIRA
-
ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
NIELS SOENDERGAARD
-
VANIA ISABEL CARVALHO PINTO
-
Data: 25/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho busca entender como a movimentação russa na Ucrânia influencicou a alteração da política externa de neutralidade no discurso oficial finlandês entre 2014 e 2022, ano em que o país iniciou o processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Foram consideradas como fontes os discursos proferidos pelo presidente finlandês Sauli Niinisto nesse período, bem como os relatórios governametais nesse intervalo produzidos. A análise dessas se deu por meio do método de análise de discurso, em conjunto com a aplicação da teoria do Master Frame, com o intuito de constatar a alteração dos elementos de ressonância do discurso oficial do governo em meio à população do país durante esses anos. Ao longo da pesquisa, foi possível constatar que a política externa de neutralidade da Finlândia deixou de ser tratada no discurso oficial finlandês como uma solução à segurança do país frente à Rússia, da forma como havia sido concebida ainda no século XX, dando lugar à defesa da opção pela adesão à OTAN, em função da intensificação da movimentação russa na Ucrânia. Dessa forma, este trabalho conclui que a movimentação russa na Ucrânia influenciou em grande medida o discurso oficial do governo finlandês em relação à política externa de neutralidade entre 2014 e 2022, bem como seu consequente abandono.
-
Mostrar Abstract
-
This work seeks to comprehend how the Russian actions in Ukraine has influenced the way the neutrality foreign policy stands in the Finnish official discourse between 2014 and 2022, the year on which the country applied to enter the North Atlantic Treaty Organization (NATO). The sources considered in this research were both speeches proffered by the Finnish president Sauli Niinisto and governmental reports published during this period. The analysis of them was made through the discourse analysis method along with the Master Frame theory, aiming to verify changes in the resonance elements of the governmental official discourse within the country’s population during these years. During the research it was possible to verify that between 2014 and 2022, Finland’s neutrality foreign policy entered in a changing movement of no longer being mentioned as a solution to dealing with Russia, as it was first conceived in the 20th century; applying to NATO, on the other hand, started to be mentioned as a viable option due the strengthening of Russian actions in Ukraine. Therefore, this work concludes that the Russian actions in Ukraine had great influence in the changes of the Finnish official government discourse related to neutrality foreign policy between 2014 and 2022, as well as in the abandonment of the latter.
|
|
6
|
-
Igor Moreira Moraes
-
Civilização e política externa no final do século XIX (1889-1902): a Questão de Palmas entre o Brasil e a Argentina interpretada sob a ótica da adequação civilizacional
-
Orientador : ROGÉRIO DE SOUZA FARIAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANTONIO CARLOS MORAES LESSA
-
CLODOALDO BUENO
-
HAROLDO RAMANZINI JUNIOR
-
ROGÉRIO DE SOUZA FARIAS
-
Data: 20/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
No final do século XIX, em contexto internacional marcado por conflitos entre potências imperiais, o Brasil também enfrentou desafios internos em sua política. Para demonstrar prestígio internacional e buscar “civilizar” o país, as elites políticas buscaram emular práticas dos Estados Unidos e das nações europeias. Nesse cenário, o direito internacional foi utilizado como uma ferramenta de demonstração de prestígio. Este estudo analisa o uso da arbitragem como instrumento para esse objetivo, com foco na Questão de Palmas, disputa de fronteira entre o Brasil e a Argentina. Essa dissertação busca compreender como a vitória brasileira na arbitragem da Questão de Palmas contribuiu para a construção da narrativa oficial de que o Brasil se civilizava a partir da sua adequação ao direito internacional da época. A metodologia do trabalho envolveu análise sob a perspectiva da role theory, referencial teórico que implica a análise de papéis atribuídos a países, como forma de compreender a construção do papel brasileiro como país civilizado. A pesquisa envolveu a análise de fontes primárias em arquivos oficiais e em quatro periódicos de maior circulação, à época. Conclui-se que os periódicos analisados reproduziram visão sobre a Questão de Palmas consoante com a lógica evolutiva predominante nas mentalidades das elites intelectuais e políticas da época. O desfecho da arbitragem a favor do Brasil foi, nesse sentido, interpretado como resultado natural da evolução do país, que tinha um “papel” a cumprir perante a humanidade. Espera-se contribuir para estimular estudos que vinculem civilização e política externa no período do final do século XIX.
