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Dissertações |
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Dércio Alves Pereira
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Avaliação da sustentabilidade hídrica subterrânea da bacia hidrográfica do Rio de Janeiro no oeste da Bahia
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Orientador : CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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FABRÍCIO BUENO DA FONSECA CARDOSO
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ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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Data: 12/01/2023
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A região Oeste da Bahia se destaca como uma das principais fronteiras agrícolas do país, praticando uma agricultura de alta tecnologia para produção de grãos com destaque para a soja e o milho. Esse destaque é influenciado pela disponibilidade de recursos hídricos proporcionados pelo Sistema Aquífero Urucuia, com poços produzindo vazões nos poços na ordem de 500m³/hora, proporcionando a irrigação. Neste contexto a BHRJ apresenta grande pressão pelo uso da água subterrânea com a explotação por poços de alta vazão. Para uma sustentabilidade hídrica da bacia, faz se necessária adoção de medidas para uma gestão eficiente dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho foi estimar a disponibilidade hídrica subterrânea da bacia, que foi obtida por meio do cálculo da recarga do aquífero na BHRJ, utilizando três métodos para estimar a recarga, foi utilizado o método da recarga potencial direta (RPD), curva de recessão e variação do nível d’água (VNA), que foram subtraídos da explotação dos poços na bacia, e assim, obtendo a disponibilidade hídrica subterrânea. Foram utilizados dados de monitoramento climatológico do INPE e hidrogeológico da Rede Integrada de Monitoramento, Rede RIMAS/CPRM. A precipitação média para o período de 1980-2020 na bacia foi de 1.200 mm/ano e a RPD foi de 20,23 m³/s e a RPE de 4,05 m³/s. Os resultados da aplicação do método WTF demonstraram que para o período de 2011-2020 a recarga média total média foi de 985,48 mm e uma recarga de 235,30 mm representando 31,30 % da precipitação. Os resultados da curva de recessão demostram que no período de 1978-2020, indica que após o fim do período de chuva na bacia, o fluxo de base contribui com aproximadamente 50% da vazão do rio, ou seja, na recessão toda a vazão do rio é contribuída pelo aquífero Urucuia. A estimativa da recarga das águas subterrâneas é uma das ferramentas mais importantes na gestão dos recursos hídricos, permitindo conhecer a quantidade de água que o aquífero pode produzir para a explotação. Como também, serve de base para as informações na adoção de políticas públicas para a gestão integrada de um planejamento sustentável. Os resultados do estudo mostram que ao longo dos anos observados, verificou-se uma ocorrência de quedas significativas da precipitação e da vazão do rio ao longo dos anos hidrológicos, fato que pode estar associado à crescente utilização do solo pela agricultura.
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The western region of Bahia stands out as one of the main agricultural frontiers of the country, practicing high-tech agriculture for grain production, especially soybeans and corn. This highlight is influenced by the availability of water resources provided by the Urucuia Aquifer System, with wells producing flows in the wells in the order of 500m³/hour, providing irrigation. In this context, BHRJ has great pressure for the use of groundwater with exploitation by high-flow wells. For the water sustainability of the basin, it is necessary to adopt measures for an efficient management of water availability of the basin, which was obtained by calculating the aquifer recharge in the BHRJ, using three methods to estimate the recharge, the direct potential recharge (RPD) method, recession curve and variation of the water level (VNA), which were subtracted from the exploitation of wells in the basin, and thus, obtaining underground water availability. Climatological monitoring data from INPE, hydrogeological data from the Integrated Monitoring Network and RIMAS/CPRM Network were used. The average rainfall for the period 1980-2020 in the basin was 1,200 m/year and the RPD was 20,23 m³/s and the RPE was 4.05 m³/s. The results of the application of the WTF method showed for the period 2011-2020 the average total resources. The objective of this work was to estimate the underground recharge was 985.48 mm and a recharge of 235.30 mm representing 31.30% of the precipitation. The results of the recession curve show that in the period 1978-2020, it indicates that after the end of the rainy season in the basin, the base flow contributes approximately 50% of the river flow, that is, in the recession, all the flow of the river is contributed by the Urucuia aquifer. The estimation of groundwater recharge is one of the most important tools in the management of water resources, allowing to know the amount of water that the aquifer can produce for exploitation. It also serves as a basis for information in the adoption of public policies for the integrated management of sustainable planning. The results of the study show that over the years observed, there is an occurrence of significant drops in precipitation and river flow over the hydrological years, a fact that may be associated with the increasing use of land by agriculture.
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Claudia Ferreira Lima
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PROPOSTA DE MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE GOVERNANÇA DE RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS - ESTUDO DE CASO DA BACIA DO PRATA
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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DANIELA NOGUEIRA SOARES
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JEFFERSON NASCIMENTO DE OLIVEIRA
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SYNARA APARECIDA OLENDZKI BROCH
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Data: 28/02/2023
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A água é uma das maiores preocupações da humanidade o que acentua a necessidade de ações urgentes de promoção de proteção, uso sustentável e governança, inclusive em âmbito transfronteiriço. Neste sentido, o presente estudo propõe um método de avaliação de governança em recursos hídricos transfronteiriços (RHT) alinhado aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável, com ênfase ao ODS 6.5.2, de uma importante Bacia Hidrográfica Transfronteiriça (BHT) da América do Sul, Bacia Prata (BP) que integra cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, abrangendo os mais variados biomas, uma grande população e áreas extremamente industrializadas. Para tratar do tema, buscou-se contextualizar a situação dos RHT ao redor do mundo, sua distribuição e evolução dos estudos. Adicionalmente, no intuito de se formatar uma base conceitual, foram discutidos conceitos de governança e governança de RHT, e para retratar a área de estudo foi apresentada uma caracterização da BP, seu arcabouço de governança, no bojo do Comitê Intergovernamental dos Países da Bacia do Prata (CIC-Plata), e apresentação dos projetos de cooperação desenvolvidos. Dando continuidade, para a concepção da metodologia, foram apresentados e discutidos alguns métodos e indicadores de avaliação de governança de recursos hídricos, que subsidiaram a escolha e formatação de um método baseado nos indicadores da OCDE, com adendos advindos de outras metodologias, tais como os do ODS 6.5.2 e do Transboundary Water Assesment Programme (TWAP) das Nações Unidas. Sendo que ao final foi proposto um método de avaliação adaptado para a BP, e a partir da análise dos resultados obtidos, foram dispostos diversos desafios e oportunidades que propiciaram reflexões, ainda que iniciais, que poderão servir para orientar ações futuras de planejamento na bacia e dinamizar as discussões sobre governança e cooperação em RHT na América do Sul.
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Water is one of the greatest humanities concerns, which highlights the need for urgent actions to promote sustainable use, protection, and governance, even at the transboundary level. In this respect, this study proposes a method of transboundary water governance assess (TWG) aligned with the Sustainable Development Goals (SDG), with emphasis on SDG 6.5.2, in an important Transboundary River Basin (TRB) in South America, the La Plata Basin (LPB), which includes five countries: Argentina, Bolivia, Brazil, Paraguay, and Uruguay, covering a large population, the most varied biomes, and highly industrialized areas. To address the theme, the situation of TRB around the world, distribution and evolution of studies were contextualized. Additionally, in order to format a conceptual base, concepts of governance were discussed, and to portray the study area a characterization of the PB, its governance framework was presented, in the context of the Intergovernmental Coordinating Committee (CIC) of the La Plata Basin (CIC-Plata), with the presentation of the cooperation projects developed. Then, for the methodology design, some water resources governance assesment methods and indicators were presented and discussed, which subsidized the choice and formatting of a method based on the OECD indicators, with increments from other methodologies, such as those of SDG 6.5.2 and the Transboundary Water Assessment Programme (TWAP) of the United Nations. For conclusion, an evaluation method adapted for the PB was proposed, and from the analysis of the results obtained, several challenges and opportunities were identified that provided reflections, albeit initial ones, that can serve to guide future planning actions in the basin, stimulating discussions on governance and cooperation in South America TRB.
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Maria Antonia Zabala de Almeida Nobre
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AVALIAÇÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL PARA O FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA DOS RECURSOS HIDRICOS NO ESTADO DO ACRE
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Orientador : CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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ÂNGELO JOSÉ RODRIGUES LIMA
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Data: 10/03/2023
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Esta dissertação apresenta os resultados da avaliação da governança dos recursos hídricos do estado do Acre. O estudo foi realizado por meio do Protocolo de Monitoramento do Observatório da Governança das Águas (OGA). Composto por cinco dimensões que buscam examinar possíveis relações entre alguns aspectos mais relevantes para o gerenciamento da Política dos Recursos Hídricos, como, por exemplo, ambientes institucionais, capacidades estatais para a execução da política, implementação de instrumentos da Política; relações intergovernamentais e interação Estado-sociedade. A avaliação foi realizada com a participação de dezenove especialistas que atuam nas instituições que integram o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Acre (SEGRH/AC). O nível de governança para cada dimensão foi definido conforme a fórmula de medição do Protocolo de Monitoramento do OGA, que nos permitiu verificar o estágio da gestão dos recursos hídricos do Acre. Como resultado, constatou-se a necessidade de fortalecimento da governança para a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos do Acre (PERH/AC). Desse modo, levando-se em consideração os aspectos avaliados para que a governança consiga atender as demandas necessárias à proteção dos recursos hídricos, ficou evidente a necessidade de construção de arranjos institucionais que possibilitem a mobilização social para possibilitar a gestão participativa, compartilhada e descentralizada. Ao longo da pesquisa bibliográfica, foi possível inferir que a participação social, possibilitada pelos organismos de bacias hidrográficas no Brasil (comitês de bacias, comissões gestoras, conselho gestor, associações de açudes, etc.), são importantes para a estruturação de uma boa governança dos recursos hídricos, em suas diversas escalas e localidades. Esses fóruns oportunizam o debate sobre as questões hídricas, portanto, é preciso que haja um engajamento maior para a formação e manutenção desses organismos. No estado do Acre, a participação social, possibilitada por esses fóruns, encontra-se bastante enfraquecida, pois não há nenhum organismo em funcionamento que possibilite o debate sobre a temática. Outro aspecto que ficou evidente foi a falta de envolvimento da maioria dos representantes do povo acreano (e.g., deputados estaduais, federais e senadores) nas questões referentes à gestão dos recursos hídricos do Estado. Diante desse cenário, há a necessidade de dar mais esclarecimentos sobre o tema, de modo a ampliar as discussões sobre a gestão dos recursos hídricos no espaço político acreano, questões relacionadas aos aspectos da agenda azul, sejam promovidas na pauta do legislativo Acre. Possibilitando assim, o fortalecimento e da capacidade de governabilidade para ancorar a governança e ampliar as capacidades políticas, institucionais, técnicas e financeiras, possibilitando ao estado do Acre implementar seus instrumentos de gestão. Por fim, tendo em vista os aspectos observados, é possível afirmar que não existe um “modelo” único e estático de governança, pois a gestão das águas depende de contextos políticos, institucionais, econômicos, sociais, culturais e ambientais específicos.
