Dissertações/Teses

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2023
Dissertações
1
  • Ana Carolina Magalhães Antonini
  •  Criação de um curso de extensão com ênfase no papel da Educação Ambiental para a promoção de boas práticas de gerenciamento de resíduos de saúde

  • Orientador : FERNANDO FABRIZ SODRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO FABRIZ SODRE
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • PEDRO HENRIQUE ZUCHI DA CONCEICAO
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 27/03/2023

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  • Apesar de existirem regulamentações importantes que dispõem sobre o gerenciamento de resíduos de saúde, entende-se necessária a integração de políticas com a educação, no desenvolvimento de trabalhos transversais. Buscando expor a importância da educação ambiental neste contexto, esta pesquisa baseou-se na oferta de um curso de extensão para acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem de estudantes de ensino superior e técnico das áreas de saúde e afins, sendo ferramenta para discutir, junto à pesquisa qualitativa, a importância da educação ambiental na implementação de boas práticas de gerenciamento, manejo e descarte de resíduos de saúde, no desenvolvimento e conscientização da população em geral, visando diminuir riscos e promover práticas como a logística reversa de medicamentos. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da Plataforma Teams. Conclui-se que a efetivação do curso foi essencial para a inserção da educação ambiental na formação e na prática profissional dos estudantes. Apesar de, o curso ser válido na incorporação de uma questão associada à conscientização ambiental frente a um problema de saúde humana, são necessários ajustes para aprimorar a dinâmica do curso, formato de aulas, momentos síncronos e interações. Contudo, o curso possibilitou melhorias na aprendizagem, no cuidado ambiental, e consequentemente, na melhora da diminuição de riscos em saúde, relacionando conteúdo e realidade de saúde pública com a oportunidade de novas descobertas, momentos de informação e sensibilização.


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  • Although there are important regulations regarding healthcare waste management, it is necessary to integrate policies with education in the development of cross-cutting work. Seeking to highlight the importance of environmental education in this context, this research was based on the provision of an extension course to monitor the learning development of undergraduate and technical students in the health and related fields, as a tool to discuss, through qualitative research, the importance of environmental education in the implementation of good management, handling, and disposal practices of healthcare waste, in the development and awareness of the general population, aiming to reduce risks and promote practices such as reverse logistics of medicines. The course, promoted by the University of Brasília through the Dean's office for Extension (DEX/UnB), was based on methods that include the use of technology for the teaching-learning process, favoring autonomy and student participation through distance learning, with the use of the Teams Platform. It was concluded that the implementation of the course was essential for the integration of environmental education into the training and professional practice of students. Although the course was valid in incorporating an issue associated with environmental awareness in the face of a human health problem, adjustments are necessary to improve the dynamics of the course, the format of classes, synchronous moments, and interactions. However, the course allowed for improvements in learning, environmental care, and consequently, in the improvement of risk reduction in health, relating content and public health reality with the opportunity for new discoveries, moments of information, and awareness.

2
  • Eduardo Edilson Gonçalves dos Santos
  • Ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas do profissional de secretariado no brasil

  • Orientador : ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • JORGE LUIS TRIANA RIVEROS
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • PEDRO HENRIQUE ZUCHI DA CONCEICAO
  • Data: 28/06/2023

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  • As práticas sustentáveis são comportamentos que levam em consideração a preservação do meio ambiente,

    bem como a minimização da degradação ambiental provocada pelas organizações. Desta forma, foi percebido

    que as instituições necessitam estar mais sensibilizadas ao uso consciente desse recurso ambientais, como

    também os profissionais inseridos nelas, com isso, problematiza-se como o profissional de secretariado pode

    estar envolvido nesse processo. Neste aspecto, esta pesquisa analisa o potencial de introdução e

    desenvolvimento de elementos de ciências ambientais e sustentabilidade na formação do profissional de