-
Mostrar Abstract
-
At the end of the 19th century, in an international context marked by conflicts between imperial powers, Brazil also faced internal challenges. To demonstrate international prestige and seek to “civilize” the country, political elites sought to emulate practices of the United States and European nations. In this scenario, international law was used as a tool to demonstrate prestige. This study analyzes the use of arbitration as an instrument for this objective, focusing on the Question of Palmas, a border dispute between Brazil and Argentina. This dissertation seeks to understand how the Brazilian victory in the arbitration of the Question of Palmas contributed to the construction of the official narrative that Brazil became civilized based on its adaptation to the international law at the time. The work methodology involved analysis from the perspective of role theory, theoretical framework that involves the analysis of roles attributed to countries, such as way of understanding the construction of Brazil's role as a civilized country. The research involved the analysis of primary sources in official archives and four periodicals. It is concluded that the newspapers analyzed reproduced the vision on the Question of Palmas in accordance with the evolutionary logic predominant in mentalities of the intellectual and political elites of the time. The outcome of the arbitration in favor of Brazil was, in this sense, interpreted as a natural result of the country's evolution, which he had a “role” to fulfill before humanity. It is expected that this work contributes to studies that link civilization and foreign policy in the late 19th century.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
Frederico Lamego de Teixeira Soares
-
O Papel do Setor Privado na Promoção da Agenda de Desenvolvimento Sustentável: um estudo de caso do Japão e Alemanha
-
Orientador : CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
CRISTINA YUMIE AOKI INOUE
-
EDUARDO JOSE VIOLA
-
LEANDRA REGINA GONÇALVES
-
PAULO LUIZ MOREAUX LAVIGNE ESTEVES
-
Data: 26/01/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo se propõe a avaliar o papel do setor privado da Alemanha e do Japão na implementação da Agenda 2030. Como atores ativos nas discussões globais sobre a agenda sustentável, ambos os países contam com empresas e instituições financeiras dinâmicas e inovadoras que operam em escala global. Assim, um exame comparativo dessas duas experiências pode levar a discussões sobre a viabilidade de atingir as metas dos ODS. Para tanto, o artigo utiliza como referência o modelo conceitual proposto por Lamego de Teixeira Soares e Yumie Aoki Inoue (2020) para examinar as diversas modalidades de engajamento do setor privado – PSE de ambos os países na Agenda 2030. A estrutura consiste em duas categorias: Engajamento corporativo para o desenvolvimento e Parceria ativa para o desenvolvimento. Com base nessa estrutura, será possível entender diferenças sutis, mas fundamentais, na abordagem de cada país na promoção do PSE.
-
Mostrar Abstract
-
This article proposes to evaluate the role of the private sector of Germany and Japan in the implementation of the 2030 Agenda. As active players in the Global discussions regarding the sustainable agenda, both countries count with dynamic and innovative companies and financial institutions that operate on a global scale. Thus, a comparative examination of these two experiences can also lead to broad insights about the feasibility of meeting the SDGs goals. To this end, the article uses as reference the conceptual framework proposed by Lamego de Teixeira Soares and Yumie Aoki Inoue (2020) to examine the diverse modalities of private sector engagement – PSE of both countries in the 2030 Agenda. The framework consists of two categories: corporate awareness for development and active partnership for development. Based on this framework, it will be possible to understand subtle but fundamental differences in each country’s approach in promoting PSE.