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This dissertation presents the results of the evaluation of the governance of water resources in the state of Acre. The study was carried out through the Monitoring Protocol of the Water Governance Observatory (OGA). Consisting of five dimensions that seek to examine possible relationships between some of the most relevant aspects for the management of the Water Resources Policy, such as, for example, institutional environments, state capacities for implementing the policy, implementation of the Policy's instruments; intergovernmental relations and State-society interaction. The evaluation was carried out with the participation of nineteen specialists who work in the institutions that make up the State Water Resources Management System of Acre (SEGRH/AC). The level of governance for each dimension was defined according to the measurement formula of the OGA Monitoring Protocol, which allowed us to verify the stage of management of water resources in Acre. As a result, there was a need to strengthen governance for the implementation of the State Water Resources Policy of Acre (PERH/AC). Thus, taking into account the aspects evaluated so that governance can meet the demands necessary for the protection of water resources, it became evident the need to build institutional arrangements that enable social mobilization to enable participatory, shared and decentralized management. Throughout the bibliographical research, it was possible to infer that social participation, made possible by river basin organizations in Brazil (basin committees, management commissions, management council, dam associations, etc.), are important for structuring good governance of water resources, at different scales and locations. These forums provide opportunities for debate on water issues, therefore, there needs to be greater engagement for the formation and maintenance of these bodies. In the state of Acre, social participation, made possible by these forums, is quite weakened, as there is no organism in operation that allows the debate on the subject. Another aspect that was evident was the lack of involvement of most representatives of the people of Acre (e.g., state and federal deputies and senators) in issues related to the management of the state's water resources. Given this scenario, there is a need to provide further clarification on the subject, in order to expand discussions on the management of water resources in the political space of Acre, issues related to aspects of the blue agenda, to be promoted in the agenda of the Acre legislature. Thus enabling the strengthening of governance capacity to anchor governance and expand political, institutional, technical and financial capacities, enabling the state of Acre to implement its management instruments. Finally, in view of the observed aspects, it is possible to state that there is no single and static “model” of governance, as water management depends on specific political, institutional, economic, social, cultural and environmental contexts.
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Simone Jung Matos
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OS RECURSOS HÍDRICOS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ELABORAÇÃO DE ROTEIRO COM FOCO EM RECURSOS HÍDRICOS EM COMPLEMENTAÇÃO AO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADO AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE NOVOS PARCELAMENTOS DE SOLO URBANO NO DISTRITO FEDERAL
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Orientador : PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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IRINEU TAMAIO
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MÔNICA ARMOND SERRÃO
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PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
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Data: 27/03/2023
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O licenciamento ambiental é um importante instrumento da Política de Meio Ambiente e tem como um dos seus programas ambientais aplicados o Programa de Educação Ambiental (PEA). No Distrito Federal, este Programa possui normas e fluxos estabelecidos pelo órgão ambiental licenciador. A inclusão de uma abordagem mais aprofundada da questão hídrica no PEA, no âmbito do Licenciamento Ambiental de novos parcelamentos de solo urbano, motivada pelos potenciais e efetivos impactos ambientais dessa atividade, faz parte do objetivo-geral. Para isso, foram pesquisadas as normativas expedidas pela unidade responsável pela educação ambiental (EA) no âmbito do Brasília Ambiental, realizado um diagnóstico dos PEAs, aprovados pelo Brasília Ambiental, de 2009 até junho de 2022, e uma análise das percepções, das expectativas e da receptividade dos atores-chaves envolvidos com o licenciamento ambiental. A pesquisa foi realizada por meio de análises documentais, consultas e questionários. Como resultado, verificou-se que há desafios para implantação dessa temática específica, como exemplo um direcionamento objetivo, mas também a aceitação de inclusão, considerando, dentre outras pontuações, as especificações educacionais no cuidado dos recursos hídricos. A dissertação conclui que a inclusão da questão hídrica nos PEAs vem agregar ao Programa, por meio do produto proposto da inclusão de ações com ênfase na abordagem da EA crítica, uma das vertentes da EA, considerando as macrotendências da EA – conservadora, pragmática e crítica –, que trazem uma abordagem do quanto as formas de EA podem ser trabalhadas junto à comunidade.
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Environmental licensing is an important instrument of the Environmental Policy and one of its programs applied is the Environmental Education Program – PEA. In the Federal District, this Program has norms established by the licensing environmental agency. The inclusion of a more in-depth approach to the water issue in the PEA within a section of the Environmental Licensing of new subdivisions of urban land, motivated by the potential and effective environmental impacts, is part of the main activity which the regulations is issued by the unit responsible for environmental education of Brasília Ambiental, a diagnosis of the PEAs, approved by Brasília Ambiental, from 2009 to June/2022. An analysis of the perceptions, expectations and receptivity involved with the environmental licensing. The research was carried out through documented analyses, consultations and questionnaires. As a result, it was verified that there are challenges for the implementation of this specific theme, as an example of a objective direction, but also the acceptance of inclusion amongst other educational specifications in the care of water resources. The dissertation concludes that the inclusion of the water issue in the PEAs adds to the Program, in addition to giving opportunity through the proposed product of the inclusion of actions with an emphasis on the critical EE approach, one of the aspects of Environmental Education, considering the macro trends of EE - conservative, pragmatic and critical –, which bring an approach to how much EE forms can be worked with the community.
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Taynara de Souza Fernandes
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AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DO MODELO HIDRODINÂMICO GENERAL LAKE MODEL (GLM) NO LAGO PARANOÁ/DF
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Orientador : CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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JOSE VICENTE ELIAS BERNARDI
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ISABELA LUSTZ PORTELA LIMA
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Data: 27/03/2023
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Dentre os inúmeros fatores que exercem influência sobre os ecossistemas aquáticos, merecem destaque as alterações químicas decorrentes da entrada de substâncias tóxicas, os nutrientes e as modificações microbiológicas ocasionadas pela carga orgânica que acomete esses ambientes. A análise do comportamento das variáveis limnológicas, por sua vez, é crucial para a compreensão da dinâmica dos ambientes aquáticos lênticos, uma vez que permite avaliar o grau de comprometimento da qualidade da água em face dos impactos sofridos. Nesse sentido, os modelos preditivos da dinâmica de reservatórios, que vêm se destacando como ferramenta facilitadora para o entendimento dos processos físicos que ocorrem nesses ambientes, assumem papel fundamental no avanço do conhecimento científico nessa área. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a resposta do Modelo Geral de Lagos (GLM em inglês), um modelo de simulação hidrodinâmica unidimensional, na modelagem da parte central do lago Paranoá, região próxima à barragem do reservatório. Para tanto, foram analisados os dados disponíveis, construída a base de dados e selecionados os períodos adequados para realizar as etapas de calibração, análise de sensibilidade, verificação das variáveis hidrodinâmicas, simulação de cenários e análise da fenologia da estratificação. Como resultado, o modelo GLM apresentou elevada capacidade de representação da distribuição de temperatura ao longo da coluna d’água, bem como dos padrões de estratificação e circulação ao longo da série temporal (2010-2020), com erro padrão Raiz Quadrada do Erro-Médio (RMSE) de 1,12 ºC para a temperatura.
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Among the various factors that influence aquatic ecosystems, chemical changes resulting from the entry of toxic substances, nutrients and microbiological changes caused by the organic load that affect these environments deserve to be highlighted. An analysis of the behavior of limnological variables, in turn, is crucial for understanding the dynamics of lentic aquatic environments, since it allows assessing the degree of impairment of water quality in the face of those affected. In this sense, predictive models of reservoir dynamics, which have been highlighted as a facilitating tool for understanding the physical processes that occur in these environments, assume a fundamental role in the advancement of knowledge in this scientific area. Thus, this study aimed to analyze the response of the General Lake Model (GLM), a one-dimensional hydrodynamic simulation model, in modeling the central part of Lake Paranoá. For that purpose, the available data were analyzed, the database was built and the experimental ones were selected to carry out the calibration steps, sensitivity analysis, verification of hydrodynamic variables, scenario simulation and analysis of the phenology of the stratification. As a main result, the GLM showed a high capacity for representing the temperature distribution along the water column, as well as the stratification and circulation patterns over the time series (2010- 2020), with standard error Square Root Mean Error (RMSE) of 1.12 °C for the temperature.
