Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UnB

2024
Dissertações
1
  • Vera Lucia Mayer Seibel
  •  

     

    Saberes, fazeres e sabores: Brote um resgate do conhecimento culinário   tradicional Pomerano em diálogo com a prática educacional e construção de identidades.

  • Orientador : ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA
  • ELLEN FENSTERSEIFER WOORTMANN
  • MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • Data: 26/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação explora um estudo sobre o conhecimento culinário do Povo Pomerano, com foco nos aspectos culturais, simbólicos relacionados a comida especialmente o Brote ou Mijlchebrood (pão de milho). O principal objetivo é valorizar e promover a memória cultural Pomerana, a partir do conhecimento tradicional, do saber-fazer culinário da feitura do Brote, junto à comunidade escolar de Laranja da Terra, para propiciar uma educação integrada aos valores e traços culturais, permitindo o fortalecimento da identidade e pertencimento dos alunos. Os pomeranos que migraram para o Brasil originaram-se de uma região situada ao norte da Europa, ao longo do Mar Báltico. A imigração pomerana foi motivada por uma variedade de fatores que moldaram o contexto socioeconômico e político da região ao longo dos séculos. Entre os principais motivos estão as condições adversas enfrentadas pelos pomeranos em sua terra natal, bem como as oportunidades percebidas em um novo território. As comunidades pomeranas estabelecidas ao longo de mais de um século e meio no Brasil são caracterizadas por uma forte coesão cultural e pelo modo de vida camponês. Essa identidade cultural é expressa em suas festas, danças e rituais comunitários, através da comida e da língua materna. A preservação desses elementos culturais entre os descendentes dos pomeranos no Brasil é um testemunho da riqueza da diversidade cultural no país, resultado das migrações e interações ao longo da história. A comida desse povo está intrinsecamente ligada à história da imigração pomerana no Brasil, visto que os imigrantes ajustaram suas práticas alimentares conforme as condições locais e a disponibilidade de alimentos em diferentes períodos. Para atingir os objetivos, propõe-se como estudo da comida e memória, abordando as práticas da alimentação com base em sua dimensão comunicativa, como ferramenta pedagógica, promovendo a aprendizagem criativa, valorizando a cultura local e compartilhando-a de maneira significativa no contexto escolar. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se nas entrevistas, por meio de narrativas e rodas de conversa com oficinas. A realização das atividades serviu como base para conhecimento e interação entre os sujeitos compartilhando os saberes tradicionais, por meio da memória alimentar coletiva, contribuindo para a compreensão a partir da análise da comida, como representação identitária e cultural do Povo pomerano. Identifica-se por meio da análise de dados, que diversos aspectos culturais pomeranos como a comida, persistem, desempenhando um papel significativo marcando a identidade do grupo. Destaca-se ainda que ao explorar durante a pesquisa sobre a comida o Brote é possível identificar, que ele possibilita das pessoas da comunidade em manifestarem emoções, sentimentos de pertencimento, com significados nas relações sociais.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation explores a study on the culinary knowledge of the Pomeranian People, focusing on cultural and symbolic aspects related to food, especially "Brote" or "Mijlchebrood" (cornbread). The main objective is to value and promote the Pomeranian cultural memory, based on traditional knowledge, the culinary know-how of making Brote, together with the school community of Laranja da Terra, to provide an education integrated with cultural values and traits, allowing the strengthening students’ identity and belonging. The Pomeranians that migrated to Brazil originated from a region located in northern Europe, along the Baltic Sea. Pomeranian immigration was motivated by a variety of factors that shaped the region's socioeconomic and political context over the centuries. Among the main reasons are the adverse conditions faced by Pomeranians in their homeland, as well as the opportunities perceived in a new territory. The Pomeranian communities established over more than a century and a half in Brazil are characterized by strong cultural cohesion and a peasant way of life. This cultural identity is expressed in their festivals, dances and community rituals, through food and the mother tongue. The preservation of these cultural elements among Pomeranian descendants in Brazil is a testimony to the richness of cultural diversity in the country, a result of migrations and interactions throughout history. The food of these people is intrinsically linked to the history of Pomeranian immigration in Brazil, as immigrants adjusted their eating practices according to local conditions and food availability in different periods. To achieve the objectives, it is proposed as a study of food and memory, approaching eating practices based on their communicative dimension, as a pedagogical tool, promoting creative learning, valuing local culture and sharing it in a meaningful way in the school context . Methodologically, the research was based on interviews, through narratives and conversation circles with workshops. Carrying out the activities served as a basis for knowledge and interaction between subjects sharing traditional knowledge, through collective food memory, contributing to understanding through the analysis of food, as an identity and cultural representation of the Pomeranian people. It is identified through data analysis that several Pomeranian cultural aspects, such as food, persist, playing a significant role in marking the group's identity. It is also noteworthy that when exploring Brote during research on food, it is possible to identify how it enables people in the community to express emotions, feelings of belonging, with meanings in social relationships.