    Secretariado, e sistematizá-los na forma de um manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às

    técnicas dos profissionais de secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na

    pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem quali-quantitativa e utilizado como pressuposto teórico

    do método da complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental pragmática. Os dados foram

    coletados através de questionário estruturado no Google Forms, e analisados sob o método da análise de

    conteúdo da Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico e superior em secretariado,

    profissionais de secretariado e os executivos assessorados por esses profissionais. Como principal resultado,

    mostrou-se a relação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) da sustentabilidade aplicadas às técnicas

    secretariais sendo elas: gestão de agenda, gestão de reunião, gestão de viagens; gestão de atendimento (que

    abrange atendimento presencial, digital e telefônico), elaboração de documentos administrativos e oficiais,

    gestão de arquivos, e planejamento e organização de eventos, contribuindo com atitudes mais sustentáveis no

    ambiente corporativo. O presente trabalho tem como resultado a criação do manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – manual, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem na formação de profissionais de secretários como sujeitos ambientalmente responsáveis.


  • Mostrar Abstract
  • Sustainable practices are behaviors that take into account the preservation of the environment, as well as the

    minimization of environmental degradation caused by organizations. In this way, it was perceived that the

    institutions need to be more aware of the conscious use of this environmental resource, as well as the

    professionals inserted in them, with this, it is problematized how the secretarial professional can be involved

    in this process. In this regard, this research analyzes the potential for introducing and developing elements of

    environmental sciences and sustainability in the training of secretarial professionals, and systematizing them

    in the form of a manual of environmental sciences and sustainability applied to the techniques of secretarial

    professionals. Therefore, the methodological procedures were based on bibliographical and exploratory

    research, under the qualitative-quantitative approach and used as a theoretical assumption of the method of

    complexity, interdisciplinarity and pragmatic environmental education. Data were collected through a

    structured questionnaire on Google Forms, and analyzed using Laurence Bardin's content analysis method.

    The subjects of the research are students of technical and superior secretarial courses, secretarial professionals

    and the executives assisted by these professionals. As a main result, the relationship of the Rs (rethink, reduce,

    reuse) of sustainability applied to secretarial techniques was shown, namely: agenda management, meeting

    management, travel management; customer service management, writing administrative and official texts, file

    management, and planning and organizing events, contributing to more sustainable attitudes in the corporate

    environment. The present work resulted in the creation of a manual on environmental sciences and

    sustainability applied to the techniques of secretarial professionals. It is concluded that the proposal for the

    development of the educational product – manual, presents itself as a potential pedagogical tool for learning

    in the training of professional secretaries as environmentally responsible subjects.

3
  • RAUL LIMA BARBOSA SOUSA
  • MATAS CILIARES: PERCURSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO

    FUNDAMENTAL

  • Orientador : VALERIA REGINA BELLOTTO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • OTACILIO ANTUNES SANTANA
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 28/06/2023

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  • O ensino de Ciências tem passado por uma série de transformações que têm aproximado a

    ciência ensinada nas escolas da ciência desenvolvida fora de seus muros, tal processo visa trazer aos estudantes a

    capacidade de investigar o mundo como um cientista e descobrir aquilo que se aprende, a esse processo dá-se o

    nome de alfabetização científica. Essa abordagem tem grande impacto na formação de futuros cidadãos mais

    engajados com as questões de seu tempo e é uma importante estratégia na melhora da qualidade do ensino. No ensino

    fundamental temas ecológicos se concentram principalmente nos ecossistemas terrestres. Pouca atenção é dada ao

    funcionamento dos ecossistemas de água doce, como rios, lagos, riachos e várzeas, e a função das matas ciliares,

    mesmo sendo esses ambientes extremamente ameaçados. O ensino de Ciências Ambientais também deve

    desenvolver no aluno a capacidade de resolver problemas e de se posicionar politicamente, além de estar intimamente

    ligado à sua realidade. Nesse sentido, é fundamental que se desenvolvam estratégias de ensino que permitam uma

    abordagem mais crítica e abrangente desses temas. É nesse contexto que o presente trabalho propõe uma estratégia

    de ensino baseada no ensino por investigação, voltada para a educação ambiental crítica acerca das matas ciliares e

    dos ecossistemas de água doce. O modelo didático e a sequência didática aqui propostos têm como objetivo contribuir

    para uma formação mais completa e crítica dos alunos em relação a esses importantes hábitats.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of Sciences has undergone a series of transformations that have brought the science

    taught in schools closer to the science developed outside their walls. This process aims to provide students with the

    ability to investigate the world like a scientist and discover what they learn. This process is called scientific literacy.