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Dyego Randson Guerra de Medeiros
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO VICENTE PIRES – DF E SUA RELAÇÃO COM O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO PELA APLICAÇÃO DOS ÍNDICES – ICE, IUS E IUSc E ANÁLISE COMPARATIVA COM O PROTOCOLO - PRAVIA
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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Lyvia Nara Barroso Menezes
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MAURO ROBERTO FELIZATTO
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Data: 27/03/2023
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O objetivo do planejamento ambiental, em geral, é estabelecer diretrizes para ocupação dos territórios complexos e, para tanto, ele precisa estar suficientemente ligado à função social, ambiental e econômica. Entretanto, nas grandes metrópoles brasileiras à ocupação desordenada seguida da ausência do estado fomentam as atividades humanas que podem significar pressão e impacto sobre os elementos naturais em seus múltiplos aspectos (Santos, 2004, pg. 72). O problema disso é o desenlace posterior, onde o estado precisará tomar medidas de controle e adequação visando melhoria da qualidade de vida das pessoas e mitigar os impactos ambientais, para tanto obras de saneamento público como: drenagem urbana, abastecimento de água e coleta de esgotos são de extrema importância para correção do passivo da atividade antrópica desplanejada, mas os custos são elevados em virtude da complexidade das ações no território já ocupado. Para chegar nesse nível de adequação são necessários estudos ambientais, sociais e econômicos, antes de qualquer prognóstico faz-se necessário conhecer as caracterisitiscas físico, químicas e morfologicas da bacia ocupada, e para isso indicadores índice de qualidade de água surgem como ferramentas para o diagnóstico quali-quantitativo fornecendo excelentes dados para tomada de decisão. A dificuldade nesse tipo de metodologia pode esbarrar na complexidade das análise, disponibilidade de laboratório e de corpo técnico capacitado, tanto para coleta como avaliação das informações. Desta forma, é necessário pensar em ferramentas complementares visando otimizar os custos de avaliação, preferencialmente com aplicação de protocolos de avaliação rápida, de fácil uso e compreensão, além de índices que podem ser obtidos a partir de dados secundários e trabalhados em ferramentas de geoprocessamento para fase de planejamento de escritório, visando a redução dos custos operacionais e maximizando a significância dos pontos de coleta de água, por poder ser realizado, inclusive, em local geográfico fora da área estudada. Diante do exposto, esse trabalho dissertativo visou captar os níveis de interferência na qualidade dos cursos hídricos tangentes ao parcelamento em regularização do Setor Habitacional Vicente Pires, em Brasília, por meio da aplicação do Índice de Conformidade ao Enquadramento – ICE, e da correlação da influência do processo de ocupação territorial, considerando o histórico de ocupação da bacia, por meio da aplicação do índice de Uso do Solo - IUS, Índice de Uso do Solo de Comparação – IUSc, e da aplicação de um protocolo Protocolo Rápido de Avaliação de Impacto Ambiental (PRAVIA). O teste não paramétrico de Kruskal Wallis demonstrou diferença significativa entre os índices, quando comparados par a par, os parâmetros que apresentaram diferença estatisticamente significativa com nível de significância padrão de 5% ou (p<0,05) foram submetidos ao teste a posteriori, ou seja, post-roc de Mann-Whitney para comparação de dois grupos não pareados (análise par a par) a fim de identificar se há diferença entre eles. Dos resultados do estudo apenas o PRAVIA não apresentou diferença estatisticamente significava que permitisse correlacionar os aspectos levantados em campo com os resultados do ICE. Contudo, foram realizadas adaptações ao protocolo considerando os dois índices de uso do solo, sendo dado o nome a nova ferramenta de Protocolo Rápido de Avaliação de Impacto Ambiental e Uso do Solo (PRAVIAUS), a qual apresentou relevância significativa e manteve-se a correlação dos demais índices, conforme apontou o teste post-roc de Mann-Whitney, onde a hipótese nula ou H0 foi rejeitada no teste comparativo (p <0,05), indicando que nesse caso por estar abaixo do alvo (entre as médias das variáveis nos diferentes pontos), a correlação entre os dois grupos pode ser realizada e o teste estatístico resultou que o novo protocolo tem influência estatisticamente significativa no dado obtido pelo ICE.
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The objective of environmental planning, in general, is to establish guidelines for the occupation of complex territories and, therefore, it needs to be sufficiently linked to the social, environmental and economic function. However, in the large Brazilian metropolises, disorderly occupation followed by the absence of the state foster human activities that can mean pressure and impact on the natural elements in their multiple aspects (Santos, 2004, pg. 72). The problem with this is the later outcome, where the state will need to take control measures and continue to aim at improving people's quality of life and minimizing environmental impacts, for both public sanitation works such as: urban drainage, water supply and sewage collection are extremely important to correct the liability of unplanned anthropic activity, but the costs are high due to the complexity of actions in the already occupied territory. To reach this level of aptitude, environmental, social and economical studies are required, before any prognosis it is necessary to know the physical, chemical and morphological characteristics of the occupied basin, and for this, indicators such as the water quality index appear as one more tool for the qualitative diagnosis providing excellent data for decision making. The difficulty in this type of methodology can come up against the complexity of the analysis, availability of a laboratory and qualified technical staff, both for collecting and evaluating the information. In this way, it is necessary to think of complementary tools to optimize the evaluation costs, preferably with the application of quick evaluation protocols, easy to apply and understand, in addition to indexes that can be obtained from secondary data and worked on free geoprocessing tools to office planning phase, aiming at reducing operating costs and maximizing the significance of the water collection points, as it can be carried out, including, in a geographical location outside the studied area. Given the above, this dissertation aimed to capture the levels of interference in the quality of the water courses tangent to the subdivision in regularization of the Housing Sector Vicente Pires, in Brasília, through the application of the Compliance Index to the Framework - ICE, and the correlation of the influence of the territorial occupation process, considering the history of occupation of the basin, through the application of the Land Use Index - IUS, Comparison Land Use Index - IUSc, and the application of a protocol Rapid Protocol for Environmental Impact Assessment – PRAVIA. Thus, the Kruskal Wallis non-parametric test was applied, which showed a significant difference between the indices, when compared to the pair, the parameters that showed a statistically significant difference with a standard significance level of 5% or (p<0.05) were submitted to the a posteriori test, that is, Mann-Whitney post-roc for comparison of two unpaired groups (pair analysis) in order to identify if there is difference between them. Of the results from the study, only PRAVIA did not present a statistical difference, which meant that it would allow correlating the aspects raised in the field would have effects on the results of the ICE. However, adaptations were made to the protocol considering the two land use indices, with the name given to the new tool Rapid Protocol for the Assessment of Environmental Impact and Land Use - PRAVIAUS, which showed significant relevance and maintained the correlation of the other indices, as pointed out by the Mann-Whitney post-roc test, in which the null hypothesis or H0 was rejected in the comparative test, therefore (p <0.05) indicated that in this case, because it was below the target (between the means of the variables at different points), the correlation between the two groups can be performed, therefore, according to the statistical test, the results of the protocol were significant to interfere with the water quality values, inferring that there are conditions to affirm regarding the influence on the data obtained by the ICE .
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Laila de Queiroz Barbosa
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GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS TRANSFRONTEIRIÇOS – ESTUDO DE CASO DO PPM DA BACIA DO PRATA (PPM-PRATA)
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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JEFFERSON NASCIMENTO DE OLIVEIRA
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MARIA LUIZA MACHADO GRANZIERA
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Data: 28/03/2023
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A urbanização e industrialização, acompanhada pelo crescimento populacional, tem aumentado, consideravelmente o consumo de água, provocando grandes pressões sobre os recursos hídricos, com isso a oferta de água segura para as populações se tornou um grande problema nas grandes cidades e entre nações fronteiriças. A pesquisa tem como tema central a gestão transfronteiriça, com enfoque nos instrumentos, que são as bases para o gerenciamento de águas em bacias hidrográficas transfronteiriças, tendo como estudo de caso a Bacia Hidrográfica do Prata (BHP), que engloba os países Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O estudo tem como objetivo comparar os instrumentos de gestão dos recursos hídricos abordados na legislação brasileira e utilizados no Projeto de Médio Porte da Bacia do Prata (PPM – Prata), dentro do âmbito transfronteiriço e analisar a sua contribuição “Preparando a Base para a Implementação do Programa de Ação Estratégica da Bacia do Prata” para a gestão das águas. Utilizou-se pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de um estudo de caso de implementação de programa, documental, dos marcos legais e institucionais (nacional e estaduais), dos tratados multilaterais e bilaterais, revisão bibliográfica sobre experiências de gestão compartilhada de recursos hídricos, a qual foi examinada por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram a complexidade da gestão das águas transfronteiriças na bacia do Prata, que envolve a priori seis áreas estratégicas agrupadas em aspectos técnicos, econômico-gerenciais, político-institucionais e socioculturais, e possuem uma visão a longo prazo. Em 2020, a pandemia do COVID-19, obrigou a reformulação de eventos presenciais e abre um questionamento de como será uma nova gestão dos recursos hídricos em especial no âmbito de gestão de recursos hídricos transfronteiriços, saneamento básico, conflitos sociais e ambientais; gerando novos desafios para o Projeto de Porte Médio (PPM Prata). Espera-se como produto final uma tabela comparativa entre os países e uma lista de verificação sobre os instrumentos de gestão dos recursos hídricos transfronteiriços.