2023
Dissertações
1
  • Jeférson da Silva Pereira
  • DIREITO À CONSULTA PREVIA E OS PROTOCOLOS COMUNITÁRIOS COMO INSTRUMENTO JURÍDICO DA JUSDIVERSIDADE NA GARANTIA DOS DIREITOS QUILOMBOLAS

  • Orientador : STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
  • CLARISSA DE OLIVEIRA GOMES MARQUES DA CUNHA
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • Data: 23/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho visa, por meio do estudo da Convenção 169 da OIT e de outras normativas de direito nacional e internacional, analisar o processo de construção, vivência e convivência dos protocolos autônomos de consulta. A partir dos relatos de experiencia do autor em âmbito local (dentro da própria comunidade) e também externamente, buscou-se evidenciar o grau de importância desse instrumento na defesa das comunidades quilombolas. Ficou consubstanciado no presente trabalho que o direito à consulta é uma importante ferramenta que garante aos quilombos a proteção dos direitos humanos, podendo ser utilizado não só diante de casos reativos de violação em decorrência da implantação de empreendimentos estatais, mas também em casos de natureza preventiva, como os voltados aos impactos de políticas públicas nas comunidades quilombolas. Além disso, verificou-se que pesquisas acadêmicas e cientificas também devem ser submetidas ao crivo do direito à consulta. 


  • Mostrar Abstract
  • The scope of this work is to analyze the construction process, experience and coexistence of the protocols, based on the analysis of ILO Convention 169 and other regulations of national and international law. Based on the author's experience reports at the local level (within the community itself), and externally, we sought to highlight the degree of importance of this instrument in the defense of Quilombola communities. It was embodied in the work that the right to consultation, as a tool to guarantee the quilombos rights, can be used not only in the face of reactive cases of violation of rights as a result of the implementation of state enterprises. But also in cases of a preventive nature, as well as those focused on the impacts of public policies on Quilombola communities. It is perceived that academic and scientific research must also be submitted to the right to consultation.

2
  • Larangera Maurício Sales Ingaricó
  • INKARÎKOK AMËK TUMË MËRË APAI IKSINYAKAMATOK (AS ROÇAS INGARIKÓ E SUAS TRANSFORMAÇÕES)

  • Orientador : SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • MARIA VIRGÍNIA RAMOS AMARAL
  • SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • Data: 05/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O Povo Ingarikó ainda vive preservando e valorizando seu modo de viver, suas práticas culturais, suas técnicas de preparação de roças, suas técnicas de cultivar as sementes nativas. Além disso preservam o meio ambiente e extraem os recursos naturais de forma equilibrada. E cada comunidade faz sua vida por todo território, por diferentes locais, que levam a modos de preparação de roças semelhantes, mas com algumas especificidades. Isso acontece porque existem os Ingarikó que vivem no campo (Lavrado) e outros que vivem na mata (Floresta Amazônica). Por esse motivo o local e os tipos de roças vão se diversificando ao longo do espaço, do território, essa é a transformação das roças ao longo do espaço. É possível encontrar em cada comunidade roças do lavrado, da mata virgem, da capoeira. Ao longo do tempo, temos enfrentado problemas com produção alimentar, com o resultado da roça. Essa transformação no tempo tem nos levado a perceber que as roças não estão suprimindo mais nossa alimentação. Nossas roças assim como o povo Ingarikó têm sofrido, estamos enfrentando problemas nas produções. Tanto nos períodos de chuvas quando no verão (seca) por exemplo, os alagamentos de roças são uma constante, vivemos o apodrecimento das sementes e as pragas atacando sementes. Por essa circunstância, esta pesquisa busca compreender e descrever sobre as roças Ingarikó e sua transformação analisando os problemas enfrentados pelos ingarikó principalmente na área de produção e também observando as mudanças climáticas que sempre está afetando e diminuindo os números de roças, a produção em cada família. Para esta pesquisa fizemos entrevistas com os anciãos e anciãs e também com as pessoas que estão atualmente manejando as roças para compreender suas interpretações sobre o que está acontecendo.


  • Mostrar Abstract
  • The Ingarikó people still live by preserving and valuing their way of life, their cultural practices, their techniques for preparing their fields, and their techniques for cultivating native seeds. In addition, they preserve the environment and extract natural resources in a balanced way. And each community makes its living throughout the territory, in different places, which lead to similar ways of preparing the fields, but with some specificities. This happens because there are Ingarikó people who live in the countryside (Lavrado) and others who live in the forest (Amazon Rainforest). For this reason, the location and the types of crops will diversify throughout the space, the territory, this is the transformation of the crops throughout the space. It is possible to find, in each community, farmlands, virgin forest, and capoeira. Throughout time, we have faced problems with food production, with the result of the planting. This transformation over time has led us to realize that the planting is no longer suppressing our food. Our fields as well as the Ingarikó people have suffered, we are facing production problems. Both in the rainy periods and in the summer (drought), for example, the flooding of the fields is a constant, we experience the rotting of the seeds, and pests attacking the seeds. For this circumstance, this research seeks to understand and describe the Ingarikó fields and their transformation, analyzing the problems faced by the Ingarikó people, especially in the area of production and also observing the climate changes that are always affecting and decreasing the number of farms and the production in each family. For this research we interviewed the elders and also the people who are currently managing the fields to understand their interpretations of what is happening.