|
|
2
|
-
Carlos Henrique Rubens Tomé Silva
-
PODER, ARQUITETURA E AGÊNCIA NO TRATADO SOBRE BIODIVERSIDADE MARINHA ALÉM DA JURISDIÇÃO NACIONAL: UMA PERSPECTIVA DA GOVERNANÇA DO SISTEMA TERRA
-
Orientador : ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
ANDREI POLEJACK
-
CARINA COSTA DE OLIVEIRA
-
FÁBIO ALBERGARIA DE QUEIROZ
-
PIERRE RENE MAZZEGA CIAMP
-
Data: 26/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A biodiversidade marinha em áreas além da jurisdição nacional (BBNJ marinha) está ameaçada. Demanda crescente e desenvolvimento tecnológico tornam economicamente viável a exploração e a explotação de recursos ambientais em áreas antes inacessíveis. A Organização das Nações Unidas negocia desde 2004 um acordo para regular a conservação e o uso sustentável da BBNJ marinha. Porém, essas negociações não ocorrem no vazio. Aspectos relacionados à distribuição global de poder, à arquitetura institucional vigente e à agência das potências oceânicas se manifestam nas também nessas negociações. Esta pesquisa aplica elementos da estrutura de pesquisa proposta em 2018 pelo Earth System Governance Project (ESG) para investigar como poder, arquitetura e agência se articulam nas negociações BBNJ. Poderosos interesses geopolíticos e geoeconômicos prevalecem sobre a proteção ambiental, resultando em um tratado que poderia ser mais inovador e ambicioso, com linguagem mais precisa e regras mais claras. De qualquer modo, o tratado preenche uma importante lacuna no direito internacional público. Sua efetividade dependerá de como a comunidade internacional o implementará.
-
Mostrar Abstract
-
Marine biodiversity in areas beyond national jurisdiction (marine BBNJ) is threatened. Growing demand and technological development make the exploration and exploitation of environmental resources in previously inaccessible areas economically viable. Since 2004, the United Nations has been negotiating an agreement to regulate the conservation and sustainable use of marine BBNJ. However, these negotiations do not take place in a vacuum. Aspects related to the global distribution of power, the current institutional architecture and the agency of the ocean powers manifest themselves also in these negotiations. This research applies elements of the research framework proposed in 2018 by the Earth System Governance Project (ESG) to investigate how power, architecture and agency articulate in BBNJ negotiations. Powerful geopolitical and geoeconomic interests prevail over environmental protection, resulting in a treaty that could be more innovative and ambitious, with more precise language and clearer rules. In any case, the treaty fills an important gap in public international law. Its effectiveness will depend on how the international community implements it.
|
|
3
|
-
Paulo Roberto Tadeu Menechelli Filho
-
A China e o Cinema: Soft Power, Narrativas Estratégicas e Relações com os Estados Unidos
-
Orientador : DANIELLY SILVA RAMOS BECARD
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AYNNE KOKAS
-
CRISTINE KOEHLER ZANELLA
-
ANTONIO CARLOS MORAES LESSA
-
DANIELLY SILVA RAMOS BECARD
-
HENRIQUE ALTEMANI DE OLIVEIRA
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre a crescente influência global da China e o uso de filmes como ferramentas de soft power para disseminar narrativas estratégicas e aprimorar sua imagem internacional. Partindo da premissa de que os formuladores de políticas e estrategistas chineses estão plenamente conscientes da necessidade de fomentar percepções globais positivas, ao mesmo tempo em que mitigam reações negativas ao crescente poder militar e econômico do país, este estudo investiga as três principais estratégias utilizadas pela China para aprimorar sua imagem internacional através do cinema: 1) aproveitar a importância do mercado cinematográfico chinês e a posição da China em Hollywood, o que resulta em um aumento de filmes de Hollywood adaptados ao público e à censura chinesa, uma vez que Hollywood se torna cada vez mais dependente da China, tanto em termos de investimentos em estúdios em Hollywood quanto em receitas de bilheteria; 2) absorver talentos e recursos de Hollywood para criar histórias chinesas, em vez de histórias de Hollywood com elementos chineses superficiais, em um novo modelo de coprodução; e 3) criar superproduções chinesas com alcance global, visando à disseminação direta das narrativas estratégicas da China para audiências internacionais. Adotando uma perspectiva pós-estruturalista que considera as imagens visuais como forças políticas