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Urbanization and industrialization, accompanied by population growth, have considerably increased water consumption, causing great pressure on water resources, and thus the supply of safe water for populations has become a major problem in large cities and among border nations. The central theme of the research is transboundary management, with a focus on the instruments that are the basis for water management in transboundary watersheds, with the La Plata River Basin (BHP) as a case study, which encompasses the countries Argentina, Bolivia, Brazil, Paraguay, and Uruguay. The study aims to compare the instruments for water resource management addressed in Brazilian legislation and used in the La Plata Basin Mid-Course Project (MHP - Prata), within the transboundary scope and to analyze its contribution "Preparing the Basis for the Implementation of the Strategic Action Program of the La Plata Basin" for water management. Qualitative, exploratory and descriptive research was used, based on a case study of program implementation, documentation, legal and institutional frameworks (national and state), multilateral and bilateral treaties, literature review on experiences of shared management of water resources, which was examined through content analysis. The results obtained demonstrate the complexity of transboundary water management in the La Plata Basin, which involves a priori six strategic areas grouped into technical, economic-managerial, political-institutional, and socio-cultural aspects, and have a long-term vision. In 2020, the COVID-19 pandemic, forced the reformulation of face-to-face events and opens a questioning of what a new management of water resources will look like, especially in the scope of transboundary water resources management, basic sanitation, social and environmental conflicts; generating new challenges for the Mid-Size Project (Prata MPP). The final product is expected to be a comparative table between the countries and a checklist on transboundary water resources management instruments.
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Marcelo Duarte da Fonseca
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Estudo das Condicionantes Elaboradas pelo IBANA no Licenciamento Prévio de Usinas Hidrelétricas: Identificação de Impactos e Aspectos Ambientais
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Orientador : ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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Júlio Henrichs de Azevedo
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Data: 30/03/2023
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No arcabouço legal brasileiro, o licenciamento ambiental é um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, que tem o objetivo de melhorar, sob o ponto de vista ambiental, a concepção e a execução de uma atividade ou empreendimento de significativo potencial poluidor. Apesar desse instrumento ser garantidor de um ambiente mais saudável e equilibrado para a sociedade, as compensações e mitigações que são impostas para a implantação das usinas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) são alvos de críticas por parte de seus empreendedores e também pela sociedade civil impactada. Pelo lado das concessionárias energéticas, é criticado a morosidade nas análises do órgão ambiental e a falta de nexo de causalidade de algumas exigências com os impactos gerados pela hidrelétrica. Enquanto isso, do outro lado, a sociedade civil impactada alega que as medidas de compensação e mitigação dos impactos são insuficientes para reparar ou prevenir o dano causado. Em um processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA, os compromissos e as obrigações ambientais são definidos em uma licença ambiental, na forma de condicionantes específicas. É através dessas condicionantes que o IBAMA impõe ao empreendedor restrições operacionais ou imputa obrigações de fazer. Como forma de contribuir construtivamente com o debate apresentado, este trabalho realiza uma classificação das condicionantes ambientais que o IBAMA elaborou em quatorze licenças prévias emitidas para usinas hidrelétricas. Através da classificação e do cálculo da frequência relativa realizado, foi possível identificar quais foram os aspectos e impactos ambientais que o IBAMA considerou como importantes no momento da emissão da licença prévia.
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In the Brazilian legal framework, environmental licensing is an instrument of the National Environmental Policy, which aims to improve, from an environmental point of view, the design and execution of an activity or enterprise with a significant polluting potential. Although this instrument guarantees a healthier and more balanced environment for society, the compensations and mitigations that are imposed for the implementation of hydroelectric plants are targets of criticism by their entrepreneurs and also by the impacted civil society. On the side of the energy concessionaires, the slowness in the analyzes of the environmental agency and the lack of a causal link between some requirements and the impacts generated by the hydroelectric plant are criticized. Meanwhile, on the other hand, impacted civil society alleges that compensation measures and impact mitigation are insufficient to repair or prevent the damage caused. In an environmental licensing process conducted by Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), the environmental commitments and obligations are defined in an environmental license, in the way of specific conditions. It is through these constraints that IBAMA imposes operational restrictions on entrepreneurs or imposes obligations to do. As a way of contributing constructively to the debate presented, this work carries out a classification of the environmental constraints that IBAMA elaborated in fourteen previous licenses issued for hydroelectric plants. Through the classification carried out and the relative frequency calculated, it was possible to identify which were the environmental aspects and impacts that IBAMA considers importants at the moment of issuance of the preliminary license.
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Flávio Damasceno Aragão
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Alocação de água no sistema hídrico Mirorós, BA: estudo de caso sobre a percepção dos atores envolvidos
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Orientador : WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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DANIELA NOGUEIRA SOARES
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VALMIR DE ALBUQUERQUE PEDROSA
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Data: 24/04/2023
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Desde a construção do reservatório Mirorós, na década de 1980, constataram-se problemas quanto à sua capacidade de atendimento a todas as demandas e conflitos locais pela água, que não foram solucionados pelo modelo de regulação por comando e controle. Para substituir essa forma de atuação, o processo de alocação de água foi efetivamente instaurado em 2015 como método de gestão descentralizada e participativa de recursos hídricos. Este estudo buscou avaliar, sob o ponto de vista das pessoas envolvidas na gestão, dos usuários e da sociedade civil, se a alocação de água apresentou características favoráveis à sua continuidade no longo prazo, correlacionando-a com a Teoria dos Bens Comuns (TBC) de Elinor Ostrom; se as decisões e regulamentos foram aceitos, inclusive por quem mais recebe restrições de uso; e se a ocorrência de conflitos reduziu após sua implantação. Para a avaliação, aplicou-se questionário a pessoas que participaram das reuniões de alocação de água do Sistema Hídrico Mirorós entre 2015 e 2022. O questionário constituiu-se por 13 questões, com opções de respostas válidas dispostas em escala Likert. O questionário permaneceu aberto entre os dias 17/10 a 26/10/2022 e se obteve 21,36% de participação. Os resultados indicaram a avaliação média-alta para a clareza das regras; definições de condições operacionais; adequação às condições locais; flexibilidade às variações sazonais; monitoramento pelo Poder Público; e aceitação geral pelos usuários. Receberam avaliação média os critérios participação nas tomadas de decisão; monitoramento pelos próprios usuários; aplicação de sanções; autonomia dos usuários nas tomadas de decisão; e aceitação as regras por quem mais recebe restrições. Foi baixa a avaliação sobre a resolução de conflitos sem o envolvimento de autoridades. E avaliou-se que houve redução na ocorrência de conflitos após a implantação da alocação de água. Dessa forma, concluiu-se que, na perspectiva dos respondentes, a alocação de água apresenta características intrínsecas à TBC, embora não satisfaça todos os princípios; que a aceitação geral das decisões tomadas foi satisfatória, porém foi menor para quem mais recebe restrições; e que houve redução da ocorrência de conflitos após sua implantação.
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Since the Miroros reservoir’s construction, in the 1980s, there have been problems regarding its ability to support all the demands and local conflicts over water, which were not resolved by the command and control regulatory model. To replace this model, the water allocation process was effectively introduced in 2015 as a decentralized and participatory management method for water resources. This study sought to assess, from the stakeholder’s point of view, including users and civil society, whether the allocation of water had characteristics favorable to its continuity in the long term, correlating it with the Elinor Ostrom’s theory about Common Pool Resources (CPR); whether decisions and regulations have been accepted, including by who receive the most restrictions; and whether the occurrence of conflicts reduced after its implementation. For the evaluation, a questionnaire was applied to people who participated in the Miroros Hydric System water allocation meetings between 2015 and 2022. The questionnaire consisted of 13 questions, with valid response options arranged on a Likert scale. The questionnaire remained open from oct/17 to oct/26/2022 and 21.36% of participation was obtained. The results indicated a medium-high evaluation for the clarity of the rules; definitions of operating conditions; adaptation to local conditions; flexibility to seasonal variations; monitoring by the Government; and general acceptance by users. Received an average evaluation the criteria participation in decision-making; monitoring by the users themselves; application of sanctions; autonomy of users in decision-making; and acceptance of the rules by those who receive the most restrictions. The assessment of conflict resolution without the involvement of authorities was low. And it was evaluated that there was a reduction in the occurrence of conflicts after the implementation of the water allocation. Thus, it was concluded that, from the perspective of the respondents, the allocation of water has intrinsic characteristics to CPR, although it does not satisfy all the principles; that the general acceptance of the decisions taken was satisfactory, however it was lower for those who receive more restrictions; and that there was a reduction in the occurrence of conflicts after its implementation.
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Rodrigo Oliveira Werneck
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Validação de uma Sonda de Qualidade da Água como Ferramenta de Suporte ao processo de Enquadramento: estudo aplicado na Bacia do Córrego Barnabé, Indaiatuba (SP)
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Orientador : LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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MAURO ROBERTO FELIZATTO
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MAURO SÉRGIO BRAGA
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Data: 26/04/2023
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O monitoramento da qualidade da água é de grande relevância tanto na fase de diagnóstico do processo de enquadramento dos corpos d’água, quanto na mitigação e prevenção de impactos ambientais. A utilização de sensores, que detectam substâncias opticamente ativas, como a Clorofila-a (Chl-a), a Turbidez e a Matéria Orgânica Dissolvida Colorida (CDOM), apresenta grande potencial de aplicação, pois facilita a aquisição de dados na fase de diagnóstico do processo de enquadramento, poupando tempo e recursos dos órgãos gestores. O objetivo geral do presente estudo consistiu na validação da sonda Multi Parameter Multispectral Sonde (MPMS), protótipo em desenvolvimento, utilizado no monitoramento de Chl-a, CDOM e Turbidez para verificar a eficiência e aplicabilidade desta tecnologia como forma de contribuir para o processo de enquadramento dos corpos d’água. Para tal finalidade, as análises foram divididas em dois métodos: a via Sensor e a via Métodos Analíticos Laboratoriais, validando a sonda em relação às sondas consideradas padrões no mercado e em relação aos equipamentos comerciais analíticos laboratoriais. Foi realizado, também, um estudo de caso na bacia hidrográfica do córrego Barnabé, onde foram coletadas 20 amostras do corpo hídrico de Classe 2, afluente da Sub-Bacia do Rio Jundiaí. Como resultado, verificou-se, por meio da análise estatística (t-Student; α = 0,05), que a sonda MPMS apresentou a mesma capacidade de monitorar a Chl-a quanto o fluorímetro digital TriLux (p-valor = 0,99974), na análise via sensor, e quanto o espectrofotômetro BEL 2000 UV (p-valor = 0,1251) e o fluorímetro Cary Eclipse (p-valor = 0,0928), na análise via métodos analíticos laboratoriais, e de monitorar a Turbidez, quanto o turbidímetro HANNA HI93703 (p-valor = 0,99792), validando a capacidade da sonda. Para testar sua aplicabilidade, a sonda MPMS foi comparado em campo, no Córrego Barnabé, em Indaiatuba-SP, apresentando uma boa correlação do conjunto de dados para a turbidez (p-valor = 0,3877) e uma baixíssima correlação dos dados de Chl-a (p-valor = 3,19201E-6) em relação à TriLux, indicando a necessidade de ajustes no sensor para o campo. Conclui-se que a sonda MPMS foi validada como um instrumento de apoio à fase de monitoramento da qualidade da água, essencial ao processo de enquadramento dos corpos d’água, especialmente quando está conectado ao APP AgroTag, facilitando a captura e armazenamento de dados por pesquisadores e órgãos gestores ambientais.