3
  • Ana Laide Soares Barbosa
  • ANCESTRALIDADE, ENCANTARIA E RESISTÊNCIA NAS COMUNIDADES DE BELO MONTE DE VITÓRIA DO XINGU E BELO MONTE DO PONTAL NA VOLTA GRANDE DO XINGU

  • Orientador : ANA TEREZA REIS DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
  • ANA TEREZA REIS DA SILVA
  • FRANCILENE DE AGUIAR PARENTE
  • JOSINETE PEREIRA LIMA
  • Data: 12/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta e contextualiza experiências de ancestralidade, de encantaria e de resistência nas comunidades de Belo Monte de Vitória do Xingu (BMVX) e Belo Monte do Pontal (BMP), situadas na Volta Grande do Xingu: “Amazônia Sudoeste”, no estado do Pará. As pessoas dessas comunidades tiveram suas vidas marcadas e transformadas negativamente após a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHBM). O objetivo geral do estudo é mapear, registrar e analisar os vínculos entre ancestralidade, encantaria e resistência nas práticas cotidianas e nos processos de organização e luta pela vida nas comunidades de BMVX e BMP afetadas bruscamente pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para tanto, o trabalho apresenta narrativas de povos tradicionais dessas duas comunidades sobre o encontro com as entidades encantadas durante atividades pesqueiras, em sonhos, nas transformações metafísicas e através dos corpos de animais, ventos e águas. Desse modo, os povos tradicionais revisitaram suas memórias e seus sonhos com os encantados – que mantêm o equilíbrio da natureza – com base em uma cosmologia mística e ancestral, buscando diálogo com esses seres como forma de sobreviver e resistir às investidas mercadológicas na região da Volta Grande do Xingu.


  • Mostrar Abstract
  • This paper presents and contextualizes experiences of ancestry, encantaria (enchantment), and resistance in the communities of Belo Monte de Vitória do Xingu (BMVX) and Belo Monte do Pontal (BMP), located in Volta Grande do Xingu: "Southwest Amazon", in the state of Pará. People from these communities have had their lives negatively marked and transformed after the construction of the Belo Monte Hydroelectric Power Plant. The overall objective of the study is to map, record, and analyze the links between ancestry, encantaria, and resistance in the daily practices and processes of organization and struggle for life in the BMVX and BMP communities abruptly affected by the Belo Monte Hydroelectric Power Plant. To this end, the work presents narratives from traditional peoples from these two communities about their encounters with the encantadas (enchanted) entities during fishing, in dreams, in metaphysical transformations and through the bodies of animals, winds and waters. Thus, the traditional peoples revisited their memories and dreams with the encantados - who maintain the balance of nature - based on a mystical and ancestral cosmology, seeking dialogue with these beings as a way to survive and resist the market attacks in the region of Volta Grande do Xingu.

4
  • Silvana Bastos
  • Plano de Curso Intercultural em Comunicação e Justiça Climática para a Formação de Agentes de

    Mudança no Âmbito da Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática

  • Orientador : ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RENATA RAUTA PETARLY
  • ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • Data: 13/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho descreve o processo coletivo de estruturação do plano de curso para a formação de

    agentes de mudança em justiça climática e comunicação, realizado pela Coalizão Vozes do Tocantins por

    Justiça Climática. O curso é voltado a jovens entre dezesseis e trinta e quatro anos, representantes de

    diversos segmentos de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares: quilombolas, indígenas,

    quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais, assentados e acampados da reforma agrária,

    portanto um encontro potente, colorido e intercultural no estado do Tocantins.

    O processo de estruturação envolveu em torno de 25 pessoas que atuam no conselho gestor da Coalizão e

    são representantes das dez organizações que a compõem, contemplando organizações de base

    comunitária, representantes dos povos indígenas Krahô e Apinajé, quilombolas, pescadores artesanais,

    agricultores familiares, assentados e acampados que lutam pela reforma agrária. Também compõem a

    coalizão organizações não governamentais de assessoria e instituições de ensino.


  • Mostrar Abstract
  • This study outlines the collective process of developing a course plan for training change agents in climate

    justice and communication, conducted by the " Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática." The

    course targets young individuals aged sixteen to thirty-four, representing diverse segments of traditional

    peoples and communities, including quilombolas, indigenous groups, babaçu coconut breakers, artisanal

    fishermen, and small-scale farmers. Thus, it represents a powerful, vibrant, and intercultural gathering in the

    state of Tocantins.

    The planning process involved approximately 25 individuals who are active members of the Coalition's

    management council, representing the ten organizations comprising it. These organizations encompass

    grassroots community groups, representatives of indigenous peoples (Krahô and Apinajé), quilombolas,

    artisanal fishermen, small-scale farmers, and landless settlers fighting for agrarian reform. Additionally, non-

    governmental organizations providing support and educational institutions are also part of the coalition.

5
  • Deyvson Pereira Azevedo
  • (DES)-VALORIZAÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES:
    DIFERENÇAS CRÍTICAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO

  • Orientador : ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
  • ANA TEREZA REIS DA SILVA
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • THIAGO MOTA CARDOSO
  • Data: 13/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação trata da diferença crítica entre a valorização da sociobiodiversidade e os projetos de desenvolvimento em contexto de Comunidades Tradicionais Agroextrativistas. Os territórios de Povos e Comunidades tradicionais e sua competência civil tem sido alvo de disputas e desafios para a garantia de suas formas de viver na modernidade. A presente pesquisa buscou contribuir com este tema com base na Heurística Crítica de Sistemas e nos aportes da sociobiodiversidade e bens comuns. Os métodos adotados foram a pesquisa etnográfica acoplada a pesquisa ação. Os resultados revelam a forma que os Agroextrativistas buscam construir projetos territoriais, seus mecanismos de ação responsável e como estes instrumentos revelam diferenças profundas quando comparadas a projetos de desenvolvimento estritamente econômicos. Além disso, a pesquisa obteve resultados relevantes não pretendidos como o uso da Heurística Crítica de Sistemas como metodologia para a realização de Consulta Prévia Livre e Informada (CPLI).