que moldam tanto eventos internacionais quanto nossa compreensão sobre acerca eles, e dedicando especial atenção aos debates entre estudiosos chineses de Relações Internacionais sobre essas questões, esta pesquisa incorpora uma abordagem de método misto. Ao combinar análises quantitativas e qualitativas e conduzir entrevistas semiestruturadas com participantes relevantes nessas dinâmicas, o estudo oferece percepções abrangentes sobre a dinâmica da projeção do soft power e a disseminação de narrativas estratégicas através do cinema. Os resultados desta pesquisa revelam uma exceção notável no caso das relações China-Estados Unidos, onde a crescente proeminência da China resulta tanto em maior disseminação de suas narrativas quanto em maior resistência à sua influência, diminuindo consequentemente a eficácia de seu soft power através do cinema nesse contexto específico. No entanto, além dessa situação particular, emerge das análises um claro padrão: o poder crescente da China está correlacionado a uma capacidade ampliada de moldar narrativas estratégicas em filmes, aumentando assim seu soft power e facilitando a concretização de seus objetivos de política externa. Em última análise, esta dissertação lança luz sobre a interação multifacetada entre o status global em evolução da China, suas iniciativas de soft power no cinema e os impactos diversos na comunidade internacional. Ao obter uma compreensão mais profunda dessas interações complexas, formuladores de políticas e pessoas pesquisadoras podem compreender melhor as amplas implicações das estratégias de soft power da China no cenário global.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to explore the relationship between China’s growing global influence and its use of films as soft power tools to disseminate strategic narratives and improve its international image. Starting from the premise that Chinese policymakers and strategists are fully aware of the need of fostering positive global perceptions while mitigating negative reactions to the country’s expanding military and economic prowess, this study investigates the three primary strategies employed by China to enhance its international image through films: 1) leveraging the importance of the Chinese film market and China’s position in Hollywood, which results in an increasing number of Hollywood movies tailored to the Chinese audience and censors, as Hollywood becomes increasingly dependent on China, both in terms of investments in Hollywood studios and box-office revenue; 2) absorbing Hollywood talent and resources to create Chinese stories rather than Hollywood stories with token Chinese elements in a new co-production model; and 3) creating Chinese global blockbusters, directly disseminating China’s strategic narratives to international audiences. Adopting a poststructuralist perspective which considers that visual images are political forces, that shape both international events and our comprehension of them, and paying special attention to Chinese International Relations scholars debating these issues, this research incorporates a mixed-method approach. By combining quantitative and qualitative analyses and conducting semi-structured interviews with key stakeholders, the study offers comprehensive insights into the dynamics of soft power projection and strategic narratives dissemination through cinema. The findings of this research reveal a notable exception in the case of China-United States, where China’s growing prominence results in both increased dissemination of its narratives and heightened resistance to its influence, consequently diminishing the effectiveness of its soft power through cinematic means. However, beyond this specific context, a clear pattern emerges: China’s rising power correlates with an amplified capacity to shape strategic narratives in films, thereby augmenting its soft power and facilitating the realization of Chinese foreign policy goals. Ultimately, this dissertation sheds light on the multifaceted interplay between China’s evolving global status, its cinematic soft power endeavors, and the varying impacts on the international community. By gaining a deeper understanding of these complex interactions, policymakers and scholars can better grasp the broader implications of China’s soft power strategies on the global stage.
|
|
4
|
-
FREDERICO SEIXAS DIAS
-
A special turn of mind: “Realpolitik” and the history of the Germanic conceptual foundations of the anti-realist global/American discipline of International Relations.