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The monitoring of water quality is of great relevance both in the diagnostic phase of the water bodies framing process and for the mitigation and prevention of environmental impacts. The use of sensors, which detect optically active substances, such as Chlorophyll-a (Chl-a) Turbidity and Colour Dissolved Organic Matter (CDOM), presents great potential of application in the area, because it facilitates the acquisition of data in the phase of diagnosis of the process of framing, saving time and resources of the administration agencies. The general objective of this research consisted in the validation of the Multi Parameter Multispectral Sonde (MPMS), prototype in development, used in the monitoring of Chl-a, CDOM and Turbidity to verify the efficiency and applicability of this technology as a way to contribute to the framing process of the water bodies. For such purpose, the analyses have been divided in two methods: the Sensor method and the Laboratory Analytical Methods, validating the sonde in comparison with the probes considered benchmark and in relation to the laboratory analytical commercial equipment’s. A case study has also been carried out in the hydrographic basin of the Barnabé stream, where 20 samples were collected from a Class 2 hydric body, a tributary of the Jundiaí River sub-basin. As a result, it was verified by statistical analysis (t-Student; α = 0.05) that the MPMS probe showed the same capacity to monitor Chl-a as the TriLux digital fluorimeter (p-value = 0.99974), in the sensor analysis, and as the BEL 2000 UV spectrophotometer (p-value = 0.1251) and the Cary Eclipse fluorimeter (p-value = 0.0928), in the laboratory analysis, and to monitor turbidity as the HANNA HI93703 turbidimeter (p-value = 0.99792), validating the capacity of the probe. To test its applicability, the MPMS sonde was compared in field, in the Barnabé stream, Indaiatuba-SP, presenting a good correlation of the data set for turbidity (p-value = 0.3877) and a very low correlation of the chlorophyll-a data (p-value = 3.19201E-6), indicating the need for adjustments in the probe for the field. It can be concluded that the MPMS probe was validated as a support tool for the water quality monitoring phase, essential for the framing process of water bodies, especially when it is connected to the APP AgroTag, facilitating the capture and storage of data by researchers and environmental management bodies.
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Álvaro de Moura Goulart
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UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ZONEAMENTO AMBIENTAL PRODUTIVO (ZAP) E POTENCIAL DE USO CONSERVACIONISTA (PUC), PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS MECÂNICAS DE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA, NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTA IZABEL, PARACATU - MG
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Orientador : ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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ABIMAEL CEREDA JÚNIOR
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Data: 02/05/2023
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A dissertação tem como objetivo avaliar a eficácia das metodologias de Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) e Potencial de Uso Conservacionista (PUC) na implementação de práticas mecânicas de conservação de solo e água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Izabel, localizada no município de Paracatu-MG. O ZAP é uma Metodologia Mineira de Caracterização Socioeconômica e Ambiental de Sub-bacias Hidrográficas, aprovada pelo Decreto Estadual nº 46650, de 19 de novembro de 2014. O método PUC, por sua vez, utiliza informações geoespaciais de solos, litologia e declividade da região, bem como a Análise Hierárquica de Processos (AHP) de Saaty (1997) para determinar pesos para cada uma dessas variáveis. No trabalho, foi realizado a análise de dados hidrológicos e pluviométricos e a caracterização da sub-bacia hidrográfica com informações do clima, solos, geologia e envolveu a aplicação de trabalhos de campo, como a realização de diagnóstico socioeconômico e levantamentos de uso atual do solo, para identificar as áreas de maior recarga hídrica e de maior vulnerabilidade à erosão e assoreamento dos cursos d'água.Com base nas informações coletadas, e após a aplicação das metodologias do ZAP e PUC, foram propostas medidas de conservação do solo e da água, como, a construção de terraços, e construção de bacias de captação de água em áreas prioritárias na subbacia hidrográfica. Os resultados da pesquisa mostraram que a utilização das metodologias de ZAP e PUC foi eficaz na implementação de práticas de conservação do solo e da água na sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Santa Izabel, e as medidas adotadas contribuíram para a melhoria da qualidade ambiental da região e para a promoção do desenvolvimento sustentável da área de estudo. A aplicabilidade, exequibilidade e contribuições do ZAP e do PUC para as práticas de conservação de solo e água em situação de campo requer a avaliação das particularidades e características da região em questão, considerando as potencialidades e fragilidades de cada metodologia.
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The dissertation aims to evaluate the effectiveness of the methodologies of Productive Environmental Zoning (ZAP) and Potential for Conservation Use (PCU) in the implementation of mechanical soil and water conservation practices in the Ribeirão Santa Izabel hydrographic sub-basin, located in the municipality of Paracatu-MG. The ZAP is a Mining Methodology for Socioeconomic and Environmental Characterization of Hydrographic Sub-Basins, approved by State Decree Nº. 46650, of november 19, 2014. The PUC method, on the other hand, uses geospatial information on soils, lithology and slope of the region, as well as the Análise Hierárquica de Processos (AHP) de Saaty (1997) to determine weights for each of these variables. The work carried out the analysis of hydrological and rainfall data and the characterization of the hydrographic sub-basin with information on climate, soils, geology and involved the application of field work, such as carrying out a socioeconomic diagnosis and surveys of current land use, to identify areas with greater water recharge and greater vulnerability to erosion and silting of water courses. Based on the information collected, and after applying the ZAP and PUC methodologies, soil and water conservation measures were proposed,such asthe construction of terraces and the construction of water catchment basins in priority areas in the sub-basin hydrographic. The research results showed that the use of the ZAP and PUC methodologies was effective in the implementation of soil and water conservation practices in the Ribeirão Santa Izabel hydrographic sub-basin, and the adopted measures contributed to the improvement of the region's environmental quality and for promoting the sustainable development of the study area. The applicability, feasibility and contributions of the ZAP and PUC to soil and water conservation practices in the field require an assessment of the particularities and characteristics of the region in question, considering the strengths and weaknesses of each methodology.
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Ranielle Linhares da Silva
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TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE CHORUME DE ATERROS SANITÁRIOS: O CASO DE BRASÍLIA
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Orientador : CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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ISABELA LUSTZ PORTELA LIMA
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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Data: 29/05/2023
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Em 17 de fevereiro de 2017 foi inaugurado o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), com720 mil metros quadrados, possuindo capacidade para o recebimento de 8,13 milhões de toneladas de resíduos e foi construído com tecnologias para evitar a contaminação de lençóis freáticos bem como a poluição sonora e atmosférica. A decomposição dos resíduos que chegam diariamente ao aterro gera o chorume, um líquido com alta carga poluente. Inicialmente esseefluente era armazenado em lagoas e o excedente tratado pela COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL (CAESB), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Samambaia. Entretanto, em junho de 2019 a CAESB informou da impossibilidade de continuar com o recebimento do efluente e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Autarquia responsável pela gestão do aterro sanitário, contratou uma empresa que realiza o tratamento desse efluente e em seguida o lança no Rio Melchior. Com isso, o presente trabalho teve comoobjetivo analisar o grau de aceitabilidade da qualidade dos efluentes lançados pela CAESB norio Melchior a partir de fevereiro de 2017, período que coincide com o envio do chorume do Aterro Sanitário de Brasília, que passou a ser misturado com os efluentes domésticos e industriais na ETE Samambaia e lançada no Rio Melchior após tratamento. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi quali-quantitativa, analisando-se documentos de outorgas e dados fornecidos mensalmente e/ou bimestralmente pela ADASA-DF, pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), pelo IBRAM e pela CAESB, esta última responsável pelo monitoramento dos corpos receptores das ETEs e que dispõe de análises de parâmetros físicos e químicos. Os dados foram selecionados através de análise por componentes principais e caracterizados por meio de uma análise estatística descritiva, com dados quali-quantitativosde vazão, demanda bioquímica de oxigênioDBO, demanda química de oxigênio-DQO, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, alcalinidade, dureza, acidez, cloreto, fósforo, ferro indicaram que não houve alteração na qualidade do efluente da CAESB após a interrupção do recebimento, mistura e tratamento do chorume do Aterro Sanitário de Brasília, as análises mostraram ainda que o tratamento do Chorume realizado hoje pelo SLU possui alto padrão de eficiência que faz com que esse efluente tenha baixo potencial poluidor ao ser lançadono Rio Melchior.