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation deals with the critical difference between the valorization of socio-biodiversity and the development projects in the context of Traditional Agro-extractive Communities. The territories of traditional Peoples and Communities and their civil jurisdiction have been the target of disputes and challenges to guarantee their ways of living in modernity. The present research sought to contribute to this theme based on Critical Systems Heuristics and the contributions of sociobiodiversity and common-pool resource. The methods adopted were ethnographic research coupled with action research. The results reveal how Agroextractivists seek to build territorial projects, their mechanisms for responsible action, and how these instruments reveal profound differences compared to strictly economic development projects. In addition, the research obtained relevant unintended results such as the use of Critical Systems Heuristics as a methodology for conducting Consultation and Free, Prior and Informed consent (FPIC).

6
  • Maria Lúcia de Oliveira Agostinho
  • RDS Nascentes Geraizeiras, estratégia de resistência ao eucalipto e à mineração: “esse trem não é daqui”

  • Orientador : MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
  • ISABEL CRISTINA BARBOSA DE BRITO
  • JOÃO ROBERTO CORREIA
  • MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • Data: 19/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • As comunidades tradicionais Geraizeiras do Norte de Minas Gerais foram brutalmente atingidas e expropriadas em seus territórios, desde a expansão do monocultivo de eucalipto e dos projetos de mineração sobre os Gerais-chapadas (áreas mais altas e planas no Cerrado). Diante das perdas socioculturais e ambientais muitas ações vêm sendo construídas para reverter esse quadro. A criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras, focalizada neste estudo, fruto de uma luta desafiadora que durou mais de doze anos, foi o recurso utilizado pelas comunidades Geraizeiras para contrapor os efeitos de um modelo de “desenvolvimento” excludente, incompatível com o seu modo de vida, antagônico à sua cultura e sustentabilidade. Esta dissertação tem o objetivo de registrar e analisar a atuaçãodas comunidades Geraizeiras no processo de criação da RDS, tendo como ponto de partida o que eu conheço e vivenciei em reuniões, como membro de uma delas, mas também o registro de conversas informais, entrevistas, observação participativa, análise documental e revisão bibliográfica, atividades que foram realizadas entre os anos de 2021 e 2022. Trata-se de uma pesquisa colaborativa, realizada por mim e outros membros das comunidades envolvidas na criação da RDS, ao modo de uma escrevivência sob a inspiração de Conceição Evaristo. Construímos juntos uma linha do tempo, partindo do período anterior à criação da Unidade de Conservação (UC), descrevendo o conflito socioambiental que instaurou a luta, bem como as diferentes iniciativas e perspectivas que a orientaram na criação e implementação da RDS. Concluímos que, após a expropriação territorial sofrida em décadas passadas, hoje nossas famílias Geraizeiras se sentem seguras, pois percebem a normalidade voltando pouco a pouco no território. Nesse contexto, tem sido importante contar com o aparato do Estado para construir alternativas de futuro no território e para impedir a reincidência de projetos econômicos hegemônicos e maléficos sobre ele. Esperamos que nossa escrevivência possa produzir reflexões e inspirar outras iniciativas em prol do bem-viver socioambientalmente.


  • Mostrar Abstract
  • The traditional Geraizeiras communities in the North of Minas Gerais were brutally affected and expropriated in their territories, since the expansion of eucalyptus monoculture and mining projects on the Gerais-chapada (higher and flatter areas in the Cerrado). Faced with sociocultural and environmental losses, many actions have been built to reverse this situation. The creation of the Nascentes Geraizeiras Sustainable Development Reserve (RDS), focused on in this study, the result of a challenging struggle that lasted over twelve years, was the resource used by the Geraizeiras communities to counteract the effects of an excluding, incompatible “development” model with its way of life, antagonistic to its culture and sustainability. This dissertation aims to record and analyze the performance of the Geraizeiras communities in the process of creating the RDS, taking as a starting point what I know and experienced in meetings, as a member of one of them, but also the record of informal conversations, interviews, participatory observation, document analysis and bibliographic review, activities that were carried out between the years 2021 and 2022. It is a collaborative research, carried out by me and other members of the communities involved in the creation of the RDS, in the form of a escrevivência (write of lived) under the inspiration from Conceição Evaristo. Together we built a timeline, starting from the period prior to the creation of the Conservation Unit (UC), describing the socio-environmental conflict that initiated the struggle, as well as the different initiatives and perspectives that guided it in the beneficiaries of this creation and implementation of the RDS. We conclude that, after the territorial expropriation suffered in past decades, today our Geraizeiras families feel safe, as they perceive normality returning little by little in the territory. In this context, it has been important to rely on the State apparatus to build alternatives for the future in the territory and to prevent the recurrence of hegemonic and harmful economic projects on it. We hope that our escrevivência can produce reflections and inspire other initiatives in favor of socio-environmental well-being.