    This approach has a great impact on shaping future citizens who are more engaged with the issues of their time and

    is an important strategy for improving the quality of education. In elementary education, ecological topics mainly focus

    on terrestrial ecosystems. Little attention is given to the functioning of freshwater ecosystems, such as rivers, lakes,

    streams, and wetlands, and the role of riparian forests, even though these environments are extremely threatened.

    The teaching of Environmental Sciences should also develop in students the ability to solve problems and take a political stance, while being closely connected to their reality. In this sense, it is crucial to develop teaching strategies that allow for a more critical and comprehensive approach to these topics. It is within this context that this study proposes a teaching strategy based on inquiry-based learning, focused on critical environmental education about riparian forests and freshwater ecosystems. The proposed didactic model and lesson sequence aim to contribute to a more comprehensive and critical education of students regarding these important habitats.

4
  • Leticia Zanholo Santos
  • Ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica: Explorando Métodos Ativos em uma Sequência Didática com Plantas do Cerrado

  • Orientador : FERNANDO FABRIZ SODRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DORIS SANTOS DE FARIA
  • FERNANDO FABRIZ SODRE
  • KATIA VIANA CAVALCANTE
  • VALERIA REGINA BELLOTTO
  • Data: 31/08/2023

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  • A pesquisa em epígrafe trata-se de uma proposta para incentivar os alunos do 5º ano a compreenderem a importância do uso sustentável das plantas do Cerrado e a necessidade da preservação para as gerações atuais e vindouras. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), câmpus Darcy Ribeiro. Tal pesquisa foi aplicada no Centro Educacional São Francisco de Assis, localizado na cidade de Palmas/TO, onde a pesquisadora é docente. O objetivo geral da pesquisa foi compreender se a percepção dos alunos acerca do Cerrado pode ser alterada por meio da utilização de uma sequência didática. A metodologia aplicada com os estudantes foi a pesquisa participante, e os alunos envolvidos tiveram um papel fundamental no seu desenvolvimento. Para tanto, a sequência didática realizada com os alunos trouxe ferramentas utilizadas nos métodos ativos como: jogos didáticos; debates sobre assuntos relevantes para a temática; e confecção de produtos artesanais (a partir de plantas do Cerrado). A sequência didática realizada nesta pesquisa foi dividida em cinco módulos: em três desses módulos, os alunos fizeram produções criativas; e, no último módulo, confeccionaram no laboratório produtos feitos a partir da matéria-prima de três plantas típicas do Cerrado. É imperioso ressaltar que esta pesquisa obteve resultados que demostram que os alunos puderam: vivenciar a experiência do trabalho em equipe; a interação com o meio ambiente por meio da aprendizagem sobre o bioma Cerrado, e do contato na prática com produtos confeccionados por eles. Por fim, considera-se que a adoção das plantas do Cerrado como componente didático-pedagógico mostrou-se uma alternativa que pode proporcionar uma aprendizagem significativa, interação com o meio ambiente e possibilidade de usufruir de seus recursos de forma sustentável.