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On February 17, 2017, the Brasilia Sanitary Landfill (ASB) was inaugurated, with 720 thousand square meters, with capacity to receive 8.13 million tons of waste and was built with technologies to avoid contamination of groundwater as well such as noise and air pollution. The decomposition of waste that arrives daily at the landfill generates leachate, a liquid with a high pollutant load. Initially, this effluent was stored in ponds and the surplus was treated by COMPANHIA DE SANEAMENTO DO DISTRITO FEDERAL (CAESB), at the Sewage Treatment Station (ETE) in Samambaia. However, in June 2019, CAESB informed that it was impossible to continue receiving the effluent and the Urban Cleaning Service (SLU), the authority responsible for managing the landfill, hired a company that treats this effluent and then releases it on the Melchior River. With this, the present work aimed to analyze the degree of acceptability of the quality of the effluents released by CAESB in the Melchior River from February 2017, a period that coincides with the shipment of manure from the Landfill of Brasília, which started to be mixed with domestic and industrial effluents at ETE Samambaia and released into the Melchior River after treatment. For this purpose, the methodological approach used was qualitative and quantitative, analyzing grant documents and data provided monthly and/or bimonthly by ADASA-DF, by the Urban Cleaning Service (SLU), by IBRAM and by CAESB, the latter responsible for monitoring of the receiving bodies of the ETEs and that has analyzed physical and chemical parameters. Data were selected through principal component analysis and characterized by means of a descriptive statistical analysis, with qualitative and quantitative data on flow, biochemical oxygen demandBOD, chemical oxygen demand-COD, ammoniacal nitrogen, dissolved oxygen, pH, turbidity, alkalinity, hardness, acidity, chloride, phosphorus, iron indicated that there was no change in the quality of the effluent from CAESB after the interruption of receiving, mixing and treating the slurry from the Landfill of Brasília, the analyzes also showed that the treatment of the slurry carried out today by SLU has a high standard of efficiency that means that this effluent has a low polluting potential when it is released into the Melchior River.
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Tomé Farias Siqueira Leitão
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A curadoria digital dos documentos da Rede Hidrometeorológica Nacional.
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Orientador : CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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JOÃO CARLOS CARVALHO
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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Data: 21/06/2023
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O ato de registrar ou transmitir informações sempre foi uma necessidade do ser humano, e diversos foram os materiais utilizados para tal propósito, por séculos o papel foi o suporte mais utilizado, entretanto, no final do século 20, mais especificamente no final da década de 1990, o advento e uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na administração pública se expande e a informação digital se torna uma realidade. A gestão dos dados hidrometeorológicos também acompanha a mudança tecnológica e atualmente a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) produz dados nato-digitais os quais são armazenados e disponibilizados em bancos de dados, com destaque para a ferramenta do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), HIDRO e sua versão acessível pela Internet Hidroweb. Este trabalho estudou sobre a questão da preservação da informação hidrológica sob a ótica da curadoria digital e do estabelecimento de garantias de preservação dos dados da RHN e a disponibilização com uso autenticidade e fidedignidade ao longo do tempo, contribuindo dessa maneira para o aperfeiçoamento do SNIRH. O estudo também traz ações para o resgate e preservação da memória do monitoramento hidrológico brasileiro e a garantia de acesso a um acervo ímpar, base imaterial para a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Como produto desse estudo foi apresentada uma proposta de protocolo de curadoria digital para os documentos da RHN, sendo aplicável à realidade da ANA, como agência reguladora e servindo também como modelo de gestão para os demais membros integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
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The act of registering or transmitting information has always been a human need, and several materials have been used for this purpose, for centuries paper was the most used support, however, at the end of the 20th century, more specifically at the end of the 1990, the advent and use of information and communication technology (ICT) in public administration expands and digital information becomes a reality. The management of hydrometeorological data also follows the technological change and currently the National Hydrometeorological Network (RHN) produces in-born digital data which are stored and made available in databases, with emphasis on the tool of the National System of Information on Water Resources (SNIRH ), HIDRO and its Internet-accessible version Hidroweb. This work studied the issue of preservation of hydrological information from the perspective of digital curation and the establishment of guarantees for the preservation of RHN data and availability with authenticity and reliability over time, thus contributing to the improvement of SNIRH. The study also brings actions to rescue and preserve the memory of Brazilian hydrological monitoring and guarantee access to a unique collection, an immaterial basis for the National Water Resources Policy (PNRH). As a result of this study, a proposal for a digital curation protocol for RHN documents was presented, being applicable to the reality of ANA, as a regulatory agency and also serving as a management model for the other members of the National Water Resources Management System ( SINGREH).
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Thaianne Resende Henriques Fábio
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Análise e propostas de melhorias ao formulário de efluentes líquidos do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais do IBAMA
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Orientador : CLAUDIA PADOVESI FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA PADOVESI FONSECA
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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MAURREM RAMON VIEIRA
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Data: 22/06/2023
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A qualidade da água condiciona sua disponibilidade para diversos usos, tais como o abastecimento humano, recreação, produção de alimentos e industrial. Essas atividades econômicas têm grande impacto na saúde pública e na qualidade de vida da população. O monitoramento ambiental é de grande importância para informar as tendências de evolução da qualidade das águas, especialmente a longo prazo, pois permite a quantificação das variáveis físicas, químicas e biológicas, e assim, viabiliza o diagnóstico ambiental daquela água. Os dados nacionais mais atualizados sobre efluentes gerados pelas atividades potencialmente poluidoras e lançados nos corpos hídricos brasileiros estão disponíveis no Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Porém, as informações do formulário de Efluentes Líquidos do RAPP não englobam dados qualitativos dos efluentes. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral apresentar análise ao formulário de Efluentes Líquidos do RAPP do Ibama, a fim de demonstrar as possibilidades de ampliar o monitoramento da qualidade das águas no Brasil. Em 2022 foram preenchidos 23.109 formulários de efluentes líquidos no RAPP, com dados referentes aos efluentes lançados em 2021, sendo que aproximadamente 6.500 pessoas jurídicas declararam lançar seus efluentes líquidos diretamente no corpo hídrico e que realizavam o monitoramento desse corpo hídrico. Com as análises realizadas até o momento nesse estudo, foi possível inicialmente constatar que o monitoramento da qualidade das águas do Brasil poderia ser aumentado em pelo menos mais seis mil pontos de monitoramento. Após a análise do formulário temático “efluentes líquidos” do RAPP e dos tipos de Declarações de Carga Poluidora realizadas por algumas unidades da federação, sugere-se preliminarmente que seja incluído ao formulário itens que demonstrem a qualidade do efluente e do corpo hídrico que, sendo o caso, será lançado, tais como: tipo do efluente, especificação dos parâmetros de controle, pontos de amostragem, frequência do monitoramento e o resultado das análises para cada parâmetro.
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The quality of water is a condition for various uses, such as human supply, recreation, food production and industrial. These economic activities have a major impact on public health and the population's quality of life. Environmental monitoring is of great importance to inform trends in the evolution of water quality, especially in the long term, as it allows the quantification of physical, chemical and biological variables, and thus enables the environmental diagnosis of that water. The most up-to-date data on effluents generated by potentially polluting activities and released into Brazilian water bodies are available in the Report on Potentially Polluting Activities and Users of Environmental Resources (RAPP) of the Brazilian Institute for the Environment and Renewable Natural Resources (Ibama). However, the information on the RAPP Liquid Effluents form does not include qualitative data on the effluents. Therefore, the present study has the general objective of presenting an analysis of the Liquid Effluents form of the RAPP of Ibama, in order to demonstrate the possibilities of expanding the monitoring of water quality in Brazil. Over 2022, 23,109 forms of liquid effluents were completed in the RAPP with data of 2021, with approximately 6,500 legal entities reporting that they discharge their liquid effluents directly into the water body and that they had this water body monitored. After the analyzes carried out in this study, it was possible to initially put into evidence that the monitoring of water quality in Brazil could be increased by at least another six thousand monitoring points. After analyzing the thematic form “liquid effluents” of the RAPP and the types of Pollutant Load Declarations issued by some units of the federation, it is preliminarily suggested that other items should be included in the form which could better demonstrate the quality of the effluent and the water body that, if applicable, will be released, such as: effluent type, specification of the control parameters, sampling points, monitoring frequency and the result of the analysis for each parameter.
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Eliza Clericuzi Bezerra da Silva
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Aplicação do modelo hidrológico WEAP como subsídio à gestão de recursos hídricos e acompanhamento de indicadores hidroambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Santana – DF/GO.
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Orientador : CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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MARCIO DE ARAUJO SILVA
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Data: 06/07/2023
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No planejamento e gestão da água é muito usual a representação da realidade por modelos matemáticos, pois simulam os processos do ciclo hidrológico em uma bacia hidrográfica, tornando-se uma ferramenta importante para avaliação dos processos hídricos, sendo aplicados nos estudos de avaliação ambiental, desenvolvimento de cenários futuros e simulação dos efeitos de diferentes medidas de gestão. Esta dissertação apresenta a aplicação do modelo hidrológico WEAP (Water Evaluation and Planning System) como ferramenta de suporte para a gestão de recursos hídricos, de maneira a facilitar o desenvolvimento de alternativas de gerenciamento de água em bacia hidrográficas. Para validação da metodologia, as etapas sugeridas foram observadas em um estudo de caso, Unidade Hidrográfica do Ribeirão Santana, que pertence à Unidade de Gestão Paranaíba – Distrital. A área em estudo, possui baixa disponibilidade de dados hidrológicos e, a região é o novo eixo de expansão urbana do Distrito Federal. Por isso, torna-se necessário ter o acompanhamento e controle dos recursos hídricos, com vistas à garantia dos usos atuais e futuros da água. Como resultado, apresenta-se a caracterização dos elementos essenciais que compõem a gestão da bacia UH Santana, sua implantação no modelo WEAP, os principais desafios observados e sugestão de indicadores de resultado para melhorias no acompanhamento da gestão recursos hídricos desta bacia hidrográfica.