7
  • Raimundo Alves da Silva
  • Um pacará de histórias memórias: tessituras da Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura (ACESA) em comunidades camponesas do Médio Mearim, Maranhão

  • Orientador : JULIANA ROCHET WIRTH CHAIBUB PAULINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • JULIANA ROCHET WIRTH CHAIBUB PAULINO
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • VICENTE DE PAULO BORGES VIRGOLINO SILVA
  • Data: 22/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta tessituras da história de vida da Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura (ACESA) na região do Mearim no Maranhão e a dinâmica do processo de luta e conquista da terra com destaque na construção da identidade coletiva do sujeito ACESA e na participação ativa das mulheres. A pesquisa foi realizada nas comunidades de sua atuação, região do Médio Mearim e entrevistado lideranças, técnicos/as, ex técnicos/as, diretores/as e aqueles/as que contribuíram na fundação. Outro foco deste trabalho é dar voz as mulheres quebradeiras de coco babaçu e trabalhadores rurais que viveram situações conflituosas por terra, bem como da contribuição necessária da Igreja Catolica no debate sobre as Comunidades Eclesiais de Base e na espiritualidade dessas comunidades. Debate ainda sobre história oral, sujeito coletivo e as diferentes narrativas que serviram de mobilização para construção dos movimentos sociais na região do mearim. Neste trabalho, o fio da vida de histórias e memórias se faz linha escrita para desenhar palavra(s), estabelecendo um processo dinâmico de fluidez e interdependência entre materialidade e significação na vida comunitária do Médio Mearim. Por isso, evocamos e diremos tessitura – uma contextura que se desenvolve na linha da palmeira, do coco, dos encantamentos, das resistências e lutas, no fio urdido que se materializa de diferentes formas na paisagem, transformada em lugar pelas presenças, pelas identidades, pela cosmologia repleta de som e ritual, elementos que se interligam em todas as dimensões da obra coletiva da ACESA.


  • Mostrar Abstract
  • The present work presents textures of the life history of the Community Association of Education in Health and Agriculture (ACESA) in the Mearim region in Maranhão and the dynamics of the process of struggle and conquest of the land, with emphasis on the construction of the collective identity of the subject ACESA and on the active participation of women. The research was carried out in the communities where it operates, in the Middle Mearim region, and interviewed leaders, technicians, former technicians, directors and those who contributed to the foundation. Another focus of this work is to give voice to babassu nut breakers and rural workers who have experienced conflicting situations on land, as well as the necessary contribution of the Catholic Church in the debate on the Base Ecclesial Communities and the spirituality of these communities. Debate still on oral history, collective subject and the different narratives that served as mobilization for the construction of social movements in the mearim region. In this work, the thread of life of stories and memories becomes a written line to draw word(s), establishing a dynamic process of fluidity and interdependence between materiality and meaning in the community life of the Middle Mearim. Therefore, we evoke and say texture – a texture that develops in the line of the palm tree, the coconut, the enchantments, the resistances and struggles, in the woven thread that materializes in different ways in the landscape, transformed into a place by the presences, by the identities, by cosmology full of sound and ritual, elements that are interconnected in all dimensions of ACESA's collective work

8
  • Maria Helena Serafim Rodrigues
  • Mulheres que são Tuia: lutas e resistências Kalunga na Comunidade Tinguizal-GO

  • Orientador : CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • VALDIRENE GOMES DOS SANTOS DE JESUS
  • Data: 28/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é uma biografia de autoinscrição da minha própria história como mulher Kalunga. Buscamos aqui compreender as vivências, a luta e a resistência feminina no Quilombo, especificamente na comunidade Tinguizal. Através da minha história de vida, analiso os desafios e as oportunidades neste espaço em que os nossos corpos se constroem e reconstroem em vida e em território, ao mesmo tempo em que busco trazer à tona questões subjacentes, e muitas vezes silenciadas inconscientemente ou propositalmente, relacionadas às diversas formas de violências sofridas por nós, mulheres quilombolas. Trago um alerta sobre os perigos advindos do silenciamento, tendo como consequência a perpetuação da ideologia patriarcal. A partir de uma escrevivência busco descrever o meu quilombo e suas características ambientais, sociais, culturais, identitárias e históricas e dar visibilidade à mulher Kalunga na constituição, vivência e sobrevivência neste território.


  • Mostrar Abstract
  • This study is an autobiography of my history as a Kalunga woman. It seeks to understand women's experiences, struggle and resistance in Quilombo territories, specifically in the Tinguizal community. Through my life story, I analyze the challenges and opportunities in this space where our bodies are constructed and reconstructed in life and in territory, while at the same time bringing to light underlying issues, often unconsciously or purposefully silenced, related to the various forms of violence suffered by us, quilombola women. I warn about the dangers of silencing, the consequence of which is the perpetuation of patriarchal ideology. From a "writing experience" (escrevivência), I seek to describe my quilombo and its environmental, social, cultural, identity and historical characteristics and to give visibility to the Kalunga woman in the constitution, living and survival in this territory.

9
  • Renan Luis Silva de Sousa
  • O MANEJO DO AÇAÍ E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO RIBEIRINHO DO RIO MAÚBA, EM ABAETETUBA, BAIXO TOCANTINS-PA

  • Orientador : JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • LAURA ANGELICA FERREIRA DARNET
  • ELIANA TELES RODRIGUES
  • Data: 27/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação foi desenvolvida no território ribeirinho do rio Maúba, localizado na cidade de Abaetetuba, na região do baixo Tocantins, no Estado do Pará. Tem o objetivo de apresentar, em relação ao manejo do açaí local, os aspectos ambientais, econômicos e sociais, a partir do ponto de vista dos extrativistas, com a aplicação da metodologia da Matriz FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a partir de conversas nas casas e lotes produtivos. O açaí é de grande importância cultural e está enraizado a esse povo tradicional, que são ligados por seu modo de vida e transmissão de conhecimentos desde os seus antepassados. A pesquisa aqui apresentada procurou dar visibilidade ao território, incluindo os recursos naturais como os rios, animais e florestas. Esses conhecimentos são essenciais para a subsistência e sustento do território ribeirinho, que dependem diretamente desses recursos para alimentação, moradia, medicamentos tradicionais e outros usos. 