-
Orientador : ALCIDES COSTA VAZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALCIDES COSTA VAZ
-
ANTONIO JORGE RAMALHO DA ROCHA
-
LUIZ DANIEL JATOBA FRANCA
-
DELMO DE OLIVEIRA TORRES ARGUELHES
-
NIZAR MESSARI
-
Data: 05/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Trabalhando com a pré-história disciplinar de Relações Internacionais, a pesquisa explora os emaranhados constitutivos entre a invenção e a recepção do conceito de “Realpolitik” na segunda metade do século XIX na Alemanha e o debate fundador sobre o “realismo político” na disciplina global/americana de RI de meados do século XX, além dos debates atuais sobre a política externa estadunidense. Em termos mais específicos, a problematização divide-se em duas dimensões. O desafio histórico é a identificação dos significados, usos situacionais e funções performativas dos conceitos centrais desse debate em RI na forma como eles se manifestaram pela primeira vez no que parece ser seu berço: a efervescente sociedade alemã da metade do século XIX até o início do século seguinte. Mais especificamente, na medida em que esta begriffsgeschichte (história dos conceitos) funde-se com uma história intelectual contextualista de Cambridge, a narrativa concentra-se na figura e nos livros de Ludwig von Rochau, um nacionalista liberal tentando evitar a despolitização do movimento após a fracassada Revolução de Março de 1848. Revela-se o contexto linguístico-semântico em torno do aparecimento de conceitos centrais e suas palavras-rótulo. Subseqüentes distorções do conceito serão levadas para os Estados Unidos em formas muito reconhecíveis para o debate realista-idealista mais tarde, enquanto a proposta original foi praticamente esquecida. As intenções, pessoais e ideológicas, e os efeitos performativos desses conceitos estão integrados no trabalho secundário trata da construção de teorias. É traçado um conjunto dos temas mais importantes desenvolvidos na polissemia das interpretações históricas que podem formar uma abordagem internamente consistente e externamente relevante para servir melhores descrições, explicações e prescrições na teorização do presente. Desconstruindo as condições de possibilidade da dominante autoimagem contemporânea das RI no desenvolvimento cientificista e materialista que a tradição realista desfrutou na disciplina global/americana, reunem-se os elementos do que será chamado de “realpolitik 'real'”, um conjunto de premissas para o desenvolvimento de uma abordagem teórica adequada à formulação de política externa visando o oferecimento de soluções efetivas para os temas mais urgentes da atualidade.
-
Mostrar Abstract
-
Dealing with the pre-history of disciplinary International Relations, the research elucidates the constitutive entanglements between the invention and reception of the concept of “Realpolitik” in the second half of nineteenth-century Germany and the foundational debate on “political realism” in the e mid-twentieth century global/American discipline of IR and even current debates on American foreign policy. In more specific terms, the problematization is two-fold. Historically, it identifies meanings, situational usages, and performative functions of the central concepts of this debate in IR as they first manifested in what appears to be their cradle: the effervescent German society of the half of the eighteen hundreds up until the early twentieth century. More specifically, as this begriffsgeschichte (history of concepts) merges with a Cambridge contextualist intellectual history, it gets centered around the figure and books of Ludwig von Rochau, a liberal nationalist trying to avoid the depoliticization of his partisans after the failed March Revolution of 1848. It reveals the linguistic-semantic context surrounding the appearance of central concepts and their label-words. The subsequent distortions of the concept will be carried to the United States in very recognizable forms to the later realist-idealist debate, while the original proposal was mostly forgotten. Intentions, personal and ideological, and performative effects of these concepts, are connected in the interpretation of this historical process. From these historical findings, the secondary work deals with theory-building. It draws a set of the most important themes developed in the polysemy of historical interpretations that may form an internally consistent and externally relevant approach to serve better descriptions, explanations, and prescriptions in the theorization of the present. As it deconstructs the conditions of possibility of the contemporary, pervasive self-image of IR, particularly the kind of scientist and materialist development the realist tradition has enjoyed in the global/ American discipline, it assembles the elements of what is to be called the “‘real’ realpolitik,” a set of assumptions that may advance the development of an adequate theoretical approach to foreign policy-making to effectively offer solutions for the most urgent themes of the day.