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  • The research is a proposal to encourage 5th-grade students to understand the importance of the sustainable use of Cerrado plants and the need for preservation for current and future generations. This work was part of a research project for the Professional master’s degree in teaching environmental sciences at the University of Brasília (UnB), Darcy Ribeiro campus. This research was developed at the São Francisco de Assis Educational Center, located in the city of Palmas/TO, where the researcher is a teacher. The general objective of the research was to understand whether students' perception of the Cerrado can be changed with a didactic sequence. The methodology applied was participant research, and the students involved played a key role in its development. To this end, the didactic sequence carried out with the students brought tools used in active methods such as didactic games; debates on subjects relevant to the theme; and making handicraft products (from Cerrado plants). The didactic sequence carried out in this research was divided into five modules: in three of these modules, students made creative productions; and, in the last module, they made products made from the raw material of three typical Cerrado plants in the laboratory. It is imperative to emphasize that this research obtained results that demonstrate that the students were able to: experience teamwork; interact with the environment through learning about the Cerrado biome and contact in practice with products made by them. Finally, it is considered that the adoption of Cerrado plants as a didactic-pedagogical component proved to be an alternative that can provide meaningful learning, interaction with the environment, and the possibility of using its resources in a sustainable way.

5
  • Egbert Amorim Rodrigues
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O CERRADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL.

  • Orientador : DORIS SANTOS DE FARIA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • IRINEU TAMAIO
  • DORIS SANTOS DE FARIA
  • THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
  • Data: 10/10/2023

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  • Apesar dos problemas presentes nas escolas públicas, a interdisciplinaridade pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, porque contextualiza o ensino escolar e integra as diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, as Ciências Ambientais aplicadas aos currículos escolares também são muito promissoras para as práticas em Educação Ambiental (EA), particularmente quando abordam o Cerrado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar os problemas e analisar os principais desafios enfrentados pelos professores e as possibilidades na realização de projetos de EA sobre o Cerrado numa abordagem interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do Distrito Federal (DF). Foram então selecionadas escolas cujos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) registraram projetos/ações de EA sobre o Cerrado no ano de 2018 em escolas urbanas e do campo. A pesquisa foi realizada com 28 professores daquelas escolas que tiveram ou não projetos sobre o Cerrado em seu PPP. Realizou-se um levantamento qualitativo e quantitativo da situação dessas escolas, quanto à realização de projetos de EA sobre o bioma Cerrado, que orientem dirigentes e professores no sentido de otimizar a realização desses projetos visando promover as abordagens com orientação interdisciplinar. A partir dos relatos e percepções dos professores obtidos com base em um questionário, buscou-se obter dados sobre facilidades e dificuldades ocorridas, as relações temáticas e as metodologias, de modo a identificar os principais desafios e possíveis ações alternativas facilitadoras para uma EA interdisciplinar. Os resultados parciais indicaram que os maiores desafios para realização de projetos de EA sobre o Cerrado foram referentes às categorias “recurso”, “planejamento” e o “interesse”. Identificou-se que os aspectos mais importantes e necessários para que os Projetos de EA sobre o Cerrado tenham uma abordagem interdisciplinar, decorriam da maior frequência dos itens de: integração entre as disciplinas, planejamento do projeto, incentivo à cooperação e o apoio do grupo gestor. Após a entrevista, os aspectos mais citados pelos professores que podem levar ao desinteresse pelo tema do Cerrado nos projetos escolares foram: o desconhecimento sobre o tema, a falta de apoio da equipe gestora e as poucas políticas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como formas de promover o interesse segundo os professores participantes, podemos citar: vivenciar o Cerrado; compreender a importância do Cerrado; capacitação com palestras; estudantes interessados buscarem apoio nos outros professores, dentre outros exemplos. Como produto final da pesquisa, elaborou-se um guia de orientação a fim de promover e facilitar a atuação dos professores em projetos de Educação Ambiental com base nas Ciências Ambientais e abordagem interdisciplinar para o Cerrado, por apresentar os aspectos positivos, bem como as dificuldades para a sua realização, contribuindo assim para a superação das principais barreiras existentes.