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation was developed in the riverside territory of the Maúba river, located in the city of Abaetetuba, in the region of lower Tocantins, in the State of Pará. It has the objective of presenting in relation to the management of the local açaí, the environmental, economic and social aspects, from the point of view of the extractivists, with the application of the SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threatens) Matrix methodology, based on conversations in houses and productive lots. The açaí is of great cultural importance and is rooted in this traditional people, which are linked by their way of life and transmission of knowledge from their ancestors. The research presented here seeks to give visibility to the territory, including natural resources such as rivers, animals and forests. This knowledge is essential for the subsistence and sustenance of the riverside territory, which directly depend on these resources for food, housing, traditional medicines and other uses.

10
  • Geovânio Oitaia Pantoja
  • Entre monitoramento terrestre e metodologias geoespaciais: perspectivas complementares para a proteção dos povos indígenas autônomos

  • Orientador : STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • JOSE ANTONIO VIEIRA PIMENTA
  • ELAINE MOREIRA
  • GUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA
  • JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES
  • Data: 23/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Essa dissertação nasce de uma conexão entre minha vida pessoal e minha carreira com o tema de pesquisa: o monitoramento de grupos indígenas autônomos, e expressa minha preocupação e compromisso no uso ético da tecnologia.
    O trabalho parte da premissa de que o uso de tecnologia para monitorar grupos indígenas autônomos é um tema complexo e sensível, que abrange questões culturais, tecnológicas e socioambientais. Assim, a dissertação debate diversos aspectos desta complexidade: a avaliação dos impactos das tecnologias de monitoramento nos direitos, na privacidade e segurança dos locais habitados pelos povos indígenas autônomos; a identificação das ferramentas tecnológicas mais adequadas que respeitem a privacidade e autonomia desses grupos; o papel da tecnologia na proteção de terras indígenas contra ameaças externas, como invasões e desmatamento; a importância de envolver os povos indígenas no processo de implementação e gestão dessas tecnologias, aliadas à proteção territorial, garantindo que seus direitos e perspectivas sejam priorizados.
    Inicio essa reflexão com uma autoanálise da minha trajetória profissional como indígena indigenista, a partir das experiências adquiridas durante anos no trabalho de localização, monitoramento e proteção de grupos autônomos. No segundo capítulo, discuto as terminologias utilizadas pelo Estado para se referir aos povos autônomos, em contraponto com as percepções locais, moldadas pelas realidades únicas em que essas comunidades estão inseridas. No terceiro e quarto capítulo, debato as abordagens para identificação de grupos autônomos e o potencial das ferramentas geoespaciais na proteção territorial, utilizando-me do estudo de caso do povo indígena Kawahiva do Rio Pardo e das hipóteses que a análise dos vestígios nos permite formular sobre a história desse povo.
    Finalizo a reflexão com a apresentação da plataforma de Monitoramento Hãmugãy, que desenvolvi para facilitar o registro das informações dos territórios indígenas pelos próprios indígenas, dando-lhes maior autonomia e voz na gestão de seus territórios.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation is born from a connection between my personal life and my career with the research topic: the monitoring of autonomous indigenous groups and expresses my concern and commitment to the ethical use of technology.
    The work is based on the premise that the use of technology to monitor autonomous indigenous groups is a complex and sensitive topic, which encompasses cultural, technological and socio-environmental issues. Thus, the dissertation discusses several aspects of this complexity: the assessment of the impacts of monitoring technologies on the rights, privacy and security of places inhabited by autonomous indigenous peoples; the identification of the most appropriate technological tools that respect the privacy and autonomy of these groups; the role of technology in protecting indigenous lands against external threats, such as invasions and deforestation; the importance of involving indigenous peoples in the process of implementing and managing these technologies, combined with territorial protection, ensuring that their rights and perspectives are prioritized.
    I begin this reflection with a self-analysis of my professional trajectory as an indigenous person, based on the experiences acquired over the years in the work of locating, monitoring and protecting autonomous groups. In the second chapter, I discuss the terminology used by the State to refer to autonomous peoples, in contrast to local perceptions, shaped by the unique realities in which these communities are inserted. In the third and fourth chapter, I discuss approaches to identifying autonomous groups and the potential of geospatial tools in territorial protection, using the case study of the Kawahiva indigenous people of Rio Pardo and the hypotheses that the analysis of traces allows us to formulate about the history of these people.
    I conclude the reflection with the presentation of the Hãmugãy Monitoring platform, which I developed to facilitate the recording of information on indigenous territories by the indigenous people themselves, giving them greater autonomy and voice in the management of their territories.

11
  • NILCA FERNANDES DOS SANTOS
  • Sabendo usar não vai Faltar: A Prática das Coletoras de sementes da Comunidade Vão do Moleque do Território Kalunga/ GO

  • Orientador : CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS ALEXANDRE BARBOZA PLINIO DOS SANTOS
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • STEPHANIE CAROLINE NASUTI
  • MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
  • Data: 27/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Comunidade Quilombola Kalunga Vão do Moleque tem mais de 300 anos de lutas, resistência e

    tradições. Sua população vive basicamente da agricultura familiar, caça e pesca e do extrativismo vegetal. No entanto, nos

    últimos anos os moradores descobriram um novo meio de aumentar a renda familiar através da atividade extrativista da coleta

    de sementes de espécies do cerrado e posteriormente a sua venda. A coleta é feita principalmente pelas mulheres, elas colhem

    as sementes e vendem, com o lucro obtido garantem o sustento de seus grupos familiares. A Associação Cerrado de Pé (sediada

    em Alto Paraiso de Goiás/GO), parceira da comunidade, compra as sementes das coletoras. Este trabalho tem como objetivo

    demonstrar todo o processo de utilização das sementes do cerrado e a visão das coletoras sobre seus trabalhos.