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In water planning and management, it is very common to represent reality using mathematical models, as they simulate the processes of the hydrological cycle in a hydrographic basin, becoming an important tool for evaluating water processes, being applied in studies of environmental assessment, development of future scenarios and simulation of the effects of different management measures. This dissertation presents the application of the hydrological model WEAP (Water Evaluation and Planning System) as a support tool for the management of water resources, in order to facilitate the development of alternatives for water management in hydrographic basins. To validate the methodology, the suggested steps were observed in a case study, Ribeirão Santana Hydrographic Unit, which belongs to the Paranaíba Management Unit – DF/GO. The area under study has low availability of hydrological data and the region is the new axis of urban expansion in the Federal District. Therefore, it is necessary to have qualitative and quantitative monitoring and control of water resources, with a view to guaranteeing the current and future uses of water. As a result, it presents the characterization of the essential elements that make up the management of the UH Santana basin, its implementation in the WEAP model, the main challenges observed and the suggestion of result indicators for improvements in the management of water resources in the hydrographic basin.
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Sergio Nascimento Moreira
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AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR ARSÊNIO E MANGANÊS NAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NA BACIA DO RIO PARACATU (MINAS GERAIS)
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Orientador : JOSE VICENTE ELIAS BERNARDI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE VICENTE ELIAS BERNARDI
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CARLOS JOSE SOUSA PASSOS
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LUCIJANE MONTEIRO DE ABREU
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ELISABETE LOURDES DO NASCIMENTO
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Data: 09/11/2023
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Muitas atividades humanas têm gerado alterações na qualidade dos recursos hídricos. O presente trabalho tem o objetivo de realizar a avaliação de risco de contaminação por arsênio e manganês na bacia do rio Paracatu. Para tanto, foram utilizados dados de arsênio total e manganês total nas águas superficiais de 28 estações de monitoramento, do período de estiagem entre os anos de 2014 a 2021, na bacia do rio Paracatu, visando calcular os indicadores de poluição e avaliar a contaminação pela modelagem com algoritmos de geoestatística, Krigagem Indicativa, gerando mapas e sugestões no monitoramento dos recursos hídricos para os entes do SINGREH. Os dados foram tratados através da estatística descritiva e da geoestatísca. Os resultados expressam que a bacia do rio Paracatu encontra-se com alta a altíssima contaminação por arsênio e moderada a alta contaminação por manganês, e se encontra em deteriorização progressiva de sua qualidade. O uso da krigagem indicativa permitiu identificar hotspot de contaminação na área de estudo, que estão associados à mineração, uso inadequado de insumos agrícolas e lançamento de esgoto doméstico. Estes hotspot permitiram sugerir adequações na rede de monitoramento no córrego Rico e ribeirão São Domingos e servir de suporte à tomada de decisão pelo órgão gestor dos recursos hídricos e ao comitê de bacia.
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Many human activities have generated changes in the quality of water resources. The present work aims to carry out a risk assessment of arsenic and manganese contamination in the Paracatu river basin. To this end, data on total arsenic and total manganese in surface waters from 28 monitoring stations were used, from the dry period between the years 2014 and 2021, in the Paracatu river basin, aiming to calculate pollution indicators and evaluate contamination by modeling with geostatistics algorithms, Indicative Kriging, generating maps and suggestions for monitoring water resources for SINGREH entities. The data was processed using descriptive statistics and geostatistics. The results show that the Paracatu River basin has high to very high arsenic contamination and moderate to high manganese contamination, and is experiencing a progressive deterioration in its quality. The use of indicative kriging made it possible to identify contamination hotspots in the study area, which are associated with mining, inappropriate use of agricultural inputs and discharge of domestic sewage. These hotspots made it possible to suggest adjustments to the monitoring network in the Rico stream and São Domingos stream and serve as support for decision-making by the water resources management body and the basin committee.
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Estela Miridan Rosas
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FINANCIAMENTO EM INFRAESTRUTURA DE DRENAGEM URBANA: UM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE TERESINA/PI
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Orientador : ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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ALEXANDRE NASCIMENTO DE ALMEIDA
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WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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MONIQUE DE MENEZES URRA
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Data: 13/12/2023
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O manejo de águas pluviais e drenagem urbana é um dos serviços públicos municipais de saneamento básico que enfrenta grandes dificuldades de implantação e financiamento. Na cidade de Teresina este problema se repete, como em outros centros urbanos do País. Um dos principais obstáculos para a implantação de políticas públicas de drenagem de águas pluviais é o alto custo dos projetos convencionais, além da falta de recursos específicos vinculados para o setor; portanto, ficam em segundo plano. O objetivo geral da pesquisa consiste em avaliar formas de implantação, financiamento e cobrança dos serviços de manejo de águas pluviais e drenagem urbana municipal. Para contemplar o objetivo, a pesquisa se beneficiou de técnica de pesquisa qualitativa e quantitativa, com análise documental e de viabilidade econômica da cobrança em uma sub-bacia no município de Teresina. Com isso, formulou-se de um modelo de negócio aplicável à sub-bacia, onde o serviço de manejo de águas pluviais e drenagem urbana poderia ser prestado por meio de uma concessão. O modelo de negócio demonstrou-se viável à subbacia, porém com limitações quando à extrapolação dos resultados ao município de Teresina como um todo.
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The management of rainwater and urban drainage is one of the municipal public basic sanitation services that faces great difficulties in implementation and financing. In the city of Teresina this problem is repeated, as in other urban centers in the country. One of the main obstacles to the implementation of public rainwater drainage policies is the high cost of conventional projects, in addition to the lack of specific resources linked to the sector; therefore, they are in the background. The general objective of the research is to evaluate ways of implementing, financing and charging municipal rainwater management and urban drainage services. To achieve the objective, the research benefited from qualitative and quantitative research techniques, with documentary analysis and economic feasibility of charging in a sub-basin in the municipality of Teresina. With this, a business model applicable to the sub-basin was formulated, where the rainwater management and urban drainage service could be provided through a concession. The business model proved to be viable for the sub-basin, however with limitations when extrapolating the results to the municipality of Teresina.
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Diana Veronez
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Proposta de procedimento para gestão dos reservatórios de drenagem e manejo de águas pluviais em áreas públicas do Distrito
Federal para otimização do processo.
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Orientador : WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS TADEU CARVALHO DO NASCIMENTO
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MARIA ELISA LEITE COSTA
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ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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WILDE CARDOSO GONTIJO JÚNIOR
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Data: 15/12/2023
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O escoamento natural da bacia hidrográfica é alterado significativamente devido ao processo de urbanização, assim, a gestão das águas pluviais tem um papel fundamental em uma área urbana, a qual deve ocorrer dentro de um sistema de gerenciamento integrado da bacia hidrográfica, em cooperação com todos os atores envolvidos. (Villanueva et. al, 2011). Esse trabalho tem como objetivo a análise da integração do manejo de águas pluviais urbanas com a gestão dos recursos hídricos por meio do estudo da gestão dos reservatórios de detenção e retenção de águas pluviais urbanas instalados no Distrito Federal, e propor procedimentos para seu aprimoramento a partir de experiências em outra cidade do País. Assim, como produto, será apresentado uma proposta de fluxo de trabalho entre as instituições que colaboram com a gestão de manejo de águas pluviais urbanas no DF.
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The natural runoff of the watershed is significantly altered due to the urbanization process, thus stormwater management plays a key role in an urban area, which must occur within an integrated watershed management system, in cooperation with all actors involved. (Villanueva et. al, 2011). This work aims to analyze the integration of urban stormwater management with the management of water resources through the study of the management of urban rainwater detention and retention reservoirs installed in the Federal District, and propose procedures for their improvement from experiences in another city in the country. Thus, as a product, a workflow proposal will be presented between the institutions that collaborate with the management of urban rainwater management in the Federal District.
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Larissa Moreira Cardoso
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Diagnóstico ambiental do Córrego Currais e Ribeirão das Pedras no Distrito Federal
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Orientador : MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA
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ANTONIO DE ALMEIDA NOBRE JUNIOR
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CLAUDIA PADOVESI FONSECA
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FERNAN ENRIQUE VERGARA FIGUEROA
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Data: 15/12/2023
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A preocupação com a disponibilidade de recursos hídricos para abastecimento tem se tornado cada vez mais importante no Distrito Federal, especialmente a crise hídrica ocorrida em 2016. Dessa forma a presente dissertação avaliou a conservação, qualidade das águas e uso e ocupação do solo e nas Áreas de Proteção de Mananciais (APMs) Currais e das Pedras localizadas na bacia hidrográfica do Rio Descoberto (DF). Os procedimentos metodológicos foram baseados no uso do Protocolo Rápido de Avaliação Visual de Impacto Ambiental (PRAVIA), avaliação da qualidade da água por meio do Índice de Qualidade da Água (IQA), e no uso de ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento e consulta aos órgãos que atuam direta ou indiretamente na gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal. O PRAVIA foi realizado em dez pontos, sendo cinco no Córrego Currais e cinco no Ribeirão das Pedras, nesses mesmos pontos foram realizadas coletadas de água para análise e posterior cálculo do IQA. As geotecnologias foram utilizadas para avaliar a evolução do uso e ocupação do solo no período de 1992, cinco anos antes da criação das APMs, a 2022, ano mais recente de dados disponibilizados pelo MapBiomas, além de verificar o atendimento às restrições estabelecidas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Lei Complementar 803, de 25 de Abril de 2009. No Córrego Currais o P1 (nascente) estava seca em setembro de 2022 e não foi possível aplicar o PRAVIA e realizar coleta de água, apenas um ponto (P2), que está inserido na poligonal da FLONA de Brasília foi categorizado como “natural”, os demais pontos analisados foram considerados “alterados”. Já no Ribeirão das Pedras os cinco pontos analisados foram classificados como “naturais” de acordo com o PRAVIA. Os resultados das amostras de água realizadas nos dois corpos hídricos foram consideradas como “Boa” conforme a classificação do IQA. Ao avaliar o uso e ocupação do solo nas APMs não foram verificadas grandes alterações ao longo dos anos, as variações ficaram entorno de 1% para mais ou menos nas categorias analisadas que foram florestas, formação natural não vegetal, agropecuária e áreas não vegetadas. Apenas a diretriz estabelecida no PDOT que “proíbe o lançamento de sistemas de drenagem de águas pluviaisa montante do ponto de captação de água do manancial, à exceção das APMs do São Bartolomeu e do Engenho das Lages” não foi cumprida. Conclui-se que o Ribeirão das Pedras se encontra mais conservado que o Córrego Currais, tal situação é justificada pelo fato do Ribeirão das Pedras estar inserido completamente na poligonal da FLONA, já o Córrego Currais está inserido parcialmente, além ser impactado negativamente pelas ocupações irregulares e proximidade com a área urbana.