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  • Despite the problems present in public schools, interdisciplinarity can help the teaching-learning process, because it contextualizes school teaching and integrates the different areas of knowledge. In this sense, Environmental Sciences applied to school curriculum are also very promising for practices in Environmental Education (EE), particularly when they address the Cerrado. The research has the general objective of identifying the problems and analyzing the main challenges faced by teachers and the possibilities in carrying out EE projects on the Cerrado in an interdisciplinary approach in the final years of elementary education in public schools in the Federal District (DF). Schools were then selected whose Political Pedagogical Projects (PPPs) registered EE projects/actions on the Cerrado in 2018 in urban and rural schools. The research was carried out with 28 teachers from schools that had or did not have projects about the Cerrado in their PPP. A qualitative and quantitative survey was carried out of the situation of these schools, regarding the implementation of EE projects on the Cerrado biome, which guide leaders and teachers in order to optimize the implementation of these projects with a view to promoting approaches with an interdisciplinary orientation. Based on the teachers' reports and perceptions obtained based on a questionnaire, we sought to obtain data on the facilities and difficulties that occurred, thematic relationships and methodologies, in order to identify the main challenges and possible alternative facilitating actions for an interdisciplinary EE. The partial results indicated that the biggest challenges in carrying out EA projects on the Cerrado were related to the categories “resource”, “planning” and “interest”. It was identified that the most important and necessary aspects for EA Projects on the Cerrado to have an interdisciplinary approach, resulted from the greater frequency of items: integration between disciplines, project planning, encouraging cooperation and support from the management group. After the interview, the aspects most cited by teachers that could lead to a lack of interest in the Cerrado theme in school projects were: lack of knowledge about the topic, lack of support from the management team and the few public policies of the Federal District Education Department ( SEEDF). As ways to promote interest according to the participating teachers, we can mention: experiencing the Cerrado; understand the importance of the Cerrado; training with lectures; interested students seek support from other teachers, among other examples. As a final product of the research, a guidance guide was created in order to promote and facilitate the work of teachers in Environmental Education projects based on Environmental Sciences and an interdisciplinary approach for the Cerrado, by presenting the positive aspects as well as the difficulties for its achievement, thus contributing to overcoming the main existing barriers.

6
  • Régia Cristina Marra
  • IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECURSOS HÍDRICOS: práticas integrativas no ensino médio e contribuição para reflexão da realidade local – Combinado Agro Urbano de Brasília/ Distrito Federal

  • Orientador : TATI DE ALMEIDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • TATI DE ALMEIDA
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
  • JOSELISA MARIA CHAVES
  • Data: 21/12/2023

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  • Essa dissertação de mestrado aborda as práticas pedagógicas na educação formal brasileira e a falta de conexão entre os conhecimentos teóricos e a realidade do aprendiz. Uma vez que a interdisciplinaridade depende de ações práticas e interação dos sujeitos envolvidos, com suas realidades contextualizadas, propõem-se nesse estudo uma práxis "ecopedagógica" que utiliza o tema água como articulador dos conhecimentos, incluindo o conhecimento popular, percepção estética e expressões simbólicas. O tema "uso e cobertura do solo e qualidade da água" é utilizado como objeto de aprendizagem, aplicado nas disciplinas das Ciências da Natureza, Sociais, Humanas e de Linguagem do ensino médio. Esse trabalho fez uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a observação direta e atividades estruturadas no Arco de Maguerez que culminaram em produto educacional: uma cartilha de apoio para professores e coordenadores – “Impactos ambientais em recursos hídricos: Dinamizando o Ensino das Ciências Ambientais no Ensino Médio a partir da Agenda 2030 e da realidade local” a qual foi validada utilizando questionários de pesquisa aprovados pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. A área de estudo é composta pelas nascentes do Capão Preto e Ipê e os cursos do córrego Coqueiros que ocorrem nos limites de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê – CAUB I/DF. O monitoramento da qualidade da água e das atividades propostas foi realizado por estudantes e professores de diferentes semestres do ensino médio do CEd Agrourbano Ipê - DF. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica em estudo mostrou-se uma oportunidade para dinamizar as práticas pedagógicas, além de proporcionar um maior conhecimento do local onde os estudantes vivem e a interligação entre diferentes áreas do conhecimento. A participação dos estudantes nesse estudo possibilitou um avanço em sua compreensão da realidade local e sua relação com a qualidade da água e o uso e ocupação das terras na região. A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente, e o ensino interdisciplinar é uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo. Por meio desse trabalho, foi possível definir áreas que precisam de ações de recuperação e investimentos em sistemas sustentáveis de produção e conservação do solo, contribuindo para a preservação da Bacia Hidrográfica e para a elaboração de políticas públicas nessa área.