     


  • Mostrar Abstract
  • The Kalunga Vão do Moleque Quilombola Community has more than 300 years of struggles, resistance and

    traditions. Its population lives basically from family farming, hunting and fishing and plant extraction. However, in recent years

    residents have discovered a new way to increase family income through the extractive activity of collecting seeds from cerrado

    species and subsequently selling them. The collection is mainly done by women, they collect the seeds and sell them, with the

    profit obtained they guarantee the sustenance of their family groups. The Cerrado de Pé Association (based in Alto Paraiso de

    Goiás/GO), a community partner, buys the seeds from the collectors. This work aims to demonstrate the entire process of using

    cerrado seeds and the collectors' vision of their work.

12
  • Érika Fernandes Costa Pellegrino
  • Sofrimento Psíquico e Belo Monte

  • Orientador : MARCELA STOCKLER COELHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ILANA KATZ ZAGURY
  • JULIA OTERO DOS SANTOS
  • MARCELA STOCKLER COELHO DE SOUZA
  • SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • Data: 28/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo explora o conceito de sofrimento psíquico como impacto da Usina Hidrelétrica de  Belo Monte. Ao deslocar o foco de diagnósticos psiquiátricos convencionais para uma compreensão mais ampla do sofrimento psíquico, buscamos iluminar as dinâmicas complexas de trauma e resiliência a partir da perspectiva social. A metodologia parte de um caso clínico como caso social, tanto a partir da experiência da Clínica de Cuidado quanto da Rede Bem Viver Altamira, explorando os encontros dos sintomas de um paciente com as questões apontadas por seu grupo étnico. A investigação do caso segue procurando compreender as dimensões cosmopolíticas e relacionais específicas do povo Arara, em especial durante o contato no período de implementação da rodovia Transamazônica. Percebe-se uma continuidade entre os diferentes processos coloniais, com uma mudança da natureza de epidemias por doenças infecto-contagiosas causadoras de genocídios no período da Transamazônica pelas epidemias de diagnósticos psiquiátricos no contexto de contaminação do modo de vida e etnocídio no período de Belo Monte. Perspectivas indígenas de compreensão de fenômenos de adoecimento e cuidado são mobilizadas em conjunto com a perspectiva da escuta como uma aliada para a formação de um campo de intermedicalidade e tessitura de rede no cuidado em saúde mental em contextos interculturais e de violação de direitos humanos. 


  • Mostrar Abstract
  • This study explores the concept of psychological distress as an impact of the Belo Monte Hydroelectric Plant. By shifting the focus from conventional psychiatric diagnoses to a broader understanding of psychological suffering, we aim to bring to light the complex dynamics of trauma and resilience from a social perspective. The methodology starts from a clinical case as a social case, both from the experience of the Clínica de Cuidado (Clinic of Care) and the Altamira Bem Viver (Well Living) Network, exploring the encounters between a patient's symptoms and the issues raised by their ethnic group. The investigation of the case continues by seeking to understand the specific cosmopolitical and relational dimensions of the Arara people, particularly during contact in the period of the Trans-Amazonian Highway implementation. A continuity between different colonial processes is perceived, with a change from the nature of epidemics of infectious-contagious diseases causing genocides during the Trans-Amazonian period to the epidemics of psychiatric diagnoses in the context of contamination of the way of life and ethnocide in the Belo Monte period. Indigenous perspectives of understanding illness phenomena and care are mobilized in conjunction with the perspective of listening as an ally for the formation of a field of intermedicality and the weaving of a network in mental health care in intercultural contexts and human rights violations.


13
  • Isabela Patrícia Camargo Soares da Cruz
  • Feminismos afro-territorializados: pelo que lutam as mulheres quilombolas?

  • Orientador : CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • MONICA CELEIDA RABELO NOGUEIRA
  • SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES
  • KATYA REGINA ISAGUIRRE TORRES
  • Data: 08/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa tem como objetivo dialogar junto às mulheres quilombolas, ativistas locais e nacionais, sobre as lutas e enfrentamentos diários de "mulheres-comunidade" quilombolas e a relação estabelecida entre movimentos feministas no Brasil e na América Latina. Surge de questionamentos e investigações vindas da observação e entrevistas com mulheres quilombolas que são referências em suas regiões, desde a comunidade até os cenários de lutas dos movimentos sociais. Refletimos também  sobre a construção de políticas públicas e direitos sociais para mulheres quilombolas negras rurais. A metodologia proposta foi a de um Lugar de Escuta. Abrir ouvidos, coração e mente para registrar e dialogar sobre como se dá o processo de construção diário da política e do feminismo entre mulheres quilombolas, em um exercício prático entre relatos orais e a observação participante, enquanto entrevistadora e sujeita de direitos. Dialogamos ainda com referências bibliográficas e ativistas que nos trouxeram cosmovisões feministas diversas, como o feminismo negro, o feminismo camponês popular, e o feminismo comunitário latino americano, bem como os debates sobre a escrita e/ou oralidades de mulheres que constrõem e elaboram lutas e epistemologias comunitárias no seu dia a dia.  Como resultado, argumentamos que há um modo específico de operacionar lutas por mulheres quilombolas que vivem em contextos comunitários rurais, e a isso, chamamos de feminismos afro-territorializados.