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The concern about the availability of water resources for supply has become increasingly important in the Federal District, especially after the water crisis occurred in 2016. Therefore, this dissertation evaluated the conservation, use and occupation of soil and water quality in the areas of Watershed Protection (AWP) Currais and Pedras located in the Rio Descoberto (DF) watershed. The methodological procedures were based on the use of the Rapid Protocol for Visual Environmental Impact Assessment (PRAVIA), assessment of water quality through the Water Quality Index (WQI), in the use of remote sensing and geoprocessing tools and consultation of government companies that act directly or indirectly in the management of water resources in the Federal District. The PRAVIA method was carried out at 10 points, 5 in Córrego Currais and 5 in Ribeirão das Pedras, at these same points water was collected for analysis and subsequent calculation of the WQI. Geotechnologies were used to evaluate the evolution of land use and occupation in the period from 1992, five years before the creation of AWPs to 2022, the most recent year of data available by MapBiomas, and to verify compliance with the restrictions established in the Territorial Master Plan (TMP). In Córrego Currais, P1 (water source) was dry in September 2022 and it was not possible to apply PRAVIA and collect water, only one point (P2), which is inserted in the FLONA polygonal of Brasília was categorized as natural, the other points analyzed were considered altered. In Ribeirão das Pedras, the 5 points analyzed were classified as natural according to PRAVIA. All water samples in the 2 water bodies were considered “Good” according to the WQI classification. When evaluating land use and occupation in AWPs, no major changes were observed over the years, variations were around 1% or so in the categories analyzed, which were forests, natural non-plant formation, agriculture and non-vegetated areas. Only the guideline established by the TMP that “prohibits the launch of rainwater drainage systems upstream of the source water collection point, with the exception of the São Bartolomeu and Engenho das Lages APMs” was not fulfilled. It is concluded that Ribeirão das Pedras is better preserved than Córrego Currais, this situation is justified by the fact that Ribeirão das Pedras is completely inserted in the FLONA polygonal, whereas Córrego Currais is partially inserted, in addition to being negatively impacted by irregular occupations. and proximity to the urban area
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Ludmilson Roberto da Silva
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Proposta de um Banco de Dados Espacial com a Participação Social dos Usuários de Recursos Hídricos: Estudo de Caso da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Rodeador – Distrito Federal
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Orientador : PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE DE AMORIM TEIXEIRA
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DANIELA NOGUEIRA SOARES
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PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
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ROMULO JOSE DA COSTA RIBEIRO
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Data: 22/12/2023
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No cenário da crise hídrica vivenciada no Distrito Federal, nos anos de 2016 a 2018, instituições pertencentes ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 9433/1997 e Lei nº 2725/2001, contiveram o uso da água aos usuários locais, a partir do estabelecimento de rodízio no abastamento, tendo por base dados obtidos de monitoramentos de volume de água da barragem do Rio Descoberto. Informações apontadas pela CODEPLAN (2018) revelaram que o volume de água consumida pelas atividades agrícolas e uso doméstico foram insipientes nos períodos anteriores ao período de crise. Nesse contexto, este trabalho identifica que as informações produzidas pelo Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Distrito Federal – SIRH-DF poderiam ter sido melhor aproveitada, gerando maior eficiência, se contemplassem também as informações geradas pelos próprios usuários de recursos hídricos, enriquecendo os dados do Sistema. Dessa forma, tem-se que a participação social dos usuários, conforme JACOBI (2006) e BRONZATTO et al. (2018), tradicionalmente presente na tomada de decisão dentro de um órgão colegiado, é entendida como atuação direta em complemento à qualidade das informações no SIRH-DF, referente a dados sobre o uso da água, ações relativas a conservação e preservação dos corpos hídricos, bem como ações de educação ambiental, na intenção de alertar os órgãos gestores sobre uma possível crise e, consequentemente, auxiliá-los na tomada de decisão na sua gestão. A partir desses apontamentos, colocou-se a seguinte questão de investigação: De que modo um banco de dados espacial participativo impacta na qualidade de informação do SIRH-DF, a partir das informações geradas pelos usuários? Com isso, o objetivo da presente pesquisa é expressar uma proposta de banco de dados espacial, por meio da participação social dos usuários, na Unidade Hidrográfica do Ribeirão Rodeador, que contribua para o aperfeiçoamento do SIRH-DF, como ferramenta adicional preventiva e mitigatória dos efeitos de uma eventual futura crise hídrica. Em termos de metodologia empregaram-se entrevistas e questionários semiestruturados, como instrumentos para captar informações sobre a utilização de recursos hídricos, tanto por parte dos usuários e da sociedade civil, da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Rodeador, quanto pelos órgãos pertencentes ao SIRHDF. Posteriormente, houve a aplicação do método de análise de conteúdo, e interpretação de sentidos conforme (Minayo et al., 2009) e o uso do software IRAMUTEQ para busca de informação, cujos dados gerados foram elencados em um modelo de banco de dados espacial, para possíveis ações de educação ambiental, conservação e preservação dos corpos hídricos. Por fim, como resultado de pesquisa destaca-se que a proposta de um banco de dados espacial participativo permite simultaneamente o protagonismo dos usuários da região destacada em ações de governança nas políticas públicas recursos hídricos, bem como o robustecimento de informações para o SIRH-DF em benefício do processo decisório. Contudo, a ferramenta em questão não permitiria uma discussão direta sobre os instrumentos da política de recursos hídricos, seja pela complexidade ou pelo modelo adotado atualmente de gestão de águas do Distrito Federal.
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No cenário da crise hídrica vivenciada no Distrito Federal, nos anos de 2016 a 2018, instituições pertencentes ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 9433/1997 e Lei nº 2725/2001, contiveram o uso da água aos usuários locais, a partir do estabelecimento de rodízio no abastamento, tendo por base dados obtidos de monitoramentos de volume de água da barragem do Rio Descoberto. Informações apontadas pela CODEPLAN (2018) revelaram que o volume de água consumida pelas atividades agrícolas e uso doméstico foram insipientes nos períodos anteriores ao período de crise. Nesse contexto, este trabalho identifica que as informações produzidas pelo Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos do Distrito Federal – SIRH-DF poderiam ter sido melhor aproveitada, gerando maior eficiência, se contemplassem também as informações geradas pelos próprios usuários de recursos hídricos, enriquecendo os dados do Sistema. Dessa forma, tem-se que a participação social dos usuários, conforme JACOBI (2006) e BRONZATTO et al. (2018), tradicionalmente presente na tomada de decisão dentro de um órgão colegiado, é entendida como atuação direta em complemento à qualidade das informações no SIRH-DF, referente a dados sobre o uso da água, ações relativas a conservação e preservação dos corpos hídricos, bem como ações de educação ambiental, na intenção de alertar os órgãos gestores sobre uma possível crise e, consequentemente, auxiliá-los na tomada de decisão na sua gestão. A partir desses apontamentos, colocou-se a seguinte questão de investigação: De que modo um banco de dados espacial participativo impacta na qualidade de informação do SIRH-DF, a partir das informações geradas pelos usuários? Com isso, o objetivo da presente pesquisa é expressar uma proposta de banco de dados espacial, por meio da participação social dos usuários, na Unidade Hidrográfica do Ribeirão Rodeador, que contribua para o aperfeiçoamento do SIRH-DF, como ferramenta adicional preventiva e mitigatória dos efeitos de uma eventual futura crise hídrica. Em termos de metodologia empregaram-se entrevistas e questionários semiestruturados, como instrumentos para captar informações sobre a utilização de recursos hídricos, tanto por parte dos usuários e da sociedade civil, da Unidade Hidrográfica do Ribeirão Rodeador, quanto pelos órgãos pertencentes ao SIRHDF. Posteriormente, houve a aplicação do método de análise de conteúdo, e interpretação de sentidos conforme (Minayo et al., 2009) e o uso do software IRAMUTEQ para busca de informação, cujos dados gerados foram elencados em um modelo de banco de dados espacial, para possíveis ações de educação ambiental, conservação e preservação dos corpos hídricos. Por fim, como resultado de pesquisa destaca-se que a proposta de um banco de dados espacial participativo permite simultaneamente o protagonismo dos usuários da região destacada em ações de governança nas políticas públicas recursos hídricos, bem como o robustecimento de informações para o SIRH-DF em benefício do processo decisório. Contudo, a ferramenta em questão não permitiria uma discussão direta sobre os instrumentos da política de recursos hídricos, seja pela complexidade ou pelo modelo adotado atualmente de gestão de águas do Distrito Federal.
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