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  • This master's thesis addresses pedagogical practices in brazilian formal education and the lack of connection between theoretical knowledge and the learner's reality. Since interdisciplinarity depends on practical actions and interaction of the subjects involved, with their contextualized realities, this study proposes an "eco-pedagogical" praxis that uses the water theme as an articulator of knowledge, including popular knowledge, aesthetic perception and symbolic expressions. The theme "soil use and cover and water quality" is used as a learning object, applied in the disciplines of Natural Sciences, Social Sciences, Humanities and Language in high school. This work took a quantitative and qualitative approach, using direct observation and structured activities at the Arco de Maguerez that culminated in an educational product: a support booklet for teachers and coordinators – “Environmental impacts on water resources: Streamlining the Teaching of Environmental Sciences in Teaching Medium based on the 2030 Agenda and the local reality” which was validated using research questionnaires approved by the National Research Ethics Committee. The study area is composed of the sources of Capão Preto and Ipê and the courses of the Coqueiros stream that occur in the limits of an Area of Relevant Ecological Interest (ARIE) of Granja do Ipê – CAUB I/DF. The monitoring of water quality and proposed activities was carried out by students and teachers from different semesters of high school at CEd Agrourbano Ipê - DF. In this sense, the interdisciplinary work on water quality in the hydrographic basin under study proved to be an opportunity to streamline pedagogical practices, in addition to providing greater knowledge of the place where students live and the interconnection between different areas of knowledge. The students' participation in this study made it possible to advance their understanding of the local reality and its relationship with water quality and the use and occupation of land in the region. Environmental education is essential to educate citizens who are aware and engaged in preserving the environment, and interdisciplinary teaching is an important tool to achieve this goal. Through this work, it was possible to define areas that need recovery actions and investments in sustainable production systems and soil conservation, contributing to the preservation of the Hydrographic Basin and to the elaboration of public policies in this area.

2022
Dissertações
1
  • STHEPHANY VITORIA VALOZ SATURNINO
  • O INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA TEMÁTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

  • Orientador : ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREI DOMINGUES CECHIN
  • ANETE MARIA DE OLIVEIRA
  • MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
  • WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES
  • Data: 22/12/2022

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  • O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos jovens da atualidade, especialmente, as redes sociais, como por exemplo o instagram, o que vem afetando a forma de aprendizado dos mesmos, visto que estes tendem a não se interessar mais por maneiras tradicionais de ensino nas escolas. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II) do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa. Participaram dois professores da rede de ensino do DF, onde foi escolhida uma turma para ser GC e uma GE de cada. Constatou-se que os estudantes do GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do aprendizado desses discentes. A Cartilha virtual foi de extrema importância para os docentes, visto que apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula.


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  • Technological advances are gaining more and more space in the lives of young people today, especially social networks, such as instagram, which has been affecting their way of learning, since they tend not to be interested in ways anymore. traditional teaching in schools. With this, this research aims to develop a digital booklet on the use of the social network Instagram in the conservation of water resources for teachers of Basic Education, seeking to demonstrate means of using social networks as a virtual classroom, within the context of education formal, especially in the final years of Elementary School II (EF II) in the Federal District (DF). For this, a quali-quantitative methodology was used. Two teachers from the DF teaching network participated, where a class was chosen to be GC and a GE of each. It was found that the EG students were very interested in the way of learning using the production of publications for the social network Instagram and a possible potential in influencing the learning of these students was perceived. The Virtual Booklet was extremely important for the teachers, as it presented the step-by-step guide for them to be able to include the social network in the classroom.

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