  • Mostrar Abstract
  • This research aims to engage with Afro-Brazilian women in quilombola communities, local and national activists, exploring the daily struggles and challenges faced by "community-women" in quilombola settings and the relationship established between feminist movements in Brazil and Latin America. Originating from inquiries and investigations arising from observations and interviews with quilombola women who serve as key figures in their regions, from community settings to the broader landscapes of social movements, the study also reflects on the development of public policies and social rights for rural black quilombola women. The proposed methodology involves a Place of Listening, encouraging receptivity to record and discuss the daily construction of politics and feminism among quilombola women. This involves a practical exercise incorporating oral accounts and participant observation, with the researcher serving as both interviewer and rights subject. The research engages with bibliographic references and activists presenting diverse feminist worldviews, such as black feminism, popular peasant feminism, and Latin American community feminism, as well as discussions on the writings and/or oral traditions of women involved in building communal struggles and epistemologies in their daily lives. As a result, the argument is made that there is a specific way in which quilombola women operate in the context of rural community struggles, termed Afro-territorialized feminisms.

14
  • Emerson Saw Munduruku
  • TERRITÓRIO DE SABERES MUNDURUKU: Conhecimentos ancestrais para pensar o papel da Escola.

  • Orientador : ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROBERTO DE OLIVEIRA
  • ANA TEREZA REIS DA SILVA
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • THIAGO MOTA CARDOSO
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação aborda a cultura Munduruku e suas transformações ao longo do tempo. Sabe-se que desde o contato com as civilizações europeias a cultura Munduruku passou por muitas modificações, re (existindo) as diversas formas de opressões e hegemonias. O impacto dessa miscigenação de “brancos, negros e indígenas” foi o desaparecimento de algumas tradições milenares. Contudo, os contextos históricos Munduruku são marcados por resistências frente ao extermínio e opressões. Na sua luta por justiça epistêmica, a cultura Munduruku vive e sobrevive mesclando e adaptando a sociedade não indígena.A escola como lugar de ensino aprendizagem deve buscar formas e métodos de resgatar esses conhecimentos seja ele em forma escrita ou pela oralidade ouvindo os mais velhos e registrando esses saberes.


  • Mostrar Abstract
  •  

    This dissertation deals with Munduruku culture and its transformations over time. It is known that since contact with European civilizations, Munduruku culture has undergone many changes, re(existing) the various forms of oppression and hegemony. The impact of this miscegenation of "whites, blacks and indigenous people" has been the disappearance of some ancient traditions. However, Munduruku historical contexts are marked by resistance to extermination and oppression. In its struggle for epistemic justice, the Munduruku culture lives and survives by mixing with and adapting to non-indigenous society. The school, as a place for teaching and learning, must seek ways and methods of rescuing this knowledge, whether in written form or orally, by listening to the elders and recording this knowledge.

15
  • Ytxaha Pankararu Braz
  • Rios da História de To'á Kaninã: Do Opará ao Jequitinhonha

  • Orientador : SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CRISTIANE DE ASSIS PORTELA
  • JANAINA DEANE DE ABREU SA DINIZ
  • SABRINA SOARES D'ALMEIDA
  • SILVIA MARIA FERREIRA GUIMARAES
  • Data: 19/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação trata da história de vida de Cleonice Pankararu, que no movimento das águas, buscando ao lado de sua mãe e avô seu ente querido, por um vasto território e acabou reunindo dois povos, Pankararu e Pataxó. No trânsito por biomas, da Caatinga ao Cerrado, seguia atenta, observando, ouvindo, sentido o movimento das plantas, seus poderes de cura. A intenção desta pesquisa é compreender sua história de vida no encontro entre povos, no desterro em busca de seu avô e na interação com o Cerrado e a Caatinga. Assim, o objetivo geral nesta pesquisa é resgatar a história de resistência de Cleonice Pankararu e mostrar suas lutas contra a colonização, a resiliência e refletir sobre como ela foi aprendendo e interagindo com os biomas por onde esteve. Esta pesquisa está baseada no fazer etnográfico, buscando a narrativa de Cleonice Pankararu e sua comunidade. Foram feitos levantamentos bibliográficos e fotográficos e, também, entrevistas, rodas de conversa e conversas informais para ter a teoria etnográfica sobre o conhecimento da raizeira no encontro entre dois povos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation deals with the life story of Cleonice Pankararu, who in the movement of the waters, looking for her loved one alongside her mother and grandmother, across a vast territory and ended up bringing together two peoples, Pankararu and Pataxó. As she traveled through biomes, from the Caatinga to the Cerrado, she remained attentive, observing, listening, feeling the movement of the plants, their healing powers. The intention of this research is to understand his life story in the encounter between peoples, in the exile in search of his grandfather and in the interaction with the Cerrado. Thus, the general objective of this research is to understand Cleonice Pankararu's history of resistance and show her struggles against colonization, resilience and reflect on how she learned and interacted with the biomes where she was. This research is based on ethnographic work, seeking the narrative of Cleonice Pankararu and her community. Bibliographical and photographic surveys were carried out, as well as interviews, conversation circles and informal conversations to have an ethnographic theory about the knowledge of the healer in the encounter between two peoples.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34_Prod.sigaa28