|
|
5
|
-
Ana Paula Cunha Machado Cavalcante
-
QUEM DEFINE AS REGRAS NA GOVERNÇA CLIMÁTICA GLOBAL? O CASO DO CORSIA COMO UMA POLÍTICA SETORIAL INOVADORA PARA A AVIAÇÃO INTERNACIONAL
-
Orientador : ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALICE ROCHA DA SILVA
-
ANA FLAVIA GRANJA E BARROS
-
GUILHERME LOPES DA CUNHA
-
NIELS SOENDERGAARD
-
SUELY MARA VAZ GUIMARÃES DE ARAÚJO
-
Data: 15/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Voar é uma notável conquista. No entanto, a expansão do transporte aéreo tem suscitado preocupações sobre seu impacto no aquecimento global. Esta dissertação tem como objetivo explorar o arcabouço de governança setorial desenvolvido para lidar com o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aviação, que culminou na aprovação do CORSIA. A pesquisa é um estudo de caso que adota o método de process tracing para identificar os fatores que contribuíram para a criação deste primeiro esquema global baseado em mercado para enfrentar as mudanças climáticas. A história da cooperação internacional em relação às mudanças climáticas mostrou que, ao invés de desenvolver um regime global hierárquico, como pretendido pelo UNFCCC, o arcabouço de governança acabou fragmentado, constituindo um complexo de regimes. Em 2016, um ano após a aprovação do Acordo de Paris, marcando uma mudança para uma abordagem bottom-up, a Assembleia da OACI concordou em estabelecer o CORSIA como uma política top-down. É intrigante entender os fatores que possibilitaram a aprovação do CORSIA como um regime setorial denso e inovador. Analisando através da perspectiva das abordagens da governança global, a pesquisa identificou uma combinação de fatores que levaram a esse resultado, incluindo pressões de regimes concorrentes - especialmente o UNFCCC e o EU-ETS - e a agência de atores privadas. Além disso, as regras de tomada de decisão da OACI figuram como condição necessária para explicar a aprovação do CORSIA. Uma contribuição central desta pesquisa é demonstrar que o estudo de arcabouços setoriais de governança internacional é crucial para compreender as dinâmicas políticas e os problemas práticos que cada indústria enfrenta para descobrir e implementar soluções para as mudanças climáticas. Em essência, as mudanças climáticas envolvem muitos desafios marcados por padrões distintos de obstáculos tecnológicos, interesses políticos e econômicos, dinâmicas de poder, disparidades de informação e sistemas de crenças. Essa complexidade demanda desenhos institucionais específicos, e estudos de caso aprofundados em arcabouços de governança setoriais podem contribuir para esse esforço.
-
Mostrar Abstract
-
Despite the remarkable achievement of air travel, the steady expansion of the aviation sector has raised concerns about its impact on global warming. This dissertation aims to analyze the sectoral governance framework designed to address Greenhouse Gas (GHG) emissions from aviation, leading to the approval of the Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA). The research adopts a case study approach utilizing process tracing, comprehensive document analysis, and stakeholder interviews to identify the factors contributing to creating this pioneering global sectoral market-based scheme for addressing climate change. The history of international cooperation on climate change has shown that instead of developing a hierarchical overarching regime, as intended through the UNFCCC, the governance framework ended up fragmented, constituting a regime complex. In 2016, a year after the Paris Agreement approval, marking a move to a bottom-up approach, the ICAO Assembly agreed to establish CORSIA as a top-down policy. This study seeks to understand the intriguing factors that enabled the design and approval of CORSIA as a dense and innovative sectoral regime. Analyzing through the lens of global governance, the inquiry mapped a combination of factors that led to this output, including pressures from competing regimes - notably the UNFCCC and the EU-ETs - and the agency of private stakeholders. In addition, ICAO`s decision-making rules proved to be a necessary feature for explaining CORSIA`s approval. A central contribution of this research is to demonstrate that studying sector-by-sector is critical for comprehending the political dynamics and practical challenges each industry faces in discovering and implementing solutions to climate change. In essence, climate change presents diverse challenges marked by distinct patterns of technological obstacles, political and economic interests, power dynamics, information disparities, and belief systems. This complexity calls for tailored institutional designs, and deep case studies on specific sectoral governance frameworks can contribute to that endeavor.
|
|